Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1900cm3 com peças originais.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por rmturchiello
    Claudio nesse esquema a cilindrada não aumenta só pq o pistão é maior( até porque tem pistão de fusca 86,5mm) mas sim pq o colo da biela do opala é menor que a do fusca, e se o vira for retificando deslocado o curso fica maior não lembro bem quanto mas acho que é 6mm , a diferença de diametro na realidade seria 3mm mas como o curso se mede do PMS até o PMI seria 6mmm a mais de curso, se usa bronzina de biela do opala, o porque de uzar o pistão do monza é o seguinte quando aumentarmos o curso, se usarmos o pistão original do fusca ele passaria do topo da camisa e como o pistão do monza é mais baixo ele da certinho, essa receita ja foi bem testada pelo Eleo, o galho é só achar a retifica que faça em canoas-RS tem uma mas não sei nem o nome... Abraços
    Mas isso pode ser contornado com o uso de calços na base das camisas, procedimento mais comum pra quem usa vira de curso ou diminui os moentes do vira original para usar outras bielas e ganhar curso.

Abraço.

Comment

sim mas vc deve concordar que o pistão GM ( monza, omega, vectra, astra) é muito superior que o pistão do nosso fusca né, tipo saias menores, anéis mais finos etc.

Comment

Postado originalmente por rmturchiello
        sim mas vc deve concordar que o pistão GM ( monza, omega, vectra, astra) é muito superior que o pistão do nosso fusca né, tipo saias menores, anéis mais finos etc.
        Ok, mas pela mensagem deu a entender que o único jeito de aumentar o curso era usando pistões mais baixos.

Os pistões GM, especialmente os de hoje que são semelhantes aos IASA (forjados , mas não com tantos cuidados e inspeção das ligas como nos IAPEL e outros), logicamente são melhores que os VW que são de projeto bem mais antigo, os pistões GM tem menor peso, melhor design da cabeça, anéis de vedação, de compressão, saia, etc.

Mas será que isso realmente faz diferença em motores de rua? Pois pra mim é só mais um preciosismo de pista, visto que em carros "civis" a diferença em desempenho com os dois modelos de pistões será praticamente nula. Pois se você quer aumentar o rendimento mecânico, um bom trabalho de cabeçotes já faz boa diferença, o desenho da cabeça dos pistões originais pode muito bem acompanhar um motor preparado numa boa.

Por isso que a grande maioria que aumenta curso de motor de Fusca prefere ser mais prática e continuar a calçar as camisas.

Talvez eu optasse pelo pistão GM se a diferença na prática (com o carro rodando) fosse realmente significante.

T+.
        Last edited by F. Augusto; 15-02-2008, 02:28 PM.

Comment

Ai, Marcelo... se ajudar em alguma coisa segue a configuração do motor que eu usava para arrancada.
          1915 cc
          94X69
          carcaça Std original aberta para 94 e toda trabalhada por dentro pois o vira é gigante...
          cabeçote original 6 aletas rebaixado em 3,2 mm e aberto para 94
          dutos polidos e trabalhados
          molas duplas empi
          rebaixo nas guias de válvula para acomodar as molas
          pratinhos empi
          patinhas de elefante (um saco para ajustar + depois fica excelente )
          taxa 1:14,27 metanol
          pinos de teflon no pistão
          balanceamento dos pistões e bielas (antigas e originais)
          varetas de inox
          tuchos de plástico com molas
          calços de inox 0,5 nas camisas
          comando federal magul w125 balanceiros 1:1
          volante balanceado e aliviado com 7,5 kg
          injeção 45mm com bicos retrabalhados de 70 lbs
          ignição Hall
          giro máximo para troca 6.800 rpm
          largada em 2.500 rpm

Bem se esqueci de algo eu coloco depois...
          espero ter colaborado com alguma informação.
          Abraços

Airton

O carro com motor esta neste vídeo abaixo
          http://www.youtube.com/watch?v=33VIw52NDtU
          Last edited by Ciulada; 15-02-2008, 05:14 PM.

Comment

Caros Amigos,

Poderiam postar quais as medidas dos pistoes da GM. Altura do pistao e altura do pino ate a superficie superior, e qual o diametro. Comentaram que seria 86mm, mas que eu saiba sao 87mm.
            Dai minha duvida pois se for 87mm a camisa ficara muito fina.
            Abracos,
            PY3IOD

Comment

Ciulada,

Nos fale um pouco sobre esses "tuchos de plástico com molas", seriam tuchos hidráulicos de plástico, qual o fabricante/ marca?

... ou se refere às capas das varetas?

[ ]'s
              Roberto Juncker

Comment

Estas capas de tuchos quem comprou foi meu colega de equipe, não sei onde foi aqui em Recife, mas vou me informar e posto fotos...
                Ficaram muito bons.
                Abraços
                Last edited by Ciulada; 17-02-2008, 11:36 AM.

Comment

Postado originalmente por PY3IOD
                  Caros Amigos,

Poderiam postar quais as medidas dos pistoes da GM. Altura do pistao e altura do pino ate a superficie superior, e qual o diametro. Comentaram que seria 86mm, mas que eu saiba sao 87mm.
                  Dai minha duvida pois se for 87mm a camisa ficara muito fina.
                  Abracos,
                  PY3IOD
                  Os pistões dos motores GM FII 2,0 e 2,2 tem diametro de 86mm, já os pistões dos motores 2,4 tem 87,5mm.

