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Bobina Bosch KW com platinado

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  • Bobina Bosch KW com platinado

    Galera, minha dúvida é quanto a utilização da bobina KW com platinado. Na tópico de preparações para motores do Mestre Vader, vejo a indicação dessa bobina para um pequeno up num motor original, acompanhado de regulagem de válvulas em 0,05 e platinado em 0,15.

    E hoje fui orçar algumas coisas que estou precisando, o me passaram o preço da original para platinado em R$ 99,00. Aí pensei, como a KW está mais ou menos o mesmo valor...

    Quem puder me ajudar, agradeço.

    Um abraço.

    PS: Moderadores, acredito que o melhor espaço para essa dúvida seria standard place. Se puderem mover... Erro meu.
    Last edited by Marco.Grings; 07-04-2012, 04:59 PM. Razão: Adição para moderação
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

  • #2
    Re: Bobina Bosch KW com platinado

    Sobre a kw no manual da Bosch... Ao que eu entendo pode usar, usando-se também o resistor!
    Parte que importa tá destacada

    KW – 12V (vermelha)

    28.000...34.000V

    18.000 faíscas por minuto

    Para veículos onde as exigências do motor são maiores, com maior rotação, maior quantidade de cilindros e maior compressão, foi necessário desenvolver um tipo de bobina que pudesse produzir maior tensão e disponibilizar maior quantidade de faíscas por minuto: a bobina KW (vermelha). Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite. Porém, para aumentar a oferta de números de faísca por minuto, a modificação foi executada no enrolamento primário.

    Para se conseguir maior número de faíscas por minuto, foi reduzida a quantidade de espiras do enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido. Nas bobinas E e K, o tempo médio para formar o campo magnético está em torno de 8ms (8 milissegundos). Na KW esse tempo foi reduzido para 5ms. Com a redução de tempo para a formação do campo magnético, reduziu-se também o tempo para a formação de alta tensão (faísca).

    Consequentemente, a quantidade de faíscas disponível aumentou. Porém, essa modificação no enrolamento primário acarretou a diminuição do valor de resistência desse mesmo enrolamento. Nas bobinas E e K o valor médio de resistência do enrolamento primário é de 3W porém na KW o valor foi reduzido para aproximadamente 1,5W . Sendo o valor de resistência menor, a corrente do circuito primário será maior.

    Por exemplo:

    Tensão da bateria = 12V

    Resistência do enrolamento primário = 1,5W

    12V : 1,5W = 8A (ampère)

    Sendo agora a corrente de 8A, que é o dobro das bobinas E e K, o platinado e o enrolamento primário serão percorridos por essa corrente mais elevada. A consequência disso será a "queima" prematura dos contados do platinado e o aquecimento da bobina. Para evitar esses incovenientes, deve ser instalado um resistor (resistência) para diminuir a corrente de 8A para 4A, cujo procedimento informaremos mais adiante. A bobina KW possui inúmeras aplicações, tanto para sistemas de ignição a platinado como para ignição eletrônica.

    No caso de veículos com ignição a platinado onde o catálogo de aplicação determina que a bobina a ser instalada seja KW (...67) devemos verificar se o veículo possui ou não resistor. O problema da utilização ou não do resistor deve-se ao fato de não haver informações suficientes sobre o tema. É importante esclarecermos que a Bosch não fabrica bobinas de ignição com resistor incorporado, e sim alguns tipos de bobinas que necessitam de resistor externo.



    Resistor



    Como dissemos anteriormente, para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve ser instalado um resistor para diminuir a corrente de 8A para 4A. O resistor instalado em série com o primário da bobina de ignição terá o seu valor de resistência adicionado ao valor de resistência do enrolamento primário. Portanto, se temos a bobina KW com o valor de resistência do enrolamento primário em torno de 1,5W , adicionamos um resistor exterior de 1,5W , sendo então o valor total de resistência do circuito primário de 3W .


    12V : 3W = 4A

    Com 3W de resistência do primário e a tensão da bateria de 12V, a corrente será novamente de 4A.


