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ControlAr - São Paulo

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  • #61
    Re: ControlAr - São Paulo

    Acho que piora na minha idéia, se a mistura já esta pobre em Marcha Lenta, diminuindo fica mais ainda, não seria? Cheguei a colocar menor mas o fator de diluição aumentou ou seja triplicou. Retirei os balancins 1,25 das admissões, folga maior de valvulas e acabei colocando giclês de M. Lenta maiores o carro para andar melhou so não fiz a medição ainda, percebi que a mistura engordou bem na lenta, as bases trabalham bem mais geladas, estou pensando em montar um 4X1 com catalisador, acho que resolveria, o que acha.
    Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
    São Paulo - SP
    O seu carro
    é do ano ?
    Desculpe o meu é do século

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    • #62
      Re: ControlAr - São Paulo

      Bravox,

      Chegou a ajustar os parafusos de mistura quando trocou os giclês de marcha-lenta?
      Acredito que, no seu caso, a mistura de M.L. está pobre devido ao parafuso da mistura estar muito fechado, não devido ao giclê ser menor. Eu acho que um giclê menor de M.L., mais o parafuso de mistura mais aberto, digamos voltar meia volta do ponto em que o motor começa a balançar quando vai fechando, ajudaria a diminuir o HC e aumentar um pouco o CO.
      Na minha Kombi com duas Solex 32, tava com giclê de marcha-lenta 55, parafuso de mistura fechado no limite do motor começar a balançar, e deu rotação M.L. 630rpm, HC 7037, mas CO 0,23, fator diluição 2,90.
      Baixei o giclê M.L. para 50, abri meia volta no parafuso de mistura do ponto em que começava a balançar, subi a marcha-lenta para perto de 1000rpm e consegui passar, com marcha-lenta a 1019rpm, HC 292, CO 2,34 e Fator diluição 1,09.
      Last edited by Madai; 25-10-2010, 05:49 PM.
      Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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      • #63
        Re: ControlAr - São Paulo

        apos a inspeção, cheguei a fazer uma pré em seguida, fechei e abrir o parafuso de ML com a maquina é nada.
        Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
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        • #64
          Re: ControlAr - São Paulo

          Putz, dureza, hein...
          Essa inspeção é de tirar o sono...
          Fiz uma pré com a Parati, e não foi nada bom... CO na M.L. em 4,86 e 5,49 a 2500rpm. Isso com catalisador novo.
          Estou tentando acertar no hallmeter que instalei, mas ficou uma giclagem que me dá medo de abrir um buraco no pistão.

          Falando em catalisador, tenho dúvidas em relação à sua real eficiência para diminuição de poluentes.
          Repare que os resultados da minha Kombi sem catalisador atendem perfeitamente às exigências de carros de 1992 até 1996, onde é exigido o uso do catalisador, enquanto que meus dois APs com catalisador estão com níveis de CO acima dos obtidos pela Kombi...Isso mesmo com o catalisador novo, com 2000km rodados, e motores novos, pois estão com cerca de 4000km rodados após a retífica, enquanto que a Kombi está com uns 30.000km, 40.000km de estrada...
          No meu entender, o jeito é mexer na carburação mesmo, pois investir em tubulação de escapamento e catalisador pode não trazer o resultado esperado.
          Last edited by Madai; 26-10-2010, 06:54 PM.
          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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          • #65
            Re: ControlAr - São Paulo

            Ontem conversando com um amigo, mecânico ele também não aposta no catalisador, já viu casos como o que acabou de mencionar, ele sugere eu fazer uma pré agora sem o balancins 1,25 e com as válvulas mais soltas 20-30. Não sendo bom, montar carburação simples mesmo no álcool e funcionar com gasosa, acertar no ponto e andar na boa.
            Dizem que o catalisador reduz de 50 a 90%, se for assim passa folgado, mas a duvida vale o investimento para arriscar.
            Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
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            • #66
              Re: ControlAr - São Paulo

              Bravox,
              Que ano e combustível é o seu carro no documento? É de ano com limite até 6% de CO?
              Dizem que a Controlar reprova de cara quando o combustível usado não bate com o documento.
              Acredito que, com o corre-corre de carros para verificar, alguns inspetores esquecem de verificar se o combustível usado é o mesmo do documento, mas, a princípio, acho que reprova...
              Na dúvida, alterei a documentação no despachante, pois o Gol troquei de gasolina para álcool. É um saco, decalque do chassi e número do motor, verificação de chassi e número do motor no Detran, vistoria de segurança (luzes, suspensão, freios), taxas e taxas...
              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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              • #67
                Re: ControlAr - São Paulo

                O meu esta homologado no doc. potencia e combustivel (alcool), fiz em 2007, meu é 77 6%CO e 1100HC, tenho amigos que no doc é gasolina e passara com motor a alcool.

                abs
                Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
                São Paulo - SP
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                • #68
                  Re: ControlAr - São Paulo

                  Para todos do forum, se tiver alguyma oficina que tenha o analizador de gases, fica mais facil de acertar suas maquinas
                  o meu está original com tudo da Brasilia, mas coloquei o escapamento do Itamar, inteiro,
                  acertei as medidas e depois coloquei o catalizador pra ver no que dava. As medidas de CO ficaram e 0,01, tanto acelerado como na lenta, e o HC, não passou de 150 ppm.

