Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dono do veículo FALECEU! e agora?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Dono do veículo FALECEU! e agora?

Olá pessoal!

Tenho uma dúvida e acredito que encontrarei a resposta aqui!

MAS POR FAVOR!
    Ninguém venha me dizer que tento agir de má fé ou coisas do gênero!
    Pois, se essa fosse minha intenção nem perderia tempo de perguntar!
    Que fique bem claro e explicado que estou tirando minhas dúvidas!

Há três anos minha Tia Avó faleceu, antes que pudesse transferir o carro para meu nome.
    Agora os fatos:
    1-Há testamento! Graças a Deus não consta o carro!
    2-Não há interesse dos herdeiros no carro... e nem de fazer um inventario dos outros bens pois ninguém quer gastar dinheiro, e para eles, tudo está bem do jeito que está.
    3-Eu não tenho dinheiro para pedir usucapião e também só fazem 3 anos, e precisa-se de 5 anos para entrar com o pedido...

O que devo fazer?
    Aguardar 2 anos e pedir usucapião?
    Ir pagando o documento no despachante? tem com? isso da certo?
    Se(hipótese) o despachante "fizer" o documento, há algum problema em usar o carro?

abraço.
    Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

Re: Dono do veículo FALECEU! e agora?

Faça o documento normalmente e espere o prazo legal.

Comment

Postado originalmente por SidneyHimuro
      Olá pessoal!

Tenho uma dúvida e acredito que encontrarei a resposta aqui!

MAS POR FAVOR!
      Ninguém venha me dizer que tento agir de má fé ou coisas do gênero!
      Pois, se essa fosse minha intenção nem perderia tempo de perguntar!
      Que fique bem claro e explicado que estou tirando minhas dúvidas!

Há três anos minha Tia Avó faleceu, antes que pudesse transferir o carro para meu nome.
      Agora os fatos:
      1-Há testamento! Graças a Deus não consta o carro!
      2-Não há interesse dos herdeiros no carro... e nem de fazer um inventario dos outros bens pois ninguém quer gastar dinheiro, e para eles, tudo está bem do jeito que está.
      3-Eu não tenho dinheiro para pedir usucapião e também só fazem 3 anos, e precisa-se de 5 anos para entrar com o pedido...

O que devo fazer?
      Aguardar 2 anos e pedir usucapião?
      Ir pagando o documento no despachante? tem com? isso da certo?
      Se(hipótese) o despachante "fizer" o documento, há algum problema em usar o carro?

abraço.
      Olá Sidney,

Não a problemas e má intenção em suas ações.

Isso é muito comum de ocorrer e tem uma solução, só que envolve a participação de um advogado para que o processo seja licito e rápido.

Mais cedo ou mais tarde eles precisaram fazer o inventario, e normalmente seria bom realizar ele próximo do falecimento da pessoa, pois o acumulo de impostos são pesados.

Em relação ao carro, e como não há interesse dos herdeiros nele, vc pode procurar um advogado, e solicitar para ele que abra um processo de seção de direitos dos herdeiros para vc em relação ao carro. Fazendo isso, o juiz irá autorizar a transferência do veiculo para o seu nome.

É relativamente simples, nada complicado e ilícito.

Obs.: Vale a pena ter este custo neste momento, pois mesmo esperando os dois anos, vc irá precisar iniciar um processo de usucapião e o custo será muito parecido.

Se vc tem o OK dos herdeiros e é simples colher as assinaturas deles no documento de seção de direitos, faz isso agora.

Espero ter ajudado.
      Ricardo Zampolli
      Fusca - Ano 1965
      Motor 1300
      Pertronix Ignitor I
      São Paulo - SP

Comment

Postado originalmente por Zampollir
        Olá Sidney,

Não a problemas e má intenção em suas ações.

Isso é muito comum de ocorrer e tem uma solução, só que envolve a participação de um advogado para que o processo seja licito e rápido.

Mais cedo ou mais tarde eles precisaram fazer o inventario, e normalmente seria bom realizar ele próximo do falecimento da pessoa, pois o acumulo de impostos são pesados.

Em relação ao carro, e como não há interesse dos herdeiros nele, vc pode procurar um advogado, e solicitar para ele que abra um processo de seção de direitos dos herdeiros para vc em relação ao carro. Fazendo isso, o juiz irá autorizar a transferência do veiculo para o seu nome.

É relativamente simples, nada complicado e ilícito.