    Protegendo o sistema de ignição (platinado)

    Portanto, os veículos com sistema de ignição a platinado que requerem a bobina KW vermelha, necessitam do resistor externo.

    Existe a dúvida: se a bobina KW necessita do resistor, por que ele não é fornecido junto com a bobina, dentro da embalagem?

    A razão é que, quando o veículo novo saiu de fábrica com a bobina KW, esse sistema de ignição já veio provido do resistor, também conhecido por pré-resistor. O resistor pode ser da forma convencional (porcelana), como também pode ser um fio resistivo. Esse fio resistivo (condutor), geralmente feito de níquel-cromo, está instalado entre a chave de ignição e o borne 15 (positivo) da bobina de ignição.



    Então, o resistor já faz parte da instalação original do veículo. Se o resistor fosse fornecido como acessório da bobina, e o mecânico desconhecesse que o veículo já possui um resistor original, o sistema de ignição iria funcionar com dois resistores.

    Resultado: perda de potência de ignição (faísca fraca).

    completo:
    http://www.dellara.com.br/literatura.html

    abs
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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    • #3
      Re: Bobina Bosch KW com platinado



      Tá explicado. Só faltou uma coisa... Brincadeira

      Vlw pela força Jefer. Vou testar com uma que tenho atirado por aí, só falta o resistor, mas esse é o de menos.

      Abraço.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
      1976 1600 Turbo

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      • #4
        Re: Bobina Bosch KW com platinado

        Ou seja, com a adoçao do resistor a bobina "especial" tera o msmo efeito que a comum.

        Compre a comum.

        Comment


        • #5
          Re: Bobina Bosch KW com platinado

          Postado originalmente por Museu
          Ou seja, com a adoçao do resistor a bobina "especial" tera o msmo efeito que a comum.

          Compre a comum.
          É que no futuro ele pode decidir colocar uma ignição eletrônica, daí já tem a bobina


          E a bobina KW + resistor aqui sai mais barato que a bobina comum
          Jéferson S.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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          • #6
            Re: Bobina Bosch KW com platinado

            mais acho q nem da nda eu usava uma KW original VW q tinha guardado em ksa fazia uns 10 anos q tinha ela ai resolvi colocar no fusca meu com platinado sem resistor nda ela só ligada no platinado e boa e o platinado com abertura de 0.20mm usei uns 3 meses assim daí tirei e coloquei a normal o condensador deixei o msmo troquei ele semana passada por trocar...
            Last edited by tom freitas; 08-04-2012, 11:36 PM.
            Azulzinho 76 1300 "o viagra"
            Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
            visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
            Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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            • #7
              Re: Bobina Bosch KW com platinado

              É, eu pensei nessa hipóteses por 2 motivos:

              1 - Um futuro upgrade para ignição eletrônica

              2 - O preço da KW é menor que a original.

              Mas por enquanto foi só a dúvida. A Marflex que veio nele até que tá fazendo o seu papel...
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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              • #8
                Re: Bobina Bosch KW com platinado

                Eu utilizei a bobina Kw sem resistor ,com platinado,sem problemas de durabilidade do platinado,havia,sim,a necessidade de lixar os contatos m um periodo um pouco mais curto,mas durou mais de 2000km,o resistor eu simplesmente não consegui encontrar,nem em ferro velho,então,coloquei direto,pois usava gnv e com a bobina original era uma droga. [tive que por alternador,também]

                Vendi o carro assim,não trouxe nenhum problema,recomendo apenas isolar a chupeta dos cabos de velas com fita autafusão [para alta tensão,se não me engano,69.000 volts ],evitando choques quando se toca neles.

                Lembro,porém,que várias pessoas aqui do fórum não recomenda a Kw sem resistor,inclusive o mestre Vader,não posso me responsabilizar por esse tipo de ligação,vai da tentativa de cada um,podendo dar certo ou não
                Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                Diferencial 8 X 33
                Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                Bancos do Gol

                VENDIDO

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                • #9
                  Re: Bobina Bosch KW com platinado

                  Postado originalmente por maridoideal
                  Eu utilizei a bobina Kw sem resistor ,com platinado,sem problemas de durabilidade do platinado,havia,sim,a necessidade de lixar os contatos m um periodo um pouco mais curto,mas durou mais de 2000km,o resistor eu simplesmente não consegui encontrar,nem em ferro velho,então,coloquei direto,pois usava gnv e com a bobina original era uma droga. [tive que por alternador,também]

                  Vendi o carro assim,não trouxe nenhum problema,recomendo apenas isolar a chupeta dos cabos de velas com fita autafusão [para alta tensão,se não me engano,69.000 volts ],evitando choques quando se toca neles.

