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1900cm3 com peças originais.

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  • Postado originalmente por F. Augusto
    Creio eu que algo não ficou claro aqui, pois eu não sou endinheirado e mesmo assim levo bem menos do que 10 anos para fechar um motor.

    Ao invés de gastar os culhões do Marajá com um mecânico, eu aprendi na raça a usar uma Dremel, uma Makita e um moto esmeril, justamente para evitar pagar para um mecânico.

    A única coisa que eu concordo é sobre o fato de inventar, porém, inventar para que este fique igual ou melhor que o kit pronto, e até agora eu sou adepto dos Mahle, assim como praticamente todo o pessoal das arrancadas, por que será né...

    Sem mais.
    Sim fernando, mas a proposta do tópico seria como fazer um 1900cc com peças originais de fabrica e não usando paças que ja vem prontas para isso, isso é facil, eu tb faço o meu fusca (que agora ficou só para arrancada) sem a juda de ninguém. mas tem coisa que se vc tiver no interior onde os recursos técnologicos são escaços as vezes a gente tem que comer na mão de alguém...

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    • Concordo com o rmturchiello, este topico e diferente dos outros que discutem qual a melhor performance com varios tipos de pecas e kits existente no mercado nacional e americano. Aqui a ideia e partir para extrair potencia com pecas adaptadas de outros motores nacionais.
      Nao e fabricar as pecas (a partir do zero), pois ai concordo que seria inventar a roda, mas sim tornar mais barato a preparacao de nossos motores. Claro que toda a discussao aqui se resume na experiencia de cada um nestas adaptacoes para se ter maior longevidade em nossas maquinas.
      Este topico esta otimo vao ver que em breve terao forum estrangeiros copiando ou citando as maluquices aqui postadas.
      Abracos,
      PY3IOD

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      • Voltando ao nosso tópico, gostaria da opinião de vocês a respeito do meu projeto em utilizar as bielas do tempra e os pistões do FIAT 1600, em um 1900 aspirado.

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        • Depende de quanto vai gastar! Outra coisa levada em discussão aqui no tópico é o R$$(Petróleo) pois se custo for muito alto voltamos as velhas formas de vira Lepe com pistões mahle. Se o custo for mais em conta eu apoio!

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          • Postado originalmente por Claudio Moscarde
            Depende de quanto vai gastar! Outra coisa levada em discussão aqui no tópico é o R$$(Petróleo) pois se custo for muito alto voltamos as velhas formas de vira Lepe com pistões mahle. Se o custo for mais em conta eu apoio!
            A um tempo atras fiz um orçamendo com o Eleo em Canoas, para colocar sobre mancal de aço em todos os mancais do bloco, retificar o vira fora de centro, bielas de opala, pistões de monza(estes dois ultimos de ferro velho), bronzinas e retifica das camisas ficaria tudo en torno de R$800,00, eu acho isso barato, não mandei fazer pq meu projeto é outro quero usar as peças FIAT, mas acho que vai sair mais caro um pouco pq as peças do Fiat são mais caras que as GM embora eu ja tenha os pistões e anéis vou juntar todas as peças e mandar fazer, espero que fique em torno de R$1000,00
            Last edited by rmturchiello; 28-02-2008, 01:22 PM.

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            • Postado originalmente por rmturchiello
              Sim fernando, mas a proposta do tópico seria como fazer um 1900cc com peças originais de fabrica e não usando paças que ja vem prontas para isso, isso é facil, eu tb faço o meu fusca (que agora ficou só para arrancada) sem a juda de ninguém. mas tem coisa que se vc tiver no interior onde os recursos técnologicos são escaços as vezes a gente tem que comer na mão de alguém...
              Ok, eu entendo sua proposta e tudo mais, e até acho interessante, mas o que eu quero saber é que, apesar de os pistões F II serem mais leves e ainda por cima baratos, isso traria diferença prática no desempenho em comparação aos pistões originais calçados? Porque se a diferença de desempenho com o motor montado no carro e andando for nula, eu sinceramente ainda prefiro fazer os calços de aço.

              Sobre as bielas, uma outra opção é usar as de AP no colo reduzido do Fusca, porque elas tem colo de 47,5mm (pelo que me lembro é isso), e o pino para o pistão é fácil de ser adaptado como no caso das bielas de Opala, com a vantagem de elas darem mais curso que no vira do GM seis cilindros e até dos motores FII (com 48mm de colo).

