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Projeto mAdRuga Stage 1

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  • Projeto mAdRuga Stage 1

    Pra quem não sabe eu sou dono do mAdRUga. Para conhecer um pouco sobre ele, visitem esta página http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1480.

    Estive meio sumido com a correria do trampo, pra juntar dinheiro, pois a cerca de 2 meses o motor da fuka foi pro espaço . Não sei se chegou a fundir, mas ta sem força nenhuma e com uma bateção... Ai resolvi encostar pra fazer tudo de uma vez.

    Estou com um projeto de um 1.600 cc aspirado, parecido com o Litle Devil, mas rodando no álcool, com uma taxa mais alta. Segue a baixo o projeto que tenho em mente:

    - Retifica completa do motor com brunimento final com grana 400;
    - Balanceamento do conjunto rotativo;
    - Alívio do volante do motor em 1,5 kg;
    - Polia do virabrequim graduada;
    - Cabeçotes com câmaras equalizadas, dutos redimensionados e polidos, plaina para aumento da taxa de compressão (12,0:1) e nova angulação das válvulas (44°) e suas sedes (45°)*;
    - Molas de válvulas de Opala;
    - Comando de válvulas W 120;
    - Filtros de ar esportivos cônicos;
    - Trabalho nos carburadores;
    - Bobina de Gol Mi;
    - Velas NGK grau 7;
    - Cabos de vela 8,5 mm;
    - Escape 4X1 dimencionado.

    Primeiramente peço a ajuda de todos quanto a alguns detalhes da preparação:

    1 - Consigo atingir 12,0:1 de taxa com uma certa margem de segurança nos cabeçotes?
    2 - Qual comando vocês recomendam: W 110 ou 120?
    3 – Quais as configurações (setup básico) para iniciar o acerto fino nos carburadores?
    4 – Qual o ponto de ignição inicial e final me recomendam?

    Peço também a opinião do Mestre e de seus fiéis discípulos quanto retifica, a marca das peças, lojas, preparadores, mecânicos, pois como disse no outro tópico, esse é meu primeiro carro e conseqüentemente será minha primeira incursão no mundo das preparações, e a grana é pouca, aliás, bem pouca, e não posso desperdiçar dinheiro com peças de má qualidade ou preparadores sem conhecimento.

    Lembrando que estou na Zona Leste de São Paulo, mas tenho fácil acesso ao centro e a um pedaço da Zona Sul e ABC.

    Desculpem o post logo.
    Last edited by AIRpower; 17-02-2008, 07:21 PM.
    AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

    SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

    Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!


  • #2
    Pelo q tenho lido por aí, como vc deve usar um w110 ou w120, da pra usar tranquilamente taxa de 13:1 ou 13,5:1

    qto aos dutos, como vai rodar no alcool, o de admissão nao deve ser polido, somente o de escape..

    o escape de puma tb prende um pouco o carro, o melhor seria um 4x1 dimensionado de verdade!
    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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    • #3
      Postado originalmente por Gump-GTI
      Pelo q tenho lido por aí, como vc deve usar um w110 ou w120, da pra usar tranquilamente taxa de 13:1 ou 13,5:1

      qto aos dutos, como vai rodar no alcool, o de admissão nao deve ser polido, somente o de escape..

      o escape de puma tb prende um pouco o carro, o melhor seria um 4x1 dimensionado de verdade!
      Olá!
      Desculpe minha "leiguisse", mas poruqe não se pode usa ros dutos de admissão polidos quando s eusa alcool?

      Quanto ao projeto, tá bacana!
      Iss de qual comando usar, vai de pessoa pra pessoa. Tem que saber comovc que seu carro. Mais torque e potencia a giros não tão altos? Ou um pouco menos de torque, mas um motor que gire bastante?
      Abraço.
      Aos que não atualizaram ...

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      • #4
        pelo mesmo motivo q nao da pra usar carburação simples com alcool..

        o alcool eh bem mais "frio" que a gasolina e se condensa muito facilmente... o duto de admissão com rugosidades causa uma turbulencia na mistura e nao deixa o alcool condensar nas paredes...

        é mais ou menos isso q tenho lido por aí.. hehe
        1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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        • #5
          Palavras do Vader:
          http://forum.fusca4ever.com.br/showt...t=polir+alcool


          "Vê só...
          Eu falei para polir os dutos de escape...
          Os de admissão você para na lixa 400, pois assim teremos o "extermínio da rugosidade execssiva, porém tendo uma superfície sem espelhamento. Isto ajuda um pouco em baixas rotações para que as gotículas de combustível não escorram ao condenasarem (principalmente no álcool).
          Ou seja neste trabalho, já está previstoo combustível, e basicamente é o mesmo para qualquer combustível.
          Só recomendo polir a admissão com a massa de polir até espelhá-la, caso o ganho em altas seja totalemnte prioritário, pouco importando o desempenho em baixa emarcha lenta.