                  Lembro,porém,que várias pessoas aqui do fórum não recomenda a Kw sem resistor,inclusive o mestre Vader,não posso me responsabilizar por esse tipo de ligação,vai da tentativa de cada um,podendo dar certo ou não
                  Se for só essa limpeza dos contatos do platinado, nem me preocuparia com resistor.

                  Bom, seguindo os relatos, e baseado na diferença de preço entre as bobinas, assim que necessário a troca, comprarei uma KW mesmo. E se daí o platinado der problema (nesse sistema não tem nada além dele pra incomodar) eu parto pra ignição eletrônica.

                  Valeu por compartilharem as experiências.

                  Um abraço.
                  Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                  1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
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                  • #10
                    Re: Bobina Bosch KW com platinado

                    quanto a adoção ou não do resistor,a ignição é quem vai lhe pedir.Se o carro apagar e a bobina estiver escaldando,tem de usar.Se estiver tudo normal deixa sem mesmo.Quanto as kw com platinado,o condesador não suporta e por a resistencia nele,vai fazer a bobina ficar como disseram acima,iqual a original.Abraços
                    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                    • #11
                      Re: Bobina Bosch KW com platinado

                      KW + ignição assistida!!

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                      • #12
                        Re: Bobina Bosch KW com platinado

                        Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                        KW + ignição assistida!!
                        Ignição assistida é aquela que o platinado fica no seu lugar, mas ele só manda sinal para uma central, correto?

                        E com esse sistema pode ser usado a KW?

                        PS: tá até aparecendo que eu quero de qualquer maneira usar a KW, mas na verdade só estou tomando opiniões. Foi como falei, por enquanto tá blz, heheh.
                        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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                        • #13
                          Re: Bobina Bosch KW com platinado

                          Já vi gente até usando a bobina do MI com ignição assistida...

                          E me lembrei de uma coisa: Existe a KW que deve ser usada com resistência (vem escrito nela) e a que não exige resistência (compliquei tudo né )

                          O Talles comprou uma nova esses dias que não exige a resistência, só que daí não sei se qualquer uma pode ser usada com o platinado!

                          O Véio que entende bem, ele quem disse que era pra comprar a que não exige resistência (o Talles usa ignição assistida)! É questão de trocar uma idéia com ele uma hora dessas...

                          abs
                          Jéferson S.
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                          • #14
                            Re: Bobina Bosch KW com platinado

                            Vou tentar me informar sobre isso. Eu vi que o Tales usa essa ignição assistida, já ia até conversar sobre ela...

                            Vlw a dica, Jefer.

                            Abraço.
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                            • #15
                              Re: Bobina Bosch KW com platinado

                              Postado originalmente por Marco.Grings
                              Vou tentar me informar sobre isso. Eu vi que o Tales usa essa ignição assistida, já ia até conversar sobre ela...

                              Vlw a dica, Jefer.

                              Abraço.
                              Coincidentemente, meu motor inventou de dar umas negadas quando aperto o acelerador um pouco mais. Tá meio ruim de andar assim. Aí inventei de trocar platinado, condensador, chequei tampa (pois parece falha na queima), re-chequei ponto. E no final da tarde, cheguei em casa e testei com a bobina KW que tenho guardada. E não é que aparentemente resolveu?

                              Digo aparentemente porque não saí para testar pois estava chovendo e no horário de pico, trânsito horrível. Mas dei uma forçadinha aqui na garagem me pareceu normal.

                              Era só o que me faltava, só de falar que a bobina estava ok... kkkkkkkk. Se for problema nela, vou deixar a KW provisório e ver o que acontece.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
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