Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1900cm3 com peças originais.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por Juncker
    Tenho umas medidas aproximadas aqui comigo, acho que são as do motor MD, entre parênteses são as do fusca, entre centros 136mm (137mm), diâmetro moentes 49mm (57,8mm), diâmetro do furo do pino 25mm (24mm)largura moente 24,9mm (22,8mm), medidas sem buchas ou casquilhos.

As do Corsa parece que entre centros tem 129,75mm, no 1.8 o r/l tá em 0,339.

[ ]'s
    A única coisa, é o fato de que a medida da biela do MD tem 49mm e a do Fusca 55mm mbas com as bronzinas.
    No caso da biela do corsa, temos 43mm com L de129,75mm mesmo.
    O r/L de um motor a ar com vira para VW a ar de 82mm por exemplo (1883cm3), vai ser de 41/137 = 0,299 e com o vira maluco com as bielas do Corsa 1.8 (que são forjadas),40,5 / 129,75 = 0,312

Assim logicamente que ficaria um pouco mais áspero, mas aimda mais suave que na aplicação original dela que dá r/L = 0,339.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Postado originalmente por Master Vader
      A única coisa, é o fato de que a medida da biela do MD tem 49mm e a do Fusca 55mm mbas com as bronzinas.
      O r/L de um motor a ar com vira para VW a ar de 82mm por exemplo (1883cm3), vai ser de 41/137 = 0,299 e com o vira maluco com as bielas do Corsa 1.8 (que são forjadas),40,5 / 129,75 = 0,312

Assim logicamente que ficaria um pouco mais áspero, mas aimda mais suave que na aplicação original dela que dá r/L = 0,339.

tenho um motor 1300 aqui parado que precisa de retifica ....
      to pensando em fazer uma experiencia ... hehe
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

Comment

Prezado Vader,

Como citei em meu post anterior, "acho que são as do motor MD", concluo então que as medidas que citei não são do tal MD e sim de alguma outra versão pq seguramente as medidas que passei estão corretas, moente de 49mm sem as bronzinas...

No mais, blz(!), mencionei o r/l do Corsa 1.8 pq realmente fiquei muuuuuito surpreso ao saber do 0,339.

A Montana é por aí também ou já "consertaram" isso? (Não sei nem se o motor é semelhante, mas pergunto assim mesmo...)

[ ]'s

PS. Por favor, não ameaçe pegar no sabre! ;)
        Last edited by Juncker; 10-08-2007, 01:28 AM.
        Roberto Juncker

Comment

Andamento do Projeto

Vader, quer dizer que na sua concepção essa biela do corsa é mais viável tecnicamente falando. Desta feita então vamos partir p/ os custos. Será que essa biela do corsa nâo vai ser muito mais cara comparada com a biela do "MD" ? E com relação ao serviço a ser executado no vira, voce conhece alguma retifica com essa competência de executar o tal serviço? Não seria mais seguro depois dessa retifica no vira e balanceamento, mandarmos "nitratar" o mesmo? O que sua experiência diz amigo? Vamos seguir nesse projeto que tá interessante! Abraço.

Comment

Postado originalmente por Juncker
            Prezado Vader,

Como citei em meu post anterior, "acho que são as do motor MD", concluo então que as medidas que citei não são do tal MD e sim de alguma outra versão pq seguramente as medidas que passei estão corretas, moente de 49mm sem as bronzinas...

No mais, blz(!), mencionei o r/l do Corsa 1.8 pq realmente fiquei muuuuuito surpreso ao saber do 0,339.

A Montana é por aí também ou já "consertaram" isso? (Não sei nem se o motor é semelhante, mas pergunto assim mesmo...)

[ ]'s

PS. Por favor, não ameaçe pegar no sabre! ;)
            Roberto,eu podia jurar que a do MD era de 49mm com a bronzina,daí fiz o comentário. De qualquer forma a medida que realmente nos interessa é coma bronzina, pois a espessura da bronzina varia de conjunto vira biela demotor para motor. Assim a referência para se conseguir avaliar o ganho máximo de curso, são os diâmetros dos colos das bielas com asbronzinas, ou simplesmente o diâmetro dos colos dos moentes dos virabrequins respectivos.
            As da GM para mim são mais amistosas, pois mexo com elas todos os dias.

O interessante é ver qual a medida exata do colo destas bielas do MDcom as bronzinas, provavelmente será de uns 46 45mm...

