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Fazer um trabalho no lugar onde as bielas pegam no vira (esqueci o nome!), para deslocar o centro das mesmas, reduzindo seu diâmetro excentricamente. Trocar as bielas originais por outras, que possuam menor diâmetro no lado que vai no vira (é munhão o nome dessa parte do vira?). Assim dá para aumentar o curso do dito original.
Não sei quantas quadras vai andar. Pra quem não entendeu eu desenho.
Abraços
--->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>
Fazer um trabalho no lugar onde as bielas pegam no vira (esqueci o nome!), para deslocar o centro das mesmas, reduzindo seu diâmetro excentricamente. Trocar as bielas originais por outras, que possuam menor diâmetro no lado que vai no vira (é munhão o nome dessa parte do vira?). Assim dá para aumentar o curso do dito original.
Não sei quantas quadras vai andar. Pra quem não entendeu eu desenho.
Abraços
Cara tudo belê? Abraços. Tem um cidadão aqui perto de casa que fez esse esquema usando biela do motor "MD" mas o curso deu 79mm. Sei que desloca o lugar onde a biela gira e talvez tenha que encher com solda e retificar novamente p/ nova biela. Mas também falou-me o amigo que teria que mecher no colo da biela mandando em um torneiro. Se voce captou a idéia e puder me explicar melhor eu agradeço. Disse que não pega na carcaça.
dos "moentes" do vira. Nunca fiz isso em um motor a explosão só em compressores de ar. Era uma maneira de usar motores elétricos de menor rotação sem perder a vazão de ar. Mas uma pergunta q na minha cabeça fica no "ar" ;e o balanceamento como vai???
Vamos ficar por enquanto na teoria...
Vejamos alguns pontos iniciais.
1) O Colo da biela (moente) do vira VW ficará com a mesma dimensão do Vira doador das bielas, e como o material do vira de aço do Fusca é até mais nobre que o do doador, considero a princípio que não terei problemas de resistência.
2) Quanto ao balanceamento, como temos 4 moentes simetricamente distribuídos no comprimento do vira e retiraremos exatmente o mesmo material num processo de retífica de virabrequim porém fora de centro, o balanceamento por erro geométrico será zero.
eventuais diferenças dinâmicas (que ocorrem em qualquer peça girante) será eliminada como fazemos em qualquervira (balanceamneto dinâmico nele).
3) O curso será de 81mm pelo que consegui verificar com a biela na minha mão.
Falta as dimensões de pino e comprimento efetivo da biela para validar a peça.
Esta peça já foi utilizada em motores de mais de 200cv e não quebrou de forma prematura (colo de 43mm).
Vira com colo de 43mm!!!!
Sei lá...
Tá coçando para eu fazer uma besteira...
Pode quebrar...
Não com certeza vai quebrar...
Um dia sempre quebra... hehehe!!!
Só acho que não vai ser tão rápido como parece...
Vou fazer uns cálculos e simulações por elementos finitos e ver o que dá!!!
Na verdade vou pedir quie façam pois não sou expert nesta bagaça.
1900cm3!!!
Com kit 1600cm3 e vira original... ou quase!!
Fiquei surpreso com os valores que encontrei e graças ao questionamento de um amigo.
Elementos Finitos? Caracas mestre humilhou agora hein? Faz a maior cara q eu num chego perto de um software de CAE! Como é bom ter tudo na mão pra brincar com segurança!!!
Bom mestre, não se eskeça de me incluir nesta "besteira" terei prazer em meter o metal duro neste vira!!!!
Elementos Finitos? Caracas mestre humilhou agora hein? Faz a maior cara q eu num chego perto de um software de CAE! Como é bom ter tudo na mão pra brincar com segurança!!!
Bom mestre, não se eskeça de me incluir nesta "besteira" terei prazer em meter o metal duro neste vira!!!!
André Torneiro
Obrigado,
Oh Mestre dos Bedames e pastilhas de metal duro...
A propósito a biela é a do Corsa 1.8, a mesma dos motores 1.8 8V e16V inclusive do Stilo 16V. Motores com mais de 120cv originais! para durar como qualquer motor original...