              Com as bielas de AP, o curso vai para 76,5mm com R/L de 0,26.

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              • Postado originalmente por F. Augusto
                Ok, eu entendo sua proposta e tudo mais, e até acho interessante, mas o que eu quero saber é que, apesar de os pistões F II serem mais leves e ainda por cima baratos, isso traria diferença prática no desempenho em comparação aos pistões originais calçados? Porque se a diferença de desempenho com o motor montado no carro e andando for nula, eu sinceramente ainda prefiro fazer os calços de aço.

                Sobre as bielas, uma outra opção é usar as de AP no colo reduzido do Fusca, porque elas tem colo de 47,5mm (pelo que me lembro é isso), e o pino para o pistão é fácil de ser adaptado como no caso das bielas de Opala, com a vantagem de elas darem mais curso que no vira do GM seis cilindros e até dos motores FII (com 48mm de colo).

                Com as bielas de AP, o curso vai para 76,5mm com R/L de 0,26.
                Fernando eu nunca usei esses pistões GM FII sei que o pessoal faz com eles e com as bielas do opala, quanto a diferença acredito que exista talvez não seja tão espressiva, eu uso os pistõe do FIAT argentino 86,4mm no meu fusca rebaixei as camisas pra poder usar gostei do resultado pra min eles (os de FIAT) são bem superiores aos do fusca, até meu projeto é usar esses com as bielas do tempra que tem colo menor que as do opala oq daria um curso maior, ainda não medi pra ver, mas sei que o pessoal usa essas bielas em opala pq elas são mais fortes e tem o mesmo comprimento que as de opala, so tem que usinar o colo pra caber no vira do GM, dizem que aguenta até 450 cavalo nos GM.

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                • Postado originalmente por rmturchiello
                  Fernando eu nunca usei esses pistões GM FII sei que o pessoal faz com eles e com as bielas do opala, quanto a diferença acredito que exista talvez não seja tão espressiva, eu uso os pistõe do FIAT argentino 86,4mm no meu fusca rebaixei as camisas pra poder usar gostei do resultado pra min eles (os de FIAT) são bem superiores aos do fusca, até meu projeto é usar esses com as bielas do tempra que tem colo menor que as do opala oq daria um curso maior, ainda não medi pra ver, mas sei que o pessoal usa essas bielas em opala pq elas são mais fortes e tem o mesmo comprimento que as de opala, so tem que usinar o colo pra caber no vira do GM, dizem que aguenta até 450 cavalo nos GM.
                  Parece que a IASA fabrica pistões de Fiat Sevel com até 88mm, deve ficar interessante caso vc queira dar um UP no seu motor.

                  Mas como eu quero botar pra fora todo o meu espírito de porco, eu vou procurar alguma medida igual ou maior do que 90mm, mais aí eu vou procurar tais pistões nas motos, já que nos carros não tem nada desse tamanho tirando os de Opala, Maverck e Dodge V8, e outros que são pesados pra cac***.

                  Mas essas bielas de Tempra são do tamanho das bielas de Opala de 5,7 ou seis polegadas?

                  Abraço.
                  Last edited by F. Augusto; 29-02-2008, 05:59 PM.

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                  • Postado originalmente por F. Augusto
                    Parece que a IASA fabrica pistões de Fiat Sevel com até 88mm, deve ficar interessante caso vc queira dar um UP no seu motor.

                    Mas como eu quero botar pra fora todo o meu espírito de porco, eu vou procurar alguma medida igual ou maior do que 90mm, mais aí eu vou procurar tais pistões nas motos, já que nos carros não tem nada desse tamanho tirando os de Opala, Maverck e Dodge V8, e outros que são pesados pra cac***.

                    Mas essas bielas de Tempra são do tamanho das bielas de Opala de 5,7 ou seis polegadas?

                    Abraço.
                    Vou pesquisar esse pistões que vc falou dos Sevel até pq moro no fronteira com a Argentina e la o pessoal gosta muito desses motores ( que no meu ponto de vista são melhores que os AP), quanto as bielas do tempra pelo que sei elas são do tamanho do opala apenas o colo é um pouco menor, por isso é nescessário usinar pra usar nos GM, quanto aos pistões de moto o pessoal aqui ja usou os da XLX 350 nos AP, eles tem 85mm talvez o da XT 600 seja maior...

