Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por ricardo groetaers
    Ressuscitando o tópico.

    Como os oleos SAE 20W50 estão ficando obsoletos (o LUBRAX SL por exemplo não é mais produzido neste grau) e considerando os aspectos de menor atrito viscoso (mostrados pelo Vader) proporcionados pelos novos oleos de n° SAE menores (principalmente quando o motor ainda não atingiu sua temperatura ideal de trabalho) aliados ao fato do maior IV, estou experimentando a substituição gradativa do SAE 20W50 pelo SAE 15W40.

    Ué, o Ricardo ficou maluco? Porque essa história de sustituição gradativa?

    Acontece que uso um oleo padrão (n° SAE, classificação API, e marca conhecida) que sirva indistintamente para todos os veículos, moto, carro, triciclo e que tenha um preço razoável (algo entre 10 e 15 Reais o litro) e seja confiável. Simples questão de praticidade e economia pois compro uma certa quantidade de oleo e troco e completo o nivel dos veículos com o mesmo oleo indistintamente.

    No carro, ao trocar usei o SAE 15W40, parece que tudo funciona bem, ele parece mais solto, mas nas motos é necessário cautela.

    Embora use um SJ ou SL, nunca observei a ocorrência de patinação da embreagem na moto, mas devemos considerar que nelas o oleo do motor tambem lubrifica o cambio e nesse caso um oleo mais fino pode não ser o ideal.

    Na pequena, que uso diariamente, troquei o oleo e usei o SAE 20W50 que restava e venho completando com o SAE 15W40 adquirido. Como ela consome oleo (não que vaze ou fume, é característica do motor mesmo visto que trabalha a 9.000 ou 9.500 rpm, não fico muito tempo acima de 10.000 rpm pois aí já estou na faixa vermelha), pode-se ir gradativamente sentindo os efeitos do oleo mais fino.

    Até o momento nada de anormal, as marchas passam bem e pareceu-me que a partida está mais fácil, efeito do verão chegando ou do oleo?

    Comentem a vontade, por favor.
    É Ricardo, ao lado da minha oficina tem uma oficina de motos e as vezes fico lá olhando o dono trabalhando e olhando as motos, o q muitos motoboys usam é o URSA LA3 pra motores diesel e outros mais "caprichosos" usam o Mobil 20w50 API SL. Atualmente existem 2 óleos API SM da Mobil o 15W40 e o 20W50, uso o 15W40, e assim como o amigo flatsuda troco-o a cada 2500km já q não coloquei um filtro de óleo no meu carro! Mas a utilização de óleo de moto no motor do fusca é uma idéia boa, principalmente em motores preparados já q ambos motores podem rodar a altas rotações e dependerem do ar pra refrigeração!!!!




    André Torneiro

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Não entendo o porque de se dizer que o 20W50 está obsoleto!!

      Quando montei o novo motor do meu fusca, comecei usando o 15W40 elaion (tbm usei o mobil) pq achava q por estar mais justo seria bom um óleo mais "fino" (não sei se fiz certo), mas na 3ª troca, já com 4000km, passei a usar o castrol gtx 20W50 pq achei que estava baixando muito com o 15W40, mesmo considerando q o motor ainda estava amaciando (na 2ª troca que fiz com 1500km ele abaixou até quase metade da vareta. Com o 20W50 já rodei 3900km (uso filtro) e abaixou cerca de 200ml nesse percurso, achei q assim tá bom, inclusive fiz uma viagem para sp de 1200km semana passada nele, foi e voltou impecável, e fui andando bem, e por incrivel q pareça o óleo parece novo depois dessa quiilometragem toda, sei q não dá pra se avaliar o óleo assim, mas ainda estava claro e aparentemente com a mesma viscosidade de quando novo (ele não afinou). Vou trocar ele agora com 4000km com o filtro, mas pelo estado dele parece q roda mais 4000.

      Não acho q se possa dizer que uma certa viscosidade como o 20W50 seja obsoleta, mas sim o pacote de aditivos q sempre evoluem e eles que determinam a estabilidade (IV), baixa oxidação com o tempo, limpeza, etc.... Enquanto existirem motores q se recomenda determinada viscosidade eles teram q existir.

      Quanto a motos, tenho uma CB400 ha muitos anos, e sempre usei o 20W50 recomendado, mobil ou castrol, e nunca tive problemas e nunca abri o motor, e conheço inúmeros "titanzeiros" q tbm usam sem problemas, muitos já passaram dos 100.000km com o motor ainda ok.
      Tbm tenho cisma em usar óleos de moto em carro por causa do aditivo para embreagem.

