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Ajuda escolha de turbina.

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  • Ajuda escolha de turbina.

    Pessoal, to pensando em instalar um kit turbo em meu fusca 84 1600 alcool , a ideia do turbo veio, pois não aguento mais raspar o escape do Bob8 no chão , é um 4x1 bom, eficiente, ronco lindo, mas fica em uma péssima posição
    eu já tenho um kit de injeção eletrônica da Kombi instalado, com modulo MegaSquirt e

    Minha duvida é em relação a qual turbo escolher, pretendo deixar +- pressão inicial de 0,6
    Problema é que vou ficar com comando original, então limitando a +- 4500 4900 rpm
    Sei que sem comando não vou ter o desempenho esperado..

    Meu motor parece estar em ordem, quando comprei o antigo dono tinha acabado de montar o motor novo, nova carcaça por ter tido problemas com a numeração do motor
    Acho que o único problema que terei é que parece que meu cabeçote esta rebaixado.. como posso testar isso? em meu trabalho temos um aparelho que mede em BAR a pressão de cada cilindro, se eu medir, será que da pra mim saber se terei que colocar anel de calço?
    Sobre a refrigeração, sera que a original da conta? talvez adicionar uma bomba nova?

    a ideia é mais mesmo para tirar o escape, e de brinde um leve ganho de potencia
    Fusca 85 1600 Alcool Original

  • #2
    Re: Ajuda escolha de turbina.

    Arquivos Anexos
    Fusca 85 1600 Alcool Original

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    • #3
      Re: Ajuda escolha de turbina.

      Postado originalmente por julio.g5 Ver Post
      [ATTACH=CONFIG]28036[/ATTACH]

      nunca entendi esses diagramas !
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

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      • #4
        Re: Ajuda escolha de turbina.

        Uma luz com relação a interpretação dos gráficos.

        http://www.ehow.com.br/escolher-turb...ro-como_25967/

        []s
        Fernando.
        Fusca - 1968
        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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        • #5
          Re: Ajuda escolha de turbina.

          Postado originalmente por fcm Ver Post
          Uma luz com relação a interpretação dos gráficos.

          http://www.ehow.com.br/escolher-turb...ro-como_25967/

          []s
          Fernando.
          muito legal

          vou até copiar o texto para cá !


          Instruções

          • 1Verifique seu orçamento. Construir um motor turbinado não é simplesmente acoplar qualquer coisa no sistema de exaustão e dizer que está pronto. A turbina deve custar cerca de R$ 1100, mas uma instalação perfeita não para por aí. O turbo funciona baseando-se na potência original do motor. Logo, fazer um motor que produza mais força antes de turbiná-lo vai, com certeza, trazer mais benefícios do que simplesmente uma turbina enorme.


          • 2Determine o fluxo de ar em centímetros cúbicos por minuto. O turbo, na verdade, não gera força. Ele simplesmente faz com que mais ar entre no seu motor. Um motor comum geralmente opera na relação de 14 partes de ar para uma parte de combustível. Já que a gasolina possuí determinada quantidade de energia (aproximadamente 36 mil Btu´s por litro), você pode fazer uma correlação direta entre fluxo de ar em metros cúbicos e cavalos. Essa correlação é de aproximadamente 4,24 metros cúbicos por 100 cavalos. Se quisermos um carro com 900 cavalos, por exemplo, você precisará de mais ou menos 38,22 metros cúbicos de ar.


          • 3Calcule o fluxo de ar de seu motor sem turbo. Existem três meios de se fazer isso. Você pode usar uma calculadora online que usa o deslocamento do motor, sua eficiência e rpm, pode também utilizar o número de cavalos original do carro ou pode levá-lo ao dinamômetro. Seguindo nosso exemplo, imaginemos que nosso carro tenha 300 cavalos a 5.500 rotações com uma eficiência volumétrica de 80%. A calculadora online nos dá 12,62 metros cúbicos de fluxo de ar e, usando a correlação metros cúbicos/cavalos que temos, chegamos a 12,74 metros cúbicos.


