Bom sei que essas informações são importantes a todos aqui do forum por isso estou postando aqui o material do celta clube postado por Dajano
http://www.celtaclube.com.br/forum/i...howtopic=96293
Função da vela:
A função da vela de ignição é introduzir a energia necessária na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar-combustível, mantendo a câmara dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho.
Grau térmico:
O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.
O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição. Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.
As 12 dicas:
A aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.
Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência;
2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.
1. Normal
O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro
Motor em boas condições.
Índice térmico da vela está correto.
2. Fuliginosa (carbonização seca)
O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca)
Causas:
-Mistura rica
-Filtro de ar sujo
-Afogador automático com mau funcionamento
-Afogador manual puxado por longo tempo
-Uso de combustível fora da especificação
-Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
-Ponto de ignição atrasado
-Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor
Efeitos:
-Falhas de ignição
-Motor falha em marcha lenta
-Dificuldades de partida a frio
Soluções:
-Regulagem correta do carburador/injeção eletrônica e do ponto de ignição
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Substituir o filtro de ar
-Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
-Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
-Utilizar vela correta para o tipo de motor
3. Oleosa (carbonização oleosa)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão
Causas:
-Óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos
Efeitos:
-Dificuldade na partida
-Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta
Soluções:
-Retificar o motor - Trocar as velas
4. Resíduos leves de chumbo
Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante
Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo
Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição
Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las
5. Resíduos grossos de chumbo
O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom
Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo
Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição
Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las
http://www.celtaclube.com.br/forum/i...howtopic=96293
Função da vela:
A função da vela de ignição é introduzir a energia necessária na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar-combustível, mantendo a câmara dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho.
Grau térmico:
O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.
O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição. Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.
As 12 dicas:
A aparência dos eletrodos e do isolador revela informações importantes sobre o funcionamento da vela, o combustível e o motor. Analisando o estado da vela de ignição você pode identificar o problema do motor.
Mas antes de uma avaliação, duas condições devem ser satisfeitas:
1. O veículo deve ter rodado um percurso de pelo menos 10 Km, com o motor funcionando em diferentes rotações, todas situadas na faixa média de potência;
2. Deve-se evitar um funcionamento prolongado em marcha lenta antes do desligamento do motor.
1. Normal
O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro
Motor em boas condições.
Índice térmico da vela está correto.
2. Fuliginosa (carbonização seca)
O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca)
Causas:
-Mistura rica
-Filtro de ar sujo
-Afogador automático com mau funcionamento
-Afogador manual puxado por longo tempo
-Uso de combustível fora da especificação
-Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado
-Ponto de ignição atrasado
-Uso de vela incorreta - vela muito fria para o tipo de motor
Efeitos:
-Falhas de ignição
-Motor falha em marcha lenta
-Dificuldades de partida a frio
Soluções:
-Regulagem correta do carburador/injeção eletrônica e do ponto de ignição
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Substituir o filtro de ar
-Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono
-Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio
-Utilizar vela correta para o tipo de motor
3. Oleosa (carbonização oleosa)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão
Causas:
-Óleo em excesso na câmara de combustão - Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos
Efeitos:
-Dificuldade na partida
-Falhas de ignição - motor falha na marcha lenta
Soluções:
-Retificar o motor - Trocar as velas
4. Resíduos leves de chumbo
Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante
Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo
Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição
Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las
5. Resíduos grossos de chumbo
O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom
Causas:
-Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo. A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo
Efeitos:
-Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornar-se-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição
Soluções:
-Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado
-Trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las
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