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ControlAr - São Paulo

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  • #76
    Re: ControlAr - São Paulo

    Olá Meus Amigos,

    Bem, a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro não serão as únicas a ter a inspeção veicular. Ela será valida para os carros cadastrados em municípios com mais de 3 milhões de carros.

    Consegui uma matéria no site do Estadão que fala um pouco sobre isso.

    Somente uma observação, porque pagar pela inspeção???? Isso para mim deveria ser coberto pelo valor do IPVA que recolhemos todos anos. Mas como esse dinheiro ninguém sabe para onde vai, a gente tem de pagar pela incompetência do poder publico.

    --------------------------------------------------------------------

    Acompanhem:

    Aprovada inspeção veicular nacional

    Conama determina que Estados e municípios com mais de 3 milhões de carros adotem controle de poluição

    21 de outubro de 2009

    O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou ontem a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo o País. Atualmente, somente Rio e São Paulo têm programas para fiscalizar a emissão de gases dos carros, embora há 13 anos exista regulamentação que permite a instalação desse tipo de controle. Para garantir que a resolução não fique apenas no papel, o colegiado determinou que somente vão poder ser licenciados carros que passem pela vistoria ambiental, a exemplo do que já ocorre na capital paulista.

    A resolução determina que todos os Estados do País e os municípios com frota superior a 3 milhões de veículos criem Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV) - um projeto onde são incluídas diretrizes sobre quem vistoriar, como e com que periodicidade. O plano tem de estar pronto em 1 ano, a contar da data da publicação da resolução. A partir disso, as autoridades terão mais 18 meses para iniciar as inspeções veiculares. Aqueles que desejarem podem fazer um período de testes, com duração máxima de um ano. Nesse intervalo, avaliações podem ser limitadas ou sem penalidades para carros reprovados nas vistorias.

    Os Estados também devem definir a área de abrangência do plano. Isso pode incluir cidades com frota de todos as dimensões. "Tudo vai depender das características de cada local, das prioridades das autoridades ambientais. Se a autoridade quiser, ela pode, por exemplo, instalar o plano em todo território do Estado", explicou o assessor da secretaria executiva do Ministério do Meio Ambiente, Volney Zanardi Júnior. Os PCPVs devem ser periodicamente analisados, para se avaliar o impacto da medidas adotadas. O esperado é que, com a inspeção, haja uma melhoria na qualidade do ar.

    A ideia é de que a inspeção comece por um grupo determinado de veículos, chamado de frota-alvo. "Cada local vai definir o grupo prioritário: podem ser carros de passeio, motos, veículos utilitários, caminhões", explicou. No caso de carros de passeio, há uma obrigação: se eles estiverem incluídos na frota-alvo, será obrigatória a avaliação a partir do segundo licenciamento.

    Esse prazo provocou polêmica ontem, durante a discussão da resolução. São Paulo reivindicava que o prazo mínimo fosse de 3 anos. O Rio, que fosse de 2 anos. A justificativa era a de que, embora haja carros relativamente novos, muitos apresentavam adulterações feitas pelos proprietários.

    VALORES

    A inspeção pode ser feita, no máximo, uma vez por ano. Os valores devem ser cobrados dos proprietários dos veículos. Mas as taxas serão estabelecidas pelo órgão de trânsito local. Quando o carro for reprovado, ele terá de passar por ajustes e somente então será submetido a outra análise.

    Além de regras para inspeção veicular, a resolução aprovada ontem tem ainda outros dois eixos: o de padrões para emissão dos veículos e padrões sonoros e um que harmoniza toda a regulamentação sobre o tema.

    Para a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Suzana Kahn, a resolução aprovada no Conama representa um instrumento importante para a melhoria da qualidade do ar no País. "De nada adianta estabelecermos padrões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar) para veículos novos, se a frota antiga continua a rodar, emitindo padrões além do que seria ideal."

