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ControlAr - São Paulo

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  • ControlAr - São Paulo

    Meus Amigos,

    Boa tarde!

    Pessoal, gostaria de abrir esta discussão para saber o que vcs estão fazendo e passando.

    Como é de conhecimento de alguns ou de muitos, todos os carros da cidade de São Paulo deverão passar pela inspeção veicular, onde serão verificados os itens de emissão de poluentes.

    Não, não, é uma coisa ruim, pois esta tratando de assunto muito importante e que merece no mínimo, muita atenção de todos nós.

    Afinal de contas, os tornados, alterações bruscas de temperatura, ciclones (furacões, na verdade) estão se tornando uma realidade muito constante, para um país que até pouco tempo atrás não sabia o que era isso.

    Gostaria de saber se alguém já conseguiu fazer e como foi o procedimento realizado com o Fusca nosso de cada dia...

    Abaixo, coloco o procedimento que se encontra no site da Controlar (www.controlar.com.br):

    A inspeção de veículos do ciclo Otto é realizada conforme Resolução CONAMA n.º 07/93 e Portaria n.º 04/SVMA-G/2009 e segue os seguintes passos:


    PRÉ-INSPEÇÃO VISUAL

    Dela fazem parte:

    - Verificação da compatibilidade com o cadastro do DETRAN, no tocante á:
    • Cor
    • Combustível
    • Categoria
    • Marca/modelo

    Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REJEITADO, não podendo realizar a inspeção, recebendo então, o respectivo Relatório de Inspeção.

    - Pré- inspeção visual propriamente dita

    Antes de iniciar a inspeção, o Inspetor deverá proceder a uma pré-inspeção visual do veículo para verificar se o mesmo está apto a ser inspecionado onde serão verificados:
    • Funcionamento irregular do motor.
    • Emissão de fumaça visível (exceto vapor d'água)
    • Vazamentos aparentes (lubrificante:- gotejamento/combustível/água)
    • Alteração do sistema de escapamento (corrosão excessiva, furos, falta de componentes)

    Caso o veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será considerado REJEITADO, não podendo iniciar os procedimentos de inspeção, sendo então, emitido o Relatório de Inspeção.

    INSPEÇÃO VISUAL

    Caso o veículo não tenha sido rejeitado, será encaminhado para a inspeção visual.

    Na inspeção visual, serão verificados a existência e o estado aparente dos itens de controle de emissão, previstos para a respectiva marca/modelo/ano do veículo.

    - Sistema PCV (ventilação positiva do cárter) ausente ou danificado.

    - Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares.

    - Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado.

    - Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares.

    - Cânister ausente ou danificado.

    - Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares.

    - Presença, tipo de aplicação, estado geral, verificação do conteúdo e fixação do catalisador, irregulares.

    - Presença, fixação e conexão elétrica de sonda lambda, irregulares.

    - Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado.

    - Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares.

    Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.

    Antes de iniciar a medição das emissões de gases, o veículo pode ser selecionado para ser submetido à inspeção de ruído.

    MEDIÇÃO DE GASES

    No veículo que for movido por mais de um combustível, serão efetuados os testes com cada um dos combustíveis.

    Antes da medição das emissões de gases, deve-se determina a verificação da rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases.

    Para a execução das medições de emissões de gases, será seguida a seqüência abaixo descrita, que será orientada pelo software instalado no computador do equipamento:

    - Posicionamento da sonda no escapamento do veículo.

    - Previamente à medição dos gases de escapamento, deverá ser realizada a descontaminação do óleo do cárter mediante a aceleração em velocidade angular constante, de 2500 ± 200 RPM, sem carga e sem uso do afogador, durante um período mínimo de 30 segundos.

    - Após a descontaminação de 30 segundos, o equipamento inicia automaticamente a medição dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento do veículo a 2500 RPM ± 200 RPM, sem carga.

    - Se os valores medidos atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Em caso de aprovação, será emitido o certificado de Aprovação do Veículo.

    - Se os valores de CO e HC medidos em regime de 2500 ± 200 RPM após a descontaminação de 30 segundos, não atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser mantido em aceleração por um período total de até 180 segundos, durante o qual o equipamento deverá efetuar medições sucessivas dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento.

