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OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

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  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por glcallegari
    Há tempos atrás eu havia me envolvido em um debate acalorado neste mesmo tópico sobre a necessidade de se trocar o óleo a cada 6 meses mesmo sem usá-lo! Pois bem! Naquela época não tive nenhuma resposta satisfatória além de "achismos", ou então de que ouviram o mecânico dizer!
    Agora então você me diz que um curso da Shell ensina isso! Maravilha! Então deve haver alguma referência? Tipo algum artigo científico, ou algum livro escrito por algum engenheiro ou estudos que comprovem isso? Essa dúvida me atormenta há anos e ninguém consegue me dizer o porquê, só dizem que tem que trocar e pronto!
    Falo isso PQ eu acho estranho que o óleo no motor estrague e na prateleira da loja não!
    Agradeço a quem me indicar alguma referência sobre esse assunto e que explique o real motivo da troca a cada 6 meses e porquê 6, e não 5 ou 7!
    Reitero que não estou querendo brigar com ninguém, só quero esclarecer esta dúvida!
    Abraço a todos!
    A primeira coisa que me vem na cabeça é que o óleo na prateleira não está se contaminando, e no motor está. Deve ser por isso que dizem que ele se deteriora. Agora, por que dos 6 meses, só se algum historiador de plantão disser, porque essa história é mais antiga que Fusca 1200.


    Abraço,
    Flávio.
    (@\_!_/@)

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    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por glcallegari
      Há tempos atrás eu havia me envolvido em um debate acalorado neste mesmo tópico sobre a necessidade de se trocar o óleo a cada 6 meses mesmo sem usá-lo! Pois bem! Naquela época não tive nenhuma resposta satisfatória além de "achismos", ou então de que ouviram o mecânico dizer!
      Agora então você me diz que um curso da Shell ensina isso! Maravilha! Então deve haver alguma referência? Tipo algum artigo científico, ou algum livro escrito por algum engenheiro ou estudos que comprovem isso? Essa dúvida me atormenta há anos e ninguém consegue me dizer o porquê, só dizem que tem que trocar e pronto!
      Falo isso PQ eu acho estranho que o óleo no motor estrague e na prateleira da loja não!
      Agradeço a quem me indicar alguma referência sobre esse assunto e que explique o real motivo da troca a cada 6 meses e porquê 6, e não 5 ou 7!
      Reitero que não estou querendo brigar com ninguém, só quero esclarecer esta dúvida!
      Abraço a todos!
      Olá glcallegari,

      Na realidade a troca do oleo pelo tempo se deve ser feita em 12 meses, esse é o periodo que adicionado ao carter do motor e do tempo, seus componentes quimicos vão durar.

      Falando em duração de kilometragem TODOS os fabricantes de oleo recomendão seguir a orienteção do fabricante do veiculo, que no nosso caso (exemplo) motor VW a Ar motor 1300 modelo 1971 (conforme manual) a troca deve ocorrer com 2500 km, incluindo a limpeza do filtro.

      Vc deve levar em consideração que esta informação é de 1971, tinhamos um tipo de oleo que não possuia a qualidade que muitos oleos possuem hoje.

      Um oleo muito bom para os nossos fuscas é o Castrol GTX 20W50, com aditivos anti-borras (já que nossos fuscas não possuem filtro de oleo como os outros carros) pois ele irá suportar as temperaturas altas do motor e possue um aditivo anti-borras.

      Sempre aplique a cada 15000 km um produto de limpeza interna do motor (Flush - existem muitos no mercado), isso evita a formação de borras em algumas partes do motor e da famosa graxa que as vezes o oleo deixa dentro do sistema.

      Considere desta forma: Se vc não roda 5000 km com o carro em um ano, troca o oleo com um ano, se vc roda estes 5000 km em menos de um ano, troque este oleo com os 5000 km completos.