      Como sempre muito polêmico esse assunto sobre óleos........

      abraço.
      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        ja que revivemos esse topico
        alguem usa o aditivo pra oleo buldog?

        to usando e gostando dele. mais que o molykote A2
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por DanielRS
          Não entendo o porque de se dizer que o 20W50 está obsoleto!!
          Como foi discutido neste tópico, o óleo com esse grau SAE é um tanto grosso quando o motor ainda está frio.

          Postado originalmente por DanielRS
          Quando montei o novo motor do meu fusca, comecei usando o 15W40 ....... pq achava q por estar mais justo seria bom um óleo mais "fino" (não sei se fiz certo), mas na 3ª troca, já com 4000km, passei a usar o ....... 20W50 pq achei que estava baixando muito com o 15W40, .........(na 2ª troca que fiz com 1500km ele abaixou até quase metade da vareta. Com o 20W50 já rodei 3900km (uso filtro) e abaixou cerca de 200ml
          Como mencionei, a minha moto pequena, uma Suzuki Intruder 125, consome óleo (característica do motor mesmo), mas parece que com a mistura aos poucos do SAE 15W40 está consumindo mais. É cedo para afirmar isso, ainda estou observando.

          Postado originalmente por DanielRS
          Quanto a motos, tenho uma CB400 ha muitos anos, e sempre usei o 20W50 recomendado, ................
          Uso o 20W50 para tudo (moto, carro, triciclo), mania da padronização e praticidade. Como no carro, na última troca, coloquei o 15W40 para experimentar e parece que está dando certo, estou testanto esse oleo na moto de forma progressiva.

          Postado originalmente por DanielRS
          Tbm tenho cisma em usar óleos de moto em carro por causa do aditivo para embreagem.
          Opa, parece que voce se confundiu.

          Nas motos comuns o oleo do motor lubrifica o cambio e tambem a embreagem, por isso os oleos para motos 4T geralmente possuem especificação para serviço API SE ou SF enquanto os oleos automotivos atuais já estão no SJ, SL e SM.

          O uso dos SJ, SL e SM em motos, devido a sua acentuada aditivação antidesgaste (redudora de atrito) poderia causar patinação da embreagem. Eu tenho usado a muito tempo SJ e SL nas motos e nunca observei isso acontecer.

          Quando usamos oleo para motos (SE, SF) em motores de automóveis, estamos deixando de se beneficiar das propriedades antidesgaste proporcionadas pelos atuais oleos SJ, SL e SM. A diferença de preço, se existir, é insignificante.

          Obs: Nunca ouvi falar em aditivo para embreagem, mas .........

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            ricardo no cambio o meu monza já usei bardal b12 pra melhorar desgaste dele ,deixa-lo mais macio.Outra coisa ricardo na sua moto que deve ser considerada no consumo de oleo na sua moto é o desgaste dos aneis de oleo,fazendo consumir o oleo nas camaras e queimando um pouco na compressão.E se os retentores de valvula estiverem ruins tb há consumo de oleo,no caso do motor vw a ar ,ficamos dependendo das guias de valvula,já que os retentores são uma bosta.Mas posta mais detalhes disso que é muito relevante essas análises e experiencias com fluidos lubrificantes .Um abraço amigão
            Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por ricardo groetaers
              Como foi discutido neste tópico, o óleo com esse grau SAE é um tanto grosso quando o motor ainda está frio.



              Como mencionei, a minha moto pequena, uma Suzuki Intruder 125, consome óleo (característica do motor mesmo), mas parece que com a mistura aos poucos do SAE 15W40 está consumindo mais. É cedo para afirmar isso, ainda estou observando.



              Uso o 20W50 para tudo (moto, carro, triciclo), mania da padronização e praticidade. Como no carro, na última troca, coloquei o 15W40 para experimentar e parece que está dando certo, estou testanto esse oleo na moto de forma progressiva.



              Opa, parece que voce se confundiu.

              Nas motos comuns o oleo do motor lubrifica o cambio e tambem a embreagem, por isso os oleos para motos 4T geralmente possuem especificação para serviço API SE ou SF enquanto os oleos automotivos atuais já estão no SJ, SL e SM.

              O uso dos SJ, SL e SM em motos, devido a sua acentuada aditivação antidesgaste (redudora de atrito) poderia causar patinação da embreagem. Eu tenho usado a muito tempo SJ e SL nas motos e nunca observei isso acontecer.

              Quando usamos oleo para motos (SE, SF) em motores de automóveis, estamos deixando de se beneficiar das propriedades antidesgaste proporcionadas pelos atuais oleos SJ, SL e SM. A diferença de preço, se existir, é insignificante.

