Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solex 32 X Weber 40

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Solex 32 X Weber 40

    Pessoal preciso de ajuda com o motor da minha Brasilia.

    Recentemente montei um motor novo pra minha Brasília, segue a configuração:
    Kit 1600 padão.
    Comando Empi w100.
    Parafusos de regulagem de válvulas esféricos.
    Ignição com Hotspark e módulo do Tonella.
    Dupla solex 32 "original" (Na verdade meu modelo vinha com carburação simples).

    Eu gostaria de saber se vale a pena fazer o upgrade da dupla Solex 32 pra dupla Weber 40, como funciona esse upgrade? O carro bebe muito? Vale a pena pelo custo? Qual as melhorias na performance?

    Partindo do ponto que eu compre um kit por R$3500,00, vale a pena ou não?

    Lembrando que é um carro que eu vou usar no dia-a-dia, para ir e voltar do trabalho e algumas viagens.
    Last edited by joaomstura_; 19-06-2018, 05:34 PM.

  • #2
    Bem vindo!!!

    Você sabe acertar as solex 32? E mais, vai saber acertar as Weber? E mais ainda, com este valor vc monta injeção eletrônica (sem mão de obra)...

    E por 1/3 do valor vc monta solex 40.. :P

    Qual o motivo do upgrade?!

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Então, a minha idéia é usar carburadores e não injeção eletrônica, por motivos de que na minha opinião a injeção eletrônica dá um contraste que não condiz com o carro que eu tenho (lataria com desgastes, ferrugens, podres, etc, não pretendo arrumar também). Acertar a weber não seria um problema no meu caso. A idéia do upgrade é ganhar torque em baixa rotação, porém não sei se esses carburadoes me proporcionariam isso. Como vc disse uma boa opção seria a dupla solex 40, mas hoje em dia encontrar uma dupla dessas em boas condições e com vendedor confiável é bem difícil, já fiz algumas pesquisas e não encontrei.

      Comment


      • #4
        Hum..

        Eu já rodei com 1600 e w100 e nunca senti falta de torque em baixa! E olha que eu tinha volante bem aliviado! E rodava de dupla solex 30! E onde eu moro só tem morro gigante!

        Sugiro otimizar sua curva de ignição e a regulagem da dupla 32..

        Um escape 4x1 com bitola 1.1/2" é bem vindo também! (de puma não vale pois é ruim para a alta rotação)

        Aguente firme que logo algum usuário de weber aparece para dar um pitaco!

        Abração!

        Comment


        • #5
          Vc tem razão, uma dupla solex bem regulada faz bastante diferença, pretendo fazer um ajuste mais fino na minha.
          A ignição eu já conferi e está em torno de 15º de inicial então imagino que esteja boa.
          Na questão do escapamento meu pai trabalho com isso e fez um dimensionado 4x1 um duas saídas estilo puma (uma de cada lado) que deu uma bela diferença, o motor ficou muito mais solto.

          Como vc disse "Aguente firme que logo algum usuário de weber aparece para dar um pitaco!", é uma pena que exista essa richa entre o pessoal que defende cegamente um carburador ou outro porque isso acaba confundindo a pessoa que está com uma dúvida parecida com a minha. Acredito que cada carburador atende um tipo de usuário diferente.

          Nesse caso eu acho que seria bem vindo o upgrade para um par de bases de 34mm já que é relativamente barato e fácil de instalar, e talvez um upgrade no acionamento, o meu está meio ruim.
          O que vc acha?

          Vlw pela ajuda, abraço!!
          Last edited by joaomstura_; 20-06-2018, 09:19 AM.

          Comment


          • #6
            O bom é que você tem cabeça boa, entende do que estou falando!

            Já vi muito relato na net que carro com weber fica gastão demais, mesmo acertado. Em arrancada ele reinava até virem as injeções programáveis..

            Para uso diário é bom que tenha bom consumo.

            Até hoje só rodei com solex 30 e uma vez montei uma dupla de solex 30 (by mim mesmo hehe) e vi como ficou maravilhoso o 1600 com w100! Talvez a cereja do bolo fosse o volante aliviado.. o meu tinha 5,5 kg de peso final!

