Fala galera!
Tenho uma Variant 72 e montei (eu mesmo) meu motor há 1 mês e agora estou na fase de acerto da carburação.
A configuração dele é a seguinte:
- Motor 1600 cc, kit MEC, vira original (standard ainda), com balanceamento estático (peso de bielas e pistões equalizados), rodando na gasolina;
- Cabeçote 6 aletas com válvulas 39 admissão (inox) e 32 escape, taxa 8,5:1, molas e balanceiros originais, válvulas reguladas com 0,10 mm;
- Comando W120 Empi;
- Carburação dupla Solex com bases 34 e venturi 27 mm, lenta 47,5, ar 125, principal 195 , injetor 40, agulha 151, filtro esportivo, canetas originais, tampão dessifonador 100;
- Escape 4x1, tubos 1 3/8" da Empi, para Variant;
- Velas BP5HS;
- Breather kit, com respiros nas tampas de válvula;
- Distribuidor Hall, ponto inicial em 15°, sonda lambda e hallmeter;
- Câmbio do 1600, original da Variant, embreagem original e volante aliviado 1 kg.
Com esta configuração da carburação consegui tirar quase todo o buraco que tinha na aceleração (de lenta para início da aceleração) e o hallmeter informa:
- lenta -- pobre
- média -- rica (tendendo à ideal)
- alta -- quando enfia o pé, quase fica pobre
Antes desta configuração estava com lenta 62 (hallmeter informava rica ao extremo), ar 120 e principal 195 (média continuava rica e a alta, quando enfiava o pé, estava rica também) mas tinha um buraco muito maior de lenta para média (começo da aceleração). O que percebi diminuindo drasticamente o giclê de lenta é que o buraco fica menor e fica mais rápido para subir de giro.
Alguém já acertou um motor com uma configuração parecida com esta? Tô achando o giclê principal muito grande, mas se diminuir a vela fica branca e o carro não desenvolve... Desse jeito a vela está cor de tijolo, mas não muito escura.
Tenho impressão que se aumentar o principal vai ficar melhor ainda, mas a média já está rica... aí ficaria mais rica ainda e o consumo aumentaria ainda mais. Como consigo empobrecer só a média?
Como o motor está novinho, não quero ficar esticando e chegando em giros muito altos, cheguei aos 5.000 rpm e foi tranquilo, mas não forcei mais do que isso. Na estrada cheguei aos 140 km/h e tinha mais acelerador ainda. Mas não consigo tirar este (pequeno) buraco da lenta para média e estou achando alto demais o giclê principal, o consumo vai ficar na estratosfera!
É um carro para curtir, às vezes pego estrada nos finais de semana e rodo 2 ou 3 dias por semana para ir ao trabalho, é claro que não espero ter um carro econômico (está com W120!), mas também não pode ficar com consumo de carro de corrida né...
Se alguém puder me dar uma luz, apontar o que estou fazendo de errado, agradeço muito!
Mais para frente pretendo colocar duas Weber 40, talvez melhore ainda mais o rendimento. Caso alguém saiba de alguma para vender me dá um toque ok?
Abraço à todos!
Tenho uma Variant 72 e montei (eu mesmo) meu motor há 1 mês e agora estou na fase de acerto da carburação.
A configuração dele é a seguinte:
- Motor 1600 cc, kit MEC, vira original (standard ainda), com balanceamento estático (peso de bielas e pistões equalizados), rodando na gasolina;
- Cabeçote 6 aletas com válvulas 39 admissão (inox) e 32 escape, taxa 8,5:1, molas e balanceiros originais, válvulas reguladas com 0,10 mm;
- Comando W120 Empi;
- Carburação dupla Solex com bases 34 e venturi 27 mm, lenta 47,5, ar 125, principal 195 , injetor 40, agulha 151, filtro esportivo, canetas originais, tampão dessifonador 100;
- Escape 4x1, tubos 1 3/8" da Empi, para Variant;
- Velas BP5HS;
- Breather kit, com respiros nas tampas de válvula;
- Distribuidor Hall, ponto inicial em 15°, sonda lambda e hallmeter;
- Câmbio do 1600, original da Variant, embreagem original e volante aliviado 1 kg.
Com esta configuração da carburação consegui tirar quase todo o buraco que tinha na aceleração (de lenta para início da aceleração) e o hallmeter informa:
- lenta -- pobre
- média -- rica (tendendo à ideal)
- alta -- quando enfia o pé, quase fica pobre
Antes desta configuração estava com lenta 62 (hallmeter informava rica ao extremo), ar 120 e principal 195 (média continuava rica e a alta, quando enfiava o pé, estava rica também) mas tinha um buraco muito maior de lenta para média (começo da aceleração). O que percebi diminuindo drasticamente o giclê de lenta é que o buraco fica menor e fica mais rápido para subir de giro.
Alguém já acertou um motor com uma configuração parecida com esta? Tô achando o giclê principal muito grande, mas se diminuir a vela fica branca e o carro não desenvolve... Desse jeito a vela está cor de tijolo, mas não muito escura.
Tenho impressão que se aumentar o principal vai ficar melhor ainda, mas a média já está rica... aí ficaria mais rica ainda e o consumo aumentaria ainda mais. Como consigo empobrecer só a média?
Como o motor está novinho, não quero ficar esticando e chegando em giros muito altos, cheguei aos 5.000 rpm e foi tranquilo, mas não forcei mais do que isso. Na estrada cheguei aos 140 km/h e tinha mais acelerador ainda. Mas não consigo tirar este (pequeno) buraco da lenta para média e estou achando alto demais o giclê principal, o consumo vai ficar na estratosfera!
É um carro para curtir, às vezes pego estrada nos finais de semana e rodo 2 ou 3 dias por semana para ir ao trabalho, é claro que não espero ter um carro econômico (está com W120!), mas também não pode ficar com consumo de carro de corrida né...
Se alguém puder me dar uma luz, apontar o que estou fazendo de errado, agradeço muito!
Mais para frente pretendo colocar duas Weber 40, talvez melhore ainda mais o rendimento. Caso alguém saiba de alguma para vender me dá um toque ok?
Abraço à todos!
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