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Turbo No 1300 - Quem Sabe??
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Postado originalmente por AndréNos anos 80 os carros com motor turbo tinham 1500 cc e geravam até 1200CV trabalhavam com uma pressão de turbo absurdamente alta.....eu tenho número ...mas nem vou mencionar pq senão vcs vão achar q eu to mentindo!!!!hahahaah
Abraços
André Torneiro
Eh André...
Tô decepcionado com o discípulo...
Você falando que dá 1200cv!!!!!!!!!! no motor 1500cm3 !!!!!!!!!!!(800cv/litro!!!!!!!!!!!) no motor de Fórmula 1...
O pessoal vai acreditar...
Na verdade este teu Fórmula 1 tá fraquinho... hehehehe!!!
O Motor BMW que equipou a Brabaham por sinal com o qual o Piquet ganhou algumas (hehehe!!!) corridas, tinha 1200cv na versão "amansada" de pista para ter durabilidade.
Na versão de treino (que era permitida nesta época), chegou a 1500cv!!!!
1000cv/litro...
Este é o limite?
[]s,
Master Vader"Master Vader"
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Postado originalmente por fuscapowerse o 1300 trabalha com uma pressão maior, logo podemos dizer que ele responde melhor?? ou seja suas respostas ao volante quando aceleramos são mais precisas e rapidas?? do que um 1600 com pressão bem menor??
[]s
A outra vantagem, que já foi citada, é a menor área que proporciona mais resistência à ocorrência de detonação.
Isto vai proporcionar o uso de curva de avanço mais íngreme, ou seja maior avanço em rotações mais altas.
Isto tudo acaba gerando maior facilidade de controle de detonação em motores com menores diâmetros de pistão.
Isto mostra porque os motores AP fazem tanto sucesso com turbo, mesmo na mão de Preparadores pouco experientes e mexânicos da vida...
Como usam pistões de 81mm (1.6 e 1. ou 82,5mm (2.0) Bem menores portanto que os do nosso 1600 (85,5mm), acabam sendo quase "imunes" a detonação, fazendo com que mesmo os que entendem pouco do funcionamneto de um motor turbo, consiga relativo sucesso na montagem do kit.
Motor a ar... Só quem sabe faz direito...
AP... Artefato para Principiante...
[]s,
Master Vader."Master Vader"
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Para quem quer um 1300 turbo...
Além dos cuidados normais na montagem de um motor turbo, se partirmos do 1300, alguns cuidados serão obrigatórios, para não travarmos o motor... Isto mesmo... Travarmos!!!!
O virabrequim do 1300 é excelente em relação a resistência, pois é sempre do modelo de aço produzido até 1983, assim suporta maiores esforços que qualquer virabrequim de ferro fundido a partir de 84 e que equipa todos os motores torque, assim como as bielas até 1983 também de aço.
O problema, é o sistema de lubrificação das bielas, mais simples e menos eficiente no 1300, pois somente existe um duto interno de óleo para cada biela, ao passo que o do 1600 tem duas.
Aí, ou se usa o vira antigo do 1600cm3 até 1983, ou se trabalha as bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo-se furos na mesma para aumentar o volume de óleo que chega até as bronzinas de bielas.
Além disto uma bomba de óleo de 26mm é obrigatória e dependendo da potência (em função da pressão escolhida), deve-se usar uma de 30mm com circulação externa e radiador extra.
O motor deverá utilizar dupla carburação com regulagem semelhante a que se utilizaria no motor 1600cm3 com os coletores originais do motor 1300 a álcool e todo o sistema de pressurização comum a qualquer motor turbo a ar.
Um comando bom para este motor é o W110 ou o TCS10.
[]s,
Master Vader."Master Vader"
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Ah....Mestre.
Eu falei a versão mais amansada pq pelo q eu lembro é q quebrava menos. Das lembranças q eu tenho estes motores quebravam pra caramba!!! Na época q o Senna tava na LOTUS, eu tinha até dó dele..nunca conseguia terminar uma corrida tá lembrado????HAAHAHAHAHHAH....
Abração Mestre,
André Torneiro
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deixa ver se eu entendi
Postado originalmente por Master VaderAlém dos cuidados normais na montagem de um motor turbo, se partirmos do 1300, alguns cuidados serão obrigatórios, para não travarmos o motor... Isto mesmo... Travarmos!!!!
O virabrequim do 1300 é excelente em relação a resistência, pois é sempre do modelo de aço produzido até 1983, assim suporta maiores esforços que qualquer virabrequim de ferro fundido a partir de 84 e que equipa todos os motores torque, assim como as bielas até 1983 também de aço.
O problema, é o sistema de lubrificação das bielas, mais simples e menos eficiente no 1300, pois somente existe um duto interno de óleo para cada biela, ao passo que o do 1600 tem duas.
Aí, ou se usa o vira antigo do 1600cm3 até 1983, ou se trabalha as bronzinas de mancal fixo (munhões), fazendo-se furos na mesma para aumentar o volume de óleo que chega até as bronzinas de bielas.
Além disto uma bomba de óleo de 26mm é obrigatória e dependendo da potência (em função da pressão escolhida), deve-se usar uma de 30mm com circulação externa e radiador extra.
O motor deverá utilizar dupla carburação com regulagem semelhante a que se utilizaria no motor 1600cm3 com os coletores originais do motor 1300 a álcool e todo o sistema de pressurização comum a qualquer motor turbo a ar.
Um comando bom para este motor é o W110 ou o TCS10.
[]s,
Master Vader.
Então mestre, quando eu tiver condição de por o turbo é só:
Colocar um par de solex 32
colocar um tcs10
coletores do fusca a alcool mesmo sendo gasolina o meu?
bomba de oleo de 26mm
uma bobina do gol MI pra minha IGN eletronica
coloco um vira do 1600 antigo(precisa adptar?)
boto uma vela 1 grau mais fria?
é mais ou menos isso, é isso ou nada disso..?? haha
sera que o resultado fica bom?
[]s
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