Obs.: Vale a pena ter este custo neste momento, pois mesmo esperando os dois anos, vc irá precisar iniciar um processo de usucapião e o custo será muito parecido.

Se vc tem o OK dos herdeiros e é simples colher as assinaturas deles no documento de seção de direitos, faz isso agora.

Espero ter ajudado.
        Então amigo...

Havia pensado nisso,
        mas alguns herdeiros estão no Japão
        e outros nem tenho contato devido a problemas familiar...
        por isso o desinteresse deles em fazer o inventario,
        e também o testamento só favorece meu pai...
        outro grande motivo para eles não quererem ajudar...
        e o valor do inventario seria muito alto, pois é sobre a porcentagem dos bens.

obrigada pela ajuda!

Abraço.

Comment

Então amigo...

Havia pensado nisso,
          mas alguns herdeiros estão no Japão
          e outros nem tenho contato devido a problemas familiar...
          por isso o desinteresse deles em fazer o inventario,
          e também o testamento só favorece meu pai...
          outro grande motivo para eles não quererem ajudar...
          e o valor do inventario seria muito alto, pois é sobre a porcentagem dos bens.

obrigada pela ajuda!

Abraço.
          Então neste caso, faça isso deixe para arrolar o processo de usucapião depois do prazo e mantenha os comprovantes de pagamentos de impostos e outros comprovantes de manutenção do veiculo.

Isso ajuda.
          Ricardo Zampolli
          Fusca - Ano 1965
          Motor 1300
          Pertronix Ignitor I
          São Paulo - SP

Comment

Não sei se é tão simples assim como te falarei
            Mais como o unico interessado no carro é você, fale para todos os herdeiros assinarem um documento no qual eles aceitam que este veiculo possa ser passado a seu nome, e não a os dos herdeiros "legais" ja que eles abrem mão do veiculo
            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

Comment

Em primeiríssimo lugar: só poderei te dar uma resposta À altura do seu problema,quando a minha mulher tiver tempo pra ela mesma respirar !!!!! Explico: ela é uma alta funcionária do TJ-RJ mas, está acumulando no TRE...então já viu não é???? época de eleições e tal.....mas te prometo que assim que a fera parar de rosnar só um pouquinho....eu toco neste assunto com ela...ok? não sei como é a D.P. daí mas a daqui do RJ ,pelo menos pra mim foi mais do que boa...valeu apena eu esperar...todo o tipo de processo meu...ganhei através da DP...graças a DEUS, pois a minha mulher não pode intervir a meu favor por ética...e advogado eu não pago......se vc tiver um colega que te entenda e seja advogado ou se formando...ele tem conhecimento de sobra pra isso...pra td ajudar!!!!!!!! E outra...vale apena vc dar uma passadinha na DP(Defensoria Pública do teu Estado) e se informar....calma!!!! Eu também pensava que não adiantava...mas como dissera antes...valeu e muito!!! De qualquer forma vc terá que esperar mesmo!!!! Então mesmo que espere pela DP....mas vc já deu o passo mais importante...que é agir logo!!!! De quem vc tiver acesso e puder pegar logo uma declaração a própio punho de que não se importa com este bem...pegue logo...briga de família é truma e grande...estou passando por isso..só tem eu e meu irmão...não tem rolo....matemática é exatidão!!!! 50% pra cada...mas vc acredita que o imbessíl ainda tá criando rolo? Me colocou na justiça....pode? deixei a parte mais valorizada pra ele e ainda assim me apunhala!!! Moral.....em se tratando de richa e herança familiar...pode-se esperar tudo de qualquer pessoa da nossa família...acredite nisso!!!!
              Boa sorte!!!!
              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Olá e meus pesames pela perda.

