Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por ludicrous
    Eu já usei uma gama de óleos diferentes no BX. Atualmente estou testando o Shell Hellix HX5 15W50. Na partida a frio é muito bom, enche instantaneamente, nada de ruídos metálicos. Mas a quente ... se fico preso em engarrafamento por mais de 20 minutos, qualquer coisa abaixo de 900rpm na lenta e a luz de óleo ameaça a acender.

    Apesar disso, achei que o consumo do Gol está melhor que nunca com ele e é por isso que o estou mantendo. Também é o óleo que o deixa mais solto em velocidade de cruzeiro na estrada. Parece que esse problema de baixa pressão de óleo a quente é comum nos boxer em geral, então não esquento muito, apesar de a luzinhe de óleo me incomodar quando se manifesta.
    Coloquei esse oleo agora e observo o caso da luz do oleo acender com motor quente em marcha lenta. Mas com o oleo anterior tambem estava acontecendo, o que me fez trocar a cebolinha do oleo para testar. Ainda estou analisando. Motor não apresenta perda de desempenho ou outro sinal de desgaste acentuado.

    Obs: O motor é um MD (AP antigo)

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por ricardo groetaers
      Coloquei esse oleo agora e observo o caso da luz do oleo acender com motor quente em marcha lenta. Mas com o oleo anterior tambem estava acontecendo, o que me fez trocar a cebolinha do oleo para testar. Ainda estou analisando. Motor não apresenta perda de desempenho ou outro sinal de desgaste acentuado.

      Obs: O motor é um MD (AP antigo)
      Nos anos 80, meu velho teve um Voyage com motor MD e isso começou a acontecer com ele do jeito que você descreve. Um dia a pressão de óleo zerou na garagem ainda na primeira partida. Como o carro ia ser vendido daí a um tempo, trocamos apenas os casquilhos fixos e móveis (sem retífica e sem sequer tirar o motor, por baixo mesmo) e ele rodou mais de 20 mil km depois disso, apesar de a compressão já estar muito baixa nos finalmentes. O carro foi vendido assim e não tivemos notícias de falha por parte do novo proprietário kkkk.
      Palio Fire 2011: R$ 26.000
      Kia Picanto 2011: R$ 38.000
      Gol BX 1984 dando pau nos dois: não tem preço.

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Opa! Valeu a informação. Vou analisar com calma. Abrirei um tópico se for necessário, para não fugir ao assunto deste tópico (oleo).
        ================================================
        Editando (30/11/2011): Foi aberto o Tópico: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10199
        Last edited by ricardo groetaers; 30-11-2011, 10:44 PM.

        Comment


        • Qual óleo vc usa?

          Não precisa explicar pq vc usa tal óleo.
          é apenas uma enquete!

          eu uso Shel helix HX5 15w50
          Piu piu 2.0 aspirado

          Comment


          • Re: Qual óleo vc usa?

            blz!

            motul 3000 20w50.

            abs!
            sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

            Comment


            • Re: Qual óleo vc usa?

              Mobil Original 20W50 + Bahrdal Power Racing
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Há uma proposta em andamento na SAE, publicada em 25/10/2010, para que seja criado graus SAE abaixo de SAE20 para oleos lubrificantes de motor. Em anexo segue um resumo da proposta de criação em formato word (.doc) e sua íntegra em (.pdf) (em inglês).

                Observemos que os limites das viscosidades máxima e mínima a 100°C dos novos graus SAE (propostos) não mudam em relação ao atual SAE20, somente na alta temperatura (150°C) os limites mínimos são menores.

                Será que no nosso clima tropical algum fabricante recomendaria um oleo SAE 20W5 por exemplo?

                Comparem a proposta com a norma atual em vigor, postada em: http://www.fusca4ever.com.br/showpos...&postcount=236
                Arquivos Anexos

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  [ Significado de algumas siglas nas embalagens de lubrificantes.