    - Tão logo o equipamento obtenha resultado que possibilite a aprovação do veículo durante o limite de 180 segundos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Se, depois de decorrido o tempo de 180 segundos, os resultados das medições ainda estiverem acima dos limites, o motor deverá ser desacelerado e o veículo considerado reprovado.
    Ricardo Zampolli
    Fusca - Ano 1965
    Motor 1300
    Pertronix Ignitor I
    São Paulo - SP

  • #2
    Re: ControlAr - São Paulo

    Eu gostaria de saber os limites de emissões para os carros antigos..

    Comment


    • #3
      Re: ControlAr - São Paulo

      Se eu não estiver muito enganado, somente os carros de ano 2002 pra cima, estão obrigados a passar pela inspeção.

      Como somente alguns modelos mais antigos tinham catalizador, e não existiam normas para controle de poluentes desse ano (2002) para trás, eles não são obrigados a fazer a inspeção.

      Outro detalhe importante, e que não é divulgado, é que o valor pago pela inspeção pode ser reembolsado...

      "Para pedir o reembolso, seu veiculo deve estar com o licenciamento 2009 pago e nao ter mais nenhum debito,fazer o pedido no site https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/ onde sera depositado na sua conta(tem que ser conta propria)ou ordem de pagamento, e é devolvido em lotes sendo que vc recebe no mes seguinte ao que vc fez o pedido.."

      Acho que é isso!
      Abs
      Ricardo Thome
      Puma GTS 75 - 1600 cc
      Injeção?!?! Só para doentes!!!!

      Comment


      • #4
        Re: ControlAr - São Paulo

        Postado originalmente por spritezero
        Se eu não estiver muito enganado, somente os carros de ano 2002 pra cima, estão obrigados a passar pela inspeção.

        Como somente alguns modelos mais antigos tinham catalizador, e não existiam normas para controle de poluentes desse ano (2002) para trás, eles não são obrigados a fazer a inspeção.

        Outro detalhe importante, e que não é divulgado, é que o valor pago pela inspeção pode ser reembolsado...

        "Para pedir o reembolso, seu veiculo deve estar com o licenciamento 2009 pago e nao ter mais nenhum debito,fazer o pedido no site https://www3.prefeitura.sp.gov.br/devolucao/ onde sera depositado na sua conta(tem que ser conta propria)ou ordem de pagamento, e é devolvido em lotes sendo que vc recebe no mes seguinte ao que vc fez o pedido.."

        Acho que é isso!
        Abs
        A partir dete ano será extendido a todos os veículos e não terá mais reembolso !!!
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

        Comment


        • #5
          Re: ControlAr - São Paulo

          Não dá pra entender.. vi relatos que no RJ tem nego com fusca antigo (aliás, ano 2002 pra baixo entram TODOS os fuscas ) sendo reprovado!!! Se todo carro até 2002 não precisa passar pela inspeção, NENHUM fusca deveria passar por ela!!!

          Cuidado com a "boatagem"!

          Comment


          • #6
            Re: ControlAr - São Paulo

            Vejam que os limites são diferentes conforme o ano do veículo.
            Vejam os anexos 1, 3 e 5 da Portaria que rege esta avaliação.
            Anexas as tabelas que definem os limites conforme ano e combustível utilizado.
            Arquivos Anexos
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #7
              Re: ControlAr - São Paulo

              Pode não ser uma maravilha para acertarmos nossos Besouros, mas nem tudo está perdido.
              Lembram que eu já falava em receitas de preparação ecologicamente correta?!
              HEHE!
              Comando W100, taxa um pouco mais alta, catalizador, etc...
              Tudo bem discreto e eficiente.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
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              • #8
                Re: ControlAr - São Paulo

                Meus Amigos,

                Gostaria de compartilhar com vcs um resultado positivo com a minha inspeção veicular.

                Consegui aprovar o meu carro com algumas alterações, até que achei simples, mas ajudaram bastante.

                No inicio, realizei uma pré-inspeção, para saber como o carro estava realmente, e obtive os seguintes resultados:

                COc = 8,25
                HC = 3015

                Numeros altos para a aprovação.

                Conversando com um amigo mecanico, iniciamos os ajustes necessarios.