          • 4Divida seu fluxo de ar necessário pelo fluxo de ar original de seu motor para determinar a pressão do turbo necessária. Em nosso exemplo, você chega a uma correlação de pressão exata de 3,00. Atenção nesse passo, já que dividindo os cavalos desejados pelo valor dos cavalos do motor sem turbo vai lhe dar o mesmo valor que você conseguirá seguindo todo esse processo de calculo que fizemos. Só mostramos todo o processo para que você entenda, de agora em diante, o que está fazendo.


          • 5Pesquise catálogos de fabricantes de turbo com gráficos. Esses gráficos mostram a relação entre fluxo de ar e pressão dando assim uma representação visual da eficiência do turbo em uma determinada faixa de pressão e metros cúbicos. No eixo vertical você verá a pressão e no eixo horizontal o fluxo de ar. Um gráfico da turbina se parece com um alvo alongado: o centro do alvo é onde está a maior eficiência dela. Além disso, é onde ela produz maior força sem produzir calor excessivo.


          • 6Compare a relação pressão e fluxo de ar necessária para seu motor em metros cúbicos com vários mapas de turbina e encontre um que coloque a sua relação desejada de fluxo de ar/pressão do centro ao canto superior direito do gráfico da turbina. Se caso encontrar as medidas expressas em "cfm" --ou pés cúbicos--, multiplique o valor por 0.00047. Novamente usando nosso exemplo, precisamos encontrar uma turbina que tenha eficiência máxima em uma relação de pressão de 3,00 em um fluxo de ar de 0.6345 m3/s. Lembre-se de encontrar uma turbina que tenha o gráfico ideal para o seu ponto desejado.


          • 7Repita os passos dois a sete usando o pico de torque do motor. O nosso carro tem seu pico de torque nas 2000 rpm. onde, de acordo com nosso gráfico do dinamômetro, produz 140 cavalos. Aplique a regra 4,24 metros cúbicos por 100 cavalos e você verá que esse motor usa 0,0987m3/s naquela faixa de rotação. Multiplique esse fluxo de ar pela relação de pressão necessária (3,00) e você tem a menor resposta de turbo necessária. Além de produzir uma relação de pressão de 3,00 com fluxo de ar de 0,6345 m3/s, também produzirá os mesmos 3,00 com fluxo de ar de 0,2961,


          • 8Continue pesquisando até encontrar uma turbina que se adeque perfeitamente a sua relação fluxo de ar/torque e mantenha a pressão junto com o pico de cavalos/fluxo de ar de seu motor. Você vai descobrir que, para motores maiores, como o de nosso exemplo, não existem turbos. Nenhum turbo no mercado vai fornecer esses números de pressão e fluxo para tamanho fluxo de ar.


          • 9Refaça os cálculos para uma instalação de vários turbos. Se você não conseguir encontrar um turbo que se enquadre, divida seus valores de fluxo de ar pelo número de turbos que deseja usar. Duas turbinas sopram duas vezes mais ar que uma, e turbos menores possuem uma eficiência mais abrangente que maiores. No nosso caso, divida 0,6345 m3/s e 0,2961 por dois. Você vai precisar de um par de turbinas que irão fornecer uma pressão de 3,00 em 0,3172 m3/s a 0,1480 m3/s. Isso significa uma margem de apenas 0,1692 m3/s para a instalação de um bi-turbo, contra 0,3384 m3/s para a instalação de um turbo simples, porém maior-- um objetivo muito mais possível para qualquer turbina.

          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

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          • #6
            Re: Ajuda escolha de turbina.

