Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    aproveitando o assunto do oleo...
    alguem poderia me dar uma ajudinha aqui: http://www.fusca4ever.com.br/showthr...2675#post92675

    quero ir na mecanica logo e ja ter uma noção melhor dos problemas..

    Abs

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por glcallegari
      O que você acaba de afirmar é que óleo oxida (na embalagem não estraga, e aberto estraga)!
      Isso não pode ser verdade! Se fosse verdade ele não poderia ser usado como lubrificante e anti-oxidante! Óleos são usados justamente para não deixar oxidar peças metálicas!!!!
      Esta tese de oxidação também não se sustenta após um exame crítico!
      Mas eu posso estar errado! Mas se estiver, só me convencerei quando ver um estudo sistemático que mostre que óleos lubrificantes oxidam!
      Continuo não acreditando na tese de que óleo "SEM USO" tenha prazo de validade!
      Exatamente, amigão. Óleo, oxida! Foi isso mesmo que eu disse. A oxidação é o agente primário da sua degradação e óleo degradado perde o seu poder de lubrificação, além de formar borras (gomas) que muitas vezes não saem do motor. Dê uma pesquisadinha...

      Para você se informar um pouco mais sobre lubrificantes, sugiro a leitura desta página da Petrobrás.

      Abração,
      Flávio.
      (@\_!_/@)

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por juliocezar.lee
        Trabalho aqui na Ilha das Flores no Complexo Naval da Tropa de Reforço!!!! Vc mora em nikit?
        Sim, moro em Nikiti, em Itaipu, se precisar de algo, estou às ordens!

        Abraço,
        Flávio.
        (@\_!_/@)

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por FUKETEIRO
          Olá, o melhor é o recomendado pelo fabricante do motor (quem projetou) , a VW usou até um certo tempo só óleo Mobil no primeiro enchimento na fábrica, pro motor do Fusca é 20W40 API SF, significa que o motor foi elaborado com suas folgas e resistência de materiais baseado nesta classificação de óleo, a troca nos modelos Itamar é a cada 7500km ou 1 ano, no manual do meu 73 pede 20W40 API SD e a troca a cada 5000km. Abs.
          E no modelo Itamar? É W40 também ou já segue as especificações dos motores mais atuais-w50 ??
          SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por AirCooled-71
            Exatamente, amigão. Óleo, oxida! Foi isso mesmo que eu disse. A oxidação é o agente primário da sua degradação e óleo degradado perde o seu poder de lubrificação, além de formar borras (gomas) que muitas vezes não saem do motor. Dê uma pesquisadinha...

            Para você se informar um pouco mais sobre lubrificantes, sugiro a leitura desta página da Petrobrás.

            Abração,
            Flávio.
            Certo! Eu já sabia de tudo isso (borras, gomas e etc.)! Já havia lido aquela página também! Eles dão a entender que óleo EXPOSTO às intempéries, perde suas propriedades. O que é bastante plausível!
            Mas isso continua estranho para mim, pois qual é a vantagem então de se usar algum tipo de óleo para evitar oxidação se ele próprio oxida também???
            Bem, por enquanto isso basta! Tomara que no futuro eu venha a conhecer um engenheiro da Petrobrás que possa explicar o que de fato acontece com os lubrificantes no nível microscópico!
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Postado originalmente por glcallegari
              Certo! Eu já sabia de tudo isso (borras, gomas e etc.)! Já havia lido aquela página também! Eles dão a entender que óleo EXPOSTO às intempéries, perde suas propriedades. O que é bastante plausível!
              Mas isso continua estranho para mim, pois qual é a vantagem então de se usar algum tipo de óleo para evitar oxidação se ele próprio oxida também???
              Bem, por enquanto isso basta! Tomara que no futuro eu venha a conhecer um engenheiro da Petrobrás que possa explicar o que de fato acontece com os lubrificantes no nível microscópico!
              Tu é duro na queda, hein...rsrsrs

              Quase tudo que se deteriora está ligado ao processo de oxidação. Uma maçã que você morde e fica alguns minutos observando a mordida, escurece porque está oxidando. A água do radiador que fica alaranjada é porque alguma coisa no caminho da água está oxidando. Ou seja, entrou em contato com o oxigênio, o proceso de oxidação está iniciado.

              Com o óleo é a mesmíssima coisa, enquanto os aditivos anti-oxidantes conseguem agir, o óleo se mantém detergente, anticorrosivo e lubrificante. Depois do prazo estipulado pelo fabricante, geralmente 6 meses, babau. Troca-se o óleo. Capisce?

              Chega, né?? rsrsrsrsrs

              Abraço,
              Flávio.
              (@\_!_/@)

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Hehehehehe! É PQ sou físico! Não sou químico, mas aprendemos química também e temos que sabê-la! Sei de tudo isso, e concordo em quase tudo!
                A água do radiador fica laranja, não por se oxidar, mas por se misturar com o óxido de ferro (e outras sujeiras) de dentro dos dutos do motor! O Aquecimento ajuda a aumentar a oxidação do ferro, pois aquecendo-o, suas moléculas aumentam de volume propiciando uma maior facilidade de penetração do O2 na molécula de ferro (sendo um pouco + didático, Fe e O2 se gostam muito, por isso ele enferrruja)! Talvez eu seja muito burro em química, mas eu não vejo como uma cadeia carbônica apolar, do tipo dos óleos, se oxide tão fácil! Pelo menos foi isso que aprendi! Se eu estiver errado, ótimo! Se não estiver ótimo também! Vamos trocar o óleo do motor! Afinal não, não é tão caro assim para ficarmos aqui discutindo um assunto que dificilmente acharemos uma resposta de comum acordo! Né?
                Voltemos ao assunto do tópico que é qual tipo usar! Se vocês lerem os meus "posts" anteriores (lá no início), verão um teste que fiz com um óleo + "fino" cujo qual achei muito bom! Alguns me chamaram de doido, mas não achei nenhum problema!
                São João do Polêsine - RS
                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Que o oleo lubrificante para motor oxida apenas por estar em contato com o ar, isso já eu já li em muitas revistas técnicas sobre automóveis (inclusive quando seu conteúdo ainda era confiável ou presumivelmente confiável), mas nunca lí nada acerca de inutizar um oleo para motor em 6 meses (ainda mais com o motor sem funcionar). Eu mesmo estou cansado de trocar oleo com mais de 6 meses (motor funcionando) e nunca tive problemas.