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                    • Postado originalmente por rmturchiello
                      Vou pesquisar esse pistões que vc falou dos Sevel até pq moro no fronteira com a Argentina e la o pessoal gosta muito desses motores ( que no meu ponto de vista são melhores que os AP), quanto as bielas do tempra pelo que sei elas são do tamanho do opala apenas o colo é um pouco menor, por isso é nescessário usinar pra usar nos GM, quanto aos pistões de moto o pessoal aqui ja usou os da XLX 350 nos AP, eles tem 85mm talvez o da XT 600 seja maior...
                      A minha dúvida era sobre qual medida de biela de Opala a de tempra era igual, pois o GM tem bielas de 5,7 e seis polegas, mas ontem fui numa oficina de um conhecido e conferi com uma biela de Tempra na mão, ela mede 5,7 pol, ou 146mm.

                      Já os pistões, no Sábado eu também conferi os da Yamaha XT 600 Ténéré, que tem 95mm!

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                      • Postado originalmente por F. Augusto
                        A minha dúvida era sobre qual medida de biela de Opala a de tempra era igual, pois o GM tem bielas de 5,7 e seis polegas, mas ontem fui numa oficina de um conhecido e conferi com uma biela de Tempra na mão, ela mede 5,7 pol, ou 146mm.

                        Já os pistões, no Sábado eu também conferi os da Yamaha XT 600 Ténéré, que tem 95mm!
                        É a biela do tempra tem 5,7" e colo menor não sei se vc percebeu eu não medi pra ver quanto menor é o colo se vc sober pra me dizer, quanto ao pisão da Ténere é muito gande e melhor usar o mahle 94mm não é ou vc tem em vista o de outra moto?

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                        • No exterior o pessoal utiliza muito os pistões de moto em motores aspirados de grande cilindrada, tanto pelo diâmetro ser maior que os pistões comumente usados (mesmo que lá existam mais opções que aqui, chegando até 103 mm), quanto pela leveza, que traz um bom ganho na velocidade e balanceamento do conjunto móvel.
                          Last edited by AIRpower; 03-03-2008, 03:48 PM.
                          AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                          SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

                          Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

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                          • Postado originalmente por rmturchiello
                            É a biela do tempra tem 5,7" e colo menor não sei se vc percebeu eu não medi pra ver quanto menor é o colo se vc sober pra me dizer, quanto ao pisão da Ténere é muito gande e melhor usar o mahle 94mm não é ou vc tem em vista o de outra moto?
                            Então, foi bem rápida essa minha visita na oficina e eu acabei esquecendo de medir o colo da biela.

                            Esses dias eu volto lá pra fazer isso, aí eu aproveito e já meço com um paquímetro eletrônico pra ter maior precisão.

                            Mas já adianto pra você que o colo dessa biela tem menos de 49mm, o mecânico me falou.

                            Edit: Ainda tô procurando pistões de moto, porque realmente esse de 95 é grande demais, e eu quero usar um de mais ou menos 90mm pra poder usar com umas camisas novoas de 90,5mm da mahle que eu já tenho.

                            [ ]'s.

                            Comment


                            • Postado originalmente por F. Augusto
                              Então, foi bem rápida essa minha visita na oficina e eu acabei esquecendo de medir o colo da biela.

                              Esses dias eu volto lá pra fazer isso, aí eu aproveito e já meço com um paquímetro eletrônico pra ter maior precisão.

                              Mas já adianto pra você que o colo dessa biela tem menos de 49mm, o mecânico me falou.

                              Edit: Ainda tô procurando pistões de moto, porque realmente esse de 95 é grande demais, e eu quero usar um de mais ou menos 90mm pra poder usar com umas camisas novoas de 90,5mm da mahle que eu já tenho.

                              [ ]'s.
                              Vc ja ouviu falar em botar sobre mancal em todos os mancais, esse meu amigo de Canoas faz disse que nunca mais cria folga...

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                              • Não pode morrer

                                Gente gostei demais deste topico, estou em um projeto diferente e o interesse no assunto é grande. Bielas do marea estão em pauta. Vamos debater +, eu toco o projeto e coloco o resultado
                                OK

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