Anúncio

Collapse
No announcement yet.

regularização/legalização de vw´s ou prototipos

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

    Postado originalmente por pll1711
    ....antes Xenon regularizava só que agora está proibido aqui em SC!
    A instalação de xenon em veiculos que não tem esse dispositivo originalmente de fábrica está proibida em todo o território nacional, conforme Resolução n° 384 de 02/06/2011 do CONTRAN (em anexo).
    Arquivos Anexos

    Comment


    • #17
      Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      A instalação de xenon em veiculos que não tem esse dispositivo originalmente de fábrica está proibida em todo o território nacional, conforme Resolução n° 384 de 02/06/2011 do CONTRAN (em anexo).
      Não mesmo, até uns meses atrás regularizava-se Xenon aqui em SC, era só pedir autorização pro Detran, instalar componentes para esguicho, e se estivesse tudo dentro dos conformes o carro era legalizado!

      Comment


      • #18
        Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

        Agora está proibido qualquer lâmpada que seja de Gás xenônio, porém os automóveis que tinha este dispositivo legalizado (CSV) antes da publicação da resolução, poderão rodar até virar Sucata. Foi isto que eu quis dizer, que antes fazia-se inspeção para regularizar Xenon.
        Abraços Rapaziada!

        Comment


        • #19
          Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

          Postado originalmente por pll1711
          Agora está proibido qualquer lâmpada que seja de Gás xenônio, porém os automóveis que tinha este dispositivo legalizado (CSV) antes da publicação da resolução, poderão rodar até virar Sucata. Foi isto que eu quis dizer, que antes fazia-se inspeção para regularizar Xenon.
          Abraços Rapaziada!
          Legaliza suspensão do fusca?
          Fusca 1974
          1600cc Tork Dupla Solex 32
          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

          Comment


          • #20
            Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

            Postado originalmente por Fusquero
            Legaliza suspensão do fusca?
            Sim sim, legalizamos, seria que alteração de suspensão? Rebaixado, "levantado", fixa, regulável, ar...especifique por favor, porque dependo da alteração é proibido.
            Abraços

            Comment


            • #21
              Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

              Cara, o tópico tem tudo pra ser se não o mais acessado do fórum, um dos 10 mais com certeza. Não digo isso pensando em algo que burle as regras do jogo(ilegalidade) mas sim pensando em que dependendo da modificação, precisa da assinatura de um engenheiro ou até mesmo de um projeto novo pra caranga. Por aqui, conversando é muito mais fácil fazermos estes contatos e legalizarmos aquido que também tras prazer pra todos nos, nossos vw em geral.
              A P O I A D O ! ! !
              D O U G L A S
              Brasilia 1974 - "Marrom"

              São Miguel do Oeste - SC
              ++++++++++++++++++++
              FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

              ++++++++++++++++++++

              RUMO AOS 1000 POSTS,
              MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

              Comment


              • #22
                Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                na edição da revista dragstrip desse mês tem uma materia sobre regulamentação de autos.


                http://www.dragstrip.com.br/
                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                miura 1979...................60% loading
                fusca 1977...................aguardando na fila
                sp2 1973.....................aguardando na fila
                Puma 1971...................aguardando na fila
                bianco 1977.................aguardando na fila
                projeto gordini boxer.....aguardando na fila

                Comment


                • #23
                  Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                  Postado originalmente por Brasa74
                  Cara, o tópico tem tudo pra ser se não o mais acessado do fórum, um dos 10 mais com certeza. Não digo isso pensando em algo que burle as regras do jogo(ilegalidade) mas sim pensando em que dependendo da modificação, precisa da assinatura de um engenheiro ou até mesmo de um projeto novo pra caranga. Por aqui, conversando é muito mais fácil fazermos estes contatos e legalizarmos aquido que também tras prazer pra todos nos, nossos vw em geral.
                  A P O I A D O ! ! !
                  Idem, também acho! Sempre tentando manter a legalidade (sei bem que as vezes fugir das regras é massa hehe), e muitas vezes as pessoas não sabem que cada veículo que é feita a inspeção, vai nome do engenheiro e do inspetor técnico no laudo, ou seja, há uma responsabilidade imensa no que você está tratando na Inspeção Veicular, seja pra regularizar, fiscalizar ou até mesmo ajudar os proprietários. E volto a dizer no que eu puder ajudar para tornar nossos besouros mais legais (em todos os sentidos) é só pegar no grito!
                  Vlw rapaziada!

                  Comment


                  • #24
                    Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    A instalação de xenon em veiculos que não tem esse dispositivo originalmente de fábrica está proibida em todo o território nacional, conforme Resolução n° 384 de 02/06/2011 do CONTRAN
                    Postado originalmente por pll1711
                    Agora está proibido qualquer lâmpada que seja de Gás xenônio, porém os automóveis que tinha este dispositivo legalizado (CSV) antes da publicação da resolução, poderão rodar até virar Sucata
                    Embora o xenon não seja algo tão importante para ficarmos esquentando a cabeça com isso, não deixa de ser uma modificação no veículo cuja homologação necessita(va) do CSV, portanto farei um comentário rápido.