                  Um oleo de cambio, suponho razoavelmente, não tenha tanta aditivação protetiva contra os ataques químicos resultantes de resíduos da combustão e de altas temperaturas quanto um oleo para motor e nunca vi nada que recomendasse sua troca (ou alguem que o troque) a cada 6 meses.

                  A oxidação significativa pela simples exposição ao oxigenio do ar seria então uma característica inerente do oleo para motor e não existiria no oleo para cambio? Mistério!


                  Off Tópic:

                  glcallegari, eu invoco seus comentários em:

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6605 e

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7091

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Que o oleo lubrificante para motor oxida apenas por estar em contato com o ar, isso já eu já li em muitas revistas técnicas sobre automóveis (inclusive quando seu conteúdo ainda era confiável ou presumivelmente confiável), mas nunca lí nada acerca de inutizar um oleo para motor em 6 meses (ainda mais com o motor sem funcionar). Eu mesmo estou cansado de trocar oleo com mais de 6 meses (motor funcionando) e nunca tive problemas.

                    Um oleo de cambio, suponho razoavelmente, não tenha tanta aditivação protetiva contra os ataques químicos resultantes de resíduos da combustão e de altas temperaturas quanto um oleo para motor e nunca vi nada que recomendasse sua troca (ou alguem que o troque) a cada 6 meses.

                    A oxidação significativa pela simples exposição ao oxigenio do ar seria então uma característica inerente do oleo para motor e não existiria no oleo para cambio? Mistério!


                    Off Tópic:

                    glcallegari, eu invoco seus comentários em:

                    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=6605 e

                    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7091
                    É aí que me refiro! Hehehehehe
                    Uns óleos estragam e outros não? Realmente é estranho! Talvez a oxidação altere algumas das propriedades dos óleos, mas não altere a principal que é a lubrificação! Gostaria de saber + sobre este assunto.
                    Somos obrigados a trocar o óleo, pois em determinado momento a quantidade de resíduos sólidos é grande suficiente para começar a prejudicar (falo em abrasão) o motor. Por issos os limites de 2500, 3000, 5000 km, e etc.
                    Mas 6 meses em motores parados? É difícil de compreender!

                    Quanto aos outros tópicos eu já conhecia essas idéias há tempos! Inclusive eu mesmo havia aberto um tópico (eu acho)! Eu até havia pensado em construir um , mas tenho medo do alto poder destrutivo do H! Talvez quando eu ver um ao vivo funcionando eu use um destes!
                    São João do Polêsine - RS
                    4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Há contaminação por combustível (a vedação do anel não é total) e as cadeias do óleo começam a quebrar com a exposição ao calor. É o que eu sempre ouvi.

                      No forum de chevrolets que eu participo, tem gente que tem vários caminhões a diesel na estrada. As trocas de óleo de caminhões são caríssimas, então os caras mandam pra análise amostras do óleo de alguns caminhões. Volta e meia ele coloca o laudo, mas lembro do cara ter dito que já estava pulando a 3a troca de óleo.

                      Os americanos pegam bastante pesado na questao do ZDDP (ditiofosfato de zinco) que é o aditivo que evita, entre outras coisas, que o comando gaste prematuramente. Segundo eles, esse aditivo vem sendo reduzido nos lubrificantes por motivos de emissões, comprometendo a durabildidade do motor.

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Postado originalmente por realenemy
                        Há contaminação por combustível (a vedação do anel não é total) e as cadeias do óleo começam a quebrar com a exposição ao calor. É o que eu sempre ouvi.

                        No forum de chevrolets que eu participo, tem gente que tem vários caminhões a diesel na estrada. As trocas de óleo de caminhões são caríssimas, então os caras mandam pra análise amostras do óleo de alguns caminhões. Volta e meia ele coloca o laudo, mas lembro do cara ter dito que já estava pulando a 3a troca de óleo.

                        Os americanos pegam bastante pesado na questao do ZDDP (ditiofosfato de zinco) que é o aditivo que evita, entre outras coisas, que o comando gaste prematuramente. Segundo eles, esse aditivo vem sendo reduzido nos lubrificantes por motivos de emissões, comprometendo a durabildidade do motor.
                        O que eu e o Ricardo estamos questionando sobre a validade é em motores parados! Motores em funcionamento são outros 500!
                        São João do Polêsine - RS
                        4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Para quem quiser um material sobre lubrificantes (oleos, graxas, fluidos) e sobre Indice de Viscosidade (IV) solicito ver:
                          http://www.fusca4ever.com.br/showpos...79&postcount=1

                          Boa leitura.

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postando apenas para trazer este tópico para o inicio da Seção, ele está esquecido e Tópicos novos sobre o mesmo assunto estão sendo criados.

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Gostaria de sugerir que este tópico fosse fixo para termos uma fonte de matéria muito rica.
                              Abraços,

                              Jacques

                              Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                .... 2 ....
                                Abrços
                                Luby
                                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                                Rio de Janeiro - RJ

                                Comment

                                Working...
                                X