      Espero ter ajudado.
      Last edited by Zampollir; 13-07-2010, 04:51 AM.
      Ricardo Zampolli
      Fusca - Ano 1965
      Motor 1300
      Pertronix Ignitor I
      São Paulo - SP

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      • Re: Qual óleo colocar!!????

        acredito que além da contaminação dita...e da durabilidade dos componentes quimicos adicionados ao oleo...um fator importante que deve ser levado em consideração é que ,na prateleira o oleo não sofre com oxidação proveniente de algumas partes do motor...só um exemplo:se o motor ficar por um longo tempo parado os anéis colam nas camisas,e, mesmo com oleo forma-se ferrugem no local.

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        • Re: Qual óleo colocar!!????

          A questão da troca a cada 6 meses acredito que deve ser algum tipo de prática (boato) criado pra aumentar as vendas... Marketing.

          Porém, no fusca como não tem filtro de óleo, e grande parte dos fuscas são a gasolina, a contaminação por pela foligem enxofre etc que carboniza e suja o oléo já faz uma grande diferença nas propriedades do óleo Imaginem adicionar enxofre no litro de oleo novo tampar e deixar na prateleira por 6 meses. Será que ele manteria suas propriedades anti-isso anti-aquilo???

          é questionavel não acham.

          Eu não me arrisco... 6 meses troco sempre

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          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Mais um detalhe: quem garante que você abasteceu com gasolina sem estar batizada?? Já li que gasolina adulterada ajuda a ferrar com o óleo, pois o lubrificante entra em contato com substâncias não previstas quando da sua formulação.

            Em tempo, quem quiser dicas sobre gasolina boa (sem adulteração) leia isso.

            Um abraço,
            Flávio.
            (@\_!_/@)

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            • Re: Qual óleo colocar!!????

              A maioria sabe que fiz meu motor pela enézima vez...mas agora ficou jóinha! Passado a fase de amaciamento...resolví,por conta e risco,radicalizar com o óleo:me deu uma baita curiosidade de usar o w60 da Castrol mas misturado com 1 vd de B12....pronto! Coloquei.....e começaram os testes....muito rígidos! Testei em todas temperaturas...modo de dirigir...terrenos....distâncias em vários percursos...e tudo normal! Me preocupei muito na hora de ligar o motor à primeira vez do dia...pois sei que é um óleo relativamente grosso...mas daí a colocação do B12,que fica com uma certa película nas paredes...e na hora de virar(ligar)...acreditem gente...vira de "prima" sem ter que usar o acelerador...carbura tá tinindo....testei então 2 coisas...com ele sempre frio- 1-deixar na lenta e acelerar uns 2 minutinhos após...acelerando até uns 3000 giros....-2-dia seguinte...assim que liguei o motor...esperei uns 30 segundos e já dei uma acelerada brusca...perfeito...giro subiu rápido...nem parecia estar frio!!! Agora o teste mais cruel de todos: deixei o carro com a minha mulher,que tem uma Frontier,ou seja ,está acostumada ao tanque-de-guerra dela...rsrrsrsr...perfeito também...ficou com ela 1 semana!!! E ela é assim...::pegou de prima...vai logo saindo com o veículo de pé em baixo pra ir pro trabalho dela(TJ-RJ) Macaé.....!!!!!!!!
              Moral da história....::::ficarei com ele mesmo!!!!...misturado a 1 vd de B12.....para aliviar a partida e até mesmo "diluir" um pouquinho o própio Castrol...já que o B12 é menos viscoso...casadinha perfeita...a pressão é constante desde a hora da primeira partida até o auge de sua temperatura de trabalho em diversas condições severas de trabalho!
              APROVADO POR MIM POR EXPERIÊNCIA PRÓPIA ,CONTA E RISCO EM TODAS AS SITUAÇÕES SEVERAS DE TRABALHO!!!
              Ahhh...o que me levou a isso foi o fato ,claro,de ler tudo sobre este tópico...e também de me lembrar que em meu escort foi colocado este óleo a uns 13 a 14 meses atrás...este é o tempo que ele está parado por problema de apagão na centralina...ele é turbo! Ligo ele a cada 3 meses na minha garagem...e dou um "couro" bacana nas acelerações....e castigo mesmo! Pois fico com raiva dele apagar só quando vai pra rua...rsrsrrsrsr....e acredite...vira normal e a visacosidade está ótima.....tá!!!! moral...é bem verdade o slogan da castrol,que diz que é muito mais que óleo...é engenharia liquida!!! concordo em todos os sentidos!!!!!!!!!!!!!!
              Last edited by juliocezar.lee; 13-07-2010, 01:25 PM.
              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Ahaaa! Então 6 meses é um número mágico!!!!! Hehehehehehehe! Finalmente alguém concorda comigo!