                  Estas são siglas de entidades internacionais que são responsáveis pela elaboração de uma série de normas (baseadas em testes específicos) para a classificação dos lubrificantes, de acordo com seu uso. Desta forma, o consumidor tem como identificar se o lubrificante atende às exigências de seu equipamento, consultando seu manual.

                  Como exemplo temos:

                  SAE – Society of Automotive Engineers
                  É a classificação mais antiga para lubrificantes automotivos, definindo faixas de viscosidade e não levando em conta os requisitos de desempenho.

                  Apresenta uma classificação para óleos de motor e outra específica para óleos de transmissão.

                  API – American Petroleum Institute
                  Grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.

                  Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SJ, SH, SG, etc…

                  O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação.

                  Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc..

                  No caso de motores diesel, a classificação é API CI-4, CG-4, CF-4, CF, CE, etc.

                  O “C” significa Commercial.

                  A API classifica ainda óleos para motores dois tempos e óleos para transmissão e engrenagens.

                  ACEA – Association des Constructeurs Européens de l´Automobile (antiga CCMC)
                  Classificação européia associam alguns testes da classificação API, ensaios de motores europeus (Volkswagen, Peugeot, Mercedes Benz, etc.) e ensaios de laboratório.

                  JASO – Japanese Automobile Standards Organization
                  Define especificação para a classificação de lubrificantes para motores a dois tempos (FA, FB e FC, em ordem crescente de desempenho).

                  NMMA – National Marine Manufacturers Association
                  Substituiu o antigo BIA (Boating Industry Association), classificando os óleos lubrificantes que satisfazem suas exigências com a sigla TC-W (Two Cycle Water), aplicável somente a motores de popa a dois tempos. Atualmente encontramos óleos nível TC-W3, pois os níveis anteriores estão em desuso.

                  Fonte: www.br.com.br ]

                  com essas informações vc pode escolher a marca que vc achar mais conveniente: Shell, Havoline, Promaxx, Castrol, Petrobras,

                  recomendação substituir a cada 5000 Km, ou no máximo em 6 meses, se vc não rodar isso durante esse tempo, pois o óleo de motor apos ser montado, vai se deteriorando com o tempo em contato com a carbonização do motor
                  Anor Mecânico

                  Reparação Automotiva
                  Instalação de Acessórios
                  Personalização de Motores
                  Adaptação de Equipamentos
                  Especializado em Antigos e VW ar

                  Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                  e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                  Comment


                  • Re: Qual óleo vc usa?

                    Eu uso no motor do meu Fusca
                    Havoline Premium Motor Oil SAE 20W-50, API SL
                    Anor Mecânico

                    Reparação Automotiva
                    Instalação de Acessórios
                    Personalização de Motores
                    Adaptação de Equipamentos
                    Especializado em Antigos e VW ar

                    Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
                    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

                    Comment


                    • Re: Qual óleo vc usa?

                      Uso MOBIL 20w50 API SM. vlw
                      Meu SANGUE é Air cooled+

                      Comment


                      • Re: Qual óleo vc usa?

                        xW50 API-SJ ou superior de qualquer marca "não estranha".

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          O que eu fiz foi o seguinte: Mandei uma carta à Lubrax (Petrobrás) com o seguinte conteúdo:

                          "Olá, sou estudante de engenharia mecânica e sempre fui muito interessado no assunto lubrificação. Pois bem, tenho um carro antigo (1970) com comando de válvulas no bloco acionado por varetas e balancins. Li recentemente um artigo no site "www.machinerylubrication.com" que dizia que os óleos classificados como API SM ou SN tinham níveis baixos do aditivo ZDDP e que isso prejudicava muitos os motores antigos, especialmente os motores com o comando de válvulas no bloco como o que meu querido carro "velhinho" tem. Procurei saber mais sobre o assunto e descobri que isso é provavelmente uma verdade, mas que tem certos óleos que ainda mantém o nível adequado de ZDDP, que pelo que li se situa por volta de 900 a 1300 ppm. Gostaria de saber qual óleo da Lubrax (que é a marca de óleo que uso nos meus carros a pelo menos 4 anos) contém níveis de ZDDP dentro desse patamar e caso o óleo que eu esteja usando não possua um nível entre 900 e 1300 ppm de ZDDP, quais os reais problemas que posso ter no motor? O titânio já está sendo usado para substituir o ZDDP ou ainda está sendo experimentado pela BR? Desde já agradeço a atenção e peço que me respondam essa pergunta, nem que for para dar apenas alguma recomendação sobre usar óleos SM ou SN ao invés de SL (que é o que eu uso) ou algum classificação inferior em carros antigos. Abraço!! "

