Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por DanielRS
    Estranho, sempre achei q o que fazia os motores perderem pressão de óleo na lenta era quando tinham muita folga nos mancais ou na bomba, o que aumentaria muito a vazão, reduzindo a pressão. Ou então se o óleo esquentasse muito e com bombas pequenas como vc falou, mas acho 90º pouco para perder pressão. Com +- uns 10km na estrada o óleo já chega nisso.
    Seu pensamento está correto, mas se você partir do principio que a pressão de óleo do fusca quando está no máximo com o motor frio chega a ser 3 vezes menor que a de alguns carros nacionais, na lenta não poderia ser diferente.

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por JamesTKirk
      Seu pensamento está correto, mas se você partir do principio que a pressão de óleo do fusca quando está no máximo com o motor frio chega a ser 3 vezes menor que a de alguns carros nacionais, na lenta não poderia ser diferente.
      Nossa, 3x menos é muito fraquinho msm, mas isso dever ser só com os q tem bomba de 21mm.
      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por DanielRS
        Seu marcador de temperatura marca certinho? Em viagem + longa costuma dar quantos graus? Vc colocou o sensor no lugar onde fica a cebolinha de óleo?
        Acontece que o Rio é uma cidade normalmente muito quente, ao contrário de SP e do Sul aonde estão a maioria dos Fusca turbo. Aqui no Rio só ouvi falar do Fusca do Marcus, mas ainda não conversamos sobre o assunto.

        Para rodar na cidade tudo bem, mas na estrada a 100 /120 km/h, a uns 30° C, que é a temperatura média daqui, o óleo chega fácil aos 100°C depois de uns 10 min, com viés de alta...

        Eu já li aqui que o trabalho dos cabeçotes com menor restrição dos gases e comando adequado diminui este problema.

        Mas no verão acima dos 35°C eu tenho tirar o pé, parar e jogar água no radiador, senão amigo... um abraço!
        Na prática isso significa frustração, porque nem precisa ser bem uma super estrada. Num pecurso de 30 a 50km já fica difícil gozar o que o carro tem de melhor, que é o torque brutal.

        Coloquei o sensor na cebolinha do óleo usando um adaptador específico como manda o figurino.

        Um abraço galera!
        Last edited by Maurício Queiroz; 16-09-2008, 04:13 PM.
        "May the force be with you!"

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por Maurício Queiroz
          Acontece que o Rio é uma cidade normalmente muito quente, ao contrário de SP e do Sul aonde estão a maioria dos Fusca turbo. Aqui no Rio só ouvi falar do Fusca do Marcus, mas ainda não conversamos sobre o assunto.

          Para rodar na cidade tudo bem, mas na estrada a 100 /120 km/h, a uns 30° C, que é a temperatura média daqui, o óleo chega fácil aos 100°C depois de uns 10 min, com viés de alta...

          Eu já li aqui que o trabalho dos cabeçotes com menor restrição dos gases e comando adequado diminui este problema.

          Mas no verão acima dos 35°C eu tenho tirar o pé, parar e jogar água no radiador, senão amigo... um abraço!
          Na prática isso significa frustração, porque nem precisa ser bem uma super estrada. Num pecurso de 30 a 50km já fica difícil gozar o que o carro tem de melhor, que é o torque brutal.

          Coloquei o sensor na cebolinha do óleo usando um adaptador específico como manda o figurino.

          Um abraço galera!
          Jogar água no radiador???? Ele é externo? Que comportamento apresenta o motor para ter q tirar o pé??
          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por DanielRS
            Jogar água no radiador???? Ele é externo? Que comportamento apresenta o motor para ter q tirar o pé??
            Sim! Radiador externo fixado no pára-choque.
            Só jogo água quando a temperatura chega nos 120°C.
            Com o desempenho não acontece nada notável, mas nestas condições a turbina e o virabrequim estão "moendo" literalmente.
            "May the force be with you!"

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por Maurício Queiroz
              Sim! Radiador externo fixado no pára-choque.
              Só jogo água quando a temperatura chega nos 120°C.
              Com o desempenho não acontece nada notável, mas nestas condições a turbina e o virabrequim estão "moendo" literalmente.
              Fica no para-choque dianteiro?? E ainda esquenta? Vc retirou o original? Pelo q sei até 120º ainda é tolerável. Q preparação ele tem?
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Como limpo essa valvula reguladora de pressão?
                Teria fotos e passo a passo?
                Abraço.
                Lorival.

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Srs, a capacidade do carter do motor dos VW a ar é 2,5 litros de oleo. É importante a cada 2 trocas (ou de vez em quando lembrar de) limpar o filtro de oleo e a válvula reguladora de pressão. O oleo a ser usado deve ter número de viscosidade SAE 20W40 ou SAE 20W50 (hoje em dia ninguem vai usar um monoviscoso) e especificação para serviço API-SE ou superior, SF,SG,SH,SJ,SL, isso vem escrito na embalagem. Quanto a marca, use de marca conhecida, evite as mandrakes. Desde o apogeu da década de 70 que o intervalo mínimo para troca do oleo, uso normal do carro, é 5.000 Km e estavamos ainda no tempo em que o SE era o top de linha, a crise do petróleo retardava o aparecimento do SF. Considero 5.000 Km um bom referencial, trocar antes é babaquice. Como hoje os mais comuns são o SJ e o SL, podemos esticar um pouco sem preocupação. Muito importante é manter o nível, que deve estar entre as duas marcas da vareta.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por Lorival
                  Como limpo essa valvula reguladora de pressão?
                  Teria fotos e passo a passo?
                  Abraço.
                  Lorival.
                  Vc simplesmente retira o parafuso da válvula reguladora, retira a mola e depois o pistão, limpe tudo, tanto as peças q vc retirou quanto o alojamento delas no motor, depois recoloque como estava antes, observando a posição que estava o pistão antes. Postei uma foto do local onde fica o parafuso a ser retirado.
                  Arquivos Anexos
                  ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por Lorival
                    Como limpo essa valvula reguladora de pressão?
                    Teria fotos e passo a passo?
                    Abraço.
                    Lorival.
                    Grande Lorival,