                    A instalação de xenon feita em conformidade com as regras em vigor na ocasião da sua instalação e ainda por cima com CSV emitido, é um ato jurídico perfeito e uma nova regra posterior não pode invalidá-lo.

                    O CONTRAN já havia perdido na justiça com aquela história de novo processo habilitatório para quem não renovou a CNH, ver:
                    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...hlight=atentos
                    e não iria cometer o mesmo erro agora. Por isso, obviamente, convalidou as instalações de xenon com CSV emitido até a data da entrada em vigor da Resolução 384/2011.

                    No entanto o texto da referida Resolução, da forma como está escrito:

                    Art. 1º Acrescentar o inciso V e parágrafo único ao art. 8º da Resolução nº 292/2008 – CONTRAN, com a seguinte redação:

                    “Art.8º Ficam proibidas:
                    .................................................. .................................................. ....
                    V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores,
                    excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo."

                    Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás
                    com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão
                    circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em
                    conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN.”


                    dá a entender que o CONTRAN atribui ao fabricante do veículo a prerrogativa única de equipá-lo com o referido dispositivo, vedando isso aos interessados em fazê-lo posteriormente, ainda que o equipamento a ser instalado esteja de acordo com o que determina a sua própria Resolução.

                    Nessa linha de conduta poderia tambem o CONTRAN proibir a instalação de kit GNV em veículos que originalmente não têm esse dispositivo de fábrica.

                    Pelo menos em tese, se o equipamento não estivesse em conformidade com as normas, o CSV não poderia ter sido emitido.

                    Ou o CONTRAN está mais perdido que cego em tiroteio (como no caso dos engates para reboque ou das CNH) ou a indústria de CSV vai muito bem, obrigado!
                    Last edited by ricardo groetaers; 16-09-2011, 01:22 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                      Existe um artigo no CTB que proibe qualquer alteraçao no sistema de iluminaçao do veiculo, nem seria necessaria a resoluçao.

                      Comment


                      • #26
                        Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                        Aqui no ES não tem dino! o cara assina que tem 10% a mais da potencia Original e tchau.

                        ainda não legalizei o meu pq ou vou reformar o meu ou vou trocar de fusca por um mais novo e so meter a minha mecanica.

                        Aqui no ES exige:
                        Nota fiscal do kit
                        nota fiscal de quem fez, (caso a pessoa fez em casa é só fazer uma declaração e reconhecer firma)
                        pegar a autorização do detran pagar a taxa.
                        ir no imetro fazer inspeção paga a taxa do imetro
                        voltar no detran da entrada a aguardar
                        depois retirar o doc com alteração.

                        calculando aqui vc gasta seus 600 reias com todas as taxa!

                        Agora tem um cara aqui no ES que vc paga ae 800 reias ele altera no sistema do detran na hora.
                        o ruim que não vai ter laudo do Imetro, pq vai que os capis pedem?
                        essa é minha dúvida!
                        um amigo meu tem um Kadetti turbo fez com ele. tudo certo até hoje!
                        FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
                        -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
                        -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

                        Comment


                        • #27
                          Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                          Pessoal uma dúvida:
                          Meu motor ta cadastrado! se jogar o motor em outro fusca o número de cadastro continua o mesmo? posso fazer isso?
                          quando comprei o meu fuka o despachante pegou o número e colocou um observação "Motor Subistituido" o que isso quer diser?
                          FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
                          -Kit Freios dianteiros e traseiros Brembo Porsche.
                          -Reforma do fusgrind LOADING... .... ...

                          Comment


                          • #28
                            Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                            Postado originalmente por Museu
                            Existe um artigo no CTB que proibe qualquer alteraçao no sistema de iluminaçao do veiculo, nem seria necessaria a resoluçao.
                            O conceito de sistema de iluminação alterado, citado no CTB, não deve ser interpretado de forma abrupta sem uma análise mais abrangente.

                            Acredito que o nosso amigo Museu se refere ao inciso XIII do artigo 230 do CTB, isto é:

                            CAPÍTULO XV
                            DAS INFRAÇÕES


                            Art. 230. Conduzir o veículo:
                            XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;


                            Porem, razoavelmente, se depreende que equipamento alterado seria aquele que não mais cumprisse sua função, ou que o fizesse de forma insuficiente, confusa ou que causasse transtorno aos outros usuários da via ou oferecesse risco a segurança ou estivesse em desacordo com as normas em vigor (na época de sua instalação, é claro!).