            Então, sobre a preparação em cima das solex 32 eu vou deixar para os mais entendidos de carburador! Pois eu amei o carro com a duplinha 30, que tem borboletinha de 30mm e venturi 24 apenas! Não consegui testar como ficaria com as solex 32..

            Já ouvi dizer que solex 32 fica bom com bases 34, venturi principal 26 mm e venturi secundário de 13 mm. Mas tem que saber fazer! Mais que isso é melhor partir para as solex 40! E depois as weber hehe!

            O acionamento tem um reforçado da sportsystem. Esse vale a pena já que o modelo original só se acha marca paralela e em torno de 100 a 140 reais. Melhor pagar mais um pouco e pegar coisa top!

            Sugiro demais montar um contagiro + sensor temperatura + sonda e hallmeter!

            Forte abraço ae!

            Comment


            • #7
              Só uma dúvida, pelo o que eu entendi vc montou uma dupla de pic30 ???? Cara que demais, sempre me perguntei como ficaria o resultado.

              Sobre o acionamento encontrei um modelo que é roletado, acredito que fique mais leve e com mais precisão.

              Entendo que injeções eletrônicas sejam mais versáteis e mais fáceis de se trabalhar, sou programador e entendo muito bem o que os códigos podem fazer kkkkkk, mas para carros antigos acho que combina mais a admissão OldSchool, pelo menos para carros de passeio, carros de arrancada é outra história.

              Sobre o consumo das webers pelo o que eu vi fica mais ou menos parecido com a dupla 32, no meu caso, mesmo desajustada a dupla 32 fez em torno de 9km/l na estrada.

              Vou fazer o seguinte: re-ajustar a dupla 32, limpar e tal, polir os venturis, aí eu vejo o que fazer depois. Penso em fazer um upgrade no respiro do carter, colocar respiros nas tampas de valvulas ou fazer um upgrade nos filtros de ar, penso em colocar aqueles inFlow.

              A minha idéia é rodar na cidade e estrada apenas, já que é meu único carro eu rodo com ele todos os dias, então upgrade pra outra carburação eu deixo mais pra frente, vou focar em melhorar a dupla 32.

              Valeu aí mano, conversa ta boa. Caso queira conhecer um pouco mais da minha brasa, criei um perfil no instagram pra ela hoje, @monicabrasa_75.

              Até mais!!
              Last edited by joaomstura_; 20-06-2018, 04:30 PM.

              Comment


              • #8
                Blz mano!! Tinha até esquecido que era uma brasilia hehe! Acho top demais o painel dela! A porcaria da VW bem que poderia ter melhorado o painel do fusca. Variant, TL, Karman guia etc tudo tem painel bacana e o fusca ficou na mesmice a vida inteira hehe!

                Se está com uma graninha pra investir, pega os instrumentos! Vai servir para qualquer upgrade que venha a adotar!

                Acertar carburação com hallmeter é muito melhor que ficar desmontando dupla carburação pra ver a cor das velas.. (também é bem válido, mas dá um trabalhão!)

                Vai ter desempenho na alta e economia na baixa!

                Sensor de temperatura na cebolinha (com adaptador) e um contagiro.. já fica mais top ainda o painel!

                A Cronomac tem uma linha Volks que é a coisa mais linda! :P

                Abração ae!

                Comment


                • #9
                  Pode crê!! To com um suporte pra instrumentos parado aqui em casa e se não me engana eu tenho o manômetro de temperatura, voltímetro e vácuo se não me engano, mas pretendo fazer a instalação do hallmeter como vc disse.