Obrigado,
A propósito a biela é a do Corsa 1.8, a mesma dos motores 1.8 8V e16V inclusive do Stilo 16V. Motores com mais de 120cv originais! para durar como qualquer motor original...
Vader, Voce acha que essa biela do motor "MD" não rola pois pelo que voce descreveu esse esquema que voce esta pensando em fazer é muito semelhante desse meu conhecido. Sei que talvez um dos parafusos da biela tem que ser virado para não pegar na carcaça. Ele já montou um motor desse e é bem virador, bem torcudo. Ele travou porque o moço não mediu direito a folga do volante, aquela que se faz com o relógio comparador. Tem que por calço nas camisas porque o pistão sai para fora. Se puder comente aí, pois estou com um vira 0,50 no jeito p/ fazer esse esquema tipo cobaia.Abraços!
Vader, Voce acha que essa biela do motor "MD" não rola pois pelo que voce descreveu esse esquema que voce esta pensando em fazer é muito semelhante desse meu conhecido. Sei que talvez um dos parafusos da biela tem que ser virado para não pegar na carcaça. Ele já montou um motor desse e é bem virador, bem torcudo. Ele travou porque o moço não mediu direito a folga do volante, aquela que se faz com o relógio comparador. Tem que por calço nas camisas porque o pistão sai para fora. Se puder comente aí, pois estou com um vira 0,50 no jeito p/ fazer esse esquema tipo cobaia.Abraços!
Também já ouvi falar usando as bielas do MD para aumentar o curso do vira ... bem interessante essa solução Vader !!!! o bom é que dá pra usar vira "morto" e o motor deve ficar Bem torcudo heim !!! solução barata se comparada com os kit's da mahle !!!!
Abraços
Mitsuo
Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
São Paulo - SP
Vader, Voce acha que essa biela do motor "MD" não rola pois pelo que voce descreveu esse esquema que voce esta pensando em fazer é muito semelhante desse meu conhecido. Sei que talvez um dos parafusos da biela tem que ser virado para não pegar na carcaça. Ele já montou um motor desse e é bem virador, bem torcudo. Ele travou porque o moço não mediu direito a folga do volante, aquela que se faz com o relógio comparador. Tem que por calço nas camisas porque o pistão sai para fora. Se puder comente aí, pois estou com um vira 0,50 no jeito p/ fazer esse esquema tipo cobaia.Abraços!
Sinceramente eu não tenho as dimensões das bielas do Ap para dizer nada a respeito. Com certeza é uma saída e positiva, mas eu tô babando para utilizar estas do Corsa 1.8.
Forjadas e fraturadas. Top de linha (em relação a peças originais é claro).
Sinceramente eu não tenho as dimensões das bielas do Ap para dizer nada a respeito. Com certeza é uma saída e positiva, mas eu tô babando para utilizar estas do Corsa 1.8.
Forjadas e fraturadas. Top de linha (em relação a peças originais é claro).
[]s
Retrabalhos no Vira Vader já conhece algum lugar que faça esse trabalho ??? e referente a lubrificação do vira ?
As bronzinas que seriam usadas seriam as do Corsa mesmo, não teria que alterar a a carcaça está ficando Show isso !!! só teria que calçar os cilindros mas nada d+ !!!!
Abraços
Mitsuo
Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
São Paulo - SP
Sinceramente eu não tenho as dimensões das bielas do Ap para dizer nada a respeito. Com certeza é uma saída e positiva, mas eu tô babando para utilizar estas do Corsa 1.8.
Forjadas e fraturadas. Top de linha (em relação a peças originais é claro).
[]s
Lembrando que a biela que falei é do motor " MD " anterior ao AP! Ouvi dizer que na altura ela é menor, ou seja mais baixa. Mas voce fala em teoria ou vai para os finalmentes montando um motor assim? Como dizem os malacobacos: " Tô na fita mano!! Abraços.
Tenho umas medidas aproximadas aqui comigo, acho que são as do motor MD, entre parênteses são as do fusca, entre centros 136mm (137mm), diâmetro moentes 49mm (57,8mm), diâmetro do furo do pino 25mm (24mm)largura moente 24,9mm (22,8mm), medidas sem buchas ou casquilhos.
As do Corsa parece que entre centros tem 129,75mm, no 1.8 o r/l tá em 0,339.
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