O meio ambiente...
O que estamos fazendo por ele?
Tomamos alguns cuidados especiais em relação ao que consumimos e principalmente em relação ao que descartamos?
Será que é uma teoria conspiratória ou nosso Planeta está doente mesmo e temos que tentar a todo custo reverter este quadro?
Na minha opinião estamos sim numa situação pouco favorável quanto ao meio ambiente e vou aproveitar para comentar sobre um assunto do qual estou bastante familiarizado, pois trabalho nesta área. Assim espero que possa dar alguma contribuição neste sentido (criticas serão aceitas, pois não sou o dono da verdade).
O aspecto do qual comentarei é o nível de emissões de CO2 pelos veículos e o ciclo do carbono! Aquele que foi centro das atenções em Kioto!
Sou Engenheiro mecânico especialista em motores e trabalho numa multinacional onde fui responsável por “Power Train Aftersales” (atividades depôs vendas ligadas a Motores e transmissões).
Desculpem a extensão do tópico, mas gosto de ser detalhista justamente para demonstrar a veracidade e lógica!
O ponto é o seguinte:
Um veículo pequeno 1.0 consome em média no trânsito ao redor de:
10km/l de álcool ou 14km/l de gasolina (considerando versões Flex).
Daí considerando a estequiometria de ambos os combustíveis (álcool – C2H5OH e Gasolina Normal Heptana C7H16), chegamos a valores médios de emissão de CO2, da seguinte forma:
Álcool
C2H6O + O2 + N2 CO2 + H2O + N2, balanceando a reação e considerando a proporção prática de 21%O2 e 79%N2, teremos:
C2H6O + 3O2 + 11,3N2 2CO2 + 3H2O + 11,3N2
Pelas massas moleculares:
46g de C2H5OH (álcool) geram 88g de CO2
Analogamente para a gasolina teremos:
100g de C7H16 (gasolina) geram 308g de CO2
Considerando a densidade do álcool e da gasolina, bem como na prática o álcool combustível é hidratado com 7% de água e a gasolina tem 25% de álcool na sua mistura, conforme a ANP, teremos que fazer médias ponderadas com os valores acima obtidos para chegar aos valores de liberação de CO2 em cada caso!
Assim, teremos que a cada km emitimos 142g/km de CO2 com álcool e e 167g/km com gasolina! .
Assim, a emissão por km rodado será:
142g/km de CO2 para carros movidos a álcool e
167g/km de CO2 para carros movidos a gasolina
Considerando uma média de rodagem por ano de 15000km no Brasil, assim por ano um veículo 1.0 gera (dados obtidos na empresa que trabalho), teremos:
2130 kg de CO2/ano movido a álcool e
2505 kg de CO2/ano movido a gasolina.
Se falarmos então de carros maiores como os Sedans ou Vans com motores de 1.8 a 2.4, normalmente teremos emissões maiores ao redor de 65 a 70% maior de CO2, ou seja:
3555 kg de CO2/ano movido a álcool e
4185 kg de CO2/ano movido a gasolina.
Isto já mostra que se utilizarmos em veículos Flex o álcool geraremos ao redor de 18% menos emissão de CO2, o que é bastante significativo!
Outro aspecto, é o fato de que o CO2 também é absorvido pelas plantações de cana de açúcar, fazendo com que o Ciclo de Carbono para o álcool seja fechado, ou seja o álcool gera CO2 ao ser queimado nos motores, porém na mesma proporção é absorvido pela plantação sucessiva de cana de açúcar através da fotossíntese!
No caso da gasolina, como se trata de combustível fóssil, o CO2 gerado não será incorporado novamente ao Petóleo! Desta forma o combustível de origem fóssil mesmo o tão afamado GNV não tem o ciclo de carbono fechado.
Isto por si só já mostra que o álcool é infinitamente menos pernicioso ao meio ambiente!
Devemos também avaliar que veículos com motores maiores (3.0 ou mais) muitas vezes não tem a versão Flex, assim como todos modelos importados!
Neste aspecto o uso de veículos menores e, sobretudo nacionais (Flex é claro) possibilita um uso mais consciente e menos danoso ao meio ambiente.
Porém muitos usam a gasolina por questões de indisponibilidade de álcool, e mesmo os que usam álcool podem neutralizar suas emissões em relação ao CO2 gerado!
Como?
Cada árvore plantada segundo a ONG Iniciativa Verde, absorve em média 180 kg de CO2.
http://www.iniciativaverde.org.br/pt/
Então quantas árvores devemos plantar para neutralizar o CO2 gerado?
Simples, basta dividir a massa de CO2 gerada por ano por 180 e teremos o número de árvores a ser plantada por ano!
Ou seja:
1 ano de uso de veículo (15000km por ano)
Motor 1.0
Álcool – 12 árvores
Gasolina – 14 árvores
Motor 1.8 a 2.4
Álcool – 20 árvores
Gasolina – 23 árvores
É pessoal...
O “negócio” é complexo!
Será que pensamos seriamente neste problema?
No caso específico do nosso Fusca, geralmente temos um único combustível, daí a escolha ecológica tem que ser o álcool! E caso opte por gasolina se prepare para plantar umas 20 árvores por ano a cada 15000km rodados...
Isto pois ele costuma gastar mais que o 1.0 hipotético que levei em consideração acima...
Se for um "fortão" então... faça a proporção em relação ao consumo do1.0 a gasolina para ter a idéia da "mini floresta" a ser plantada anualmente!
Vamos pensar nos nossos filhos e netos...
[]s,
Master Verde... digo Vader!
