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Turbo No 1300 - Quem Sabe??

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  • #16
    começo, termina
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    • #17
      Postado originalmente por André
      Nos anos 80 os carros com motor turbo tinham 1500 cc e geravam até 1200CV trabalhavam com uma pressão de turbo absurdamente alta.....eu tenho número ...mas nem vou mencionar pq senão vcs vão achar q eu to mentindo!!!!hahahaah


      Abraços



      André Torneiro

      Eh André...

      Tô decepcionado com o discípulo...

      Você falando que dá 1200cv!!!!!!!!!! no motor 1500cm3 !!!!!!!!!!!(800cv/litro!!!!!!!!!!!) no motor de Fórmula 1...

      O pessoal vai acreditar...

      Na verdade este teu Fórmula 1 tá fraquinho... hehehehe!!!

      O Motor BMW que equipou a Brabaham por sinal com o qual o Piquet ganhou algumas (hehehe!!!) corridas, tinha 1200cv na versão "amansada" de pista para ter durabilidade.
      Na versão de treino (que era permitida nesta época), chegou a 1500cv!!!!

      1000cv/litro...

      Este é o limite?

      []s,

      Master Vader
      "Master Vader"
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      • #18
        Logo

        se o 1300 trabalha com uma pressão maior, logo podemos dizer que ele responde melhor?? ou seja suas respostas ao volante quando aceleramos são mais precisas e rapidas?? do que um 1600 com pressão bem menor??

        []s

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        • #19
          Postado originalmente por fuscapower
          se o 1300 trabalha com uma pressão maior, logo podemos dizer que ele responde melhor?? ou seja suas respostas ao volante quando aceleramos são mais precisas e rapidas?? do que um 1600 com pressão bem menor??

          []s
          Se todos os outros parâmetros forem iguais, tais como potência de ambos os motores, turbina com as vazões exatamente necessárias, diagramas de compressor semelhantes e sopmente as pressões diferentes (maior no 1300 que no 1600 para obterem a mesma potência), aí sim poderemos dizer que o 1300 subira de giro mais rápido, "obedecendo" mais fielmente os comandos de aceleração, principalmente pela menor inércia do conjunto (pistões menores).
          A outra vantagem, que já foi citada, é a menor área que proporciona mais resistência à ocorrência de detonação.
          Isto vai proporcionar o uso de curva de avanço mais íngreme, ou seja maior avanço em rotações mais altas.
          Isto tudo acaba gerando maior facilidade de controle de detonação em motores com menores diâmetros de pistão.
          Isto mostra porque os motores AP fazem tanto sucesso com turbo, mesmo na mão de Preparadores pouco experientes e mexânicos da vida...
          Como usam pistões de 81mm (1.6 e 1. ou 82,5mm (2.0) Bem menores portanto que os do nosso 1600 (85,5mm), acabam sendo quase "imunes" a detonação, fazendo com que mesmo os que entendem pouco do funcionamneto de um motor turbo, consiga relativo sucesso na montagem do kit.
          Motor a ar... Só quem sabe faz direito...
          AP... Artefato para Principiante...

          []s,

          Master Vader.
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          • #20
            Para quem quer um 1300 turbo...

            Além dos cuidados normais na montagem de um motor turbo, se partirmos do 1300, alguns cuidados serão obrigatórios, para não travarmos o motor... Isto mesmo... Travarmos!!!!
            O virabrequim do 1300 é excelente em relação a resistência, pois é sempre do modelo de aço produzido até 1983, assim suporta maiores esforços que qualquer virabrequim de ferro fundido a partir de 84 e que equipa todos os motores torque, assim como as bielas até 1983 também de aço.
            O problema, é o sistema de lubrificação das bielas, mais simples e menos eficiente no 1300, pois somente existe um duto interno de óleo para cada biela, ao passo que o do 1600 tem duas.
            Aí, ou se usa o vira antigo do 1600cm3 até 1983, ou se trabalha as bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo-se furos na mesma para aumentar o volume de óleo que chega até as bronzinas de bielas.
            Além disto uma bomba de óleo de 26mm é obrigatória e dependendo da potência (em função da pressão escolhida), deve-se usar uma de 30mm com circulação externa e radiador extra.
            O motor deverá utilizar dupla carburação com regulagem semelhante a que se utilizaria no motor 1600cm3 com os coletores originais do motor 1300 a álcool e todo o sistema de pressurização comum a qualquer motor turbo a ar.
            Um comando bom para este motor é o W110 ou o TCS10.

            []s,

            Master Vader.
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            • #21
              Ah....Mestre.

              Eu falei a versão mais amansada pq pelo q eu lembro é q quebrava menos. Das lembranças q eu tenho estes motores quebravam pra caramba!!! Na época q o Senna tava na LOTUS, eu tinha até dó dele..nunca conseguia terminar uma corrida tá lembrado????HAAHAHAHAHHAH....



              Abração Mestre,




              André Torneiro

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              • #22
                deixa ver se eu entendi

                Postado originalmente por Master Vader
                Além dos cuidados normais na montagem de um motor turbo, se partirmos do 1300, alguns cuidados serão obrigatórios, para não travarmos o motor... Isto mesmo... Travarmos!!!!
                O virabrequim do 1300 é excelente em relação a resistência, pois é sempre do modelo de aço produzido até 1983, assim suporta maiores esforços que qualquer virabrequim de ferro fundido a partir de 84 e que equipa todos os motores torque, assim como as bielas até 1983 também de aço.
                O problema, é o sistema de lubrificação das bielas, mais simples e menos eficiente no 1300, pois somente existe um duto interno de óleo para cada biela, ao passo que o do 1600 tem duas.
                Aí, ou se usa o vira antigo do 1600cm3 até 1983, ou se trabalha as bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo-se furos na mesma para aumentar o volume de óleo que chega até as bronzinas de bielas.
                Além disto uma bomba de óleo de 26mm é obrigatória e dependendo da potência (em função da pressão escolhida), deve-se usar uma de 30mm com circulação externa e radiador extra.
                O motor deverá utilizar dupla carburação com regulagem semelhante a que se utilizaria no motor 1600cm3 com os coletores originais do motor 1300 a álcool e todo o sistema de pressurização comum a qualquer motor turbo a ar.
                Um comando bom para este motor é o W110 ou o TCS10.

                []s,

                Master Vader.

                Então mestre, quando eu tiver condição de por o turbo é só:

                Colocar um par de solex 32
                colocar um tcs10
                coletores do fusca a alcool mesmo sendo gasolina o meu?
                bomba de oleo de 26mm
                uma bobina do gol MI pra minha IGN eletronica
                coloco um vira do 1600 antigo(precisa adptar?)
                boto uma vela 1 grau mais fria?

                é mais ou menos isso, é isso ou nada disso..?? haha
                sera que o resultado fica bom?

                []s

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                • #23
                  esqueci

                  levando em conta que meu motor tah velhinho !!!
                  qual a pressão ideal, já que no 1300 podemos ultilizar uma pressão maior?
                  1,5 k ta bom?

                  []s

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                  • #24
                    Fuscapower

                    O vira de 69mm de aço é plug and play no 1300 é só tirar o do 1300 e colocar o do 1600.




                    Abraços


                    André Torneiro

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