Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Enquadramento Comando Original para Uso em corridas

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Enquadramento Comando Original para Uso em corridas

Olá pessoal,
    Pretendo montar um motor a àlcool para utilizá-lo em corridas em pistas de terra.
    No entanto, pretendo (sou obrigado...) manter o comando original e a dupla 32.
    A configuração será a seguinte:
    > Cabeçote pós 83 taxado;
    > Pistões Cabeçudos (pós 83);
    > Comando original Álcool (acho que é este, pois o segundo ressalto que identifica o modelo é muito suave (algo em torno de 1mm somente). Mas pode ser outro modelo (tipo Kombi injetada ou SP2, mas como não sei a diferença...)
    > Distrib. eletrônica com distribuidor à álcool original.

Nesta configuração os carrinhos que meu preparador faz ficam um canhão, pois atropela gaiolas com motor AP (meu preparador não falow ainda se ele costuma fazer retrabalho no distribuidor ou não, mas fica forte pacas)
    No entanto, o motor não passa de 5000 RPM (+ou-). Fica torcudo pra caramba mas n fica girador...

Minha dúvida é:
    1) Como terei que usar comando original e minha principal intenção é melhorar a alta, gostaria de saber se alguém de vcs já vivenciou ou viu melhoras em motores com comandos originais somente com enquadramento atrasado. Na teoria (e até pelas polias reguláveis) sabe-se que há ganho na alta em detrimento da baixa, mas gostaria de ouvir as opiniões dos membros do forum.
    2) Caso tenha mais alguma alteração a ser feita (alteração de ponto, etc.), por favor relatem.
    3) Tentei estudar os diagramas de comandos mais espertos (usei como base a tabelinha da Puma), mas como não tenho o diagrama do comando original, não tenho a base para saber quantos graus eu poderei atrasar.
    Se alguém tiver os diagramas de comandos originais, por favor me passe para eu tentar analisar melhor minha idéia.

Valeu Galera!!!
    Um Abraço
    Gabriel CTBA

Re: Enquadramento Comando Original para Uso em corridas

Pessoal, achei na seção Tutoriais uma especificação dos comandos originais.
    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1242
    Tentei buscar algo na net para esclarecer um pouco mais, mas n achei nada...
    Se alguém puder ajudar eu agradeço. Sei que não são raros os campeonatos de terra e de asfalto que exigem comandos originais. Se alguém souber alguma receita me avise!
    Um abraço
    Gabriel CTBA

Comment

Postado originalmente por Gabriel CTBA
      Pessoal, achei na seção Tutoriais uma especificação dos comandos originais.
      Tentei buscar algo na net para esclarecer um pouco mais, mas n achei nada...
      Se alguém puder ajudar eu agradeço. Sei que não são raros os campeonatos de terra e de asfalto que exigem comandos originais. Se alguém souber alguma receita me avise!
      Um abraço
      Gabriel CTBA
      Gabriel, no antigo Speed 1600 (hj Copa Fusca) segundo meu preparador o comando tinha enquadro original! Segundo ele emabralhava de tão "gorda" q ficava a mistura, nem injetor se usava, corria direto....

André Torneiro

Comment

Gabriel,

Quando montar o comando atraze um dente ma roda dentada. Ficara com tres graus atrasados, mais que isto nao da, com a sua receita ira ate 6000 rpm.
        Abracos,
        PY3IOD

Comment

Já pensou em mandar seu comando para a Sobe? Eles lá não fabricam comandos novos, você tem que mandar para eles o eixo e a engrenagem de comando original e eles tarnsformam na medida que você quiser. Não sei se é válido usar esse tipo de artifício nas competições mas é uma idéia. Já que você é obrigado a usar o comando original de fábrica você poderia retrabalhá-lo. De repente é a saída que você tem para ter um comando mais brabo sem quebrar o que diz o regulamento. Leia bem as regras e veja se elas especificam que o comando deve ter as medidas originais de fábrica. Se não estiver explícito achamos uma brecha na lei...

Comment

Fuscão 71, acho que o GabrielCTBA não pode mexer no camando por causa do regulamento da corrida.

É isso GabrielCTBA?

Quem está preparando pra você?
            Ano passado fui assistir algumas corridas de velocidade na terra, no autodromo de Araucária. Bem bacana, o pau tora!!!
            1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....

Comment

Postado originalmente por André
              Gabriel, no antigo Speed 1600 (hj Copa Fusca) segundo meu preparador o comando tinha enquadro original! Segundo ele emabralhava de tão "gorda" q ficava a mistura, nem injetor se usava, corria direto....

