Se esta é a sua primeira visita, certifique-se de verificar o FAQ. Você deve se registrar
para poder postar. Para começar a ver mensagens clique na categoria desejada.
acabo de tomar uma porrada!!!! fui buscar o meu virabrequim com o volante na retifica que faz balanceamento, o volante esta empenado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
por causa deste problema o conjunto não pode ser balanceado tentarei nesta segunda desempenar o volante em uma torneadora.
o empeno esta na cremalheira, tentei procurar um volante "zero" mas aqui nesta me... de cidade não acha!!!!
serei sincero; acabo de ficar desgostoso com a situação!!!!
deseje-me sorte!!!!
Pô Marcos, lamento pelo ocorrido,... refiro-me principalmente a "porrada"...
... volante dá-se um jeito...
Desejo-lhe sorte, sim(!), sem dúvida(!), mas antes de tudo, saúde(!!!), pois com ela podemos correr atrás de tudo que queremos.
ok senhores ai vai o que tem que ser feito para colocar o vira de 78,4mm.
a primeira coisa e desbastar o interior do bloco, segue abaixo as fotos de onde vc tem que desbastar:
1--> parte superior do bloco para que as quinas e parafusos da biela não raspem, o desbaste tem que ser as duas partes da carcaça e tem que coincidir,
2 --> onde entra a camisa na carcaça tem que ser desbastado para que os mesmos parafusos da biela não travem e na parte lateral para que o fundo da biela também não raspe
nas fotos a baixo onde você ver mais brilhoso é onde tive que retirar material
sobre o volante vc não irão acreditar, o volante não estava empenado, e sim um dos furos a mais feito no volante ficou 0,06mm fora da posição e não deixava o volante colar no fundo do vira, apos sanado estre problema a massa desbalanceada no volante foi de 8,0g (retirei 1Kg do volante) converçando com o engenheiro da retifica JK ele me comentou que o normal que apareçe para ele de volantes desbalanceado são entre 100,0g e 400,00g
voltando a adptação do vira, alguem se lembra que eu falei que o comando W120 tinha o eixo menor em 0,5mm de raio em relação ao comando original pois bem vc não tem que tornear muito o comando somente no apoio central para a retirada do exagero do colo de apoio (que não fica apoiado nas bronzinas do comando) coisa de 5mm e a retirada daquele calombo proximo da engrenagem:
segue a foto do comando e da biela para vc ver o quanto que tem que tirar, a uma linha que eu marquei no comando
agora apos feito tudo isto somente retire a saia do pistão e coloque os aneis de 4,7mm nas camisas e pronto o motor ja estara pronto o resto e o de praxe.
vou dar um conselho, quando for trabalhar a carcaça do fusca procure utilizar lima giratoria, e não alguma pedra de desbaste porque o material que e feito a carcaça e uma liga de aluminio com manganes e caso voce utilize algum tipo de pedra que com o tempo ira aquecer e produzir faisca que podera entrar em contato com a limalha desta liga provocando incendio, e ja adiante que não pode jogar agua pois ai que a coisa pega fogo mesmo, experiencia propria OK
a sim eu retirei da biela o parafuso em exesso apos colocada a porca asim voce retira menos material da carcaça
Exelente Tutorial Marcosky313.
Nao ficou devendo nada a revistas internacionais sobre o assunto. Parabens pelo trabalho.
Agora estamos no aguarde dos proximos capitulos (com fotos né).
Abraços
senhores estou mandando as fotos com a adptação da bomba de combustivel eletrica. sobre quem perguntou sobre as folgas dos trabalhos interno na carcaça foi de 3mm mais ou menos OK!
Marcos também sou daqui de Brasília e estou também passando de 1600 pra 1800 com o vira de 78,4mm, só que no meu caso vou usar comando W110, continuar com as solex 32, colocar radiador externo, e não sei se tiro o peso do volante, gostaria de trocar informações contigo e se possível me passar o fone da retífica JK. Desde já agradeço, e imagino o quanto tá adando esse puma!!! Parabéns.
Parabens pelo motor Marcosky313, e excelente "post" que vc fez sobre seu motor. Com relação ao cambio, todos estavam lhe sugerindo uma cora e pinhao mais curto, eu discordo, para um canhão desses tem mais é que ser longo. Abraço e sorte com seu carro.
To montando um 1800cc com kit 85,5mm + vira 78.5mm. Tenho um par de cabeçotes autolinea 6 aletas que eu tava usando no meu 1600cc, estao rebaixados uns 3,5mm; a pergunta é, vou poder usar esses cabeçotes com o vira de curso ou vou ter que usar aneis pra diminuir a taxa(alcool)? Tipo, se eu tiver que usar os aneis (nos cabeçotes) vou continuar usando os 4,7mm nos dos lados da carcaça?
Duvida 2:
Pra saber onde vou tirar material da carcaça tenho que fechar o bloco com o torque pra selar ou apenas um torque pra unir as duas partes da mesma?
Duvida 3:
Pra testar o vira, tenho que montar as bielas junto?
Duvida 4:
No vira de 78.5mm tenho que desbastar o comando tambem?
Duvida 5:
Varetas: O que acontece com as varetas? Tenho que colocar outras maiores? Usa as varetas de motor MWM.
Espero que estas duvidas ajudem a outros que estejam com projetos iguais ao meu.
ai estão as fotos do pistão e camisa que irão entrar uma pergunta a quem poder me ajudar, esta cola que vem no kit é boa?
outa foto são das capas de tucho e para quem me perguntou se as varetas de acionamento dos balancins são maiores ai esta uma foto comparando: a vareta suja é a original enquanto a vareta limpa é de aço do motor MWM
Uma dúvida: as varetas para o vira de 78,4mm têm de ter 284,7mm de comprimento. Essas da MWM têm 290mm, se não me engano. Não há problema em utilizá-las?
Comment