    A RESOLUÇÃO

    Quem fica de fora: Os planos locais podem dispensar de inspeção obrigatória veículos militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação

    Revisão: O PCPV tem de ser periodicamente avaliado, observando novas alternativas de controle de poluição veicular, novas tecnologias e projeções referentes à frota circulante

    Prioridade: As inspeções devem começar em regiões que apresentem comprometimento da qualidade do ar provocado pelas emissões de poluentes de veículos

    Publicidade: Órgãos ambientais devem divulgar constantemente as condições da participação da frota-alvo

    Prazo: Veículos da frota-alvo devem ser inspecionados com antecedência máxima de 90 dias antes do licenciamento anual

    Competência: As inspeções obrigatórias devem ser feitas em centros distribuídos em áreas de abrangência do plano de inspeção. Mas o Ibama é quem fica encarregado de definir os procedimentos para avaliar o estado de manutenção do veículo.
    Last edited by Zampollir; 25-11-2010, 09:35 AM. Razão: Erro de escrita
    Ricardo Zampolli
    Fusca - Ano 1965
    Motor 1300
    Pertronix Ignitor I
    São Paulo - SP

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    • #77
      Re: ControlAr - São Paulo

      Pequeno off topic
      Aqui no rio, a inspeção é feita nos Detrans e inclusa no DUDA.

      Fiz minha inspeção na terça, estavam medindo gases em todos, na minha vez a funcionária do detran mandou que eu seguisse direto, informou que não estavam inspecionando carros antigos pra emissões porque este ano não era impeditivo para o licenciamento... Entretanto no doc do meu carro veio a obs que o carro foi reprovado na inspeção de gases.

      Vi outro carro (um del rey) que estava na outra linha de inspeção receber o mesmo tratamento. Um colega de trabalho, cujo carro é um palio weekend GNV passou pela mesma situação. E tb no doc consta "reprovado".

      Vamos ver o que acontece ano que vem...

      Abraços a todos.
      Localização: Rio de Janeiro - RJ
      Reforma do Fuscão: http://www.flickr.com/photos/3255866...88230798/show/

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      • #78
        Re: ControlAr - São Paulo

        Postado originalmente por marzano
        Vai ser dificil ter fuca preparado daqui em diante...
        minha fuca vai de W120 com balanceiros 1,25...
        Apesar da injeção vai ser dificil passar..
        Acho que vou retificar o velho e bom 1500 só pra passar na inspeção... vai ser o jeito...

        []s
        Marzano, depende do ano de fabricação do seu carro.
        Se for pré-79, não vai ser difícil, ainda mais com injeção eletrônica.
        O duro é se for Itamar, que tem limites de Co bem mais baixos. Penei para passar meus carros 92 (dois AP), mas não foi difícil com os ar 73 e 74.
        Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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        • #79
          Re: ControlAr - São Paulo

          Postado originalmente por camduque
          Minhas duas inspeções, a primeira com platinado e a segunda com ignição hall, meu motor é 1700, com cabeçotes de 1500 e válvulas de 1600, carburação simples, o que acham que devo fazer?
          camduque,

          No seu somente o HCC na lenta esta alto, vc precisa diminuir o volume da cuba do carburador. Ele esta derramando combustível em baixa rotação.

          Espero ter ajudado.
          Ricardo Zampolli
          Fusca - Ano 1965
          Motor 1300
          Pertronix Ignitor I
          São Paulo - SP

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          • #80
            Re: ControlAr - São Paulo

            Deixar o nivel da cuba com menos gasolina?

            Postado originalmente por Zampollir
            camduque,

            No seu somente o HCC na lenta esta alto, vc precisa diminuir o volume da cuba do carburador. Ele esta derramando combustível em baixa rotação.

            Espero ter ajudado.
            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

            (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

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            • #81
              Re: ControlAr - São Paulo

              Postado originalmente por camduque
              Deixar o nivel da cuba com menos gasolina?
              Sim, vc precisa calçar a agulha da boia com mais arruelas. Assim quando ele estiver em marcha lenta ele não irá transbordar combustível. E importante também é vc deixar o ponto de ignição o mais atrasado possível, próximo do zero.
              Ricardo Zampolli
              Fusca - Ano 1965
              Motor 1300
              Pertronix Ignitor I
              São Paulo - SP

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              • #82
                Re: ControlAr - São Paulo

                E aí Bravox,

                Alguma novidade com a inspeção?
                Tentarei ir no encontro deste domingo, 05/12/2010, que o AIRpower está organizando.
                Se você for, podemos trocar idéias.
                Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                • #83
                  Re: ControlAr - São Paulo

                  Postado originalmente por Zampollir
                  Sim, vc precisa calçar a agulha da boia com mais arruelas. Assim quando ele estiver em marcha lenta ele não irá transbordar combustível. E importante também é vc deixar o ponto de ignição o mais atrasado possível, próximo do zero.
                  Seria bom verificar se a bóia não está encharcando também.
                  Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                  • #84
                    Re: ControlAr - São Paulo

                    Zampollir, bom dia!

