Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dono do veículo FALECEU! e agora?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Dono do veículo FALECEU! e agora?

bom parcero , ja que ha discordia entre a familia e nao ha como fazer inventario , continue fazendo usufruto do carro, evite mudar de endereço , mas qto a isso nao é problema, pois vc vai ao despachante no qual sempre fez o doc e retire com ele todo ano ao renovar , infelizmente , nao sera sempre que podera pagar pelo banco e esperar em casa
    a nao ser que nao mude de endereço , dai sem problemas ....
    mas é como dizem , familia é mais problema que estranhos .....
    abraço
    1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE

Comment

Fala Pessoal!

Problemas resolvidos!
      Pesquisei e descobri que era possível quitar a divida do documento sem problema. Então não perdi tempo!

Não foi nada barato pois estava 2 anos atrasado e tinha uma multa...
      O único "problema" é que não há maneira de transferir o carro sem fazer o inventário ou esperar para pedir usucapião.
      Pois, no memento em que foi registrado o óbito, o INSS bloqueou os bens que poderiam ser transferidos.

Obrigado a todos!
      Abraço.
      Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

Comment

Ok........
        SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

é,que podia pagar e rodar eu sabia...o ruim é se guincham teu carro,ai não tem quem tire.
          Como consigo ver se ta bloqueado pelo INSS ou não?
          Será que nem a familia passando pra mim eu não consigo sem fazer inventário?tipo sei la,uma ação judicial ou alguma declaração dizendo que não tem interesse pelo bem...

Comment

Postado originalmente por Di Vila (Pablo Santos)
            é,que podia pagar e rodar eu sabia...o ruim é se guincham teu carro,ai não tem quem tire.
            Como consigo ver se ta bloqueado pelo INSS ou não?
            Será que nem a familia passando pra mim eu não consigo sem fazer inventário?tipo sei la,uma ação judicial ou alguma declaração dizendo que não tem interesse pelo bem...
            Amigo...
            Se o carro for apreendido não há como retira-lo do pátio.
            E o pior é que não há como transferi-lo sem o inventario.
            A alternativa é pedir usucapião após 5 anos =/
            O sita é do DETRAN SP para ver se há o bloqueio:
            http://www.detran.sp.gov.br/pesquisa...acao/multa.asp

Comment

que bustica.
              vou ver o que consigo fazer por aqui,se der certo eu te aviso como fiz.
              valeeeeeu

Comment

Postado originalmente por Di Vila (Pablo Santos)
                que bustica.
                vou ver o que consigo fazer por aqui,se der certo eu te aviso como fiz.
                valeeeeeu
                Beleza amigo!
                Boa sorte!
                Fico no aguardo.
                Abraço.

Comment

Tenho lido este Tópico de vez em quando e na minha opinião está havendo mistura de coisas.

1- O amigo diz que sua tia avó faleceu antes que pudesse transferir o carro para o seu nome.

Comentário: Se sua Tia Avó assinou o CRV (Certificado de Registro do Veículo) autorizando o DETRAN a transferir o veículo para voce, é só reconhecer a firma dela e proceder a transferência do veículo no DETRAN. É claro que pagará multa administrativa por não ter feito a transferência no prazo de 30 dias. Se a sua Tia Avó não assinou o CRV e ou não tiver "firma" em nenhum cartório, aí complicou um pouco.

2- O amigo diz que o INSS bloqueou os bens.

Comentário: Deve haver algum equívoco pois o INSS suspende os benefícios previdenciários (aposentadoria, pensão, etc) que eram pagos ao segurado quando do seu óbito. O INSS nada tem a ver com os bens da pessoa. Como existe uma integração entre o sistema previdenciário e o sistema catorário, para que o INSS não continue pagando benefícios a um segurado falecido, o DETRAN tambem pode ter acesso a esse sistema para evitar que ocorram transferências de propriedade maliciosas do veículo do falecido.

3- O amigo diz que se o veículo for "guinchado" não há como retirá-lo do pátio.

Comentário: O veículo só pode ser retido ou apreendido se estiver transitando em via pública sem estar devidamente licenciado (o que não é o caso), estacionado em local proibido e outros casos previstos em lei. Pagas as despesas de reboque e estadia qualquer parente em linha reta ou colateral ou o conjuge sobrevivente pode retirar o veículo (ou autorizar alguem a retira-lo). Não pode o DETRAN (ou outro orgão) se apropriar daquilo que não lhe pertence.

Comentário Final: Se voce tiver algum documento ou prova testemunhal (de preferencia de outros herdeiros) de que sua Tia Avó, quando em vida, lhe vendeu ou lhe doou o veículo isso vai facilitar as coisas.

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Tenho lido este Tópico de vez em quando e na minha opinião está havendo mistura de coisas.

1- O amigo diz que sua tia avó faleceu antes que pudesse transferir o carro para o seu nome.

Comentário: Se sua Tia Avó assinou o CRV (Certificado de Registro do Veículo) autorizando o DETRAN a transferir o veículo para voce, é só reconhecer a firma dela e proceder a transferência do veículo no DETRAN. É claro que pagará multa administrativa por não ter feito a transferência no prazo de 30 dias. Se a sua Tia Avó não assinou o CRV e ou não tiver "firma" em nenhum cartório, aí complicou um pouco.

2- O amigo diz que o INSS bloqueou os bens.