          O meu Litle Devil,eu poli admissão e escape, afinal marcha lenta é coisa de velhinho né? hehehehe!!!!"
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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          • #6
            Postado originalmente por AIRpower
            Pra quem não sabe eu sou dono do mAdRUga. Para conhecer um pouco sobre ele, visitem esta página http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1480.

            Estive meio sumido com a correria do trampo, pra juntar dinheiro, pois a cerca de 2 meses o motor da fuka foi pro espaço . Não sei se chegou a fundir, mas ta sem força nenhuma e com uma bateção... Ai resolvi encostar pra fazer tudo de uma vez.

            Estou com um projeto de um 1.600 cc aspirado, parecido com o Litle Devil, mas rodando no álcool, com uma taxa mais alta. Segue a baixo o projeto que tenho em mente:

            - Retifica completa do motor com brunimento final com grana 400;
            - Balanceamento do conjunto rotativo;
            - Alívio do volante do motor em 1kg;
            - Polia do virabrequim regulável;
            - Cabeçotes com câmaras equalizadas, dutos redimensionados e polidos, plaina para aumento da taxa de compressão (de 11,0:1 a 12,0:1) e nova angulação das válvulas (44°) e suas sedes (45°)*;
            - Molas de válvulas de Opala;
            - Comando de válvulas da linha W;
            - Filtros de ar esportivos cônicos;
            - Trabalho nos carburadores;
            - Bobina de Gol Mi;
            - Velas NGK grau 8;
            - Cabos de vela 8,5 mm;
            - Escape dimensionado do tipo Puma.

            Primeiramente peço a ajuda de todos quanto a alguns detalhes da preparação:

            1 - Consigo atingir 12,0:1 de taxa com uma certa margem de segurança nos cabeçotes?
            2 - Qual comando vocês recomendam: W 110 ou 120?
            3 – Quais as configurações (setup básico) para iniciar o acerto fino nos carburadores?
            4 – Qual o ponto de ignição inicial e final que me recomendam?

            Peço também a opinião do Mestre e de seus fiéis discípulos quanto retifica, a marca das peças, lojas, preparadores, mecânicos, pois como disse no outro tópico, esse é meu primeiro carro e conseqüentemente será minha primeira incursão no mundo das preparações, e a grana é pouca, aliás, bem pouca, e não posso desperdiçar dinheiro com peças de má qualidade ou preparadores sem conhecimento.

            Lembrando que estou na Zona Leste de São Paulo, mas tenho fácil acesso ao centro e a um pedaço da Zona Sul e ABC.

            Desculpem o post logo.
            qual lugar da zona leste vc está, conheço um mecanico que mexe com preparação q manja muito de motot a ar, fica no iguatemi, c tiver interesse te passo mais informações.

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            • #7
              O que o Gump citou está correto, também não concordo cam as velas de grau 8, pode usar as NGK de grau 7 originais de fusca à álcool mesmo, que fica melhor, o volante pode aliviar 1,5kg e não se esqueça de balancear todo o conjunto de vira+volante. Outra coisa é que a polia deve ser a graduada, pois polia regulável eu ainda não vi por aí, só se muito me engano.
              Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
              Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
              Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
              Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
              Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
              volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

              VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
              Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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              • #8
                Tem polia do comando ajustável, é "nova" no catalogo da Bugpack, no ebay e the samba tem para vender.

                Comprei hoje um jogo de velas de grau 6 para usar num fusca a alcool, será que tá certo?
                O tiozinho da loja falou que era "original"...
                Arquivos Anexos
                Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

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                • #9
                  Gump-GTI:
                  Valeu pelos toques cara. Queria colocar um 4X1, mas o preço me relação a um tipo puma é meio alto (vi um Puma por R$ 250,00 e o 4x1 por R$ 550,00).


                  ederfusca_fei@hotmail.com:
                  Sou da região do Sapopemba, Vila Prudente, Mooca, Ipiranga. Fica meio longe do Iguatemi, mas se o cara for bom mesmo e não for careiro, vale a pena. Se puder me passar um meio de contato (tel. ou e-mail) agradecerei.