                Ok! Pessoal! Concordo que o óleo no motor não é a mesma coisa que na prateleira. Também concordo que há deterioração do óleo no motor quando em funcionamento. Mas não posso acreditar que o óleo se deteriore num motor parado! Pois da mesma forma que na embalagem, dentro do carter, parado, se não houver nenhum vazamento de gasolina ou outro problema, ele também deveria se conservar, pois está num local fechado! Pelo menos, deveria por mais de 6 meses! Digo isso pelo pouco que entendo de química! Posso estar errado, e se estiver, por favor corrijam-me! Só não me digam que foi o mecânico da esquina que falou! Hahahahaha! (é brincadeira, nada contra mecânicos!).
                São João do Polêsine - RS
                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Postado originalmente por glcallegari
                  Ahaaa! Então 6 meses é um número mágico!!!!! Hehehehehehehe! Finalmente alguém concorda comigo!

                  Ok! Pessoal! Concordo que o óleo no motor não é a mesma coisa que na prateleira. Também concordo que há deterioração do óleo no motor quando em funcionamento. Mas não posso acreditar que o óleo se deteriore num motor parado! Pois da mesma forma que na embalagem, dentro do carter, parado, se não houver nenhum vazamento de gasolina ou outro problema, ele também deveria se conservar, pois está num local fechado! Pelo menos, deveria por mais de 6 meses! Digo isso pelo pouco que entendo de química! Posso estar errado, e se estiver, por favor corrijam-me! Só não me digam que foi o mecânico da esquina que falou! Hahahahaha! (é brincadeira, nada contra mecânicos!).

                  glcallegari

                  Uma vez colocado no motor, o óleo sofre uma serie de alterações, uma delas é a contaminação por combustível.
                  Ricardo Zampolli
                  Fusca - Ano 1965
                  Motor 1300
                  Pertronix Ignitor I
                  São Paulo - SP

