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Carter Seco - Dúvidas!

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  • Carter Seco - Dúvidas!

    Bom pessoal, para tentar segurar um pouco a temperatura do meu 1600t, resolvi montar um sistema de cárter seco.
    Gostaria de saber de quem utiliza, como é que está montado e, se possível, qual a correta disposição do circuito.
    Seria: Saída da bomba>filtro>radiador externo>reservatório>retorno da bomba?
    Meu principal questionamento é com relação ao volume ideal de óleo.
    Supondo, se eu colocar os 2.5lts no motor, e instalar um reservatório de 6lts no chiqueirinho, ainda posso somar neste reservatório, mais 2.5lts, e trabalhar com um 1 litro de espaço para respiro? Isso está correto?

    Agradeço a quem possa ajudar!

  • #2
    Re: Carter Seco - Dúvidas!

    Segue o esquema.
    Arquivos Anexos
    Fusca - 1968
    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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    • #3
      Re: Carter Seco - Dúvidas!

      hahahahaha, fcm, melhor e mais claro impossível!
      Muito obrigado!
      Tem idéia quanto aos volumes, qual seria uma quantidade adequada de óleo? Quando desligado o óleo desce ao motor, ou a bomba não permite?
      Abraço!

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      • #4
        Re: Carter Seco - Dúvidas!

        Mais uma pergunta, a pressão interna, será igual á pressão externa?
        abraço!

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        • #5
          Re: Carter Seco - Dúvidas!

          Postado originalmente por jeanricardo Ver Post
          hahahahaha, fcm, melhor e mais claro impossível!
          Muito obrigado!
          Tem idéia quanto aos volumes, qual seria uma quantidade adequada de óleo? Quando desligado o óleo desce ao motor, ou a bomba não permite?
          Abraço!
          Postado originalmente por jeanricardo Ver Post
          Mais uma pergunta, a pressão interna, será igual á pressão externa?
          abraço!
          Olá

          A bomba para carter seco é composta de 2 bombas na verdade.
          Uma puxa o óleo do carter e envia via circuito através do filtro e do radiador para o reservatório externo.
          Na bomba da CB as engrenagens são as de 21 mm. O objetivo é "mover", não necessariamente pressurizar, o óleo de volta ao reservatório.
          A segunda bomba puxa óleo do reservatório para encaminhar pelas galerias do motor. Na CB esta tem 26 mm.
          A pressão do sistema é regulada na verdade pelas restrições no encaminhamento do óleo.
          Se pensar em tamanho de engrenagens elas são menores que outras bombas do mercado, mas como o óleo estará mais frio e mais viscoso a pressão deve a ser manter mais constante, não caindo tanto com a temperatura (que não deverá subir).

          []s
          Fusca - 1968
          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
          123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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          • #6
            Re: Carter Seco - Dúvidas!

            Fcm,
            No caso de um motor turbo, como o meu, que anda com pressão alta, e alta tendência de aquecer, qual seria o volume de óleo adequado?
            Existe algum cuidado na primeira partida?
            Coloco os 2.5 lts no motor, encho o filtro? e coloco o restante no reservatório? Como faria uma ´´sangria´´ desse sistema? corre algum risco de ocorrer bolhas no circuito, criando falta de lubrificação?
            Desculpe tantas perguntas...mas a bomba e o resto tá na mão e quero logo montar!
            Abraço!

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            • #7
              Re: Carter Seco - Dúvidas!

              Postado originalmente por jeanricardo Ver Post
              Fcm,
              No caso de um motor turbo, como o meu, que anda com pressão alta, e alta tendência de aquecer, qual seria o volume de óleo adequado?
              Existe algum cuidado na primeira partida?
              Coloco os 2.5 lts no motor, encho o filtro? e coloco o restante no reservatório? Como faria uma ´´sangria´´ desse sistema? corre algum risco de ocorrer bolhas no circuito, criando falta de lubrificação?
              Desculpe tantas perguntas...mas a bomba e o resto tá na mão e quero logo montar!
              Abraço!
              Não sei se entendi direito a sua pergunta, mas vamos lá.
              O reservatório do carter seco também estará cheio cobrindo o nível das duas mangueiras.
              Enchendo o reservatório, enchendo o filtro e o radiador ainda sobrará um pouco de ar nas mangueiras. Deixa circular um pouco (devagar na oficina) e completa.

              []s
              Fernando.
              Fusca - 1968
              1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
              123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

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              • #8
                Re: Carter Seco - Dúvidas!

                ok, entendi, vou montar a princípio com uns 8 litros, e monitorar a temperatura, já estava de saco cheio do ponteiro beliscar 100c a cada puxada...e passando disso sempre que exagerava...
                Vou tentar manter nos 80 agora...
                Obrigado pela ajuda.

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                • #9
                  Re: Carter Seco - Dúvidas!

                  Postado originalmente por jeanricardo Ver Post
                  ok, entendi, vou montar a princípio com uns 8 litros, e monitorar a temperatura, já estava de saco cheio do ponteiro beliscar 100c a cada puxada...e passando disso sempre que exagerava...
                  Vou tentar manter nos 80 agora...
                  Obrigado pela ajuda.
                  Entre 85 e 95 está bom.
                  Motor muito frio é ruim também ...
                  Fusca - 1968
                  1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
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