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Lí lá no FFB que a planilha do Vader não leva em conta a perda de potência gerada pela polia do alternador e que essa perda é proporcional ao aumento de giros do motor. Alguém sabe algo a esse respeito?
Quando se usa uma tabela que calcula potência de vários tipos de motores, existe alo a se considerar nos VW ar: a potência consumida pelo ventilador em relação aos giros do motor.
Com a polia original, o ventilador tem uma curva de absorção de potência:
É por conta dessa curva que se usa a polia menor, para reduzir o consumo de potência da ventoinha.
A ventoinha do motor torque é mais larga que a ventoinha antiga, portanto, sua curva de absorção deve ser mais pesada ainda.
Tenho um programa de simulação de potência onde muitos dados são inseridos na planilha e não contempla o ventilador dos VW ar. Para as curvas de potência ficarem mais próximas da realidade, o desconto da potência do ventilador foi feito e consegui chegar na potência de um motor original com diferença de 3 cv para mais. Se for usar polias menores, é só reacertar o valor da rpm em relação à curva original.
Quando simulei os dois motores turbo 1600 funcionando juntos (para converter para turbo existe outro macete, considerando eficiência volumétrica da admissão), consegui 400 cv, batendo com o que o falecido Antonio da Power Plus havia me dito, que conseguiu 200 cv em um 1600 turbo feito por ele.
Ficou pronto o novo simulador e já estou enviando a todos os emails que tenho contato.
Se álguém não recebeu, coloque aqui seu email que enviarei em seguida.
Espero que gostem, pois é uma prévia do que ensinarei na minha apostila de preparação "em breve à venda".
Acho que vai resolver, deve ser isso o que está acontecendo, nego lê a primeira mensagem e já responde, afinal, tem mais de 306 posts, o pessoal não deve chegar ao final antes de fazer a solicitação.
Salve pessoal, este é meu primeiro post por aqui.
O forum é fantástico e eu simplesmente GAMEI na planilha do mestre!!!
Velho, que "brinquedão" sensacional, muitíssimo útil para termos uma noção do que procurar na prepação de motores.
Muito obrigado ao autor.
pessoal, alguem aqui do forum já fez medição no dino para comparar com o resultado obtido na planilha do mestre? assim teriamos uma ideia exata da margem de erro
Achei o post do FFB onde o Chico Biela fala do roubo de potência pela ventoinha, segue fragmento:
Procede?
Abs.
Faz sentido. Não sei se os valores da perda estão reais. Se você imaginar que original o carro tem cerca de 50 cavalos, 27cv a 6500RPM roubaria metade da potencia.
Pra termos certeza, só se alguém que for pro Dino fizer o teste. Uma puxada com correia e outra sem !! Aí sim eu acredito !!
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