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                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    É claro que o óleo uma vez colocado no motor,sofre uma mudança em seu "DNA"...mas o que se está questionando aqui ,é até que ponto esta mudança pode afetar nossos karangos! E afirmo por causa e efeito própios....já disse que fiquei desgostoso com o problema de meu escort....um apagão que ninguém sabe a causa....sugerem ser a centralina...mas enquanto não conseguir uma outra pra testar...e não correr novamente pela milionézima vez de ficar a pé ou seja logo na saída da garagem ou a mil km de casa.....o carro fica parado lá mesmo....tava até pensando em colocar a injeção d Paraty/Santanna 2.0...pois a dele é a "burra",a analógica-as primeiras que equiparam os carangos no final da década de 80,como o GTi 2.0,Ponter Gti...depois anos 90 com Gms e AutoLatina....então pra não trancar o motor de 3 em 3 meses ou até mais...eu injeto gasolina pelo mangote do vácuo do freio e fico com uma garrafa PEt entornando um "cheirinho" e peço alguém pra ligar ele..e pega de estalo....e logo depois de uns 3 minutinhos ligado...castigo o moleque acelerando até uns 7 a 8 giros...ele não tem mais limitador de giro.....e o óleo é o que coloquei a 2 anos atrás-2008...antes dele ficar com esta palhaçada...os bicos e bombas(2) não são controlados direito pela central...por isso corta o combustível!!! Mas isso é outro papo,que inclusive já estou com umas idéias e vou pedir com muita humildade aos "crânios-gênios" deste maravilhoso forum pra me ajudarem com ele...penso em colocar gnv e eliminar os bicos e colocar partida a frio...só pra pegar antes do gás....ou colocar sistema das empilhadeiras...glp....tenho um colega que possui um Monza tubarão com este tipo de injeção e deu o mesmo trauma...e sabem o que ele fez? Ninguém me falou...isso eu ví com meus própios olhos....!!!! O dele era de um bico só....ele fez um adaptador muito bem feito com retorno e tal...regulador de pressão e tal e colocou um H30 PIC...isso mesmo!!!!! Um bura de fusca...pode? É só pra dar a partida e logo em seguida passar pro gnv...até aí eu ví e acredito...mas só tenho dúvidas no que ele quer fazer apartir daí...fazer ele funcionar só no bura quando não tiver gnv...bom mas aí é outro rolo.....pelo menos tá virando redondo com o bura H30 PIC!!!! Moral gente: óleo de boa qualidade.associado a um bom aditivo...pode durar muito!!! Coloquei o óleo a 2 anos e não rodei nada com ele....deixo isso aqui bem claro..mas isso já tem 2 anos e quando ligo o escort...não tenho pena alguma...faço ele espirrrarrrrrrr tssssisssssss muitoooo !!!!!! E a aparência e textura parecem muito bons...claro que deve ter havido mudança em sua composição original...mas está cumpreindo muito e bem com seu papel de lubrificante!!! troca a cada seis meses????? MITOOOOOOOOO !!!!!! 2500km ou 3000km ou a cada ano...dependendo de qual chegar primeiro....acho que já é bastante justo pros nossos besouros que não tem filtro e possuem uma tecnologia mecânica de décadas!
                    Abraços a todos e desculpem o "mapa"...mas queria dividir minha experiência com carro parado e óleo com mais de 2 anos-Castrol GtX W60 Alta km + Bardall B 12 !
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Julio,

                      Não concordo, o óleo possui validade sim e deve ser respeitada. Você provavelmente está permitindo a formação de borras no seu motor e não está se dando conta disso. Além disso, não dê tanto giro parado, principalmente com motor não aquecido adequadamente, você está ferrando o seu motor, pode acreditar.

                      Ao tópico:

                      Antigamente, quando não existia tanta tecnologia na produção de óleo lubrificante, o limite de oxidação se dava em torno de seis meses, ou menos. Eu brinquei num tópico anterior dizendo que só os historiadores poderiam dizer essa dos 6 meses, mas na verdade só quis simplificar a história, pois esse papo é um saco! Mas vamos lá: o óleo na embalagem armazenado em local adequado, não tem validade, pode-se considerar indeterminada. Mas após aberta a embalagem, o óleo entra em contato com oxigênio e outros elementos químicos no motor e inicia-se a contagem regressiva que É DIFERENTE DE ÓLEO PARA ÓLEO. É igual comida, gente!!

                      O pacote de aditivação dele é que vai determinar qual é a sua durabilidade. Exemplo, um sintético que prevê troca com 20.000km. Então, fusqueiros amigos, quando adotarem um óleo para o seu besouro, respeite duas coisas: primeiro a validade do óleo; segundo a previsão de troca do seu motor, que também e variável.

                      É verdade que a previsão de troca do motor previa a qualidade do óleos disponíveis na data da sua fabricação?? É, concordo. Mas eu não arriscaria alterar isso radicalmente. Eu até acho que os lubrificantes duram mais, mas todo cuidado é pouco. A minha frase é: NOSSOS MOTORES GOSTAM DE ÓLEO NOVO E LIMPO.