                Regulamos as valvulas em 0,10 mm (original)
                O ponto do motor foi regulado proximo do zero
                Reduzimos o volume da cuba do carburador
                Como eu estou usando o modulo Tonella de ignição, coloquei uma pré-resistencia e instalei a bobina do gol MI, com o cabo da bobina para o distribuidor em 10mm
                A regulagem do carburador, ficou bem pobre em mistura ar/combustivel
                Troquei o abafador do escapamento (o meu estava muito ruim)
                Instalei um produto chamado TURBIX (www.turbix.com.br)

                Refiz a pré inspeção e consegui os seguintes numeros:

                COc = 2,85
                HC = 385

                Na inspeção que fiz no dia 08/06, consegui valores melhores e fui aprovado, vejam o anexo.

                Espero que isso possa ajudar alguem que ainda não fez a não gastar muita grana, pois existem alguns mecanicos dizendo que vc precisa colocar um catalizador no carro e pedindo até 1000,00 para colocar o escape do Itamar.
                Arquivos Anexos
                Ricardo Zampolli
                Fusca - Ano 1965
                Motor 1300
                Pertronix Ignitor I
                São Paulo - SP

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                • #9
                  Re: ControlAr - São Paulo

                  dicas do motor afinado e aprovado do antonio carlos:Brunimento das camisas,aneis de segmento zerados,Valvulas vedando bem,guias de valvula em bom estado(como o fusca não tem um retentopr de valvula descente,fica a cargo da guia vedar o óleo),acderto na carburação(velas marrom e escape com a ponta branca e sem borras).Segredo tá no desgaste do motor,muitas vezes ovalização dos cilindros.O escape tb reprova,vedem tudo pq a maquina reprova por alta diluição.Outra coisa que tb ajuda é o veículo ter motor a alcool(no caso eu faço a mistura).Empobrecer a mistura ajuda quando o motor tá cansado,mas prefiro trabalhar com que está dando certo,a mecanica toda bem retificada.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                  • #10
                    Re: ControlAr - São Paulo

                    Postado originalmente por Antonio carlos
                    dicas do motor afinado e aprovado do antonio carlos:Brunimento das camisas,aneis de segmento zerados,Valvulas vedando bem,guias de valvula em bom estado(como o fusca não tem um retentopr de valvula descente,fica a cargo da guia vedar o óleo),acderto na carburação(velas marrom e escape com a ponta branca e sem borras).Segredo tá no desgaste do motor,muitas vezes ovalização dos cilindros.O escape tb reprova,vedem tudo pq a maquina reprova por alta diluição.Outra coisa que tb ajuda é o veículo ter motor a alcool(no caso eu faço a mistura).Empobrecer a mistura ajuda quando o motor tá cansado,mas prefiro trabalhar com que está dando certo,a mecanica toda bem retificada.Abraços
                    Tá falando em fazer um "rabo-de-galo" Antônio?
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                    • #11
                      Re: ControlAr - São Paulo

                      Postado originalmente por Zampollir
                      Meus Amigos,

                      Gostaria de compartilhar com vcs um resultado positivo com a minha inspeção veicular.

                      Consegui aprovar o meu carro com algumas alterações, até que achei simples, mas ajudaram bastante.

                      No inicio, realizei uma pré-inspeção, para saber como o carro estava realmente, e obtive os seguintes resultados:

                      COc = 8,25
                      HC = 3015

                      Numeros altos para a aprovação.

                      Conversando com um amigo mecanico, iniciamos os ajustes necessarios.

                      Regulamos as valvulas em 0,10 mm (original)
                      O ponto do motor foi regulado proximo do zero
                      Reduzimos o volume da cuba do carburador
                      Como eu estou usando o modulo Tonella de ignição, coloquei uma pré-resistencia e instalei a bobina do gol MI, com o cabo da bobina para o distribuidor em 10mm
                      A regulagem do carburador, ficou bem pobre em mistura ar/combustivel
                      Troquei o abafador do escapamento (o meu estava muito ruim)
                      Instalei um produto chamado TURBIX (www.turbix.com.br)

                      Refiz a pré inspeção e consegui os seguintes numeros:

                      COc = 2,85
                      HC = 385

                      Na inspeção que fiz no dia 08/06, consegui valores melhores e fui aprovado, vejam o anexo.

                      Espero que isso possa ajudar alguem que ainda não fez a não gastar muita grana, pois existem alguns mecanicos dizendo que vc precisa colocar um catalizador no carro e pedindo até 1000,00 para colocar o escape do Itamar.
                      Ótimo resultado.