Experiencia propria.
                Nao fazer inventário constittui "cagada" pois fica tudo no nome do falecido e problema pro resto da vida.
                veículo fora do inventário é pior ainda! tem q abrir processo pra incluir.
                mas no seu caso eu faria como eu estou fazendo. ainda nao tranferi minha herança..pago e rodo. mas tenho cópia de inventário na mão e um traslado publico me dando direitos e poderes sobre a minha herença. os seja os herdeiros de fato passaram-me o poder de fazer o que quiser com a parte da herança deles que ficou pra mim.
                pague os documentos para rodar e reze pra ninguem mudar de endereço senao o rosca aperta. começa a depender de outras pessoas pra ter os documento para rodar.
                essa solução do advogado nao sei se é viavel pois "quem" são herdeiros se nao houve inventário?
                usocapião de automóvel eu nunca ouvi falar mas me parece uma solução e falta pouco tempo..
                bem ... na real... eu iria a um detram e conversar "na boa" com um atendente..pra ver a solução.
                e... "fazer" documentos com um "picão" constinue, na minha modesta ótica, a maior cacaga da tua vida.. crime..
                nao é tua praia com certeza.. pois em qq blitz os docs originais com propriedade estão online....
                o certo era pegar um advogado para acessora/motivar os herdeiros para abrir inventário..só assim eles terão herança e serão herdeiros de fato..
                Abraço e que corra tudo certo.
                Pedro.
                Fé em Deus e pé na tábua.

Comment

Postado originalmente por Salvatori

Experiencia propria.
                  Nao fazer inventário constittui "cagada" pois fica tudo no nome do falecido e problema pro resto da vida.
                  mas no seu caso eu faria como eu estou fazendo. ainda nao tranferi minha herança..pago e rodo. mas tenho cópia de inventário na mão e um traslado publico me dando direitos e poderes sobre a minha herença. os seja os herdeiros de fato passaram-me o poder de fazer o que quiser com a parte da herança deles que ficou pra mim.
                  pague os documentos para rodar e reze pra ninguem mudar de endereço senao o rosca aperta. começa a depender de outras pessoas pra ter os documento para rodar.
                  essa solução do advogado nao sei se é viavel pois "quem" são herdeiros se nao houve inventário?
                  usocapião de automóvel eu nunca ouvi falar mas me parece uma solução e falta pouco tempo..
                  bem ... na real... eu iria a um detram e conversar "na boa" com um atendente..pra ver a solução.
                  e... "fazer" documentos com um "picão" constinue, na minha modesta ótica, a maior cacaga da tua vida.. crime..
                  nao é tua praia com certeza.. pois em qq blitz os docs originais com propriedade estão online....
                  o certo era pegar um advogado para acessora/motivar os herdeiros para abrir inventário..só assim eles terão herança e serão herdeiros de fato..
                  Pedro.
                  Ratificando o que o nobre colega dissera acima.....procure assessoria jurídica sobre bens/heranças e penhoras....porque tem um ditado em nosso meio que diz:" quem carteia o diabo sacanea!"...portanto não dá pra sofrer por antecipação!!!! Fale com quem entende....pelo menos vá a DP.
                  SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Postado originalmente por 1300l
                    Não sei se é tão simples assim como te falarei
                    Mais como o unico interessado no carro é você, fale para todos os herdeiros assinarem um documento no qual eles aceitam que este veiculo possa ser passado a seu nome, e não a os dos herdeiros "legais" ja que eles abrem mão do veiculo
                    Então amigo... realmente não tenho como fazer isso, pois do mesmo modo que eles não tem interesse em dar continuidade no testamento e fazer um inventario com certeza não me fariam essa "autorização" e são +/- uns 6 herdeiros, e não tenho contato com nenhum por "rincha".
                    Obrigada pela atenção.
                    Abraço.

Postado originalmente por Salvatori

Experiencia propria.
                    Pedro.
                    Opa amigo... infelizmente não é tão simples.. é como citei a cima.
                    E com certeza eu não irei "forjar", falsificar, etc.. o documento.
                    Acredito que você não tenha entendido o que eu disse...
                    Irei em um despachante, não a um "falsificador"...
                    Logo após o falecimento do proprietário, eu paguei o documento normalmente.
                    Como sempre fiz para ela...
                    Deixava com o despachante e depois ia buscar.
                    Tudo certo e dentro da lei!
                    Acredito que não há nenhum problema em paga-lo deste mesmo modo, correto?
                    O usucapião sobre bem móvel existe sim.

Postado originalmente por Código Civil
                    Capítulo III - Da Aquisição da Propriedade Móvel
                    Seção I - Da Usucapião
                    Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.
                    Obrigada pela ajuda!
                    Abraço.

