Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxar um 1300 vale a pena?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Taxar um 1300 vale a pena?

Olá srs! Sabadão na oficina, começamos a discutir sobre pequenas coisas que fazem a diferença e meu amigo sugeriu que dar uma leve taxa nos cabeçotes do meu carro iria melhorar o rendimento, sem aumentar o consumo. Não faço idéia de qual seja a taxa original do motor, mas suponho que seja em torno de 8:1. Penso eu que se levar isso pra entre 9 e 10 plainando/torneando o assento da camisa, não haverá problema de detonação. Não tenho pretensão alguma de fazer um motorzão ou tirar água de pedra do 1300, só deixá-lo em dia com a gasolina que temos hoje. Qual a opinião de vocês?

Re: Taxar um 1300 vale a pena?

Postado originalmente por realenemy
    Olá srs! Sabadão na oficina, começamos a discutir sobre pequenas coisas que fazem a diferença e meu amigo sugeriu que dar uma leve taxa nos cabeçotes do meu carro iria melhorar o rendimento, sem aumentar o consumo. Não faço idéia de qual seja a taxa original do motor, mas suponho que seja em torno de 8:1. Penso eu que se levar isso pra entre 9 e 10 plainando/torneando o assento da camisa, não haverá problema de detonação. Não tenho pretensão alguma de fazer um motorzão ou tirar água de pedra do 1300, só deixá-lo em dia com a gasolina que temos hoje. Qual a opinião de vocês?
    Pra falar a verdade a taxa do 1300 não chega nem a 7:1 vc pode aumentar a taxa até uns 8,5:1 sem problemas mas não vai melhorar o desempenho grandes coisas viu? Junto com isso vc pode providenciar um par de Solex 32 com os coletores e acionamentos , uma capela da kombi moderna mais a flange do radiador deslocada e um escape mais livre pra melhorar o fluxo de saída, e aquecer menos o motorzão. Apesar de usar 2 carburadores pelo melhor fluxo vc vai ter um consumo menor além de mais potência e torque.

André Torneiro

Comment

Meu caro,a taxa original do 1300 é d 6,6:1 ou 6,8:1 dependendo do seu ano d fabricação,p/ se conseguir um aumento capaz d atualizá lo p/ a gasolina atual o q seria d 8:1 é necessário um rebaixamento d 2mm.Taxas maiores não são recomendadas com refrigeração original e é interessante arredondar as bordas da câmara d combustâo com lixa d ferro grana 60.Haverá melhoria d desempenho sem prejuízo no consumo.Espero tê lo ajudado.

Abraço

Comment

1300 6,6:1 e 1300L 6,8:1
        Baixas sem dúvida, mas mesmo passando para algo ao redor de 8,5:1 o ganho de torque e potência não serão grandes.
        Uma calibração nova do carburador simples com avanço mais agressivo e taxa original dá mais resultado e gera menos efeito colateral (detonações).
        O ganho passando de 6,6 para 8,5 é de aproximadamente uns 5%!!

Eu nunca fui fã detaxas muitoi altas.
        Já montei com 12:1 na gasolina por questão de estudo e foi uma b...
        Só valeu para eu aprender um pouco mais, inclusive sobre os sistemas de injeção de água na câmara.
        Hoje uso taxas mais baixas e aproveito as vantagens de poder usar um avanço maior com taxas mais moderadas.

Veja o trovão azul (Tá pronto) do André.
        A álcool com taxa de gasolina e anda muito.
        Bater pino... Nunca e compensa muito no avanço!

Na prática siga os valores (abaixo) que recomendo para não ter problemas, mas lembre-se que o ganho de potência obtido com a taxa não é dos maiores.

http://forum.fusca4ever.com.br/showt...a+compress%E3o
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Muito obrigado Mestre. Não tenho pretensão alguma em ganho de potência, mas sim uma atualização da taxa, para que fique mais coerente com a gasolina de hoje. Qualquer ganho de potência seria um efeito colateral, não a intenção em si. Não quero de forma alguma trocar carburador, admissão, escape nem nada. Não quero me preocupar com superaquecimento, detonação nem nada do gênero. É um carro de uso diário e a proprietária é minha mãe, não posso chutar o balde na preparação. Até quanto seria possível subir a taxa sem tais encomodos? Ou é preferível o retrabalho do carburador e avanço? Sede de conhecimento!

PS: Rebaixando o cabecote sem mexer nas varetas implica em mudaça de levante das valvulas também. Até que ponto isso vai ser um problema?
          Last edited by realenemy; 08-09-2008, 11:47 PM.

Comment

Muito obrigado Mestre. Não tenho pretensão alguma em ganho de potência, mas sim uma atualização da taxa, para que fique mais coerente com a gasolina de hoje. Qualquer ganho de potência seria um efeito colateral, não a intenção em si. Não quero de forma alguma trocar carburador, admissão, escape nem nada. Não quero me preocupar com superaquecimento, detonação nem nada do gênero. É um carro de uso diário e a proprietária é minha mãe, não posso chutar o balde na preparação. Até quanto seria possível subir a taxa sem tais encomodos? Ou é preferível o retrabalho do carburador e avanço? Sede de conhecimento!