                      Na minha opinião a regulagem da carburação bem feita é a principal fonte do resultado.
                      Empobrecê-la é o caminho em relação aos nossos Fuscas
                      CO E HC dependem diretamente da mistura. Quanto mais rica maiores seus indices.
                      Os Nox crescem inversamente, porém na atual fase de inspeção não é a bola da vez.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        Re: ControlAr - São Paulo

                        Postado originalmente por Master Vader
                        Ótimo resultado.

                        Na minha opinião a regulagem da carburação bem feita é a principal fonte do resultado.
                        Empobrecê-la é o caminho em relação aos nossos Fuscas
                        CO E HC dependem diretamente da mistura. Quanto mais rica maiores seus indices.
                        Os Nox crescem inversamente, porém na atual fase de inspeção não é a bola da vez.
                        Vader,

                        Esqueci de mencionar, eu fiz também uma espécie de decantação da gasolina, misturando agua nela para que o álcool fosse para baixo e drenei a gasolina, mais "pura".

                        Assim, acho que o HC baixou um pouco mais por isso...
                        Ricardo Zampolli
                        Fusca - Ano 1965
                        Motor 1300
                        Pertronix Ignitor I
                        São Paulo - SP

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                        • #13
                          Re: ControlAr - São Paulo

                          Postado originalmente por Zampollir
                          Vader,

                          Esqueci de mencionar, eu fiz também uma espécie de decantação da gasolina, misturando agua nela para que o álcool fosse para baixo e drenei a gasolina, mais "pura".

                          Assim, acho que o HC baixou um pouco mais por isso...
                          Já fiz esta decantação há um tempo atrás para tirar o álcool e aí aditivá-la com outros produtos (há uns 20 anos atrás).
                          Contudo a decantação só vai piorar neste aspecto, pois como sairá o álcool, a mistura ficará mais rica, afinal a gasolina E0 (sem álcool) usa relação estequiométrica ao redor de 14,7:1 e a carburação em geral está acertada para os típicos 20 a 25% de álcool (gasolina chamada de E20).
                          Assim se fizer este procedimento, trabalhará com ele mais rico e terá mais dificuldades na geração de HC e CO.
                          A adição de pequenas quantidades de álcool inclusive ajuda neste aspecto.
                          Contudo com certeza o mérito de sua regulagem foi muito positivo, afinal dois pontos devem ser ressaltados.

                          1) a regulagem bem pobre em marcha lenta (a principal medida na minha opinião)

                          2) O avanço bem pequeno, afinal diminuindo o avanço, a queima de uma mistura já empobrecida acaba ocorrendo mais tarde e seprolonga no sistema de escape, o qual trabalha em temperatura mais elevada, ajudando a otimizar as reações químicas inacabadas e portanto transformando as moléculas de Co em Co2 e de HC em H20 e CO2, como se fosse uma versão simplificada de um catalisador.

                          devemos lembrar também que quando temos um escape um pouco mais restrito, auxiliamos a eliminação destas emissões, pois com o aumento da contrapressão o aumento da temperatura ajuda nestas reações.

                          O motor tork utiliza válvulas de escape menores justamente em função disto.

                          Outra solução que pode ser adotada, é o uso de folga de 0,15mm no escape e 0,05mm na admissão
                          Com esta solução ainda mais auxiliaremos as reações mais completas no escape.

                          Parabéns mais uma vez pelo resultado

                          E vendo os dados da medição podemos nos orgulhar que nosso besouro pode passar perto inclusive de veículos bem mais novos e mesmo sem catalisadores, basta ver as tabelas limites em função do ano de fabricação e dos resultados que o Zampolir alcançou.

                          Nota dez este tópico!
                          "Master Vader"
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                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                          • #14
                            Re: ControlAr - São Paulo

                            Postado originalmente por Master Vader
                            Já fiz esta decantação há um tempo atrás para tirar o álcool e aí aditivá-la com outros produtos (há uns 20 anos atrás).
                            Contudo a decantação só vai piorar neste aspecto, pois como sairá o álcool, a mistura ficará mais rica, afinal a gasolina E0 (sem álcool) usa relação estequiométrica ao redor de 14,7:1 e a carburação em geral está acertada para os típicos 20 a 25% de álcool (gasolina chamada de E20).
                            Assim se fizer este procedimento, trabalhará com ele mais rico e terá mais dificuldades na geração de HC e CO.
                            A adição de pequenas quantidades de álcool inclusive ajuda neste aspecto.
                            Contudo com certeza o mérito de sua regulagem foi muito positivo, afinal dois pontos devem ser ressaltados.