              Obs: Nunca ouvi falar em aditivo para embreagem, mas .........
              Tem o aditivo para embreagem sim, está escrito em altas letras em qualquer embalagem de óleo para motos. Já vi gente discordar da existencia desse aditivo e usar óleo pra carro em motos, mas como sempre tive boa experiencia usando o óleo correto para motos e como conheço inumeros que tbm usam, até o momento não vejo motivo para não usar. Eu mesmo nunca fiz testes nem análises profundas para dizer qual é melhor, mas sei q funciona MUITO bem do jeito q tá. Até q me convençam do contrário...... Sempre muito polemico este assunto..........
              Last edited by DanielRS; 24-11-2008, 07:51 AM.
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Fala aí Antonio

                Postado originalmente por Antonio carlos
                ricardo no cambio o meu monza já usei bardal b12 pra melhorar desgaste dele ,deixa-lo mais macio.
                Tem um aditivo da Bardhal para oleo de cambio, é um tubo verde que lembra o do oleo Singer (p/maquina de costura). Não me lembro o nome.

                Postado originalmente por Antonio carlos
                Outra coisa ricardo na sua moto que deve ser considerada no consumo de oleo na sua moto é o desgaste dos aneis de oleo,fazendo consumir o oleo nas camaras e queimando um pouco na compressão.E se os retentores de valvula estiverem ruins tb há consumo de oleo
                Como disse anteriormente, a moto em questão consome oleo, já é a 2ª dela que eu tenho (Suzuki Intruder 125) e isso foi observado em ambas. Não solta fumaça, não suja as velas nem o escape, é característica dela mesmo.

                A minha ainda é com o antigo carburador (Mikuni 26 a vácuo), muito carburador para pouco motor (um dos circuitos internos dele é fechado de fábrica com um tampão de borracha, não é usado).

                Por isso o motor atinge torque (0,8 m.Kgf a 8.500 rpm) e potência (11,5 Hp a 9.500 rpm) máximos em rotações elevadas.

                Alie-se isso ao banho de oleo no pistão (caracteristica Suzuki) e a uma relação final (coroa x pinhão) curta que obriga o motor a trabalhar em alto giro para uma velocidade não elevada da moto.

                Ex: 80 Km/h = 8.500 rpm ; 90 Km/h = 9.500 rpm ; 95 km/h = 10.000 rpm (começo da faixa vermelha) Tudo isso em 5ª marcha.

                Como ando mais em via expressa (L.Amarela, L.Vermelha, Perimetral) e sempre atrasado, já deu para imaginar a rotação que esse motorzinho trabalha. Quando uso por longo período o caminho da roça (Grajaú- jacarepagua, Maracanã, Pres.Vargas) o consumo de oleo não é significativo.

                Obs: Esse carburador a partir do modelo 2007 foi substituido pelo Mikuni 22 mecânico. (Potência max= 12,5 Hp a 8.500 rpm; Torque max= 1,19 m.Kgf a 8.000 rpm)

                Postado originalmente por Antonio carlos
                Mas posta mais detalhes disso que é muito relevante essas análises e experiencias com fluidos lubrificantes .Um abraço amigão
                É isso aí Antonio, quanto ao consumo de oleo da moto pequena eu acho que é devido as condições de uso dela.

                Quanto ao uso do 15W40 "pra tudo" no lugar do 20W50 vou indo aos pouquinhos. Se observar alguma contraindicação volto ao 20W50.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por DanielRS
                  Tem o aditivo para embreagem sim, está escrito em altas letras em qualquer embalagem de óleo para motos.
                  ?????????????????????????????????????????????????? ????????????

                  Fiquei curioso, gostaria de saber o que esse aditivo faz.

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    ?????????????????????????????????????????????????? ????????????

                    Fiquei curioso, gostaria de saber o que esse aditivo faz.
                    UAI UAI!!!!! Tá lá escrito de todo tamanho, num sô eu que tô inventando não!!! hehe
                    A única coisa que sei é que esse aditivo é necessário pq os vários discos de embreagem que as motos tem, trabalham banhados no óleo e precisam desse aditivo para não patinarem.
                    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      estive olhando as embalagens de oleo e notei que yamalube a classificação é SL 20/50 4T e não consta nada sobre aditivos para embreagem, já no lubrax que é SG 20/50 4T, consta o tal aditivo para a evitar que a embreagem patine, transmitindo melhor o desempenho do motor.

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Nunca ouvi falar nem li nada a respeito (em embalagens ou fichas técnicas) acerca desse aditivo usado para evitar patinação dos discos de embreagem de motos.

                        Pelo que sei os oleos lubrificantes desenvolvidos para motos evitam a patinação da embragem por não conterem excessiva aditivação anti desgaste (ou anti atrito ou redutora de atrito) e não por conterem um aditivo específico para evitar a patinação da embreagem.