                  Faço bastante fusca aqui, e regulo as valvulas com pelo menos 0,25mm,
                  ponto de igição entre 5º e 10º, calibração original nos carburadores.
                  se o motor tiver saudavel, passa de boa, dentro dos padrões do CONAMA, que a CONTROL AR adotou

                  Se a ignição for de platinado, tem de se regular o angulo de permanencia, com o multimetro, em 47º.( padrão original, entre 45 e 50 )

                  Tem mais , o catalizador só se coloca qdo as medidas estão dentro do ideal, somente pra poder derrubar mais doq ue já está, se não fizer assim é possivel de danificar o catalizador e ele não servir pra mais nada, mesmo novo !!!!

                  motor original 1600 gasilina
                  carburação dupla 30/32 PDSI
                  giceur principal 145
                  " M.Lenta 52,5
                  Respiro principal 125
                  avanço inicial de ignição 7º
                  reg. Valvulas 0,25 mm
                  depois eu posto uma copia do laudo da CONTROL AR.
                  Anor Mecânico

                  Reparação Automotiva
                  Instalação de Acessórios
                  Personalização de Motores
                  Adaptação de Equipamentos
                  Especializado em Antigos e VW ar

                  Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                  e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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                  • #69
                    Re: ControlAr - São Paulo

                    Concordo com o Anor.

                    Se as medidas não estão dentro das ideais, só vai estragar o catalisador.
                    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                    • #70
                      Re: ControlAr - São Paulo

                      Aliás, tomei pau na Parati por causa da falta do cânister!!!

                      Depois de caçar bastante em autopeças e peças usadas, consegui montar o sistema de cânister e levei para a inspeção.

                      Consegui passar, ufa! Agora só ano que vem!

                      Segue os resultados abaixo:
                      RPM COc HCc Fator Dil.
                      979rpm 0,16 166 0.99
                      2500rpm 1,15 89 0.92

                      Os números são ótimos do ponto de vista de meio ambiente, mas o carro... O hallmeter fica variando entre pobre e ideal, a temperatura do motor fica alta, e as velas estão branquinhas... Sem falar numa perceptível falta de torque e potência.
                      Logo após a aprovação, já recalibrei tudo para evitar um pistão furado!
                      É aquela coisa... Se fosse um motor totalmente original de fábrica, onde foram gastos milhares de horas de testes em avanço de ignição, configurações de carburação e etc, ficar abaixo do limite de CO (3%, bastante difícil de conseguir num carburado) estabelecido não é tão difícil, sem estragar o motor. Só que o meu motor foi trocado os pistões e o virabrequim pelo do 2.0, cabeçote pelo de de tuchos hidráulicos e o comando de válvulas pelo do Gol GTi, porém com carburação Weber TLDZ e distribuidor do 1.8 gasolina. Ou seja, em algum momento ou a carburação não estará alimentando corretamente, ou o avanço de ignição não vai ser a ideal, etc, sendo, portanto, bastante difícil passar na inspeção, manter a calibragem e não estragar o motor...
                      Enfim, acabou a novela! Pelo menos até o ano que vem, com a diferença que agora já conheço os macetes...
                      Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                      • #71
                        Re: ControlAr - São Paulo

                        Minhas duas inspeções, a primeira com platinado e a segunda com ignição hall, meu motor é 1700, com cabeçotes de 1500 e válvulas de 1600, carburação simples, o que acham que devo fazer?
                        Arquivos Anexos
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

                        (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

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                        • #72
                          Re: ControlAr - São Paulo

                          Olhando os resultados da sua inspeção, e comparando com a tabela que o usuário BRAVOX colocou no tópico http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7701
                          mais experiência própria, arrisco a dizer que seu parafuso de mistura está muito fechado. Tente abrir 1/4 de volta para ver se o CO aumenta e o HC diminui. E tente manter a rotação de marcha lenta próxima de 1000RPM.
                          Se não der certo, tente diminuir o giclê de marcha lenta
                          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                          • #73
                            Re: ControlAr - São Paulo

                            Madei,

                            No caso, acima não seria mistura pobre na lenta, como no meu, os valores de CO estão baixos e o HCc na lenta esta alto, quando acelerado a 2500rpm (ficando + rico) o valor cai mais de 70% fica super baixo, talvez na "minha opinião" teria que testar um gicler maior na lenta na casa de 10 a 15 pontos a mais, o que acha??????????

                            No meu carro, troquei o gigler da época que fui reprovado, (67,5) por um 85 usados nos opalas, minha carbura é 2 Solex 40 DEIS, tenho hoje um valor no vacuometro de IDEAL, antes bem longe disto, o carro pega fácil, a marcha lenta esta ótima, AGORA SO FALTA fazer uma pré-inspeção e ver o que da, estou otimista, se o problema era mistura pobre na lenta, acabei alimentando-a com mais combustível através de gigler bem, bem maior e olha esta ótimo para andar, os coletores estão bem, mas bem mais gelados, retirei também os balancins 1,25 das admissões e deixei uma folga de válvulas em 0,20.

                            Abs,

                            Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
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                            • #74
                              Re: ControlAr - São Paulo

                              Ops, muito bem observado, Bravox!
                              Seria aumentar o giclê, não diminuir...

                              Quanto ao seu carro, que bom, boas notícias!
                              Nos meus boxer a ar, também senti que o carro ficava melhor quanto mais se aproximava dos valores pedidos pelo Controlar. Só não foi assim nos APs, que têm limite bem mais baixo, 3,5% pro Gol a álcool e 3,00% para a Parati a gasolina.
                              Espero que tudo corra bem desta vez, estou na torcida!

                              Abraços!
                              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                              • #75
                                Re: ControlAr - São Paulo

                                Vai ser dificil ter fuca preparado daqui em diante...
                                minha fuca vai de W120 com balanceiros 1,25...
                                Apesar da injeção vai ser dificil passar..
                                Acho que vou retificar o velho e bom 1500 só pra passar na inspeção... vai ser o jeito...

                                []s
                                Dum
                                Fusca 65
                                Fusca 80

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