Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxa 10:1 na gasolina...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Taxa 10:1 na gasolina...

E ai Pessoal!!!!

Semana que vem vou deixar meu fusca pra fazer a revisão anual dele, lembrando que eh um itamar original dupla gasolina apenas com um 4X1. Eu tava conversando com meu mecânico pra ver como deixar o motor mais espertinho, daí ele disse pra rebaixar os cabeçotes e trabalhar a carburação. Eu perguntei pra ele que taxa que ficaria e ele me disse 10:1. Fiquei um pouco ressabiado pois achei a taxa alta demais pra gasolina. Daí vem minhas dúvidas, será que vou ter problemas com essa taxa de compressão(10:1) no motor original?Será que o consumo vai aumentar muito?O que melhora apenas rebaixando os cabeçotes e trabalhando a carburação?

Me ajudem por favor!!!

Agradeço desde já aos companheiros!!!

[]s
    (o\ ! /o) => Itamar Prata 94 Aspro 1915cc EFI+RF

BAURU/SÃO PAULO - SP

Postado originalmente por waidreas
    E ai Pessoal!!!!

Semana que vem vou deixar meu fusca pra fazer a revisão anual dele, lembrando que eh um itamar original dupla gasolina apenas com um 4X1. Eu tava conversando com meu mecânico pra ver como deixar o motor mais espertinho, daí ele disse pra rebaixar os cabeçotes e trabalhar a carburação. Eu perguntei pra ele que taxa que ficaria e ele me disse 10:1. Fiquei um pouco ressabiado pois achei a taxa alta demais pra gasolina. Daí vem minhas dúvidas, será que vou ter problemas com essa taxa de compressão(10:1) no motor original?Será que o consumo vai aumentar muito?O que melhora apenas rebaixando os cabeçotes e trabalhando a carburação?

Me ajudem por favor!!!

[]s
    Ja vi um post do vader dizendo que usar taxas tao altas assim na gasolina so encomoda, e nao gera tanto desempenho assim, comparado com taxas de 9:1 se nao me engano...
    disse que o acerto é dificil...

acredito que voce possa rodar no alcool com essa taxa, muito mais proveitoso...

WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

Comment

E ai Pessoal!!!!

Me ajudem por favor!!!

[]s
      Também acho uma taxa alta para gasolina. No máximo 9:1 e ainda rodando com gasolina podium/premium para evitar detonação...
      O ideal, na gasolina, é uma taxa entre 8:1 a 8,5:1, com capela de kombi com radiador deslocado e bomba de óleo de 26mm ou 30mm, que garantem uma refrigeração mais eficiente.
      Se os cabeçotes VW-ar tivessem um sistema de refrigeração e de controle de temperatura mais eficiente, poderíamos ter taxas mais altas, mas infelizmente não é o caso (se bem que o Vader tem boa experiência com a injeção de água, hehehe...).

A taxa de compressão maior garante uma melhora no consumo de combustível e uma melhora do desempenho, mas somente até um certo ponto. Quanto maior a taxa, maior o calor gerado pela combustão e isso pode levar a problemas como batida de pino (pré-ignição, detonação) e uma série de outras conseqüências nocivas. Assim taxas muito altas acabam comprometendo o rendimento do motor, ao invés de melhorar.

Experiências comprovam que taxas muito altas provocam dor de cabeça, hehe...

Vc necessariamente terá que atrasar o ponto de ignição para tentar evitar a batida de pino, mas isso também só funciona até um certo ponto.

Aliás, o mecânico/preparador sabe qual a taxa de compressão atual e o quanto o cabeçote deverá ser rebaixado?

Melhorando a carburação você melhora a alimentação do motor, que podem ser correspondentes a melhoria de torque e do consumo.

Abraços!
      Air Power 4ever!

Comment

E ai mucke1979!!!

A conversa que eu tive com ele foi muito superficial, ele tem grande experiencia em preparação de refrigerados a ar, inclusive ele tem uma gaiola campeã de arrancada com um motor a ar, o cara é engenheiro mecânico e tals, mas não chegamos nos detalhes de quantos milímetros rebaixar, ele apenas me falou que daria pra taxar 10:1 na gasolina(o que meu deixou com medo pra falar a verdade)

Eu tava procurando, mas não achei, o tópico em que o vader passa a formula pra saber quantos milimetros rebaixar o cabeçote pra chegar na taxa de compressão desejada...se alguem souber do link por favor me passe!!!

Será que se taxar em 8,5:1, como você falou, ficaria bom pra um motor original a gasolina do fusca itamar com carburação trabalhada, sem que haja esforço e aumento de temperatura excessivos???

Grato pela ajuda!!!

[]s
        (o\ ! /o) => Itamar Prata 94 Aspro 1915cc EFI+RF

BAURU/SÃO PAULO - SP

Comment

E ai mucke1979!!!

A conversa que eu tive com ele foi muito superficial, ele tem grande experiencia em preparação de refrigerados a ar, inclusive ele tem uma gaiola campeã de arrancada com um motor a ar, o cara é engenheiro mecânico e tals, mas não chegamos nos detalhes de quantos milímetros rebaixar, ele apenas me falou que daria pra taxar 10:1 na gasolina(o que meu deixou com medo pra falar a verdade)

Eu tava procurando, mas não achei, o tópico em que o vader passa a formula pra saber quantos milimetros rebaixar o cabeçote pra chegar na taxa de compressão desejada...se alguem souber do link por favor me passe!!!

Será que se taxar em 8,5:1, como você falou, ficaria bom pra um motor original a gasolina do fusca itamar com carburação trabalhada, sem que haja esforço e aumento de temperatura excessivos???

Grato pela ajuda!!!

