Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por realenemy
    ..........sugeriu que eu usasse um óleo 25w60 alta temperatura....... Qual a opinião? Meu motor é 1300 STD
    É um pouco exagerado, a não ser que seu motor esteja com muito desgaste. Ver msg nº 92 http://forum.fusca4ever.com.br/showp...7&postcount=92.

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Pois é Ricardo, sou desse partido também, tanto pro Fuca quanto pro meu Impala. Na minha cabeça, óleos com índices de frio menores são muito mais interessantes pro Fuca pois ele depende muito do óleo pra refrigeração, e o sistema de lubrificação dele não é nenhuma maravilha. 0W e 5W acho meio exagerado, mas 10W e 15W casam bem com o inverninho curitibano. Próxima troca quero ir de 10W40 ou 15W40. Vai depender do preço do litro.

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Como já foi repetido várias vezes, este assunto é polêmico, mas muito interessante, já que a quantidade de informações abunda.

        Usei durante muito tempo Bardalho B12 em vários carros de marcas diferentes. Cabaço que era, acreditava que aumentava a compressão e o carro fica muito melhor. Mas só depois de algum tempo, é que percebi que esse aumento de compressão só teria sentido se o motor fosse 2T. Parei de usar e vi que o carro andava mais com o B12, apenas por obra e graça do peso do pé direito.

        É o mesmo que se escutar que "beber vinagre, afina o sangue". Sendo que o suco gástrico (pH 2,0) é mais ácido que o vinagre (pH 2,9). Ou seja, ao cair no estômago o vinagre é docinho pro cenário estomacal... Mas, por razões psicossomáticas, "acaba afinando o sangue".

        Lembro, e perguntem a quem é jovem a mais tempo que vocês, que meio da década de 70, início dos 80's, a Atlantic tinha em sua linha o Arco Grafite. Que, como o nome indica, vinha com pó de grafite misturado com o lubrificante. Apesar de ótimo, saiu de linha por uma questão determinante: o povão não gostava, pois achava o cúmulo colocar um óleo novo que já vinha "sujo". Preferiam o Castrol, que antes do Código de Defesa do Consumidor, tinha escrito na embalagem, a impressionante informação de conter "Tungstênio Líquido". Impressionava, pois qualquer químico sabia que o ponto de fusão do tungstênio é de 3.400º C. E impressionava ainda mais esse químico qualquer rindo disso, junto a qualquer físico amigo dele, da imponderabilidade de se colocar num recipiente de lata, o tal do tungstênio líquido, sem derreter a lata que tem ponto de fusão de 135º a 300º C e depois, em temperatura ambiente, ainda assim conservar o tungstênio em estado líquido.

        Mas não faltavam fervorosos adoradores do Castrol, que teciam altas loas ao que o tal do tungstênio líquido proporcionava no motor do carro.

        Até Lambretta virava 7 Galo com o Castrol:


        Particularmente, uso já há bastante tempo, o Ursa TD. Tem como especificação ser 15W40 SJ e características:

        Densidade @ 20ºC: 0,8738

        Viscosidade Cinemática
        cSt @ 40°C:108,8
        cSt @ 100°C: 14,28

        Viscosidade a baixa temperatura (CCS), -20ºC: 5700

        Índice de Viscosidade: 133

        Ponto de Fulgor, COC, °C: 236

        Ponto de Fluidez, °C:-39

        TBN, mgKOH/g: 9.06.

        Apesar de ser costumeiramente usado em motores Diesel, atende às mesmas especificações para motores a gasolina ( basta não confundir com o Ursa LA que é monoviscoso ).

