Buenas galera do fórum!
Abri o tópico com intenção de compartilhar o projeto de preparação que pretendo realizar no meu besouro, e ao mesmo tempo, receber algumas dicas e/ou criticas.. bom vamos aos fatos:
Possuo um Sedan 1300 (1983) a gasolina. O carro atualmente esta com componentes mecânicos nos padrões originais, exceção do sistema de escapamento que é um 4x2.
A partir disso pretendo monta-lo na seguinte configuração:
- Carburação: Dupla Solex 32/34: preciso definir os giclês e venturi que irei usar, pois atualmente esta configurado para o 1600 a gasolina, com venturi 24mm;
- Coletores de admissão: tem os do 1300 a álcool e os do puma gt 1968 (artesanais)... não sei qual destes usar, e estou com dificuldades de localizar um par de deles.. já pensei em fabricar coletores em aço, mas ainda tenho que analisar os efeitos de uso deste material sobre a base do cabeçote e base do carburador em termos de dilatação, e questão de fluxo de admissão pelo aquecimento da peça.. enfim, um item sobre o qual tenho que pesquisar ainda;
- Escapamento: Uso um 4x2 de 1.5/8", me agrada muito e não penso em muda-lo;
- Sistema de ignição: já conta com ignição eletrônica Bosch, cabos de vela Bosch e velas NGK (porem não lembro o grau térmico), bobina Bosch mesmo modelo da original.
- Sistema de alimentação: bomba mecânica original com mangueiras e tanque livres de sujeira (só abasteço em um único posto onde o combustível é bom, pros meus carros pelo menos);
- Sistema de refrigeração: original do 1300, aqui estudo usar o sistema radiador deslocado com as devidas modificações.
- Comando de válvulas: original 1300, tenho a intenção de substituir por um w100 engle, mas receio ficar "manco" em baixa;
- Cabeçotes: original 1300, pretendo fazer uma otimização destes, conforme ensinamentos do Marcelo Tonella;
- Pistões e bielas: ainda são os que saíram de fábrica, vou verificar a condição das bielas e caso possam ser usadas ainda, equalizar seu peso, quanto aos pistões e camisas estudo trocar por kit metal leve 1300 (ouvi dizer que a liga é melhor e o peso dos pistões menores) ;
- Virabrequim: original 1300, não pretendo modificar este item;
- Embreagem: original 1300, terei que troca-la muito provavelmente, pelo menos por uma nova;
- Bomba de óleo: original do 1300, estudo substituir por uma mais forte, porem ainda não sei qual usar;
Atualmente tenho cuidado da manutenção do fusca em casa devido a problemas com "mexanicos", e pretendo botar a mão na massa nesse projeto, fazendo tudo que eu puder. Sinceramente o carro esta bom, ótimo de consumo e anda bem. Não pretendo fazer um canhão de rua, apenas deixar o 1300 mais esperto.
Vou postando a medida que o projeto for acontecendo.
Criticas ou sugestões são bem vindas.
Abri o tópico com intenção de compartilhar o projeto de preparação que pretendo realizar no meu besouro, e ao mesmo tempo, receber algumas dicas e/ou criticas.. bom vamos aos fatos:
Possuo um Sedan 1300 (1983) a gasolina. O carro atualmente esta com componentes mecânicos nos padrões originais, exceção do sistema de escapamento que é um 4x2.
A partir disso pretendo monta-lo na seguinte configuração:
- Carburação: Dupla Solex 32/34: preciso definir os giclês e venturi que irei usar, pois atualmente esta configurado para o 1600 a gasolina, com venturi 24mm;
- Coletores de admissão: tem os do 1300 a álcool e os do puma gt 1968 (artesanais)... não sei qual destes usar, e estou com dificuldades de localizar um par de deles.. já pensei em fabricar coletores em aço, mas ainda tenho que analisar os efeitos de uso deste material sobre a base do cabeçote e base do carburador em termos de dilatação, e questão de fluxo de admissão pelo aquecimento da peça.. enfim, um item sobre o qual tenho que pesquisar ainda;
- Escapamento: Uso um 4x2 de 1.5/8", me agrada muito e não penso em muda-lo;
- Sistema de ignição: já conta com ignição eletrônica Bosch, cabos de vela Bosch e velas NGK (porem não lembro o grau térmico), bobina Bosch mesmo modelo da original.
- Sistema de alimentação: bomba mecânica original com mangueiras e tanque livres de sujeira (só abasteço em um único posto onde o combustível é bom, pros meus carros pelo menos);
- Sistema de refrigeração: original do 1300, aqui estudo usar o sistema radiador deslocado com as devidas modificações.
- Comando de válvulas: original 1300, tenho a intenção de substituir por um w100 engle, mas receio ficar "manco" em baixa;
- Cabeçotes: original 1300, pretendo fazer uma otimização destes, conforme ensinamentos do Marcelo Tonella;
- Pistões e bielas: ainda são os que saíram de fábrica, vou verificar a condição das bielas e caso possam ser usadas ainda, equalizar seu peso, quanto aos pistões e camisas estudo trocar por kit metal leve 1300 (ouvi dizer que a liga é melhor e o peso dos pistões menores) ;
- Virabrequim: original 1300, não pretendo modificar este item;
- Embreagem: original 1300, terei que troca-la muito provavelmente, pelo menos por uma nova;
- Bomba de óleo: original do 1300, estudo substituir por uma mais forte, porem ainda não sei qual usar;
Atualmente tenho cuidado da manutenção do fusca em casa devido a problemas com "mexanicos", e pretendo botar a mão na massa nesse projeto, fazendo tudo que eu puder. Sinceramente o carro esta bom, ótimo de consumo e anda bem. Não pretendo fazer um canhão de rua, apenas deixar o 1300 mais esperto.
Vou postando a medida que o projeto for acontecendo.
Criticas ou sugestões são bem vindas.
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