                      Um abraço,
                      Flávio.
                      (@\_!_/@)

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                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por AirCooled-71
                        Julio,

                        Não concordo, o óleo possui validade sim e deve ser respeitada. Você provavelmente está permitindo a formação de borras no seu motor e não está se dando conta disso. Além disso, não dê tanto giro parado, principalmente com motor não aquecido adequadamente, você está ferrando o seu motor, pode acreditar.

                        Ao tópico:

                        Antigamente, quando não existia tanta tecnologia na produção de óleo lubrificante, o limite de oxidação se dava em torno de seis meses, ou menos. Eu brinquei num tópico anterior dizendo que só os historiadores poderiam dizer essa dos 6 meses, mas na verdade só quis simplificar a história, pois esse papo é um saco! Mas vamos lá: o óleo na embalagem armazenado em local adequado, não tem validade, pode-se considerar indeterminada. Mas após aberta a embalagem, o óleo entra em contato com oxigênio e outros elementos químicos no motor e inicia-se a contagem regressiva que É DIFERENTE DE ÓLEO PARA ÓLEO. É igual comida, gente!!

                        O pacote de aditivação dele é que vai determinar qual é a sua durabilidade. Exemplo, um sintético que prevê troca com 20.000km. Então, fusqueiros amigos, quando adotarem um óleo para o seu besouro, respeite duas coisas: primeiro a validade do óleo; segundo a previsão de troca do seu motor, que também e variável.

                        É verdade que a previsão de troca do motor previa a qualidade do óleos disponíveis na data da sua fabricação?? É, concordo. Mas eu não arriscaria alterar isso radicalmente. Eu até acho que os lubrificantes duram mais, mas todo cuidado é pouco. A minha frase é: NOSSOS MOTORES GOSTAM DE ÓLEO NOVO E LIMPO.

                        Um abraço,
                        Flávio.
                        Mas no final....desculpe....olá,tudo bom?...vamos lá......mas no final acabei em concordar com o respeito ao fabricante de cada veículo e óleo a ser usado,irmão!!! Acho que a marca dos 2500 a no máximo 3000km é de bom tamanho pra se fazer a troca sem deixar,com isso,o acúmulo de borras no motor....lembre-se de que grande parte dessas borras são geradas por combustíveis de má qualidade e/ou batizados com substâncias estranhas....certa vez ví um motor zerinho de um Fusion ,detonado!!! CAusa? formação de borras e verniz no motor......laudo-combustível adulterado! O cara estava no meio da Br 101 num desses trechos que não se tem por perto um posto com bandeira confiável......Atenção aos amigos que gostam de pegar estradas longas...façam check-list dos postos confiáveis...pois estão pintando os postos piratas com a cor de determinadas bandeiras....perto de Silva Jardim e Casimiro de Abreu tem um monte deles pintados com a cor certinha da IPIRANGA e alguns da TEXACO....mas numa vez em que parei pra abastecer a "magrela"...rsrsrrs...apelido da NEO 115 Yamaha que peguei emprestado da minha filha...rsrsrsr...vou e volto com ela de Macaé a São Gonçalo(1 hora e 50 a 2hs de estrada),voltando.....a porcaria era pirata...sorte que estava com 3 litros aditivada de reserva embaixo do banco.....furada na certa!!! Quanto ao motor...vc está certo....tenho que me acalmar mais e achar uma solução pro meu escort...mas não tem borra não...o óleo ainda está um pouco clarinho!!!!!
                        Forte abraço aí!!!! Trabalho aqui na Ilha das Flores no Complexo Naval da Tropa de Reforço!!!! Vc mora em nikit?
                        SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Postado originalmente por Zampollir
                          glcallegari

                          Uma vez colocado no motor, o óleo sofre uma serie de alterações, uma delas é a contaminação por combustível.
                          Mesmo sem funcionar com o motor??? Não acredito!
                          Se mesmo com o motor parado se contamina com combustível esse motor deve estar com problemas! E mesmo funcionando não deveria haver (muita) contaminação, pois aí teríamos diluição do óleo (se há deve ser tão pequena que pode ser desprezada!)!
                          Acredito que essa tese não sobrevive a uma análise mais crítica!
                          São João do Polêsine - RS
                          4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

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                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por AirCooled-71
                            Julio,

                            Não concordo, o óleo possui validade sim e deve ser respeitada. Você provavelmente está permitindo a formação de borras no seu motor e não está se dando conta disso. Além disso, não dê tanto giro parado, principalmente com motor não aquecido adequadamente, você está ferrando o seu motor, pode acreditar.