                          Ao que me responderam hoje o seguinte:

                          "Saudações Sr. Guilherme,

                          Primeiramente, agradecemos seu contato.

                          A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

                          Em atendimento à sua consulta, informamos que o ZDDP é comumente empregado na formulação de lubrificantes para motor como inibidor de desgaste e oxidação. No entanto, nos modernos lubrificantes há outros componentes mais nobres que vem a substituir este emprego como compostos de natureza orgânica e os a base de boro ou molibdênio. Caso deseje utilizar um produto com a faixa de ZDDP indicada recomendamos o uso do Lubrax Essencial SL.
                          No momento a BR Petrobras não realiza nenhum estudo com o titânio.

                          Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

                          Atenciosamente,

                          Pedro Barbosa Nascimento
                          Engenheiro Químico"

                          Fiquei muito feliz, porque o óleo que uso é extamente esse 15W40 SL 'Essencial'!!

                          Então é como eu disse em outros tópicos. O ZDDP diminuiu em alguns óleos, mas sua função foi substituida por outros elementos mais nobres (e caros), mas ainda há óleos com o nível de ZDDP dos óleos da década de 80 (por volta de 1100 ppm), onde seu uso era "indiscriminado" pois não haviam muitos carros com catalizador.

                          Espero ter dado aqui uma contribuição de fato útil a muitos colegas. Um grande abraço!
                          Fusquinha 1300 1970 1ª série
                          40 anos provocando sorrisos por onde passa!

                          Comment


                          • Re: Qual óleo vc usa?

                            Galera, pergunta de novato, aquele óleo Castrol Magnatec fica bom no fusca?
                            Fusca 85 1600 Alcool Original

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Olá,

                              Li o tópico inteiro e ainda me estou com algumas duvidas.

                              1) Existe alguma restrição, que não economica, para não se utilizar oleos sintéticos em motores de fusca?

                              2) Alguém utiliza ou utilizou o oleo ÓLEO SINTÉTICO 100% 5W40 PentosythHC Pentosin 1L? Utilizo no meu Corsa e no Uno com trocas a cada 3500 km ou 6 meses.

                              Estou terminando meu fusca (1.9 + W110 + Fueltech) e estou começando a pensar em colocar o motor em funcionamento.

                              []s
                              Fernando.
                              Fusca - 1968
                              1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                              123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por fcm
                                Olá,

                                Li o tópico inteiro e ainda me estou com algumas duvidas.

                                1) Existe alguma restrição, que não economica, para não se utilizar oleos sintéticos em motores de fusca?

                                2) Alguém utiliza ou utilizou o oleo ÓLEO SINTÉTICO 100% 5W40 PentosythHC Pentosin 1L? Utilizo no meu Corsa e no Uno com trocas a cada 3500 km ou 6 meses.

                                Estou terminando meu fusca (1.9 + W110 + Fueltech) e estou começando a pensar em colocar o motor em funcionamento.

                                []s
                                Fernando.
                                Olá, sou Preparador e só uso o Mobil Super 4T, o motor do Fusca não tem folgas pra usar óleo com essa viscosidade, eu tenho um motor preparado aqui que ja rodou 40.000km no cacete e ainda é std, pode por sem medo, abraço.

                                Comment

                                Working...
                                X