Comentário: Deve haver algum equívoco pois o INSS suspende os benefícios previdenciários (aposentadoria, pensão, etc) que eram pagos ao segurado quando do seu óbito. O INSS nada tem a ver com os bens da pessoa. Como existe uma integração entre o sistema previdenciário e o sistema catorário, para que o INSS não continue pagando benefícios a um segurado falecido, o DETRAN tambem pode ter acesso a esse sistema para evitar que ocorram transferências de propriedade maliciosas do veículo do falecido.

3- O amigo diz que se o veículo for "guinchado" não há como retirá-lo do pátio.

Comentário: O veículo só pode ser retido ou apreendido se estiver transitando em via pública sem estar devidamente licenciado (o que não é o caso), estacionado em local proibido e outros casos previstos em lei. Pagas as despesas de reboque e estadia qualquer parente em linha reta ou colateral ou o conjuge sobrevivente pode retirar o veículo (ou autorizar alguem a retira-lo). Não pode o DETRAN (ou outro orgão) se apropriar daquilo que não lhe pertence.

Comentário Final: Se voce tiver algum documento ou prova testemunhal (de preferencia de outros herdeiros) de que sua Tia Avó, quando em vida, lhe vendeu ou lhe doou o veículo isso vai facilitar as coisas.
                    Amigo... vou responder em partes:

1- Sim, ela poderia ter transferido o carro em vida. Mas ela estava doente, entende... seria uma falta de respeito se eu pedisse a ela para fazer a transferência. Os parentes achariam que eu já estaria enterrando ela.

2- Não sei exatamente, mas como pode ver, há esse bloqueio no documento.

3- Isso mesmo, como o carro não tem nenhuma regularidade, não há como ser apreendido. E não me preocupo com isso pois "ando dentro da lei".

Abraço.

Comment

Em Junho de 2007 comprei um Fusca 77 , e o Proprietário havia falecido em Abril de 2007 ( quando estavamos em negociação ) . Como este recebia Aposentadoria do INSS , após o óbito , o Fusca também ficou com Restrições .

Consultei um Advogado e este pediu pra Viúva ( com 2 filhos ) , solicitar um Alvará para o Juiz , para liberar a Venda deste Bem , pois também não tinham dinheiro para fazer o Inventário e , o falecido era Casado com esta e tinha a ex-mulher com um filho . Tinha então uma briga pela herança .

Paguei por este Alvará ( independente do Inventário ) , em torno de R$ 260,00 , que foram as custas da Burocracia , e Tranferi o Fusca pro meu nome em Novembro de 2007 .

Não sei se seria Válida pra ti essa Alternativa , ou esperar os 2 anos faltantes .

Abraço .

Comment

hum...bom saber disso,brigadão mesmo!!!abraçãooo

Comment

Pelo jeito eu to ferrado

faz 8 anos que meu pai falesceu.. desde então o fusca que era dele é meu! os outros dois interessados, minha mãe e miha irmã, tambem pensam assim...
                          o problema é a parte dos documentos, até hoje nada feito ou seja o carro roda (pouco) mas com os documentos ainda no nome do meu pai, nas vezes que fui me informar de como regularizar essa situação me disseram que o inventario sairia mais caro que o proprio carro, então ficou como esta...
                          Mas agora que eu estava pensando mais serio em restaura-lo, acabei lendo um pouco dos posts e me assustei..

O que me recomendam?

Abs

Comment

Postado originalmente por Schmit
                            Pelo jeito eu to ferrado

faz 8 anos que meu pai falesceu.. desde então o fusca que era dele é meu! os outros dois interessados, minha mãe e miha irmã, tambem pensam assim...
                            o problema é a parte dos documentos, até hoje nada feito ou seja o carro roda (pouco) mas com os documentos ainda no nome do meu pai, nas vezes que fui me informar de como regularizar essa situação me disseram que o inventario sairia mais caro que o proprio carro, então ficou como esta...
                            Mas agora que eu estava pensando mais serio em restaura-lo, acabei lendo um pouco dos posts e me assustei..

O que me recomendam?

Abs
                            Tente o que o makley 23 fez...
                            Peça mais informações a ele,
                            pois eu não sabia que há como pedir um alvará para transferência.
                            A solução que um de meus advogados me deu, foi a de pedir usucapião do veículo.
                            Boa sorte.

Abraço.

Comment

Postado originalmente por Schmit
                              Pelo jeito eu to ferrado

O que me recomendam?

Abs
                              Amigo,

Como já dito aqui, como você está com o carro há 8 anos, acredito que o melhor a fazer é pedir uso capião dele. Pleo que comentaram aqui é interessante vc reniar notas fiscais de manutenção do carro, ou testemunhas(como sua mãe e sua irmã) que comprovem que o carro está com você a mais de 5 anos, e entra em contato com um advogado.

Acredito que, para você, esse é o melhor caminho.

Abraço.
                              Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                                Amigo,

Como já dito aqui, como você está com o carro há 8 anos, acredito que o melhor a fazer é pedir uso capião dele. Pleo que comentaram aqui é interessante vc reniar notas fiscais de manutenção do carro, ou testemunhas(como sua mãe e sua irmã) que comprovem que o carro está com você a mais de 5 anos, e entra em contato com um advogado.

Acredito que, para você, esse é o melhor caminho.

Abraço.
                                Bem lembrado Rafael!

Fica ainda mais fácil para ele, pois o carro pertencia ao pai dele.
                                Por tanto ele é um herdeiro direto do bem.
                                O procedimento seria ele reunir todos os documentos que comprovam que ele teve posse do bem por mais de cinco anos.
                                Com certeza o amigo irá conseguir transferir o documento para o nome dele.
                                O "problema" seria o valor, normalmente é cobrado uma porcentagem sobre o valor do bem...

Abraço.

Comment

Working...
                                X