André Torneiro
              André, a preparação que meu mecânico faz também fica pipocando um monte mesmo com o comando original . Fica um cheiro de álcool qdo funciona que vc fica até meio bêbado...

André, qdo vc fala sem injetor vc diz sem rápida??
              Valew e abraço!

Comment

Postado originalmente por PY3IOD
                Gabriel,

Quando montar o comando atraze um dente ma roda dentada. Ficara com tres graus atrasados, mais que isto nao da, com a sua receita ira ate 6000 rpm.
                Abracos,
                PY3IOD
                PY3IOD, vc já fez alguma vez isso? Eu achava que dava pra atrasar +- 6 graus, mas se com apenas 3 ele já gira 6000, então fica show de bola!!!
                Vc sabe se esta alteração compensa para médios regimes? Tipo, a baixa fica muito mais prejudicada do que a alta melhorada, então na média fica pior?
                Valew!!!
                GabrielCTBA

Comment

Postado originalmente por Gsbuss
                  Fuscão 71, acho que o GabrielCTBA não pode mexer no camando por causa do regulamento da corrida.

É isso GabrielCTBA?

Quem está preparando pra você?
                  Ano passado fui assistir algumas corridas de velocidade na terra, no autodromo de Araucária. Bem bacana, o pau tora!!!
                  Valeu Fuscão 71, mas o Gsbuss está certo. Comando original é original mesmo... apesar de n ter muito controle. As corridas são em Rio Negrinho (interior de SC) e não há muuuita fiscalização, mas a idéia é não avacalhar, pois como os pilotos são amadores e colegas, não pretendemos tirar vantagem... a minha idéia mesmo é fazer a parada original dar um pau girando bonito. Aí se alguém desconfiar (certeza que vão...), aí abrimos o motor e pau! Vai ter neguinho derretendo os miolos pra entender como isso pode...

Gsbuss, o meu preparador é de Rio Negrinho mesmo (lá que minha gaiola fica). O nome dele é Jonas Possamai. Se vc se interessar eu te passo o telefone.
                  Um abraço a todos que me ajudaram!

Comment

Postado originalmente por PY3IOD
                    Gabriel,

Abracos,
                    PY3IOD
                    nossa este ta viajando,..,
                    um dente naun daria soh 3 graus no vw a ar.,,.
                    Fusca 1600T 79/80

Comment

Normalmente, a alterção do enquadramento é vista como alteração no comando e gera punição desportiva, pois a engrenagem deverá ser modificada!
                      Fica mais visível que algumas mudanças de perfil, assim da mesma forma que não se deve avacalhar com a mudança de perfil, acredito que a polia alterada gerará problemas caso o motor seja aberto.
                      1 dente na engrenagem, gera muito mais avanço ou atraso que 3 graus, pois uma volta do comando representa 720 graus (duas voltas do virabrequim) e como existem 50 dentes na engrenagem do comando, cada dente vale 720/50=14,4 graus!
                      3 graus realmente seriam interessantes, mas o processo pode ser visto como adulteração da peça e gerar desclassificação.

Mas nem tudo está perdido!!!

A folga de válvula interfere de forma significativa no funcionamento do comando alterando sua permanência (não estou falando do lift pois ele é minimamente alterado!), e a cada 0,05mm de folga que se diminui ou se acrescenta, alteramos aproximadamente 3 graus na permanência. ou seja, se tivermos um comando de 250 graus (aferido com folga de 0,15mm), ao passarmos ele para 0,05mm no escape e 0,10mm na admissão, ele será na realidade um comando 256 graus no escape e 253 graus na admissão.

O melhor comando em relação a rotação que eu conheço original da VW e utilizei, é o original do Gol a ar a álcool e que também foi utilizado no Fusca 1300 a álcool.
                      Veja o tópico que escrevi a algum tempo, no qual fiz uma tabela com os dados originais e uma sugestão para o uso dos modelos:

Neste tópico a tabela

http://forum.fusca4ever.com.br/attac...2&d=1173839790

mostra o modelo 6 que com folga de 0,05mm em todas as válvulas passa a ser um comando de 269 escape e 252 admissão, ótimo para altas rpms
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Mestre, realmente 14° não dá... e mexer na poilia nem pensar.
                        Mas obrigado pela dica das folgas!!
                        Eu havia fuçado nestes links antes e observei que se diminuíssemos a folga, ganharíamos permanência.
                        Mas aí eu tenho uma dúvida: Qual os danos que o motor poderá sofrer utilizando as folgas que vc falow? Esc 0,05 e Adm 0,10. O que isso pode dar de problemas? Ou não há problemas, somente perda em baixa, aumento de consumo, sei lá, algum ponto negativo...
                        Fico no aguardo!
                        Abraço
                        Gabriel