                    Solicito observar minha msg nº142 e suas respectivas figuras neste mesmo Tópico
                    http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=142

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      A figura da esquerda é esclarecedora. A peça n°13 não é usada no Brasil, eu só vi uma vez. Use 2 juntas n° 10, uma acima e outra embaixo da peneira (peça n° 8 ). Ao remontar o conjunto da válvula reguladora (14, 15, 16 e 17), atente que o êmbolo (14) deve ficar com a face aberta voltada para baixo. Não estique a mola (15).

                      A fig do centro mostra detalhe da válvula reguladora da pressão do oleo.

                      A fig da direita mostra detalhe do filtro de óleo.
                      por que não esticar a mola?

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por alberto
                        por que não esticar a mola?
                        A mola é calibrada, isto é, seu comprimento sem carga e sua "dureza" são pré definidos, se for esticada (ou comprimida) de forma a provocar-lhe uma deformação permanente, seu funcionamento será modificado.

                        Solicito observar minha msg nº142 e suas respectivas figuras neste mesmo Tópico para mais detalhes de como o sistema funciona.
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=142

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          A mola é calibrada, isto é, seu comprimento sem carga e sua "dureza" são pré definidos, se for esticada (ou comprimida) de forma a provocar-lhe uma deformação permanente, seu funcionamento será modificado.

                          Solicito observar minha msg nº142 e suas respectivas figuras neste mesmo Tópico para mais detalhes de como o sistema funciona.
                          http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=142
                          existe vuma peça que faz com que amola se modifique conforme se vai apertando um parafuso ,nesse bujão do alojamento da mola.É a maneira mais segura de aumentar a pressão da mola sem explodir o radiador.Um abraço
                          Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por Antonio carlos
                            existe vuma peça que faz com que amola se modifique conforme se vai apertando um parafuso ,nesse bujão do alojamento da mola.É a maneira mais segura de aumentar a pressão da mola sem explodir o radiador.Um abraço
                            Voce tem foto desta peça?

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Ressuscitando o tópico.

                              Como os oleos SAE 20W50 estão ficando obsoletos (o LUBRAX SL por exemplo não é mais produzido neste grau) e considerando os aspectos de menor atrito viscoso (mostrados pelo Vader) proporcionados pelos novos oleos de n° SAE menores (principalmente quando o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de trabalho) aliados ao fato do maior IV, estou experimentando a substituição gradativa do SAE 20W50 pelo SAE 15W40.

                              Ué, o Ricardo ficou maluco? Porque essa história de sustituição gradativa?

                              Acontece que uso um oleo padrão (n° SAE, classificação API, e marca conhecida) que sirva indistintamente para todos os veículos, moto, carro, triciclo e que tenha um preço razoável (algo entre 10 e 15 Reais o litro) e seja confiável. Simples questão de praticidade e economia pois compro uma certa quantidade de oleo e troco e completo o nivel dos veículos com o mesmo oleo indistintamente.

                              No carro, ao trocar usei o SAE 15W40, parece que tudo funciona bem, ele parece mais solto, mas nas motos é necessário cautela.

                              Embora use um SJ ou SL, nunca observei a ocorrência de patinação da embreagem na moto, mas devemos considerar que nelas o oleo do motor tambem lubrifica o cambio e nesse caso um oleo mais fino pode não ser o ideal.

                              Na pequena, que uso diariamente, troquei o oleo e usei o SAE 20W50 que restava e venho completando com o SAE 15W40 adquirido. Como ela consome oleo (não que vaze ou fume, é característica do motor mesmo visto que trabalha a 9.000 ou 9.500 rpm, não fico muito tempo acima de 10.000 rpm pois aí já estou na faixa vermelha), pode-se ir gradativamente sentindo os efeitos do oleo mais fino.

                              Até o momento nada de anormal, as marchas passam bem e pareceu-me que a partida está mais fácil, efeito do verão chegando ou do oleo?

                              Comentem a vontade, por favor.
                              Last edited by ricardo groetaers; 16-11-2008, 05:22 AM.

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                No fusca usei por mais de anos oleo de motor diesel monoviscoso e só tive problemas com a lubrificação quando num dia de muito calor dei um rala por mais de 30 minutos com o pé no fundo....., faltou lubrificação nos mancais, agora na moto 125, sempre usei e ainda uso, já rodei quase 300 mil e fiz o motor pela segunda vez, porque estava sem força e agora com o motor novo continuo com o mesmo tipo de oleo sem problemas. Toco o óleo do fusca a cada 2.500km e o da moto a cada 1.000km( combustível alcool).

                                Comment

                                Working...
                                X