        Vantagem? Basicamente uma: poder de detergência ligeiramente maior, já que os resíduos de enxofre têm índices maiores nos motores Diesel.

        https://www.cbest.chevron.com/genera...PDS7834591.PDF

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Mau humor, freqüento também um forum de chevrolets americanos. Só dá velho no negócio então não sei até que ponto é birra deles, mas:
          Eles dizem que graças as novas normas de emissões, a quantidade de nickel nos óleos lubrificantes para carros vem diminuindo gradativamente, o que, segundo eles, é prejudicial para o comando de válvulas, especialmente quando é recém instalado. Quando eles montam um comando novo nos V8, eles fazem o procedimento de 'break in', usando um óleo bem fino e com carga alta de nickel, deixando rodar a uns 2500 RPMs por alguns minutos. Depois troca-se a o óleo por um normal. Muitos deles utilizam óleo de motor diesel pois a carga de nickel não foi diminuida. Não sei se é folclore, mas é o que a maioria deles faz.

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Real, em tese pode ser verdade. Mas para te ser franco, padeço de maiores conhecimentos técnicos para saber até que ponto isso é verídico.

            E quanto à birra, tanto dos jovens de outrora como também dos futuros ancições, nos finalmentes acho divertido. Há uma cena antológica de um clássico do cinema, que me lembro sempre nessas situações de posicionamento ( na maioria das vezes, sem suporte técnico, mas com base apenas no achismo ):

            http://www.youtube.com/watch?v=XhffK5EPlNc
            Last edited by Mau Humor Ltda; 10-09-2008, 04:34 PM.

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Poderia me informar onde fica o filtro de oleo e a válvula reguladora de pressão?


              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Srs, a capacidade do carter do motor dos VW a ar é 2,5 litros de oleo. É importante a cada 2 trocas (ou de vez em quando lembrar de) limpar o filtro de oleo e a válvula reguladora de pressão. O oleo a ser usado deve ter número de viscosidade SAE 20W40 ou SAE 20W50 (hoje em dia ninguem vai usar um monoviscoso) e especificação para serviço API-SE ou superior, SF,SG,SH,SJ,SL, isso vem escrito na embalagem. Quanto a marca, use de marca conhecida, evite as mandrakes. Desde o apogeu da década de 70 que o intervalo mínimo para troca do oleo, uso normal do carro, é 5.000 Km e estavamos ainda no tempo em que o SE era o top de linha, a crise do petróleo retardava o aparecimento do SF. Considero 5.000 Km um bom referencial, trocar antes é babaquice. Como hoje os mais comuns são o SJ e o SL, podemos esticar um pouco sem preocupação. Muito importante é manter o nível, que deve estar entre as duas marcas da vareta.

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Postado originalmente por Lorival
                Poderia me informar onde fica o filtro de oleo e a válvula reguladora de pressão?
                A figura da esquerda é esclarecedora. A peça n°13 não é usada no Brasil, eu só vi uma vez. Use 2 juntas n° 10, uma acima e outra embaixo da peneira (peça n° 8 ). Ao remontar o conjunto da válvula reguladora (14, 15, 16 e 17), atente que o êmbolo (14) deve ficar com a face aberta voltada para baixo. Não estique a mola (15).

                A fig do centro mostra detalhe da válvula reguladora da pressão do oleo.

                A fig da direita mostra detalhe do filtro de óleo.
                Arquivos Anexos
                Last edited by ricardo groetaers; 12-09-2008, 03:16 AM.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por glcallegari
                  Respondendo a sua pergunta 4, acho que eles são muito viscosos! E como você disse acima, a faixa ideal é 9,3 a 12,5 cSt! Portanto para motores eles não servem muito bem não!
                  Essa é uma viscosidade média ideal do oleo, mas considere em que temperatura o óleo terá essa faixa de viscosidade. Se a temperatura de trabalho do motor ( e do oleo) subir muito a viscosidade ficará abaixo dessa faixa. Lembre que o VW-AR só tem luz espia do óleo que quando acende com o motor funcionando acima da marcha lenta, o bicho tá pegando. Se o motor trabalhar "frio" o oleo ficará um pouco grosso.

                  Quanto a "pergunta 4" , dê uma olhada na última coluna da direita da "tabelinha da SAE". Os óleos evoluem e a SAE não ia ficar para tras.

