Anúncio

Collapse
No announcement yet.

receita 1600 aspirado 180hp

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: receita 1600 aspirado 180hp

Dá até pra fazer motor pequeno com muitos cavalos, mas o problema maior é alguém disponivel pra fazer e o maior segredo de todos "o acerto".
    Tenho uma amigo preparador de AP, fez o gol dele com motor 1.7 com uma 3E, comando 049g, andei no carro, e devagar de segunda afundei o pé sem dar soco na embreagem, apenas pisei, o carro saiu trilhando de segunda, parecia turbo, eo melhor de tudo o consumo era 7km/l no alcool, fiquei besta de ver. o meu a ar quando era todo original no alcool fazia 6km/l bem acertadinho.
    Pegou um cara daqui metido a besta com um gol de arrancada, tinha mais de 20mil investido, duas 50 deitada e um monte de coisas. Esse meu amigo com o gol dele deu um cassete nesse cara que os baba ovo começaram a arranjar desculpas.

Segredo do motor desse meu amigo, muitas horas de cálculos e acerto perfeito. Sem peças fabricadas pela NASA, a maioria originais e pistões comprados no ferro velho.

Uma pena ele não mexer com vw a ar senão faria meu motor com ele.
    Bruce Angelo
    Manaus, AM

Comment

cara , pelo ronco dele na bancada , parece lisao , provavel é sim , pra gente aki que é qse impossivel , impostos $$$$$$$$$ matam na compra de peças de qualidade, e como ja falaram , o acerto , esses caras tem fusca batendo casa dos 10.000 rpm .. entao eu nao duvido ....
      1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE

Comment

Tenho visto os projetos dos colegas com aspirados grandes de peças importadas e me veio a curiosidade dos porquês técnicos, afora a predileção pelo aspirado.
        Será que o custo x potência é um fator determinante, se considerarmos um 2.3 injetado aspirado x 1.6 injetado, turbo com cabeçotes preparados?
        Eu tive uma experiência ruim com o turbo pq foi mal montado com comando gasto, solex 32 e cabeçotes 3ª linha, mas acho que um turbo bem montado gera potência a menor custo e boa durabilidade. Ou não?
        "May the force be with you!"

Comment

Olá camaradas, vejam este vídeo, é antigo mas o Fusca é de um amigo - é um 1600 turbo com duas weber 40, TCS-20, cabeçotes originais e apenas 250 CV. Vejam o que elez com a Ferrari..rsrsrsrsrs

http://www.youtube.com/watch?v=7JVICRAuDLQ

Hoje é um 1800, com uma KKK e com cabeçotes trabalhados. Não foi medido, mas se estima de 300 a 350 CV.
          Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
          Mecânico Entusiasta
          Analista em Informática
          gutocesa@hotmail.com
          gutocesa@terra.com.br

Comment

Acho que a tendencia é acabar com o aspirado pois sim turbo traz o melhor custo beneficio.
            Não acho impossivel um aspirado de media/baixa cilindrada com bastante HP, mais vamos ser realsitas, podemos colocar a peça gringa que for, no fusca refrigerado a ar andar com o pé em baixo em um 1600 de 160 cavalos é pedir para abrir o motor em pouco tempo.

Tudo fica no limite do extremo, isso afeta sim a durabilidade...e muito.
            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

Comment

E tem outra, devemos lembrar que no caso de aspirado, se mantar a cilindrada igual, quanto mais cavalos extraido menos torque em baixa rotação temos, então será que na rua ele irá ser um motor vantajoso mesmo?
              Eu acho que só para pista e brinquedo um 1600 aspirado tão extremo, pois vai dar mais trabalho que prazer.

Por isso as montadoras na europa perceberam que é melhor fazer motor turbo, pois traz torque em baixa, cavalos em alta e dura tanto quanto um aspirado de ponta.