PS: Rebaixando o cabecote sem mexer nas varetas implica em mudaça de levante das valvulas também. Até que ponto isso vai ser um problema?
            Não entendi muito bem o que vc quer com essa "atualização de taxa", se é algum ganho no consumo ou o que..... Nossa gasolina não dá motivo algum para querermos aproveitar ela com taxas maiores, pq nossa gasolina não é grande coisa, se for de baixa qualidade a maior taxa pode dar piores resultados, a não ser as podium que tem maior octanagem.

Minha opinião, se vc quer manter o 1300 original, sem mudar muito a carburação, deixar o carro + esperto e agradavel de dirigir mantendo o comportamento original do carro, e se vc já vai abrir o motor mesmo e não quer gastar muito, simplesmente troque o seu comando por um 276º e dê uma recalibrada nos gigles do carburador simples mesmo (tem muitas dicas sobre isso aki) e só, vai ficar ótimo!!! não precisa mexer em taxa e nem nada, é até melhor não mexer! te garanto que até sua mãe vai adorar andar no fusca +esperto...hehe. Um carro +esperto é até +seguro se souber usar. carro muito fraco podem ser engolidos por essas carretas de hoje.....xiiii já tô viajando d+ hehehe

-> PS: o fato de rebaixar os cabeçotes reduz o "comprimento" dos cilindros/cabeçotes, mas isso é compensado na regulagem das valvulas. Não precisa trocar nada.
            Last edited by DanielRS; 09-09-2008, 11:43 AM.
            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

Comment

Daniel, parto do princípio de que nossa gasolina usa alcool como antidetonante, ao contrário do resto do mundo que usa MTBE. Como essa quantidade de alcool 'vareia' em até 26% (fora os batismos), está bem longe da quantidade de alcool que era usada nos tempos primórdios das décadas de 70-80. Quanto mais resistência a detonação o combustível tem, mais dá pra subir a taxa sem medo (alcool 14:1, metanol 16:1). Claro que não podemos falar de taxa pela taxa, pois o motor funciona em conjunto: a taxa determina o comando que vai ser usado, como a própria tabela do Mestre indica.
              Infelizmente não temos motores refrigerados a ar sendo fabricados, tirando os de motos. Mas tirando por base qualquer carro moderno refrigerado a água, a taxa é de no mínimo 9.5:1. Lógico que os silos dágua tem função crucial nessa história.
              Já no caso dos carros flex, é exatamente o oposto do que eu quero fazer: eles não tem taxa boa pra nenhum dos dois combustíveis e ficam variando o avanço e o retardo conforme o combustível que se usa: não se tem um carro econômico nem no alcool nem na gasolina, pois o motor não extrai o máximo que dá de nenhum dos dois combustíveis. Temos um Palio 1.0 e um Astra 2.0 ambos flex em casa pra ter 'descoberto' isso.
              Por isso volto a martelar nessa história de otimizar a taxa pra melhor aproveitamento do combustível, seja numa pequena economia, seja num pequeno ganho de potência. Mas talvez eu esteja divagando demais na teoria e não observando a prática.

Comment

Daniel, parto do princípio de que nossa gasolina usa alcool como antidetonante, ao contrário do resto do mundo que usa MTBE. Como essa quantidade de alcool 'vareia' em até 26% (fora os batismos), está bem longe da quantidade de alcool que era usada nos tempos primórdios das décadas de 70-80. Quanto mais resistência a detonação o combustível tem, mais dá pra subir a taxa sem medo (alcool 14:1, metanol 16:1). Claro que não podemos falar de taxa pela taxa, pois o motor funciona em conjunto: a taxa determina o comando que vai ser usado, como a própria tabela do Mestre indica.
                Infelizmente não temos motores refrigerados a ar sendo fabricados, tirando os de motos. Mas tirando por base qualquer carro moderno refrigerado a água, a taxa é de no mínimo 9.5:1. Lógico que os silos dágua tem função crucial nessa história.
                Já no caso dos carros flex, é exatamente o oposto do que eu quero fazer: eles não tem taxa boa pra nenhum dos dois combustíveis e ficam variando o avanço e o retardo conforme o combustível que se usa: não se tem um carro econômico nem no alcool nem na gasolina, pois o motor não extrai o máximo que dá de nenhum dos dois combustíveis. Temos um Palio 1.0 e um Astra 2.0 ambos flex em casa pra ter 'descoberto' isso.
                Por isso volto a martelar nessa história de otimizar a taxa pra melhor aproveitamento do combustível, seja numa pequena economia, seja num pequeno ganho de potência. Mas talvez eu esteja divagando demais na teoria e não observando a prática.
                Concordo plenamente com vc, só não acho que taxa determine o comando. Ao meu ver, o maior determinante da taxa de um motor aspirado é o tipo de combustível e a qualidade dele, ou seja, um motor a gasolina para rodar aqui suportaria uma determinada taxa, lá fora outra, por isso as vezes os motores de carros importados passam por adaptações para rodar com nossa gasolina. A exemplo de uma importadora que estava trazendo os Alfa Romeo diretamente sem adaptação alguma, para este, o distribuidor recomendava q somente fosse usada gasolina podium. Repare que a potencia específica dos motores de hoje não está diretamente ligada a taxa.