Postado originalmente por juliocezar.lee
                    Em primeiríssimo lugar: só poderei te dar uma resposta À altura do seu problema,quando a minha mulher tiver tempo pra ela mesma respirar !!!!! Explico: ela é uma alta funcionária do TJ-RJ mas, está acumulando no TRE...então já viu não é???? época de eleições e tal.....mas te prometo que assim que a fera parar de rosnar só um pouquinho....eu toco neste assunto com ela...ok? não sei como é a D.P. daí mas a daqui do RJ ,pelo menos pra mim foi mais do que boa...valeu apena eu esperar...todo o tipo de processo meu...ganhei através da DP...graças a DEUS, pois a minha mulher não pode intervir a meu favor por ética...e advogado eu não pago......se vc tiver um colega que te entenda e seja advogado ou se formando...ele tem conhecimento de sobra pra isso...pra td ajudar!!!!!!!! E outra...vale apena vc dar uma passadinha na DP(Defensoria Pública do teu Estado) e se informar....calma!!!! Eu também pensava que não adiantava...mas como dissera antes...valeu e muito!!! De qualquer forma vc terá que esperar mesmo!!!! Então mesmo que espere pela DP....mas vc já deu o passo mais importante...que é agir logo!!!! De quem vc tiver acesso e puder pegar logo uma declaração a própio punho de que não se importa com este bem...pegue logo...briga de família é truma e grande...estou passando por isso..só tem eu e meu irmão...não tem rolo....matemática é exatidão!!!! 50% pra cada...mas vc acredita que o imbessíl ainda tá criando rolo? Me colocou na justiça....pode? deixei a parte mais valorizada pra ele e ainda assim me apunhala!!! Moral.....em se tratando de richa e herança familiar...pode-se esperar tudo de qualquer pessoa da nossa família...acredite nisso!!!!
                    Boa sorte!!!!
                    Opa irmão,
                    Nossa, a sua esposa deve estar na maior correria...
                    Então... ontem conversei com um amigo que é advogado, e ele me disse que seria importante fazer o inventario das coisas que não estão no testamento. Mas, como não há interesse dos herdeiro, pois ninguém quer gastar dinheiro, acabou que deixaram isso "morrer" entende?
                    E o pior de tudo é a "rincha" entre os mesmos, você sabe como é...
                    A unica idéia que me ocorreu até hoje foi a de entrar com um pedido de usucapião... o que acredito que daria ou dê certo.
                    Irmão... como perguntei acima, será que há algum problema em pagar do documento por um despachante?
                    Obrigada pela ajuda!
                    Abraço.

Comment

Então amigo... realmente não tenho como fazer isso, pois do mesmo modo que eles não tem interesse em dar continuidade no testamento e fazer um inventario com certeza não me fariam essa "autorização" e são +/- uns 6 herdeiros, e não tenho contato com nenhum por "rincha".
                      Obrigada pela atenção.
                      Abraço.

Obrigada pela ajuda!
                      Abraço.

Opa irmão,
                      Então... ontem conversei com um amigo que é advogado, e ele me disse que seria importante fazer o inventario das coisas que não estão no testamento. Mas, como não há interesse dos herdeiro, pois ninguém quer gastar dinheiro, acabou que deixaram isso "morrer" entende?
                      A unica idéia que me ocorreu até hoje foi a de entrar com um pedido de usucapião... o que acredito que daria ou dê certo.
                      Irmão... como perguntei acima, será que há algum problema em pagar do documento por um despachante?
                      Obrigada pela ajuda!
                      Abraço.
                      entendo, bem sinto muito pela perda e boa sorte pela luta pra pegar o seu fusca
                      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

Comment

Obrigada pela atenção.
                        Abraço.

Obrigada pela ajuda!
                        Abraço.