                    Desculpe-me a minha ignorância, mas acho que se abaixar o nível da cuba vai diminuir ainda mais a quantidade de combustível oferecido e a mistura ficaria mais pobre ainda, não sei é o que penso, no caso do Canduque os resultados indicam MISTURA POBRE NA ML, correto? (CO e HC baixo na Lenta e a 2500rpm e HC alto na ML), na minha opinião o gicler de lenta deve ser maior, e não esquecer de usar um ponto menor é abertura de valvulas maiores tipo 0,25. É o mesmo que acontece no meu motor, já diminuir o nível que estava bom é não melhorou, no meu caso tenho comando W110 Engle e balancins 1,25.

                    abs.
                    Last edited by Bravox; 06-12-2010, 12:02 PM.
                    Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
                    São Paulo - SP
                    O seu carro
                    é do ano ?
                    Desculpe o meu é do século

                    Comment


                    • #85
                      Re: ControlAr - São Paulo

                      pessoal qual seria a bobina idel para o meu fuca to com um problema serio quando ando com meu carro a bobina esta esquentando de uma forma q o carro quando pega lenta até morre e pra fazer o carro pegar na chave só depois q esfria. eu esto com um motor 1600 cabeçotes rebaxados ta usando uma carburação e ja é alternador e iguinição. Não tinha esses problema quando estava com o 1300. o que me indicão ?

                      Comment


                      • #86
                        Re: ControlAr - São Paulo

                        Postado originalmente por williamcs
                        pessoal qual seria a bobina idel para o meu fuca to com um problema serio quando ando com meu carro a bobina esta esquentando de uma forma q o carro quando pega lenta até morre e pra fazer o carro pegar na chave só depois q esfria. eu esto com um motor 1600 cabeçotes rebaxados ta usando uma carburação e ja é alternador e iguinição. Não tinha esses problema quando estava com o 1300. o que me indicão ?
                        Este tópico é sobre a Controlar e a inspeção veicular.
                        Sobre bobinas, pode conferir os tópicos abaixo, tem bastante informação:

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=125

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6128
                        Last edited by Madai; 04-12-2010, 07:14 PM.
                        Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

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                        • #87
                          Re: ControlAr - São Paulo

                          Um catalizador ajuda?
                          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

                          (o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

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                          • #88
                            Re: ControlAr - São Paulo

                            Dizem que sim, outros dizem que não, que quando os índices estão muito altos pode até estragar o catalisador, ainda tem o detalhe das peças falsas, fiquei na duvida, alguém com mais experiência, poderia nos explicar melhor, abç.

                            Sexta-feira, vou tentar a sorte novamente, 3a.

                            Problema: CO baixo na lenta e a 2500 e HC (2200) alto na lenta e normal a 2500, reprovado por HC acima de 2000.

                            mudanças que fiz para sexta-feira.

                            Retirei os balancins 1,25:1, regulei as valvulas com 0,30 e aumentei os gigles de M. lenta de 67,5 para 85(opalas), o MOTIVO DA REPROVAÇÃO NÃO FOI MISTURA POBRE NA LENTA, ENTÃO AGORA ESTA UM POUCO MAIS MILIONARIA, COMO A CONTROLAR E A PREFEITURA.
                            Last edited by Bravox; 20-12-2010, 10:15 AM.
                            Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
                            São Paulo - SP
                            O seu carro
                            é do ano ?
                            Desculpe o meu é do século

                            Comment


                            • #89
                              Re: ControlAr - São Paulo

                              reprovado novamente, dizer o que, estamos desamparados, meu fusca que sempre teve a documentação certinha e dia, agora fica ilegal para rodar.
                              Funch 15" - Callook Style 77 1600 ASPO - Engle W110 - 1,25:1
                              São Paulo - SP
                              O seu carro
                              é do ano ?
                              Desculpe o meu é do século

                              Comment


                              • #90
                                Re: ControlAr - São Paulo

                                quando você esta com HCC alto e co baixo, procure por entrada de ar falsa depois dos carburadores, o meu fusca era isso. Boa sorte.
                                tenho uma dica master pra você achar entrada de ar falsa... com calma, pegue uma esponja e molhe com detergente e faça bastante espuma, com o motor ligado, coloque a espuma nos coletores/locais onde você acha que esta com entrada de ar, se a espuma for sugada (deixar em m. lenta), pronto, voce achou! Obs: como é em pouca quantidade, a espuma aspirada não vai provocar dano nenhum.
                                Last edited by DINOKUMA; 25-12-2010, 11:21 AM.

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