                  E sobre o painel, foi exatamente por isso que eu me apaixonei pela Brasilia, eu tenho um fusca 72 (que fizeram a bela cagada de por um carroceria do mais moderno, não sei que ano e nem o por que de terem feito isso) parado em casa, depois que eu comecei a pesquisar um pouco sobre a Brasilia não teve volta hahah. Na verdade o fusca tava dando alguns problemas já e tava muito longe de ser um carro pra dia-a-dia, além de tudo isso eu instalei a capela do gol bx nele, por sorte não andei muito tempo senão eu ia perder o motor também. Brasilia tem um espaço interno absurdo e um ótimo conforto. Eu gostava mesmo do painel dos modelos da década de 80, mas depois de adquirir a minha acabei mudando de ideia kkkkkk.

                  Eu estava pesquisando sobre acionamentos quando me deparei com alguns vídeos seus da dupla 30 que vc falou. Mto top e engenhoso o acionamento, tá de parabéns. Percebi q vc fez um adaptador pra poder montar o carburador reto, daria pra fazer um coletor sob medida de ferro mesmo ou de inox. Nessa parte meu pai tira de letra e ficaria um resultado muito bom.

                  Depois de ver seus vídeos fiquei com vontade de construir um acionamento daqueles sob medida hahaha talvez seja o projeto das férias.

                  Valeu mano, abraço!!
                  Last edited by joaomstura_; 20-06-2018, 08:19 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Foi o melhor motor carburado que eu tive! O conjunto foi uma somatória de detalhes que me deu muuuuuuuuitas alegrias hehe!

                    Larguei mão dele pois 2 motivos: faltava instalar uma linha de retorno + desborbulhador e por não encontrar giclês menores que 120 para fazer o acerto. Tive que usar o injetor e o diafragma da solex 32 e ainda regular a vazão nas arruelas da haste do injetor, ficou filé! Mas na hora de regular, não achei giclê menor que 120 no principal e menor que 55 na lenta. Tava com 120, 135 ar, 55 lenta e 40 injetor.. depois de um tempo desmontei o motor e os cabeçotes ultra carbonizados hehe! Tinha que diminuir a comida, mas sem os giclês corretos não tinha como!

                    Enfim, já que vai mexer no motor, faz um bom trabalho nos cabeçotes! Ali que mora o desempenho da bagaça!

                    Abração e qq coisa avisa ae!

                    Comment


                    • #11
                      Exatamente isso, uma boa admissão no motor é tudo. Dessa vez eu não tive a oportunidade de mexer nos cabeçotes, mas pretendo retirá-los e fazer um blueprint e também instalar um conjunto de balancins 1.25.

                      No giclê 120 daria para preencher de estanho e refurar, é um trabalho que exige precisão mas acho que resolveria o problema.

                      Eu poderia ter feito o blueprint dos cabeçotes junto com a retifica do motor, mas eu tinha pressa e não fui eu que montei o motor. Outra coisa que me arrependi foi de não ter montado um 1700, logo depois achei um kit pelo mesmo valor do 1600.

                      Comment


                      • #12
                        Coisas da vida hehe!

                        Cara, baixe o motor e retire os cabeçotes. Os dutos não precisa arrombar, basta "limpar" e tirar qualquer aresta, calombo, etc que possa atrapalhar o fluxo! Aquele alumínio ao redor das guias de válvulas do ESCAPE eu retirei o máximo que pude, e no final tentei deixar em formato de gota. ficou bom! Ainda dei uma leve chanfrada sem muita precisão, na borda externa das guias.

                        Um calombo que tem logo na entrada da admissão, para o lado de fora (pro lado da tampa de válvula) vc não mexe pois é o reforço do apoio onde a mola de válvula fica assentada. ;)

                        No meu caso eu consegui fazer um formato de câmara mais aberto, quase um AP. Ficou top! Faltou fazer os trabalhos de ângulos na válvulas e sedes, mas nenhuma retífica aqui na região quis fazer... e mesmo assim o bagulho ficou loko!

                        Volantinho leve.. nem era balanceado de nada!

                        Ô saudade...

                        Os balanceiros maiores você vai precisar de capas de varetas especiais. Fora o trabalho nas guias de válvulas para que o pratinho não se choque com a guia.

                        Abração ae!
                        Last edited by Delriobr; 21-06-2018, 07:53 PM.