Comment

Postado originalmente por Gabriel CTBA
                          Mestre, realmente 14° não dá... e mexer na poilia nem pensar.
                          Mas obrigado pela dica das folgas!!
                          Eu havia fuçado nestes links antes e observei que se diminuíssemos a folga, ganharíamos permanência.
                          Mas aí eu tenho uma dúvida: Qual os danos que o motor poderá sofrer utilizando as folgas que vc falow? Esc 0,05 e Adm 0,10. O que isso pode dar de problemas? Ou não há problemas, somente perda em baixa, aumento de consumo, sei lá, algum ponto negativo...
                          Fico no aguardo!
                          Abraço
                          Gabriel
                          Sem efeitos colaterais.
                          A folga sendo medida a frio não gerará problema, pois a quente ela aumentará.

1/2 off topic Lá vou eu de novo falar sobre este assunto... hehehehe!!!
                          Sei que alguns ainda não vão entender como com a dilatação dos metais uma folga pode aumentar, mas isto já gerou muito papo para o meu gosto.
                          O fato é:
                          A folga sempre aumenta com o aquecimento do motor, procurem se quiserem ler sobre minha explicação, e quem quiser verificar que o faça...

MAs voltando ao assunto:

Fazendo este ajuste, nenhum problema será gerado, e o torque que se perde em baixa, acaba sendo menor do que o perdido num enquadramento de comando na engrenagem!
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                            Sem efeitos colaterais.
                            A folga sendo medida a frio não gerará problema, pois a quente ela aumentará.

1/2 off topic Lá vou eu de novo falar sobre este assunto... hehehehe!!!
                            Sei que alguns ainda não vão entender como com a dilatação dos metais uma folga pode aumentar, mas isto já gerou muito papo para o meu gosto.
                            O fato é:
                            A folga sempre aumenta com o aquecimento do motor, procurem se quiserem ler sobre minha explicação, e quem quiser verificar que o faça...

MAs voltando ao assunto:

Fazendo este ajuste, nenhum problema será gerado, e o torque que se perde em baixa, acaba sendo menor do que o perdido num enquadramento de comando na engrenagem!

Vader,
                            Isso de conforme a temperatura aumenta a folga aumenta também se diz respeito as válvulas, certo?
                            Pois até onde eu sei, em mancal a história é outra....

Desculpa pelo comentário meio "off-topic".

Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                              Vader,
                              Isso de conforme a temperatura aumenta a folga aumenta também se diz respeito as válvulas, certo?
                              Pois até onde eu sei, em mancal a história é outra....

Desculpa pelo comentário meio "off-topic".

Abraço.
                              O que devemos ter em mente é o seguinte:
                              Quando um corpo tem sua temperatura aumentada, o mesmo dilata.
                              Daí dizer que folgas aumentam ou diminuem... temos que avaliar onde tal folga é medida!
                              No caso do mancal a situação é bem direta, pois o próprio mancal dilata e a folga é medida direta, porém nas válvulas, a válvula tem parte dela "imersa" nos gases da câmara ou seja temp. mais alta, tais como cabeça, tulipa e parte da haste, e parte em contato com o cabeçote, guia e lubrificante, gerando temperatura mais baixa, tais como haste e pastilha de contato (ponta da haste), além de todo o balancim, que possui a outra superfície de medida da folga, assim a dilatação dos componentes que defienm a folga de válvulas, possui diferença de temperatura em seus diversos pontos, diferentemente do mancal que a grosso modo possui temperatura constante.
                              Além disto, a válvula na região da cabeça possui o maior aquecimento e portanto a maior dilatação, e ao mesmo tempo a susa sede também possui dilatação alta pela alta temperatura. Este fenômeno faz com que a válvula se desloque para dentro da câmara, afastando a haste do balancim aumentando sua folga. Por outro lado a haste também aquece juntamente com o balancim, assim se as dilatações fossem de mesma magnitude a folga se manteria constante, porém como a dilatação é bem maior na região da cabeça, a folga tende a aumenatar em função da tempearatura.
                              Este fenômeno é praticamente percebdio somente nas válvulas devido a peculiaridade de sua montagem e variação de temperaturas em seus pontos e componentes ligados.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW

Comment

Working...
                              X