Tenho um fusca 1600, para colocar um virabrequim de 78mm ou 82mm e atingir maior cilindrada eu tenho que retificar cabeçote ? mais alguma modificação é nescessária ? Qual a diferença de subir cilindrada só com virabrequim, ou usar o 69mm original, e subir cilindrada com camisas e e pistões mais largos. A diferença se da no desempenho em rotações diferentes ou fica a mesma coisa ?muito obrigado !
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Virabrequim de 78mm no 1600
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
A diferença entre usar pistões maiores e virabrequim de curso maior são muitas.. tanto em desempenho quanto em modificações.
Se eu fosse aumentar a cilindrada do meu, hoje, eu partiria para virabrequim cursado.
Para colocar o vira cursado tem que fazer um retrabalho interno no bloco (retirar material em algumas áreas) e dependendo do curso, no comando também, senão o motor não vira. Mas não é preciso abrir bloco e nem cabeçote, é reversível.
Com o aumento do virabrequim, vem também uma cilindrada maior (com vira de 78 1800cc e com vira de 82 1883cc) e o torque comparando com só aumentar o tamanho dos pistões também é maior, a diferença é bem perceptível segundo a galera!!!
Para colocar pistões maiores você terá que abrir o bloco e cabeçote para a medida da camisa nova e uma vez alterado, não tem como voltar atrás, não vai dar para colocar as camisas e pistões do 1600 novamente, ao contrário do retrabalho para receber o vira cursado.
Rafael Fedel
1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI
"Para evitar decepções, reduza as expectativas."
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Vinicião,
Com vira 78, tem que colocar um calço nas camisas de aproximadamente 5 mm. Com vira 82 acho desaconselhável, pois terá um calço muito grande desestabilizando as camisas, podendo gerar vazamentos.
O que você pode também é utilizar pistões 87 mm e vira 74 e/ou 78. Neste caso só abrirá um pouco mais as camisas.
Tudo isso tem um custo agregado;
- Aumento de cilindrada com vira original: kit 90,5/92/94 (1775/1835/1915) - custo dos kits + abertura da carcaça + abertura dos cabeçotes
- Aumento de cilindrada com vira cursado: vira 74/78 + trabalho interno na carcaça + calços nas camisas - aqui entra a opção de pistões 87 mm AFP
http://www.cbperformance.com/searchr...?cat=155#threeAugusto Cesar Nunes
Pesquisador
Mecânico Entusiasta
Analista em Informática
gutocesa@hotmail.com
gutocesa@terra.com.br
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Nossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !Last edited by Vinicião; 09-12-2014, 07:13 AM.
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
uma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.
Como essa aqui:
Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.2276 FK8 .
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Legal essa dica Luiz
Não tinha reparado nessa diferença, e olha que é bem visível!!!
Rafael Fedel
1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI
"Para evitar decepções, reduza as expectativas."
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Postado originalmente por Vinicião Ver PostNossa, muito boas as respostas, muito obrigado !Outras dúvidas, no caso de trocar o vira, posso usar as camisas e pistões que ja estão ? o curso do pistao na camisa não vai aumentar, ou seja, não vai pegar uma parte que ainda ele não "percorreu", criando atrito ou coisa do tipo ? Desculpem sou meio leigo. Quanto à cabeçotes com 40x35,5, são usados em que casos, o que melhoram ? Desde ja, muito obrigado !Augusto Cesar Nunes
Pesquisador
Mecânico Entusiasta
Analista em Informática
gutocesa@hotmail.com
gutocesa@terra.com.br
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Postado originalmente por luiz Ver Postuma coisa que ajuda na utilização de vira de 78mm é usar bielas com os parafusos na parte maior e não na base.
Como essa aqui:
Com uma biela normal o rombo na carcaça tem que ser maior.D O U G L A S
Brasilia 1974 - "Marrom"
São Miguel do Oeste - SC
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RUMO AOS 1000 POSTS,
MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Postado originalmente por Vinicião Ver PostEntendi Brasa, eu vou fazer um 1800cc, carburação dupla, meu 1600 está com cabeçote de 1300, ai minha duvida é comprar eles prontos em 40x35,5 ou comprar os std msm...
Augusto Cesar Nunes
Pesquisador
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Analista em Informática
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Postado originalmente por gutocesa Ver PostVerifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Dá uma olhada direto com a Autolinea se não me engano eles tem os doisAugusto Cesar Nunes
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Mecânico Entusiasta
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Re: Virabrequim de 78mm no 1600
Postado originalmente por gutocesa Ver PostVerifique direito, pois todos os 1600, mesmo com carburação simples, os cabeçotes são de dupla entrada com adaptador para o coletor simples.[ATTACH=CONFIG]29363[/ATTACH]
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