Comment

http://www.thesamba.com/vw/forum/vie...=peru&start=20

"130Hp but with no torque , the Fk87 pulls up from 5000 rpm to 7500 rpm , 42x37 ultra mag (made in Perú), big beef CB manifolds, r/p 8x35, 3th gear 1.52 - 4th 1.32 , very fun in the city"
                Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

que motor hein rodar a 8 mil rpm caramba duas puxada ele volta para reapertar tudo e essas camaras de combustão que ele fazem ñ entendo eles enxertaram material para poder fazer aquele desenho nela mas fica a duvida que raios de camara e aquela seria "8" sei la, mas os caras estão de parabéns msm tirar leite de pedra

Comment

Postado originalmente por 1300l Ver Post
                    Acho que a tendencia é acabar com o aspirado pois sim turbo traz o melhor custo beneficio.
                    Não acho impossivel um aspirado de media/baixa cilindrada com bastante HP, mais vamos ser realsitas, podemos colocar a peça gringa que for, no fusca refrigerado a ar andar com o pé em baixo em um 1600 de 160 cavalos é pedir para abrir o motor em pouco tempo.

Tudo fica no limite do extremo, isso afeta sim a durabilidade...e muito.

Pois é... realmente. Extrair muita potência do airboxer não dá pra ficar com pé embaixo, por todas as peculiaridades deste motor, tal como as múltiplas peças internas envolvidas na dinâmica do ciclo.
                    Por isso, um 2.1, 2.3 no limite da carcaça, mesmo com peças top, também não podem ser torturados sob pena de quebra prematura, penso eu...
                    Nesta linha, um 1.6 com até 150 cv pode ser mais viável, pela facilidade de peças, desde que se invista na refrigeração e nos cabeçotes.
                    É que tenho visto custos altíssimos para os "big bore"... Talvez a questão seja a sinfonia do aspiradão a 7 mil rpm, coisa que não se compara ao som gutural do turbo, apesar do espirro característico.

Andei pensando nisso e hoje que iria de 1.6 injetado, TCS 20 e T3 até 1 bar.
                    Entre o aspiradão gringo top, acho que ficaria com um 1.6T nacional.
                    Depois de uns 20 mil km, abre, confere, troca o que for necessário e monta de novo.
                    "May the force be with you!"

Comment

Postado originalmente por Maurício Queiroz Ver Post
                      Pois é... realmente. Extrair muita potência do airboxer não dá pra ficar com pé embaixo, por todas as peculiaridades deste motor, tal como as múltiplas peças internas envolvidas na dinâmica do ciclo.
                      Por isso, um 2.1, 2.3 no limite da carcaça, mesmo com peças top, também não podem ser torturados sob pena de quebra prematura, penso eu...
                      Nesta linha, um 1.6 com até 150 cv pode ser mais viável, pela facilidade de peças, desde que se invista na refrigeração e nos cabeçotes.
                      É que tenho visto custos altíssimos para os "big bore"... Talvez a questão seja a sinfonia do aspiradão a 7 mil rpm, coisa que não se compara ao som gutural do turbo, apesar do espirro característico.

Depois de uns 20 mil km, abre, confere, troca o que for necessário e monta de novo.
                      Partindo do ZERO, com peças ZERO KM, os custos para um 1.6 T injetado ou de um 2.0-2.3 aspirado carburado é bem semelhante. E pode variar muito conforme a qualidade e tipo de receita que vc emprega.

Comment

Postado originalmente por alanbique Ver Post
                        Partindo do ZERO, com peças ZERO KM, os custos para um 1.6 T injetado ou de um 2.0-2.3 aspirado carburado é bem semelhante. E pode variar muito conforme a qualidade e tipo de receita que vc emprega.
                        Alanbique, tudo bem?

Os custos são diferenciados: no 1.6 T você pode trabalhar quase que com todas peças originais que até 2 bars suporta de boa. A parte são comando, turbina, carburação e/ou injeção. Injeção se for por custo Mega, Pandoo, Hardware, carburador solex/weber.

Já aspirado 2/2.3 tem que partir de carcaça/cabeçotes, vira e bielas zero, abrir os dois, trabalho de cabeçotes - só aqui vão quase R$ 8k.
                        Partindo que você tenha do 1.6 original, garimpando você não chega a 5k em gastos, acho que de 3 a 5k!