O que estamos fazendo por ele?
Tomamos alguns cuidados especiais em relação ao que consumimos e principalmente em relação ao que descartamos?
Será que é uma teoria conspiratória ou nosso Planeta está doente mesmo e temos que tentar a todo custo reverter este quadro?
Na minha opinião estamos sim numa situação pouco favorável quanto ao meio ambiente e vou aproveitar para comentar sobre um assunto do qual estou bastante familiarizado, pois trabalho nesta área. Assim espero que possa dar alguma contribuição neste sentido (criticas serão aceitas, pois não sou o dono da verdade).
O aspecto do qual comentarei é o nível de emissões de CO2 pelos veículos e o ciclo do carbono! Aquele que foi centro das atenções em Kioto!
Sou Engenheiro mecânico especialista em motores e trabalho numa multinacional onde fui responsável por “Power Train Aftersales” (atividades depôs vendas ligadas a Motores e transmissões).
Desculpem a extensão do tópico, mas gosto de ser detalhista justamente para demonstrar a veracidade e lógica!
O ponto é o seguinte:
Um veículo pequeno 1.0 consome em média no trânsito ao redor de:
10km/l de álcool ou 14km/l de gasolina (considerando versões Flex).
Daí considerando a estequiometria de ambos os combustíveis (álcool – C2H5OH e Gasolina Normal Heptana C7H16), chegamos a valores médios de emissão de CO2, da seguinte forma:
Álcool
C2H6O + O2 + N2 CO2 + H2O + N2, balanceando a reação e considerando a proporção prática de 21%O2 e 79%N2, teremos:
C2H6O + 3O2 + 11,3N2 2CO2 + 3H2O + 11,3N2
Pelas massas moleculares:
46g de C2H5OH (álcool) geram 88g de CO2
Analogamente para a gasolina teremos:
100g de C7H16 (gasolina) geram 308g de CO2
Considerando a densidade do álcool e da gasolina, bem como na prática o álcool combustível é hidratado com 7% de água e a gasolina tem 25% de álcool na sua mistura, conforme a ANP, teremos que fazer médias ponderadas com os valores acima obtidos para chegar aos valores de liberação de CO2 em cada caso!
Assim, teremos que a cada km emitimos 142g/km de CO2 com álcool e e 167g/km com gasolina! .
Assim, a emissão por km rodado será:
142g/km de CO2 para carros movidos a álcool e
167g/km de CO2 para carros movidos a gasolina
Considerando uma média de rodagem por ano de 15000km no Brasil, assim por ano um veículo 1.0 gera (dados obtidos na empresa que trabalho), teremos:
2130 kg de CO2/ano movido a álcool e
2505 kg de CO2/ano movido a gasolina.
Se falarmos então de carros maiores como os Sedans ou Vans com motores de 1.8 a 2.4, normalmente teremos emissões maiores ao redor de 65 a 70% maior de CO2, ou seja:
3555 kg de CO2/ano movido a álcool e
4185 kg de CO2/ano movido a gasolina.
Isto já mostra que se utilizarmos em veículos Flex o álcool geraremos ao redor de 18% menos emissão de CO2, o que é bastante significativo!
Outro aspecto, é o fato de que o CO2 também é absorvido pelas plantações de cana de açúcar, fazendo com que o Ciclo de Carbono para o álcool seja fechado, ou seja o álcool gera CO2 ao ser queimado nos motores, porém na mesma proporção é absorvido pela plantação sucessiva de cana de açúcar através da fotossíntese!
No caso da gasolina, como se trata de combustível fóssil, o CO2 gerado não será incorporado novamente ao Petóleo! Desta forma o combustível de origem fóssil mesmo o tão afamado GNV não tem o ciclo de carbono fechado.
Isto por si só já mostra que o álcool é infinitamente menos pernicioso ao meio ambiente!
Devemos também avaliar que veículos com motores maiores (3.0 ou mais) muitas vezes não tem a versão Flex, assim como todos modelos importados!
Neste aspecto o uso de veículos menores e, sobretudo nacionais (Flex é claro) possibilita um uso mais consciente e menos danoso ao meio ambiente.
Porém muitos usam a gasolina por questões de indisponibilidade de álcool, e mesmo os que usam álcool podem neutralizar suas emissões em relação ao CO2 gerado!
Como?
Cada árvore plantada segundo a ONG Iniciativa Verde, absorve em média 180 kg de CO2.
http://www.iniciativaverde.org.br/pt/
Então quantas árvores devemos plantar para neutralizar o CO2 gerado?
Simples, basta dividir a massa de CO2 gerada por ano por 180 e teremos o número de árvores a ser plantada por ano!
Ou seja:
1 ano de uso de veículo (15000km por ano)
Motor 1.0
Álcool – 12 árvores
Gasolina – 14 árvores
Motor 1.8 a 2.4
Álcool – 20 árvores
Gasolina – 23 árvores
É pessoal...
O “negócio” é complexo!
Será que pensamos seriamente neste problema?
No caso específico do nosso Fusca, geralmente temos um único combustível, daí a escolha ecológica tem que ser o álcool! E caso opte por gasolina se prepare para plantar umas 20 árvores por ano a cada 15000km rodados...
Isto pois ele costuma gastar mais que o 1.0 hipotético que levei em consideração acima...
Se for um "fortão" então... faça a proporção em relação ao consumo do1.0 a gasolina para ter a idéia da "mini floresta" a ser plantada anualmente!
Vamos pensar nos nossos filhos e netos...
[]s,
Master Verde... digo Vader!
Comment