boa noite tive essa duvida ja faz un tempo meu fusca nao tem folga na polia quando puxo ele pra frente e pra traz ele nem se mexe quando comprei o carro o vendedor me falou que ele tinha so 30mil km rodados eu nao acreditei ate mesmo porque tem muinta gente que mexe nisso comprei pelas condicoes mesmo e pelo preco ....ouvi falar que se a polia nao se mexe quer dizer que o antigo dono mexeu no mancal pra polia nao se mexer e que isso reduz a vida do motor e verdade?
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fusca sem folga na polia?e um problema?
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Ângelo,
Esta folga que se refere é a folga axial do eixo virabrequim. A folga no sentido longitudinal do motor. Ela é regulada, quando se monta o motor, através de calços que vão atrás do volante do motor. Essa folga não é zero, mas não quer dizer que balançando a polia conseguirá notar. Não é normal ter grandes folgas, o normal é como está o seu motor.
Tem aquela tradição de quem vai comprar Fusca. A primeira coisa que fazem é agarrar a polia do motor e balangar. Eu tenho um amigo que tinha essa mania, tinha aprendido isso por ai. Fomos ver um Fusca prá ele, isso há mais de 30 anos, e a primeira coisa que ele faz é abrir o capô, agarrar a polia, e com aqueles olhos de "eu entendo prá caralho", balanga a polia, não nota a folga e dá o veredito: "O motor tá bão demais..." Entrei no carro e conferi a folga da embreagem. Não tinha folga alguma. Pedi o dono para dar uma volta, dizendo que antes eu teria que baixar a embreagem pois não conseguia dirigir direito com a embreagem muito alta. Ele não concordou. Chamei meu amigo para ir embora, pois estava claro que o cara enforcou a embreagem para mascarar a folga. Se estava de má fé com isso, poderia estar com outras coisas. São os macetes mecânicos...
Essa folga pode ser regulada com o motor mais folgado sim. Se bem feito não vai reduzir a vida útil. Claro que não vai deixar na folga de um motor novo, vai só colocar calços para reduzir a folga um pouco. Isso se faz para levar o motor mais à frente, rodar mais um pouco. A bem da verdade, quando a folga axial está grande, as folgas radiais estão também, o que quer dizer que casquilhos e mancais já estão gastos. E reduzir as folgas radiais só tem um jeito: Retifica !
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Postado originalmente por WalterJunior Ver PostÂngelo,
Esta folga que se refere é a folga axial do eixo virabrequim. A folga no sentido longitudinal do motor. Ela é regulada, quando se monta o motor, através de calços que vão atrás do volante do motor. Essa folga não é zero, mas não quer dizer que balançando a polia conseguirá notar. Não é normal ter grandes folgas, o normal é como está o seu motor.
Tem aquela tradição de quem vai comprar Fusca. A primeira coisa que fazem é agarrar a polia do motor e balangar. Eu tenho um amigo que tinha essa mania, tinha aprendido isso por ai. Fomos ver um Fusca prá ele, isso há mais de 30 anos, e a primeira coisa que ele faz é abrir o capô, agarrar a polia, e com aqueles olhos de "eu entendo prá caralho", balanga a polia, não nota a folga e dá o veredito: "O motor tá bão demais..." Entrei no carro e conferi a folga da embreagem. Não tinha folga alguma. Pedi o dono para dar uma volta, dizendo que antes eu teria que baixar a embreagem pois não conseguia dirigir direito com a embreagem muito alta. Ele não concordou. Chamei meu amigo para ir embora, pois estava claro que o cara enforcou a embreagem para mascarar a folga. Se estava de má fé com isso, poderia estar com outras coisas. São os macetes mecânicos...
Essa folga pode ser regulada com o motor mais folgado sim. Se bem feito não vai reduzir a vida útil. Claro que não vai deixar na folga de um motor novo, vai só colocar calços para reduzir a folga um pouco. Isso se faz para levar o motor mais à frente, rodar mais um pouco. A bem da verdade, quando a folga axial está grande, as folgas radiais estão também, o que quer dizer que casquilhos e mancais já estão gastos. E reduzir as folgas radiais só tem um jeito: Retifica !
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