Sobre a altura, parece que os pistões de 86mm dos motores 2,0 tem 6,5mm (do pino até a cabeça) a menos que os originais de Fusca, os pistões com 86mm dos motores 2,2 são um pouco mais baixos, e os pistões de 87,5mm são ainda mais baixos que este último.

Abraço.

Comment

Obrigado Fernando,

Mais uma duvida os pistoes 2.0 e os 2.2 tem medidas maiores para retifica, assim como os VW 85,5 - 86 e 86,5 ou seja +0,50 e +1,0
                    Desde ja agradeco a tua colaboracao.
                    Abracos,
                    PY3IOD

Comment

• Postado originalmente por PY3IOD
                      Obrigado Fernando,

Mais uma duvida os pistoes 2.0 e os 2.2 tem medidas maiores para retifica, assim como os VW 85,5 - 86 e 86,5 ou seja +0,50 e +1,0
                      Desde ja agradeco a tua colaboracao.
                      Abracos,
                      PY3IOD
                      Opa PY3IOD!

Sim, até mesmo os pistões do 2,4 (87,5mm) tem sobremedida.

Só não sei até quantos mm extras eles vão.

Abraço.

Comment

• A propósito, acho que seria interessante usar os pistões FII de última sobremedida do motor 2,4, assim poderíamos usar as camisas do kit 88mm, mais as bielas dos motores FI.

Assim teríamos 1.970,6cc usando pistões de 88mm (alguém sabe a quanto chega o bloco da S10 2,4?) e curso (com as bielas FI) de 81mm. Um belo 2,0 litros sem ficar comprando os $$$ kits da Mahle!

Abraços.

Comment

• Postado originalmente por F. Augusto
                          Opa PY3IOD!

Sim, até mesmo os pistões do 2,4 (87,5mm) tem sobremedida.

Só não sei até quantos mm extras eles vão.

Abraço.
                          Fernando essa parada de pistão GM 2.0 FII e biela de opala em motor turbo o Eleo lá em canoas-RS faz a um tempão e funciona tira facilmente 250cv pra rua e diz que não quebra facil elém de achar quase tudo em ferro felho oq deixa bem mais em conta ( pistão e anel GM é caro na loja), ela faz um esquema que coloca sobre mancais de aço em todos os mancais do bloco diz que nunca mais encomoda.

Comment

• Postado originalmente por rmturchiello
                            Fernando essa parada de pistão GM 2.0 FII e biela de opala em motor turbo o Eleo lá em canoas-RS faz a um tempão e funciona tira facilmente 250cv pra rua e diz que não quebra facil elém de achar quase tudo em ferro felho oq deixa bem mais em conta ( pistão e anel GM é caro na loja), ela faz um esquema que coloca sobre mancais de aço em todos os mancais do bloco diz que nunca mais encomoda.
                            Depende da proposta pode valer a pena, mas quando eu quero trocar pistões, eu prefiro colocar logo (junto com um vira de curso) os Mahle que já são bem maiores, 90,5mm. Se bem feito também dura bastante.

Pode até ser mais caro, mas como eu gosto de projetos de médio a longo prazo, prefiro fazer o máximo de uma vez.
                            Last edited by F. Augusto; 20-02-2008, 11:06 AM.

Comment

• Postado originalmente por F. Augusto
                              Depende da proposta pode valer a pena, mas quando eu quero trocar pistões, eu prefiro colocar logo (junto com um vira de curso) os Mahle que já são bem maiores, 90,5mm. Se bem feito também dura bastante.

Pode até ser mais caro, mas como eu gosto de projetos de médio a longo prazo, prefiro fazer o máximo de uma vez.
                              É fernando quando se tem tempo e grana pra fazer, concordo com vc um vira de curso junto com os kits mahle são melhores, que essas adaptações esse tipo de serviço é pra quem tem grana curta ou não quer espera 10 anos pra terminar um motor forte. O nosso querido motor VW a ar é oq mais tem peças de performace no mundo só depende de quanto se tem pra gastar, coisa boa tem de monte no mercado mas tudo custa o olho da cara, e nem todo mundo tem grana pra gastar, ai o jeito é inventar...
                              Last edited by rmturchiello; 20-02-2008, 02:16 PM.

Comment

• Postado originalmente por rmturchiello
                                É fernando quando se tem tempo e grana pra fazer, concordo com vc um vira de curso junto com os kits mahle são melhores, que essas adaptações esse tipo de serviço é pra quem tem grana curta ou não quer espera 10 anos pra terminar um motor forte. O nosso querido motor VW a ar é oq mais tem peças de performace no mundo só depende de quanto se tem pra gastar, coisa boa tem de monte no mercado mas tudo custa o olho da cara, e nem todo mundo tem grana pra gastar, ai o jeito é inventar...
                                Creio eu que algo não ficou claro aqui, pois eu não sou endinheirado e mesmo assim levo bem menos do que 10 anos para fechar um motor.

Ao invés de gastar os culhões do Marajá com um mecânico, eu aprendi na raça a usar uma Dremel, uma Makita e um moto esmeril, justamente para evitar pagar para um mecânico.

A única coisa que eu concordo é sobre o fato de inventar, porém, inventar para que este fique igual ou melhor que o kit pronto, e até agora eu sou adepto dos Mahle, assim como praticamente todo o pessoal das arrancadas, por que será né...

Sem mais.

Comment

Working...
                                X