Opa irmão,
                        Obrigada pela ajuda!
                        Abraço.
                        Acredito eu,que estarei respondendo a tua pergunta exemplificando o meu caso mesmo:tenho um escort 2.0i com placa de Belém-Pa..comprei-o lá quando morava na cidade.....tomei amor pelo carro...coloquei-o do meu jeito....tive que vir pra cá pro estado do RJ,transferido novamente(sou natural daqui)porque fui nomeado a realizar uma viajem a nossa Estação de Pesquisas na Antártica!!! E aí ???? Vc me diz!!!! Eu te falo:lá no estado do Pará não tem esta droga(corrupta)de vistoria anual!!! (e eles tem umas das melhores frotas do país)...a vistoria é somente na hora da transferência pronome...entendeu? Por esta razão não passei o carro pra cá.....pago normalmente a licença pelo site do detran e o "verdinho" segue automáticamente pra minha residência.....como só vou lá nas férias...minha sogra abre a caixa de correspondênia e me reenvia por sedex!!!! Viu bem? eu poderia estar morto a séculos (tá amarrado em nome de JESUS)e qualquer um da minha família estar pagando ele normalmente!!!! Captou? teve só uma vez que disseram que tentaram entregar as 3 vezes (máximo)e como não acharam ninguém...o "verdinho" voltou pra sede do detran....mas não teve rolo...o pessoal de lá é gente boa...expliquei por telefone que estava fora do estado em missão federal(o que não era mentira.....foi logo que vim pra cá -rsrrsrrs)e me orientaram a fazer uma procuração dando plenos poderes legais a minha sogra,para poder intervir junto aquele órgão público e sem mais delongas,numa boa ,ela pegou o verdinho!!!!
                        Se aí não tem a bendita vistoria,que ao me ver só serve pra aumentar a corrupção neste país.....vc paga molinho pela net e ele vai automático pra residência cadastrada!!!!
                        P.s. ATENÇÃO CAVALHEIROS!!!!!!!!!!!!! Deixo muito bem claro que sou totalmente a favor da REAL intenção das Vistorias Anuais!!!! Mas o que não concordo é do jeito que ela está realizada ,pelo menos aqui no RJ.......o própio AC daqui do forum ,pude ler num tópico...que ele se estressou com um certo cidadão...que questionou o Fusca dele.....sem ao menos fazer uma vistoria técnica com aparelhos específicos.....e o cara só voltou atrás porque o AC procurou o superior dele e disse que era Engº...tenho um colega que na vistoria do Imetro do monza que sempre mensiono aqui....os caras tiveram a cara-de-pau de pedir um bujãozinho de gás pra poder passar(ele tem depósito de gás)....ele pirou e pediu pra fazerem o teste na marca....que ele garantia o estado do carro!!!! Meu fusca mesmo gente......está lindo com tudo nos conformes......e toda vez que vou na vistoria anual...eles tentam por que tentam dar pau no Speed-Bug...eu começo a rir sózinho..e na mesmo hora falo com o fechão de lá que é da PM e meu amigo e libera na hora!! PÔ acho uma p... de uma sacanagem!!!!!!!
                        Defendo a vistoria claro!!!!! MAs se ela fosse realizada seriamente!!!! Tanto que aqui no estado do RJ temos uma das piores frotas!!!!! Meu colega tomou pau com o pneu reserva do monza...ficaram olhando pra ele...ele disse que não ía dar cafézinho...que ía trocar...na porta de onde faz vistoria tem uma porraaaaada de picaretas ALUGANDO pneus,extintores etc........e o que me dizem que logo alí em Marataízes...logo na divisa do estado do RJ com ES,também não tem ...e lá só tem carros antigos e muito bem conservados!!!!
                        Abraços-por favor não me interpretem de forma errônea!!!!!!!!

Comment

É COMPLICADO ESTE NEGÓCIO DE INVENTARIO, O CARRO DA MINHA SOGRA UMA BRASILIA 76, LINDA, MAS FICAMOS ESPERANDO POR 2 ANOS PARA SAIR O INVENTARIO, SÓ A PARTIR DAÍ É QUE PUDEMOS TRANSFERI-LA PARA O NOSSO NOME....

Comment

pior q eu to na mesma situação...
                            comprei o fusca,o homem faleceu e não transferi pro meu nome.Mas a familia toda esta de acordo e tambem não tem interesse...e inventário não querem fazer pq era o unico bem que tinha no nome do falecido.
                            Disseram pra eu procurar um advogado,ou juiz e pedir uma Ação Judicial,mas não me informei sobre o assunto ainda.

Comment

Postado originalmente por Di Vila (Pablo Santos)
                              pior q eu to na mesma situação...
                              comprei o fusca,o homem faleceu e não transferi pro meu nome.Mas a familia toda esta de acordo e tambem não tem interesse...e inventário não querem fazer pq era o unico bem que tinha no nome do falecido.
                              Disseram pra eu procurar um advogado,ou juiz e pedir uma Ação Judicial,mas não me informei sobre o assunto ainda.
                              Então amigo...
                              eu fiz isso...
                              Meus advogados me disseram para aguardar mais 2 anos e pedir usucapião,
                              pois é preciso 5 anos e já estou com ele a 3.
                              Acredito que seja a solução mais viável.

Abraço.

Comment

Working...
                              X