            Se a taxa for original do álcool, medindo a pressão de compressão vc não vai conseguir saber...
            Mas sendo original todo o motor, terá de remover os cabeçotes e verificar os pistões se é com ressalto na cabeça, ou reta, se for um dos casos vc terá de apenas substituir pelo para o que é aplicado para gasolina, no caso se for cabeça reta, é do moderno, já, se for o outro com ressalto, é do antigo, dessa forma vc já diminui consideravelmente a taxa, para a do motor gasolina, e o ideal seria dar uma aumentada na luz tbm, pra deixar com 1.5mm, calçando embaixo das camisas, então é só montar tudo e aplicar a turbina desejada e aproveitar teu motor turbo, podendo até botar 1.00bar de pressão sem correr riscos de quebrar com facilidade ...
            Anor Mecânico

            Reparação Automotiva
            Instalação de Acessórios
            Personalização de Motores
            Adaptação de Equipamentos
            Especializado em Antigos e VW ar

            Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
            e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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            • #7
              Re: Ajuda escolha de turbina.

              eu dar meu motor + cambio estado de novo , em um Ap 1.9 turbo + cambio da Kombi, e + R$3500 é besteira?, o cara diz que ele tem tudo certinho, me entrega todas as coisas que eu precisar, ou vale eu investir esses 3500 no 1600 a ar mesmo?
              Minha vontade era só coloca um simples turbinho rsrsrs, mas ai ja terei que trocar pistões pelo jeito mais o kit + refrigeração + turbina, mas trocar por um Ap seria melhor?
              Fusca 85 1600 Alcool Original

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              • #8
                Re: Ajuda escolha de turbina.

                Eu prefiro pegar os 3500$ e turbinar motor original!
                Com essa verba da pra abrir o motor, destachar ele
                com anéis entre camisa e carcaça, trocar anéis e
                bronzina de bielas.
                Instale um kit com uma T2, vai de 48x35 que fica filé!
                A bomba de oleo 30mm ja melhora bem.
                Vw ar turbo fica legal pra andar, quanto ao giro do motor
                pode preparar uma 3 step, porque quando você menos
                espera o contagiros ta atravessando os 5mil rpms, mesmo
                com comando original!
                Fusca 1600T 79/80

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                • #9
                  Re: Ajuda escolha de turbina.

                  Postado originalmente por julio.g5 Ver Post
                  eu dar meu motor + cambio estado de novo , em um Ap 1.9 turbo + cambio da Kombi, e + R$3500 é besteira?, o cara diz que ele tem tudo certinho, me entrega todas as coisas que eu precisar, ou vale eu investir esses 3500 no 1600 a ar mesmo?
                  Minha vontade era só coloca um simples turbinho rsrsrs, mas ai ja terei que trocar pistões pelo jeito mais o kit + refrigeração + turbina, mas trocar por um Ap seria melhor?
                  Esquece esse APZEIRO!!!
                  Um 1600, com turbina, e tudo original da um espanco até em 2.0, fica com o teu 1600, e faz conforme o nosso amigo Pilotospirados disse, vc gasta um pouco mais de $3500.00, mas vai ficar com tudo que vc já tem e vai rodar de aircooled, tanto de passeio na avenida apreciando a galera ou acelerando forte, pra galera apreciar vc andando de fuca ...
                  Anor Mecânico

                  Reparação Automotiva
                  Instalação de Acessórios
                  Personalização de Motores
                  Adaptação de Equipamentos
                  Especializado em Antigos e VW ar

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                  e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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                  • #10
                    Re: Ajuda escolha de turbina.

                    DUVIDA???? Pistão álcool flat (liso) foi usado no motor antigo até 84 e depois, o motor tork veio com pistão álcool convexo (cabeçudo). Não seria isso? Ao menos, quando compro o kit mahle para motor moderno de prisioneiro fino e cabeçote 6 aletas, sempre vieram pistões convexos.
                    Meu SANGUE é Air cooled+

                    Comment


                    • #11
                      Re: Ajuda escolha de turbina.

                      Postado originalmente por fernandoraubber Ver Post
                      DUVIDA???? Pistão álcool flat (liso) foi usado no motor antigo até 84 e depois, o motor tork veio com pistão álcool convexo (cabeçudo). Não seria isso? Ao menos, quando compro o kit mahle para motor moderno de prisioneiro fino e cabeçote 6 aletas, sempre vieram pistões convexos.
                      é isso mesmo!
                      Fusca 1600T 79/80

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