O que vai mandar é a qualidade da mão de obra e os balanceamentos corretos, tomando cuidado com alivio de bielas - já vi motor estourar no primeiro funcionamento devido retirada de material errada nas bielas.
                        Não vai ser motor grande que lhe fará feliz. Um 1.6 aspirado ou turbo bem feito, sabendo tocar, diversão garantida...rsrsrs
                        Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

Comment

http://www.marcelinhospecialparts.com.br/site/Kit_turbo

http://www.marcelinhospecialparts.co...tes_de_Motores
                          Augusto Cesar Nunes

Pesquisador
                          Mecânico Entusiasta
                          Analista em Informática
                          gutocesa@hotmail.com
                          gutocesa@terra.com.br

Comment

Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                            Alanbique, tudo bem?

Os custos são diferenciados: no 1.6 T você pode trabalhar quase que com todas peças originais que até 2 bars suporta de boa. A parte são comando, turbina, carburação e/ou injeção. Injeção se for por custo Mega, Pandoo, Hardware, carburador solex/weber.

Já aspirado 2/2.3 tem que partir de carcaça/cabeçotes, vira e bielas zero, abrir os dois, trabalho de cabeçotes - só aqui vão quase R$ 8k.
                            Partindo que você tenha do 1.6 original, garimpando você não chega a 5k em gastos, acho que de 3 a 5k!

O que vai mandar é a qualidade da mão de obra e os balanceamentos corretos, tomando cuidado com alivio de bielas - já vi motor estourar no primeiro funcionamento devido retirada de material errada nas bielas.
                            Não vai ser motor grande que lhe fará feliz. Um 1.6 aspirado ou turbo bem feito, sabendo tocar, diversão garantida...rsrsrs
                            Se voce partir de peças NOVAS ZERO KM, o custo vai chegar bem próximo, mesmo garimpando! Pode fazer as contas.
                            Veja, o Maurício escreveu um 1600 Turbo Injetado. E eu citei um aspirado grande carburado.

Usar um motor usado com solex 32 e kit turbo pronto é outros 500.

Já tenho um 1.6 aspiradinho que me faz feliz, mas logo será trocado. E pode acreditar, fiz muita conta e pesquisei preço, por isso afirmo que, se partir do zero, com TUDO ZERO, o custo dessas receitas é semelhante.

Comment

Depende de muita coisa, se for montar um 1.6T economizando, sai mais em conta.
                              Se só pendurar uma turbina e uma injeção pra ter mais qualidade, chuto uns 9k com o motor feitinho,
                              isso aproveitando as peças do motor ( carcaça, virabrequim e cabeçotes ).

Comment

Postado originalmente por Maurício Queiroz Ver Post

Concordo plenamente.
                                Eu até vou ousar dizer que nem sempre o maximo de cavalo é o melhor motor.
                                As vezes um 1600 aspirado com 120 cavalos ao invés de 150/160 dirige e acelera melhor que o de 160. Pois o de 120 terá cavalos suficiente para velocidade alta, e a vantagem de aceleração de não sacrificar todo o torque.

Também acho que um 1.9, 2.3 com muito menos cavalo que o 1600 extremo anda ao menos igual e dura mais (se bem que sim, irá durar muito menos que motores de preparação leve/mediana).

E sobre turbo, estamos entrando em uma escola totalmente nova hoje em dia, que é a mistura de carros aspirados e turbos em um. O que é isso? É fazer um motor de media/pequena capacidade, aspirar ele (porém longe do limite de que um aspirado chega claro) e colocar um turbo de relativamente baixa pressão para auxiliar.
                                Estou querendo montar um assim, 1600, injetado, comando W-110 e um (ou bi turbo dependendo do cash) turbo de até 1.2bar no maximo, porém pretendo usar até menos.

Quanto a um 1600 de 160 cavalos vs montar um 2.3, começando do zero, eu realmente acho que sim o 2.3 vai ficar caro mais nem proximo ao custo de um 1600 100% gringo artesanal.

Comment

Working...
                                X