                            1) a regulagem bem pobre em marcha lenta (a principal medida na minha opinião)

                            2) O avanço bem pequeno, afinal diminuindo o avanço, a queima de uma mistura já empobrecida acaba ocorrendo mais tarde e seprolonga no sistema de escape, o qual trabalha em temperatura mais elevada, ajudando a otimizar as reações químicas inacabadas e portanto transformando as moléculas de Co em Co2 e de HC em H20 e CO2, como se fosse uma versão simplificada de um catalisador.

                            devemos lembrar também que quando temos um escape um pouco mais restrito, auxiliamos a eliminação destas emissões, pois com o aumento da contrapressão o aumento da temperatura ajuda nestas reações.

                            O motor tork utiliza válvulas de escape menores justamente em função disto.

                            Outra solução que pode ser adotada, é o uso de folga de 0,15mm no escape e 0,05mm na admissão
                            Com esta solução ainda mais auxiliaremos as reações mais completas no escape.

                            Parabéns mais uma vez pelo resultado

                            E vendo os dados da medição podemos nos orgulhar que nosso besouro pode passar perto inclusive de veículos bem mais novos e mesmo sem catalisadores, basta ver as tabelas limites em função do ano de fabricação e dos resultados que o Zampolir alcançou.

                            Nota dez este tópico!
                            Eu tenho saudades da gasolina azul da decada de 70 e 80... risos...
                            Ricardo Zampolli
                            Fusca - Ano 1965
                            Motor 1300
                            Pertronix Ignitor I
                            São Paulo - SP

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                            • #15
                              ControlAr - São Paulo

                              Postado originalmente por Master Vader
                              Já fiz esta decantação há um tempo atrás para tirar o álcool e aí aditivá-la com outros produtos (há uns 20 anos atrás).
                              Contudo a decantação só vai piorar neste aspecto, pois como sairá o álcool, a mistura ficará mais rica, afinal a gasolina E0 (sem álcool) usa relação estequiométrica ao redor de 14,7:1 e a carburação em geral está acertada para os típicos 20 a 25% de álcool (gasolina chamada de E20).
                              Assim se fizer este procedimento, trabalhará com ele mais rico e terá mais dificuldades na geração de HC e CO.
                              A adição de pequenas quantidades de álcool inclusive ajuda neste aspecto.
                              Contudo com certeza o mérito de sua regulagem foi muito positivo, afinal dois pontos devem ser ressaltados.

                              1) a regulagem bem pobre em marcha lenta (a principal medida na minha opinião)

                              2) O avanço bem pequeno, afinal diminuindo o avanço, a queima de uma mistura já empobrecida acaba ocorrendo mais tarde e seprolonga no sistema de escape, o qual trabalha em temperatura mais elevada, 2) O avanço bem pequeno, afinal diminuindo o avançoajudando a otimizar as reações químicas inacabadas e portanto transformando as moléculas de Co em Co2 e de HC em H20 e CO2, como se fosse uma versão simplificada de um catalisador.

                              devemos lembrar também que quando temos um escape um pouco mais restrito, auxiliamos a eliminação destas emissões, pois com o aumento da contrapressão o aumento da temperatura ajuda nestas reações.

                              O motor tork utiliza válvulas de escape menores justamente em função disto.

                              Outra solução que pode ser adotada, é o uso de folga de 0,15mm no escape e 0,05mm na admissão
                              Com esta solução ainda mais auxiliaremos as reações mais completas no escape.

                              Parabéns mais uma vez pelo resultado

                              E vendo os dados da medição podemos nos orgulhar que nosso besouro pode passar perto inclusive de veículos bem mais novos e mesmo sem catalisadores, basta ver as tabelas limites em função do ano de fabricação e dos resultados que o Zampolir alcançou.

                              Nota dez este tópico!
                              Vader, ficou uma dúvida: Quando você citou em " 2) O avanço bem pequeno, afinal diminuindo o avanço..."

                              É isso mesmo??? Ou o contrário???

                              E de quanto esse avanço, mesmo que pequeno?

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