Taxa muito alta é um problema quando temos a faixa de torque em rotações originais, isso devido ao comando utilizado. Sempre disse isso com base nos motores que montei e nos motores desenvolvidos em outras atividades como em montadoras. Porém se escolher um comando com alta graduação, acima de 290 por exemplo a coisa começa a mudar de figura. A curva de torque sobe muito em rotações elevadas e a chance de detonação em baixas rpms desaparece pois o rendimento volumétrico nesta faixa cai, reduzindo o que chamamos de taxa de compressão dinâmica. Aí a coisa muda de figura e podemos elevar a taxa.
hoje em dia apesar da grande quantidade de postos que vendem gasolina adulterada, a gasolina brasileira possui uma octanagem bem elevada e possibilita o uso de taxa de 10:1 por exemplo em comandos mais agressivos.
Eu hoje uso 10:1 no Fusca com comando W120 de 294 graus e ele não bate pino algum mesmo com minha curva de avanço bem agressiva para atingir altas rpms.
Comandos mais fortes permitem algo até superior a 10:1.
Vejam que esta é a realidade hoje. Coisa que não conseguíamos a 15 anos atrás ou mais por exemplo.
Assim agora, o ganho supera a dificuldade de acerto, principalmente em motores injetados.
Mas se sua opção é pelos comandinhos mais fraquinhos, W100 ou W110, ou outros nesta faixa. Conforme-se com 8,5:1 para não ter problema ou tire avanço e se arraste pelas ruas, rsrsrs.
Nos superalimentado tudo muda, mas.isto é assunto para outra oportunidade.
hoje em dia apesar da grande quantidade de postos que vendem gasolina adulterada, a gasolina brasileira possui uma octanagem bem elevada e possibilita o uso de taxa de 10:1 por exemplo em comandos mais agressivos.
Eu hoje uso 10:1 no Fusca com comando W120 de 294 graus e ele não bate pino algum mesmo com minha curva de avanço bem agressiva para atingir altas rpms.
Comandos mais fortes permitem algo até superior a 10:1.
Vejam que esta é a realidade hoje. Coisa que não conseguíamos a 15 anos atrás ou mais por exemplo.
Assim agora, o ganho supera a dificuldade de acerto, principalmente em motores injetados.
Mas se sua opção é pelos comandinhos mais fraquinhos, W100 ou W110, ou outros nesta faixa. Conforme-se com 8,5:1 para não ter problema ou tire avanço e se arraste pelas ruas, rsrsrs.
Nos superalimentado tudo muda, mas.isto é assunto para outra oportunidade.
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