Se for por exemplo de 46mm, o curso máximo será de 69 + (55 - 46) =69 + 9 =78mm... O suficiente para transformá-lo em um motor 1800cm3 com kit original.

Obrigado pelo esclarecimento e desculpe pelo meu erro,

[]s,
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por Claudio Moscarde
              Vader, quer dizer que na sua concepção essa biela do corsa é mais viável tecnicamente falando. Desta feita então vamos partir p/ os custos. Será que essa biela do corsa nâo vai ser muito mais cara comparada com a biela do "MD" ? E com relação ao serviço a ser executado no vira, voce conhece alguma retifica com essa competência de executar o tal serviço? Não seria mais seguro depois dessa retifica no vira e balanceamento, mandarmos "nitratar" o mesmo? O que sua experiência diz amigo? Vamos seguir nesse projeto que tá interessante! Abraço.

Quanto à retífica para alterar as medidas eu estou pesquisando quem faça.
              Após isto o balanceamento pode ser feito por qualquer empresa que faça este serviço, tenho alguns contatos, vou avaliar e passo depois os contatos.
              Quanto à nitratação concordo que pode ajudar sim
              Preços eu ainda não avaliei, tudo partiu de uma hipótese e aí comecei amedir as bielas e fazer alguns cálculos malucos.

única coisa que eu tenho contra a biela do MD ou mesmo do AP, é o fato de poder gerar rejeição no motor a ar...hehehe!!!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW

Comment

FAla pessoal, tudo bem?
                Então, eu mostrei esse tópico pro meu irmão, e a gente ficou discutindo

ele ontem de noite...
                E pelo que ele conseguiu me mostrar, acho que o curso(ao se usar o moente

de 43mm(o do corsa) contra os de 57,8mm do Fusca(que o Junker disse) vai

se conseguir um aumento de apenas 7,4mm do curso.
                Isso pois, no PMI, o centro deslocado do colo vai gerar um ganho sim de

deslocamento. Porém, no PMS não irá, pois a extremidade externa do colo,

onde a biela fica apoiada não foi alterada, continuando a mesma. Para que

não intendeu, via anexo um desenho que explica melhor.
                Então, repare na foto anexa que eu mandei. O gano de curso só ocorre

quando o virabrequim está em PMI, quando está em PMS o pistão(com o colo

chevy) tem a mesma altura do original. Isso considerando o memso tamanho

de biela tanto pro colo de Fusca quanto pro do Corsa(considera-se isso,

pois o tamanho da biela não influencia no curso do pistão).
                Reparem na imagem anexa, onde:
                Circulo vermelho: colo do Corsa(43mm)
                Circulo Preto: colo do Fusca(57,8mm, conforme o junker disse)
                traço verde: Biela do Corsa
                Traço amarelo: Biela do fusca.
                Assim, eu utilizei tudo a mesma medida, par ao desenho fica rmasi

perfeito.
                Note que de marro, está o ganho do curso da Biela.
                Na imagem, tem logo em baixo, a aproximação da doferença dos colos,

respeitando as cores citadas acima. E de marro, o ganho do curso do

virabreuqim, que nesse caso é igual a:
                R - r = ganho do curso.
                Portanto:
                (57,8/2) - (43/2) = 7,4mm
                Ou seja, o ganho de curso seria de 7,4mm, sendo que o curso total ficaria

69 + 7,4 = 76,8mm.
                Daí pergunto, estou errado?
                Abraço a todos!

PS: nemcomenteid e ideia..mas é insana...e muito boa!
                Arquivos Anexos
                Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                  FAla pessoal, tudo bem?
                  Então, eu mostrei esse tópico pro meu irmão, e a gente ficou discutindo

ele ontem de noite...
                  E pelo que ele conseguiu me mostrar, acho que o curso(ao se usar o moente

de 43mm(o do corsa) contra os de 57,8mm do Fusca(que o Junker disse) vai

se conseguir um aumento de apenas 7,4mm do curso.
                  Isso pois, no PMI, o centro deslocado do colo vai gerar um ganho sim de

deslocamento. Porém, no PMS não irá, pois a extremidade externa do colo,

onde a biela fica apoiada não foi alterada, continuando a mesma. Para que

não intendeu, via anexo um desenho que explica melhor.
                  Então, repare na foto anexa que eu mandei. O gano de curso só ocorre