                        Pode ser que o texto das fichas ou das embalagens não se apresente de forma clara, propiciando interpretação errada por quem o lê.

                        Anexo fichas técnicas de 2 oleos populares para motos. Somente a Castrol expressa isso de forma bem clara.

                        De fato, se tal aditivo existisse no oleo, suas propriedades lubrificantes, a meu ver, seriam prejudicadas. O oleo lubrificaria, faria escorregar, reduziria o atrito enquanto o tal aditivo "agarraria"?

                        Imaginem se esse aditivo fosse vendido no varejo em pequenas embalagens como os da Bardhal. Seria muito interessante passa-lo nas lonas, pastilhas, discos e tambores de freios, na banda de rodagem dos pneus e, é claro, no solado dos calçados.
                        Arquivos Anexos
                        Last edited by ricardo groetaers; 26-11-2008, 06:35 PM.

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Nunca ouvi falar nem li nada a respeito (em embalagens ou fichas técnicas) acerca desse aditivo usado para evitar patinação dos discos de embreagem de motos.

                          Pelo que sei os oleos lubrificantes desenvolvidos para motos evitam a patinação da embragem por não conterem excessiva aditivação anti desgaste (ou anti atrito ou redutora de atrito) e não por conterem um aditivo específico para evitar a patinação da embreagem.

                          Pode ser que o texto das fichas ou das embalagens não se apresente de forma clara, propiciando interpretação errada por quem o lê.

                          Anexo fichas técnicas de 2 oleos populares para motos. Somente a Castrol expressa isso de forma bem clara.

                          De fato, se tal aditivo existisse no oleo, suas propriedades lubrificantes, a meu ver, seriam prejudicadas. O oleo lubrificaria, faria escorregar, reduziria o atrito enquanto o tal aditivo "agarraria"?

                          Imaginem se esse aditivo fosse vendido no varejo em pequenas embalagens como os da Bardhal. Seria muito interessante passa-lo nas lonas, pastilhas, discos e tambores de freios, na banda de rodagem dos pneus e, é claro, no solado dos calçados.
                          Procure saber uma hora sobre o funcionamento do sistema de embreagem de motos, não é igual o de carro, por isso não se deve fazer essa comparação totalmente sem fundamentos com lonas de freio e tal....... ela necessita do óleo, não é igual de carro que funciona a seco, são sistemas bem distintos.
                          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Este tópico está se desvirtuando! Eu não estou nem aí para que óleo a moto usa! Ou que óleo o Monza (ou qualquer outro carro) usa! O que me interessa é o óleo que vai no Fusca! Discussão sobre motos (e outros carros) faz-se em um fórum apropriado para tal!
                            Peço desculpas aos que se interessam sobre o assunto motos (que também é muito interessante), mas essa discussão se o aditivo existe ou não, não está ajudando a escolher o óleo ideal para o Fusca!
                            Desculpem-me se ofendí alguém! Foi sem intenção! Só quis registrar o meu protesto!
                            Abraços a todos!
                            São João do Polêsine - RS
                            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Acho que esclarecimentos sobre esse aditivo que vem em óleos para motos seria muito importante sim porque muita gente recomenda esses óleos para usar no vw a ar pq dizem que aguentam altas temperaturas em motos.
                              Eu mesmo gostaria muito de saber a realidade desse aditivo e como que ele atua no sistema de embreagem das motos, acho que assim daria para ter uma idéia se ele seria bom ou não para usar nos vw a ar e etc.... Eu como tenho dúvidas, não uso ele no vw.
                              Eu prolonguei um pouco sobre esse assunto pq tem muita gente q não acredita na existencia dele e acho q deve-se pesquisar bem antes de usar óleo de outros tipos de motores no vw.
                              Last edited by DanielRS; 27-11-2008, 09:07 PM.
                              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por DanielRS
                                Acho que esclarecimentos sobre esse aditivo que vem em óleos para motos seria muito importante sim porque muita gente recomenda esses óleos para usar no vw a ar pq dizem que aguentam altas temperaturas em motos.
                                Eu mesmo gostaria muito de saber a realidade desse aditivo e como que ele atua no sistema de embreagem das motos, acho que assim daria para ter uma idéia se ele seria bom ou não para usar nos vw a ar e etc.... Eu como tenho dúvidas, não uso ele no vw.
                                Eu prolonguei um pouco sobre esse assunto pq tem muita gente q não acredita na existencia dele e acho q deve-se pesquisar bem antes de usar óleo de outros tipos de motores no vw.
                                Neste caso, eu concordo contigo DanielRS! Só temos que cuidar para não desviarmos muito do assunto!
                                Falow!
                                São João do Polêsine - RS
                                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                                Comment

                                Working...
                                X