                            Os demais incisos do mesmo artigo, na minha opinião, reforçam esse entendimento:

                            VIII - sem ter sido submetido à inspeção de segurança veicular, quando obrigatória;
                            IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;
                            X - com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN;
                            XII - com equipamento ou acessório proibido;


                            Nessa mesma linha, depreende-se também que "equipamento", citado no CTB, é aquilo que o CONTRAN definiu como "dispositivo" em sua Resolução 227/2007:

                            RESOLUÇÃO Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007
                            ANEXO I
                            2. DEFINIÇÕES E CONCEITOS
                            2.6 “Dispositivo” é um elemento ou conjunto de elementos usados para realizar uma ou
                            mais funções;
                            2.7 “Dispositivo luminoso” é um dispositivo projetado para iluminar a via ou emitir um
                            sinal luminoso para os outros usuários da via. Dispositivos de iluminação da placa de licença
                            traseira e retrorrefletores devem também ser entendidos como dispositivos luminosos.
                            Conforme sua utilização, o DISPOSITIVO LUMINOSO será denominado FAROL ou
                            LANTERNA;
                            2.7.2 “Dispositivos equivalentes” são dispositivos com a mesma função. Tais
                            dispositivos podem possuir características distintas daqueles dispositivos instalados no
                            veículo no momento da homologação
                            , desde que satisfaçam os requisitos deste Anexo;


                            Conclui-se então, a luz do artigo 230,VIII,XI,X e XII do CTB, combinados com o Anexo I, artigos 2, 2.6, 2.7 e 2.7.2 da Resolução 227/2007 do CONTRAN que o farol com "fonte luminosa de descarga de gás" não configura alteração de equipamento de iluminação do veículo, visto que a função do equipamento ou dispositivo (farol) é a mesma.

                            Pelo menos em tese, se presume que se o CSV foi emitido (por quem tem a competência legal para emiti-lo), o novo equipamento "equivalente", com sua nova característica, está de acordo com as normas e cumpre perfeitamente a sua função.

                            O que eu critico é o CONTRAN proibir as pessoas de instalarem o xenon em seus veiculos, mesmo que o equipamento esteja de acordo com as normas, e reservar essa prerrogativa ao fabricante do veículo.

                            Se o CONTRAN tomou esta decisão por vislumbrar indícios de CSVs emitidos irregularmente, as pessoas de boa fé nada tem a ver com isso.

                            Pergunto: E se esse equipamento for um opcional de fábrica para um determinado modelo de veículo? Aquele que desejar instalá-lo posteriormente em uma Concessionária Autorizada não poderá fazê-lo?

                            Peço desculpas se este texto ficou um tanto longo ou se desviou, de alguma forma, do assunto do Tópico.

                            Espero que seu conteúdo sirva de subsidio para alguem que queira, por exemplo, apenas trocar uma "luminária" do veículo (por dificuldade de achar a original) e algum "pentelho" venha encher o saco.

                            Acrescento ainda que não estou a fim de esquentar a cabeça com xenon pois os farois comuns satisfazem perfeitamente as necessidades.

                            Comment


                            • #29
                              Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                              Postado originalmente por Fusgrind
                              Agora tem um cara aqui no ES que vc paga ae 800 reias ele altera no sistema do detran na hora.
                              o ruim que não vai ter laudo do Imetro, pq vai que os capis pedem?
                              essa é minha dúvida!
                              um amigo meu tem um Kadetti turbo fez com ele. tudo certo até hoje!
                              Se o DETRAN fez a alteração e ela consta no sistema do Orgão é porque voce entregou a documentação necessária, inclusive o CSV. Se o Orgão, ou seu "funcionario" esqueceu de colocar o n° do CSV nos dados do veículo e o sistema aceitou isso, não é problema seu.

                              Comment


                              • #30
                                Re: regularização/legalização de vw´s ou prototipos

                                Pois é Ricardo, parece uma "tese" sem fundamento.

                                Até onde eu sei aqui em SC pelo menos, o xenon foi proibido alegando que estava causando transtorno aos outros usuários da via. Será?? Ou tem uma questão também de empresas que estavam legalizando de forma "errada"?? Bom pra variar por poucos todo mundo paga o pato, inclusive eu que trabalho em uma empresa de inspeção que faz o procedimento dentro dos conformes sai no prejuízo!

                                Acho também que da mesma forma que para alteração de potencia além de 10% tem que ser uma empresa credenciada pelo INMETRO, pra instalar Xenon também, porque qualquer fundo de garagem instalada xenon sem ter um mínimo de conhecimento.

                                Quanto ao xenon opcional: Também tenho essa dúvida, pois é sem cabimento, se não peço na Concessionária depois com o próprio kit de fábrica vai ser cobrado como alteração de característica? Se não me engano, tinha um 307 não sei nacional, que vinha com dispositivo de xenon de fábrica, depois em outro ano, ou importado, vinha sem o equipamento, porém o carro é o mesmo, dai o proprietário instala xenon no carro que não veio de fábrica tem que fazer CSv ou andar irregular!! OBS: O modelo citei só como exemplo não estou afirmando!

                                Agora que não podemos negar é que a diferença de um Xenon adaptado em um veículo com halógenas pra um de fábrica é gritante!!!

                                Mas que o próprio Inmetro e Contran se contradizem em suas próprias normas isso é fato!

                                Abraços

                                Comment

                                Working...
                                X