quando o virabrequim está em PMI, quando está em PMS o pistão(com o colo

chevy) tem a mesma altura do original. Isso considerando o memso tamanho

de biela tanto pro colo de Fusca quanto pro do Corsa(considera-se isso,

pois o tamanho da biela não influencia no curso do pistão).
                  Reparem na imagem anexa, onde:
                  Circulo vermelho: colo do Corsa(43mm)
                  Circulo Preto: colo do Fusca(57,8mm, conforme o junker disse)
                  traço verde: Biela do Corsa
                  Traço amarelo: Biela do fusca.
                  Assim, eu utilizei tudo a mesma medida, par ao desenho fica rmasi

perfeito.
                  Note que de marro, está o ganho do curso da Biela.
                  Na imagem, tem logo em baixo, a aproximação da doferença dos colos,

respeitando as cores citadas acima. E de marro, o ganho do curso do

virabreuqim, que nesse caso é igual a:
                  R - r = ganho do curso.
                  Portanto:
                  (57,8/2) - (43/2) = 7,4mm
                  Ou seja, o ganho de curso seria de 7,4mm, sendo que o curso total ficaria

69 + 7,4 = 76,8mm.
                  Daí pergunto, estou errado?
                  Abraço a todos!

PS: nemcomenteid e ideia..mas é insana...e muito boa!

Sim Rafael, existem dois pontos errados!

O primeiro, a medida de 43mm é do colo da biela do Corsa considerando a mesma com bronzinas, assim para avaliar a do Fusca original no comparativo deve se pegar a medida de 55mm e não de 57,8mm.

A medida que você calculou, é o ganho R de rotação do virabrequim, porém o curso vale 2 * raio,
                  Assim chamemos de:
                  1) r e s raio e curso do vira original
                  2) R e S raio e curso do vira após modificação.

Concorda que o centro de fixação da nova biela vai ficar a (55/2) - (43/2) = 6mm, portanto o raio do virabrequim passará de r para R ou seja de (69/2) = 34,5, para 34,5 +6
                  portanto R = 34,5 +6 = 40,5mm

O curso do virabrequimse modificará para 40,5mm para 2 * 40,5mm = 81mm

Da forma como eu havia calculado antes, levei em consideração diretamente esta relação que é de 69 + (55 - 43) = 81mm.

Veja na ilustração que fiz.
                  A medida r e R que mostrei acima estão descritas.O ganho de raio (R-r) também, e vale 6mm, portanto o raio da manivela do virabrequim cresce 6mm, o curso do virabrequim é o dobro do raio,portanto o curso aumenta 12mm.

Matematicamente:

curso = raio * 2
                  se R = r + 6; S = 2 * (r + 6);
                  S = 2* r + 12, como o r a gente jácalculou e vale 34,5 ( 69/2), basta colocar na fórmula para chegar aos 81mm.

A sua ilustração não estava mostrando o ganho no PMI.

Acredito que a confusão foi em função do comprimento da biela, mas esta medida não altera o curso, somente desloca o PMS juntamente com o PMI mais para dentro ou mais para fora.

No PMS o centro da biela fica deslocado 6 mmalém do centro do munhão, até aí seu desenho indica a mesma coisa, porém quando chega no PMI ela se desloca também 6mm na direção contrária, somando uma diferença entre as cotas do centro da biela no PMS e no PMI de 12mm totais.
                  Arquivos Anexos
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW

Comment

Família Volkswagen

Quanto à retífica para alterar as medidas eu estou pesquisando quem faça.
                    Após isto o balanceamento pode ser feito por qualquer empresa que faça este serviço, tenho alguns contatos, vou avaliar e passo depois os contatos.
                    Quanto à nitratação concordo que pode ajudar sim
                    Preços eu ainda não avaliei, tudo partiu de uma hipótese e aí comecei amedir as bielas e fazer alguns cálculos malucos.

única coisa que eu tenho contra a biela do MD ou mesmo do AP, é o fato de poder gerar rejeição no motor a ar...hehehe!!!
                    Ô Vader pega leve!! Se usarmos as bielas "MD" ainda serão da família VW. Com biela corsa já não será mais um puro sangue VW. Aguardando posteriores divagações sobre o tema! Té +

Comment

Postado originalmente por Claudio Moscarde
                      Ô Vader pega leve!! Se usarmos as bielas "MD" ainda serão da família VW. Com biela corsa já não será mais um puro sangue VW. Aguardando posteriores divagações sobre o tema! Té +
                      Não sei o que é pior (ou melhor...) hehehe!!!
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW

Comment

Master Vader,
                        Então, conforme você disse, o esquema certo seria o da figura que mando anexa nessa mensagem?
                        Legenda:
                        Ponto preto = centro do munhão original do Fusca (colo 55mm)
                        Ponto vermelho: Centro do munhão depois de cer trabalhado(colo Corsa 43mm)
                        e A e B o ganho de cilindrada em cada uma das posições (PMI e PMS, respectivamente).
                        E como analisado por vc, A=B = (55/2) - (43/2) = 6mm.
                        Uhm..entendi...
                        Acho que confundi, pois estava pensando mais nas medidas externas do virabrequim, do que nas internas(o centro dos Moentes).
                        Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.
                        Abraço.
                        Arquivos Anexos

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Master Vader,
                          Então, conforme você disse, o esquema certo seria o da figura que mando anexa nessa mensagem?
                          Legenda:
                          Ponto preto = centro do munhão original do Fusca (colo 55mm)
                          Ponto vermelho: Centro do munhão depois de cer trabalhado(colo Corsa 43mm)
                          e A e B o ganho de cilindrada em cada uma das posições (PMI e PMS, respectivamente).
                          E como analisado por vc, A=B = (55/2) - (43/2) = 6mm.
                          Uhm..entendi...
                          Acho que confundi, pois estava pensando mais nas medidas externas do virabrequim, do que nas internas(o centro dos Moentes).
                          Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.
                          Abraço.

Exato Rafael,

Na realidade para se definir o curso não importa as dimensões dos mancais, mas a distância entre os centros dos mesmos. Esta distância (raio) multiplicado por 2 dá o curso.
                          O diâmetro somenteinterfere no aspecto resistência do conjunto, e sinceramente os 55mm no Fusca são meio exagerados, principalmente nos aspirados. Não recomendaria esta insanidade num turbo por exemplo, ou com pistões de94mm (pelo menos não por enquanto).
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW

Comment

Pois é, Mestre Vader,
                            E outrra coisa, imagino que o trabalho que tenha que se feito no bloco, seja menor do que num vira de 82mm colo VW... Bem menor pra se falar a verdade.
                            Ouvi falar uam vez, qeu viras de 82mm e colo VW, costumam pegar no comando, e nescesita de algum trabalho tb. Seá que este com colo Corsa modificado precisaria do mesmo trabalho? Ou só colocando um deste num bloco, com comando e bielas montadas para saber?
                            Abraço!

Megasquirting

284º

Comment

Pois é, Mestre Vader,
                              E outrra coisa, imagino que o trabalho que tenha que se feito no bloco, seja menor do que num vira de 82mm colo VW... Bem menor pra se falar a verdade.
                              Ouvi falar uam vez, qeu viras de 82mm e colo VW, costumam pegar no comando, e nescesita de algum trabalho tb. Seá que este com colo Corsa modificado precisaria do mesmo trabalho? Ou só colocando um deste num bloco, com comando e bielas montadas para saber?
                              Abraço!

Rafael, minha expectativa e que nehuma usinagem seja necessária.
                              Nem no bloco nem nos comando.
                              Pore´m as camisas deverão ter um retrabalho, pois como a bielaé7mm mais curta, o PMS ficará aproximadamente 7mm para dentro.
                              Assim a face de contato com o bloco deve ser rebaixada nesta medida.
                              Outro aspecto, é ofato de que o pistão ficará com o PMI 19mm mais para dentro da camisa, isto obrigará que as saias sejam retrabalhadas (possivelmente arrancadas). No estilo NPS

Naked piston system hehehehe!!!
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW

Comment

Rafael, minha expectativa e que nehuma usinagem seja necessária.
                                Nem no bloco nem nos comando.
                                Pore´m as camisas deverão ter um retrabalho, pois como a bielaé7mm mais curta, o PMS ficará aproximadamente 7mm para dentro.
                                Assim a face de contato com o bloco deve ser rebaixada nesta medida.
                                Outro aspecto, é ofato de que o pistão ficará com o PMI 19mm mais para dentro da camisa, isto obrigará que as saias sejam retrabalhadas (possivelmente arrancadas). No estilo NPS

Naked piston system hehehehe!!!
                                Mestre Vader,
                                Pistão "NPS"..Acho que lembro, qnd vi uma foto dos pistões do Little Devil... :P
                                Então VAde, caso você monte esse motor, coloca fotos desses locais onde vão ser usinados no bloco. Seria interessante pra galera! Porque, afinal de contas um 1900cm³ com peças originais(exceto as bielas), muita gente via animar com aideia...
                                E mais uma pergunta, tem ideia da faixa de preço dessas bielas?
                                Abraço!

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                                X