                            Ao tópico:

                            Antigamente, quando não existia tanta tecnologia na produção de óleo lubrificante, o limite de oxidação se dava em torno de seis meses, ou menos. Eu brinquei num tópico anterior dizendo que só os historiadores poderiam dizer essa dos 6 meses, mas na verdade só quis simplificar a história, pois esse papo é um saco! Mas vamos lá: o óleo na embalagem armazenado em local adequado, não tem validade, pode-se considerar indeterminada. Mas após aberta a embalagem, o óleo entra em contato com oxigênio e outros elementos químicos no motor e inicia-se a contagem regressiva que É DIFERENTE DE ÓLEO PARA ÓLEO. É igual comida, gente!!

                            O pacote de aditivação dele é que vai determinar qual é a sua durabilidade. Exemplo, um sintético que prevê troca com 20.000km. Então, fusqueiros amigos, quando adotarem um óleo para o seu besouro, respeite duas coisas: primeiro a validade do óleo; segundo a previsão de troca do seu motor, que também e variável.

                            É verdade que a previsão de troca do motor previa a qualidade do óleos disponíveis na data da sua fabricação?? É, concordo. Mas eu não arriscaria alterar isso radicalmente. Eu até acho que os lubrificantes duram mais, mas todo cuidado é pouco. A minha frase é: NOSSOS MOTORES GOSTAM DE ÓLEO NOVO E LIMPO.

                            Um abraço,
                            Flávio.
                            O que você acaba de afirmar é que óleo oxida (na embalagem não estraga, e aberto estraga)!
                            Isso não pode ser verdade! Se fosse verdade ele não poderia ser usado como lubrificante e anti-oxidante! Óleos são usados justamente para não deixar oxidar peças metálicas!!!!
                            Esta tese de oxidação também não se sustenta após um exame crítico!
                            Mas eu posso estar errado! Mas se estiver, só me convencerei quando ver um estudo sistemático que mostre que óleos lubrificantes oxidam!
                            Continuo não acreditando na tese de que óleo "SEM USO" tenha prazo de validade!
                            São João do Polêsine - RS
                            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              HUmmmmmmmmm
                              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

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                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por Peppers
                                Galera,

                                Procurei no fórum em tópicos anteriores e não encontrei, caso exista algum tópico sobre isso, me desculpem.

                                Qual o melhor óleo (marca e tipo) que devo colocar no meu fuscão, e a quantidade que devo comprar.

                                Ele é um 1300L 1980/1980, monocaburado, completamente original, vi várias siglas SF, SJ, vários tipos 20/50 algo assim, não entendo muito.

                                Teria como alguém me ajudar, pois tô no limite de kms para trocar e não sei qual comprar, e tem um lguar aqui em Porto que você compra e eles trocam de graça.

                                ps: Sei que sintético não é bom, isso é verdade??

                                Forte Abraço!
                                Olá, o melhor é o recomendado pelo fabricante do motor (quem projetou) , a VW usou até um certo tempo só óleo Mobil no primeiro enchimento na fábrica, pro motor do Fusca é 20W40 API SF, significa que o motor foi elaborado com suas folgas e resistência de materiais baseado nesta classificação de óleo, a troca nos modelos Itamar é a cada 7500km ou 1 ano, no manual do meu 73 pede 20W40 API SD e a troca a cada 5000km. Abs.

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