[]s
          E aí blz?
          Vamos lá, taxa de 10:1 dá para ultilizar sim, já usei muito tempo um motor 1.6 com 2 buras e essa taxa.
          Vc só precisa deixar a mistura um pouquinho mais rica, sem exageros, e velas do fusca a alcool. Só que se vc quiser um pouco mais de desempenho (pois isso só vai te dar um pouco de economia) coloque um comando W100, ou até um outro comando tipo aí uns 276° que vai te dar um pouco + de potência, eleve a taxa para 12.5:1 e ande com alcool aí sim vc terá um motor legal. Fortinho e econômico.

Comment

Postado originalmente por rodrigoamil
            E aí blz?
            Vamos lá, taxa de 10:1 dá para ultilizar sim, já usei muito tempo um motor 1.6 com 2 buras e essa taxa.
            Vc só precisa deixar a mistura um pouquinho mais rica, sem exageros, e velas do fusca a alcool. Só que se vc quiser um pouco mais de desempenho (pois isso só vai te dar um pouco de economia) coloque um comando W100, ou até um outro comando tipo aí uns 276° que vai te dar um pouco + de potência, eleve a taxa para 12.5:1 e ande com alcool aí sim vc terá um motor legal. Fortinho e econômico.
            Esse seu motor não tinha problemas de batida de pino?

Dá uma olhada neste tópico by Vader:

http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=73

Aliás, era uma ótima se o Vader aparecer por aqui, pois tinha um tópico no orkut que era muito explicativo em relação ao aumento de taxa e à eficiência térmica do motor (não achei por aqui...).

Abraços!
            Air Power 4ever!

Comment

Postado originalmente por mucke1979
              Esse seu motor não tinha problemas de batida de pino?

Dá uma olhada neste tópico by Vader:

http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=73

Aliás, era uma ótima se o Vader aparecer por aqui, pois tinha um tópico no orkut que era muito explicativo em relação ao aumento de taxa e à eficiência térmica do motor (não achei por aqui...).

Abraços!
              Não Mucke, porém tinha-se que usar giclês tipo assim uns dois pontos maiores do que os que deram um acerto legal.
              O maior problema nesse caso é a refrigeração, (que deve ser melhorada) não a detonação, pois os carros flex se ultilizam de taxas de até 10.5:1.

Comment

Pessoal queria agradecer por tantas informações que adquiri aqui..até hoje só li informações e nunca me pronunciei...estou agora com dúvidas e queria conselhos ou alguma dica sobre a montagem do meu motor, que inclusive eu mesmo fiz...rs Bom antes meu motor estava com um pistão de gasolina 86.45mm x 69 com uma taxa de 7.4:1, dupla carburação ...é um puma gts 79 e na estrada chegava a 160 com a caixa 8x31...coloquei agora um comando w100 e a taxa está com 7.8:1 e ainda não coloquei o motor no lugar...falta por balancins pois a vareta ficou curta...troquei pistão por cabeçudo e alterei as camisas modernas retirando 2 aletas e passando para antigas...deu tudo certinho , só que ficou larga reduzindo a taxa que eu gostaria de ter tido...que seria de 8.5:1....queria saber se seria interessante eu desmontar e dar um passe de 1mm no cabeçote indo para 8.3:1 ao invés de 7.8:1, queria saber o que acham? Se vale a pena...lembrando que comprei radiador deslocado da Kombi e o ventilador da Kombi mais largo também...bem mais largo. O resfriamento estará bem melhor, até porque os cabeçotes 8 aletas está bem polido as aletas e buracos de ventilação ...me ajudem. Mudará algo essa mudanca de 7.8 para 8.3??? Vale a pena o trabalho?

Comment

Bem vindo!!

Eu senti diferença ao reduzir a taxa dos 8,8 para 7,8. Diferença pra pior! O meu é 1.8cc mas creio que no 1.6 tb dê esta diferença (pra pior)!!!

A hora é agora!!

Usa o avanço máximo que conseguir antes de começar a grilar... mistura um pouco mais gorda e pau na máquina! O resto vc já tem! (refrigeração)

Abraço!!

Comment

Valeu obrigado...está na retifica...estava vazando compressão aí fui obrigado a dar o passe...vai ficar com 8.4 de taxa...vamo ver se fica bom...rs

Comment

Olá alguém poderia me ajudar com uma dúvida..a pouco tempo montei meu motor com um SamCams w100 e ao desmontar o motor o comando estava todo comido nas laterais came, as pontas que aciona o tucho...só nas laterais, percebi que meu tucho está boleado para dentro, não sei se por desgaste ou é assim mesmo, internamente está em ótimo estado, quase não há desgaste onde pega a vareta, creio que por isso tenha comido a ponta do comando. O problema é que o comando antigo está lá perfeito sem desgaste excessivo...ou seja nao curti a resistência do samcams...até porque eles dizem ser peça inteira de aço...e tal...e vi que nao é.
                      Devolvi o comando, não rodou nem 50km...Comprei um EMPI vz14. Queria saber se preciso trocar o tucho por algum desse com lubrificação, ou de tamanho maior...ou se os riosulense já resolve...não queria gastar tanto em tucho sem necessidade...mas se for necessário realmente...alguém sabe me dizer se é necessario? Se já teve dor de cabeça com comando e tucho nas preparações?

Comment

Comment

comprei um engle w110, que comeu os resaltos com 3.000kms, estou usando sobe w110 desde 2013 e está perfeito ainda

Comment

Queria alguma coisa sobre tuchos...se 27 28 29 ou 30mm com comando de alto levante...não achei muita informação sobre...

Comment

Os comandos da linha Engle VZ são os de alto lift. Agora taxado terá que ver se não ter necessidade de fazer cavas nos pistões.

https://www.bbt4vw.com/en/catalogue/...rockers-1-1-1/
                              Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

Comment

Working...
                              X