Realmente vc poderá ter um melhor aproveitamento do combustivel elevando a taxa de seu motor, mas não afirmo q simplesmente fazendo isso vc terá mais economia, pois para conseguir isso dependeria de outros ajustes e não simplesmente taxando ele. Um exemplo de uma caracteristica típica de motores mais taxados é perda de torque em baixas rotações e até uma certa alteração na marcha lenta, daí a necessidade de ajustes em outras partes, como carburação, cambio ou etc.... Sendo assim, em determinadas situações (como num transito) ele poderia apresentar um comportamento não muito redondo, te forçando a conduzir de forma diferente, prejudicando o consumo, isso é o que vc poderá notar na prática. Resumindo, se vc quer + economia, não é bem por aí, somente aumentando a taxa, tem q trabalhar todo o conjunto.

Abraço
                Last edited by DanielRS; 10-09-2008, 09:09 AM.

Comment

Uma pergunta só : o motor esta no carro ou na bancada ??
                  Se o motor estiver no carro o custo beneficio não deve compensar não, por outro lado se o motor estiver fora do carro ai sim creio valer a pena fazer uma atualização na taxa.
                  Se quiser melhorar bastante o 1300 coloca uma dupla carburação nele..
                  Abrços
                  Luby
                  http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Só para comentar eu trabalho na GM e sei bem o que é pastar com os motores VHC de alta taxa...

Agora falando de carros...

Comcordo com o aspecto de atualizar o motor para nosso combustível em relação à adição de álcool etílico.
                    Esta atualização deve ser mais direcionada à giclagem que a outros aspectos.
                    A queima deve ser baseada em relação à estequiometria, e no caso do nosso combustível, devemos ter uma relação que é uma média ponderada entre gasolina pura e álcool etílico puro adotando-se a proporção atual de 26%.
                    Assim o que efetivamente se deve fazer é aumentar a giclagem principal uns 5 a 10 pontos 9dependendo do que se espera em matéria de desempenho e economia) em relação ao original.
                    Aproveitando-se a melhaor resistência à detonação do álcool, pode-se aumentar um pouco o avanço inicial deixando-o com 15 graus.
                    Estas mudanças gerarão ganho de torque, o que se traduz em maior economia de combustível, pois o motor precisará de menor pressão no "pedal da direita" para gerar a mesma potência.
                    A taxa mais alta gera algum ganho de economia, mas nada muito significativo.
                    Não adianata compararmos motores mais atuais com o VW a ar.
                    neste ponto perdemos pois o rendimento térmico dele (até por ser refrigerado a ar) é pior.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW
                    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Master Vader, gostaria de sua opinião, já que trabalha na GM, tenho um amigo, que insistiu, que o carro dele um corsa 4 portas 16V não sei o ano, insistiu que a média de 120km/h faz 16,4 por litro(gasolina), tanto que me desafiou a provar, será que isto é possível?

Comment

Meste, esse final de semana farei o teste da garrafinha pra saber qual a média do sujeito. Sei que meu avanço a vácuo tá furado e está matando minha economia, fiz uma média por cima e deu 7.4km/L (péssimo). Vou providenciar um novo antes de tirar a média. Postarei os resultados assim que os tiver.

Aproveitando o ensejo do flatsuda em ir off topic, em que área da GM você é Mestre? Ano passado pesquisando pra minha monografia, conheci o Corbacho (Chefe de modelagem) e também o Adalberto Bogsan (ex chefe do depto. de Design), já aposentado, o qual me presenteou com um livro interno da GM sobre a história da GMB, foi muito legal.

Comment

Coloquei o avanço a vácuo novo hoje, aproveitando o ensejo troquei o caximbo do distribuidor que tava com a base quebrada (mas não afetava a funcionalidade - guardei de reserva). Não fiz o teste da garrafinha.
                          Qual o procedimento pra aumentar o ponto? Basta afroxar o distribuidor em baixo e girá-lo no olhômetro?

Comment

Coloquei o avanço a vácuo novo hoje, aproveitando o ensejo troquei o caximbo do distribuidor que tava com a base quebrada (mas não afetava a funcionalidade - guardei de reserva). Não fiz o teste da garrafinha.
                            Qual o procedimento pra aumentar o ponto? Basta afroxar o distribuidor em baixo e girá-lo no olhômetro?
                            Girando ele no sentido anti-horário vc adianta o ponto. O mais certo é vc aferir o ponto com a lampada de ponto. Ou então pode tentar ir adiantando o ponto enquanto o motor for melhorando o funcionamento, quando começar a falhar é pq tá muito adiantado, aí vc volta até o ponto em que ficou com melhor funcionamento.

Comment

Working...
                            X