                        Comment


                        • #13
                          Isso, o negócio é melhorar o fluxo, tanto nos cabeçotes, coletores e carburadores. Um bom serviço também é calcular exatamente a taxa de compressão que vai ser usada por que até no mesmo cabeçote as câmaras tem pequenas diferenças, o ideal é deixar tudo igual.

                          A questão dos balanceiros é curiosa por que no site que eu comprei o comando (fuscanet) está dizendo que esse comando EXIGE balanceiros 1.25, e eu to usando com os balanceiros originais normalmente. Será que isso realmente afeta alguma coisa?

                          As capas de varetas eu pretendo comprar aquele kit de nylon que que fica top. Esse trabalho nos cabeçotes eu vou fazer mais pra frente, a hora que eu tiver outro carro pra andar (provavelmente um fusca, por que não? hahaha)

                          Abraço mano, valeu pelas dicas, tmj.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por joaomstura_ Ver Post
                            Isso, o negócio é melhorar o fluxo, tanto nos cabeçotes, coletores e carburadores. Um bom serviço também é calcular exatamente a taxa de compressão que vai ser usada por que até no mesmo cabeçote as câmaras tem pequenas diferenças, o ideal é deixar tudo igual.

                            A questão dos balanceiros é curiosa por que no site que eu comprei o comando (fuscanet) está dizendo que esse comando EXIGE balanceiros 1.25, e eu to usando com os balanceiros originais normalmente. Será que isso realmente afeta alguma coisa?

                            As capas de varetas eu pretendo comprar aquele kit de nylon que que fica top. Esse trabalho nos cabeçotes eu vou fazer mais pra frente, a hora que eu tiver outro carro pra andar (provavelmente um fusca, por que não? hahaha)

                            Abraço mano, valeu pelas dicas, tmj.
                            Cara, está avisando que exige balanceiro 1.1 ou 1.25 no máximo. Este comando é cópia descarada do Engle W100. Pode rodar tranquilo com balancins originais! Fica bom demais!

                            http://brasil.fuscanet.com/comando-d...ulas-empi-w100

                            As capas de nylon eu uso e aprovo/recomendo, só que as varetas raspam de leve nelas, sem afetar nada na peça ou no desempenho. Já com o balanceiro maior, vai ser impossível usar estas capas!

                            O que eu já vi de gente que tenta usar balanceiros maiores e acabam voltando atrás...

                            Não é simplesmente trocar o balanceiro.. tem que ajustar ou readequar tudo! $$$$

                            Fica no básico, taxa no máximo 8.2, comandinho 276, escape 4x1 silenautto ou uemaster de 1.1/2", volante aliviado com peso final por volta de 6,2 kg (1 kg a menos) e uma dupla carburação, seja solex 30, 32, 40 ou weber.

                            Pronto, perfeito para uso diário e estrada!

                            Abração!!

                            Comment


                            • #15
                              Beleza então, na hora de comprar eu fiquei meio em dúvida mas meu mecânico disse que era de boa, então confiei. Vamos ver se eu faço um alívio no volante também pro motor girar mais de boa.

                              Com certeza é a cópia do angle, mas é muito mais barato kkkkkk.

                              Escapamento já estou bem servido e de taxa penso em colocar 7 e pouco, mas só mais pra frente, como te falei.

                              Apesar de os carburadores desregulados e tudo meio fora o ideal o carro já é bom de andar na cidade/ estrada. Porisso que eu digo que o projeto desses carros é um absurdo de incrível.

                              Algo que tá precisando de uma atenção é a suspensão, rodas e pneus. Quero ver se coloco manga deslocada na frente e dou uma leve rebaixadinha na traseira, só pra acompanhar a frente, não quero ter que fazer os quebra-molas de lado kkkkkk.

                              Toda a parte de suspensão vai começar a dar problema logo logo eu imagino por que o carro tinha ficado parado por uns 10 anos, feito funcionar a menos de um ano.

                              Valeu, abraço!!
                              Last edited by joaomstura_; 22-06-2018, 05:29 PM.

                              Comment

                              Working...
                              X