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Alguém sabe qual a pressão de óleo ordinária gerada pela bomba normal e pela de circulação externa a 100°C?

                    Qual a pressão de óleo adequada para o motor turbo?

                    Alguém tem esses valores?
                    "May the force be with you!"

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      No meu fusca quando utilizava a valvula de compensação original com bomba de 26mm dava até 2Kg. Hoje uso um pistão maior na valvula e minha pressao fica em 3Kg. Na lenta com o motor quente a pressão fica bem proxima de zero, normal nos motores a ar.

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por JamesTKirk
                        No meu fusca quando utilizava a valvula de compensação original com bomba de 26mm dava até 2Kg. Hoje uso um pistão maior na valvula e minha pressao fica em 3Kg. Na lenta com o motor quente a pressão fica bem proxima de zero, normal nos motores a ar.
                        Porque é normal a pressão ficar quase em zero quando quente? E que quente é esse? Isso é normal somente em motores preparados?
                        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          A principio, qualquer motor com bombas originais de 21mm ou 26mm ficam com pressão proxima de zero quando o motor esta quente +-90C, acho que isso é normal. Dois motores diferentes que tive eram assim!

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por JamesTKirk
                            A principio, qualquer motor com bombas originais de 21mm ou 26mm ficam com pressão proxima de zero quando o motor esta quente +-90C, acho que isso é normal. Dois motores diferentes que tive eram assim!
                            Estranho, sempre achei q o que fazia os motores perderem pressão de óleo na lenta era quando tinham muita folga nos mancais ou na bomba, o que aumentaria muito a vazão, reduzindo a pressão. Ou então se o óleo esquentasse muito e com bombas pequenas como vc falou, mas acho 90º pouco para perder pressão. Com +- uns 10km na estrada o óleo já chega nisso.
                            ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Oi pessoal!
                              Essa dúvida surgiu porque não tenho manômetro de pressão, só de temperatura. E como meu carro é turbo, minha preocupação está na temperatura, mas estou esquecendo da pressão ordinária de trabalho.

                              Enfim, vou começar colocando um manômetro de pressão para aferir a situação atual.

                              Depois colocarei mangueiras aeroquip (ai meu Deus são 10 metros!). Nem sei se existe deste tamanho...

                              Por fim, se a temperatura não baixar sensivelmente, colocarei outro radiador de óleo no pará-choque em seqüência (já tenho um) e analisarei a diferença na pressão, pois já tenho filtro de óleo e isso é mais um obstáculo ao fluido.

                              Acho que não fugi do tema "QUAL ÓLEO COLOCAR", porque a pressão cai muito com a temperatura elevada e isso tem implicação na escolha do tipo óleo em função do uso.

                              Valeu galera!
                              Last edited by Maurício Queiroz; 16-09-2008, 11:08 AM.
                              "May the force be with you!"

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por Maurício Queiroz
                                Oi pessoal!
                                Essa dúvida surgiu porque não tenho manômetro de pressão, só de temperatura. E como meu carro é turbo, minha preocupação está na temperatura, mas estou esquecendo da pressão ordinária de trabalho.

                                Enfim, vou começar colocando um manômetro de pressão para aferir a situação atual.

                                Depois colocarei mangueiras aeroquip (ai meu Deus são 10 metros!). Nem sei se existe deste tamanho...

                                Por fim, se a temperatura não baixar sensivelmente, colocarei outro radiador de óleo no pará-choque em seqüência (já tenho um) e analisarei a diferença na pressão, pois já tenho filtro de óleo e isso é mais um obstáculo ao fluido.

                                Acho que não fugi do tema "QUAL ÓLEO COLOCAR", porque a pressão cai muito com a temperatura elevada e isso tem implicação na escolha do tipo óleo em função do uso.

                                Valeu galera!
                                Seu marcador de temperatura marca certinho? Em viagem + longa costuma dar quantos graus? Vc colocou o sensor no lugar onde fica a cebolinha de óleo?
                                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                                Comment

                                Working...
                                X