                  Rafael_MO:
                  O carro será usado somente de final de semana, e para rolês noturnos na maioria das vezes com giro no alto. Na planilha do Vader, de W 110 e com escape tipo Puma atingi 116 cv a 6.300 rpm e 16,3 kgfm a 4.000 rpm, mas achei esses resultados meio otimistas.
                  Tenho expectativa de atingir uns 90 cv a 6.000 rpm e 13 kgmf a 3.500 rpm.

                  maurilio:
                  Obrigado pelas dicas. Confundi regulável com graduada. Mas qual a diferença entre as duas?

                  julianoaccioly:
                  Chique de mais essa polia eim?! Mas infelizmente não tenho bala na agulha pra comprar peças da Bug Pack


                  Last edited by AIRpower; 23-11-2007, 09:16 PM.
                  AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                  SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

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                  • #10
                    Fala AIRPower!
                    Então, como o carro vai ser usado só pra anda rcom giro alto, e final de semana, eu colocaria um w120, aliviava o volante em uns 2kg..Uma preparaão mais nervosa...
                    Se eu tivesse um fusca só pra fds, seria com preparação pra girar perto dos 7500rpm, um comando de mais de 300°..por aí vai...
                    Mas a sua "receita" tá muito boa!
                    Abraço.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



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                    • #11
                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Fala AIRPower!
                      Então, como o carro vai ser usado só pra anda rcom giro alto, e final de semana, eu colocaria um w120, aliviava o volante em uns 2kg..Uma preparaão mais nervosa...
                      Se eu tivesse um fusca só pra fds, seria com preparação pra girar perto dos 7500rpm, um comando de mais de 300°..por aí vai...
                      Mas a sua "receita" tá muito boa!
                      Abraço.
                      2!!

                      Air Power, é melhor pegar um 4x2 capetinha do que o de puma, o chico biela mesmo fala muito disso, pq o do puma, apesar do barulho lindo, amarra mesmo o carro!
                      1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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                      • #12
                        Nem pense em colocar um escapamento de puma num 1600 preparadinho segura muito o carro, o escapamento de puma é bom para 1300 e 1500. Neste caso pegue o 4x2 capetinha que é MUITO melhor, experiência própria!!!
                        Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

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                        • #13
                          caras,tenho uma pergunta.
                          qual escapamento é este que falam "capetinha"? é a 4x1 reta?
                          eu estava pensando em colocar uma de puma,pois rodo com o carro diariamente!eu tenho uma kadronzinha que barulha demais!!
                          apesar que ja troquei de surdina 100vzs e nunca fica silencioso,nao que isso me incomode tanto,mas em regime alto fica desconfortavel!
                          que vcs indicariam,lembrando que meu motor é 1600 dupla carb.bem basico,o invenenado ta parado na garagem em construçao.e pra ele qual indicam ? ajudem se puderem?

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                          • #14
                            Se fores utilizar um comando com muito overlap (como w120) precisa cuidar em deixar a taxa bem alta. Vou explicar porque, durante o cruzamento das válvulas a expulsão dos gases quentes deve ajudar a aspirar "mistura" causando a lavagem positiva do cilindro, que - por sua vez - diminua a taxa de compressão geométrica, tendo que ser compensada por uma alta taxa de compressão estática. Ouvi esse conselho da boca de um preparador que já foi campeão brasilieiro de arrancada com um fusca 1.8 turbo.

                            Abraço

                            Comment


                            • #15
                              Rafael_MO:
                              É, será um carro só pra fim de semana porque trampo muito longe, e para ir de carro todo dia o gasto ia ser bem grande. Mas de qualquer forma, não vou fazer nada muito mirabolante, pois tenho interesse em turbinar este motor daqui a algum tempo, então não vou gastar muito em peças para aspirado, porque depois quando for vende-las para a montagem do turbo, não conseguirei nem metade do preço.
                              Ficarei com o W 120 e 1,5 kg de alivio no volante, um meio termo interessante, já que não quero ter dores de cabeça com durabilidade, e quero um carro "vivo" já em médias rotações.

                              Gump-GTI e julianoaccioly:
                              Muito obrigado pelo toque. Tem idéia do valor de um 4X2 "capetinha" e qual o melhor fabricante deste modelo de escape?

                              FelipeCobu:
                              Já ouvi falar neste fator, só estou com medo de ter problemas com uma taxa muito alta, mas tenho interesse em rodar com 12,0:1 no álcool.
                              Last edited by AIRpower; 24-11-2007, 12:24 PM.
                              AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                              SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

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