Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

    Postado originalmente por Maurício Queiroz Ver Post
    • 27. Posso usar óleo para motores diesel, como Lubrax Turbo, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?Para veículos que requeiram óleo de nível API SL, SJ ou inferior, Lubrax Extra Turbo e o Top Turbo podem ser usados, pois atendem simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ e API CI-4/SL, sendo óleos ideais para uso em frotas mistas (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
    O engraçado é que a reciproca também é verdadeira... Olhando a especificação do óleo que estou usando ele pode ser utilizado em utilitários leves a diesel com especificação API CF que é bastante antiga ...

    Sempre aprendendo, se me perguntassem jamais imaginaria que isso era possível ...
    Fusca - 1968
    1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
    123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

    Comment


    • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

      Estou estudando bastante o assunto...

      Alguns sites interessantes sobre a classificação dos óleos e a que testes eles devem ser submetidos:
      Classificação API: http://www.api.org/certifications/en...010_120210.pdf
      Classificação ACEA: http://www.racq.com.au/motoring/cars...l_designations
      Testes: http://www.infineum.com/Documents/AP...ons%202010.pdf

      Sobre os testes .... (Sempre tenho uma fé na humanidade que as pessoas tentam fazer o seu melhor)

      Analisando os testes descobri que a partir da especificação API SJ e SL o percentual de fosforo passou a ser controlado o que tem influência no já mencionado ZDDPs.
      Na API SJ e SL o limite é de 0.1 %
      Na API SM o valor deve ficar entre 0.06% a 0.08%
      Na API SN o valor se manteve (0.06% a 0.08%)

      Entretanto nos testes de motores introduziu-se o teste de desgaste do comando (cam wear).
      Na API SJ e SL o limite é de 120 microns.
      Na API SM o valor limite é de 90 microns.
      Na API SN o valor limite é de 90 microns para uma média de 7 pontos.
      Na API SN existe ainda mais um teste (Average cam plus lifter wear) que limita o desgaste a 60 microns.

      Conclui que todos estes testes foram introduzidos no intuito de tratar a questão do desgaste dos comandos de válvula por conta da diminuição do ZDDPs na formulação.

      Os óleos API-C* (para motores diesel) não fazem teste de percentual de fósforo, então realmente podemos supor que a aditivação por ZDDPs possa ser maior.
      Nas APIs inferiores a API-CJ4, que é a mais nova, a questão do desgaste comando não era tratada.
      Esta especificação é para motores diesel que vão utilizar catalizador e há uma limitação não restritiva ao fosforo em 0.12% (menos restritiva que nos óleos API SJ e SL).
      Na API CJ4 ela aparece com os seguintes limites:
      Cam Wear, max 55 a 61 microns.


      Assim, para efeitos mais gerais, o uso de óleo para motores diesel pode ser interessante se não fizermos nenhuma outra aditivação, pois a "falta" de preocupação com os níveis de desgaste dos comandos de válvula deve indicar que ela não era um problema.

      Se for para aditivar o óleo com mais ZDDPs e/ou equivalentes não consigo ver diferenças na utilização (sobre este aspecto), já que a maioria das API gasolina e diesel podem ser intercambiáveis.


      []s
      Fernando.
      Last edited by fcm; 09-05-2014, 10:25 PM.
      Fusca - 1968
      1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
      123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

      Comment


      • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

        Maravilha de explanação Fernando!
        Muito grato por compartilhar!
        Abraços!
        "May the force be with you!"

        Comment


        • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

          Ainda a saga de testar o 5w40 SN...

          Hoje 170 na estrada e longos trechos "bem acima" de 130 km/h. Circuito total de 20 km mais ou menos.
          Temperatura no final do trajeto (máxima aferida pela FT) 93 oC. Pressão do óleo em lenta 0,7 kg.



          []s
          Fernando.
          Arquivos Anexos
          Last edited by fcm; 08-06-2014, 05:08 PM.
          Fusca - 1968
          1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
          123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

          Comment


          • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

            Preciso falar mais? Valeu Fernando!!!
            Postado originalmente por fcm Ver Post
            Estou estudando bastante o assunto...

            Alguns sites interessantes sobre a classificação dos óleos e a que testes eles devem ser submetidos:
            Classificação API: http://www.api.org/certifications/en...010_120210.pdf
            Classificação ACEA: http://www.racq.com.au/motoring/cars...l_designations
            Testes: http://www.infineum.com/Documents/AP...ons%202010.pdf

            Sobre os testes .... (Sempre tenho uma fé na humanidade que as pessoas tentam fazer o seu melhor)

            Analisando os testes descobri que a partir da especificação API SJ e SL o percentual de fosforo passou a ser controlado o que tem influência no já mencionado ZDDPs.
            Na API SJ e SL o limite é de 0.1 %
            Na API SM o valor deve ficar entre 0.06% a 0.08%
            Na API SN o valor se manteve (0.06% a 0.08%)

            Entretanto nos testes de motores introduziu-se o teste de desgaste do comando (cam wear).
            Na API SJ e SL o limite é de 120 microns.
            Na API SM o valor limite é de 90 microns.
            Na API SN o valor limite é de 90 microns para uma média de 7 pontos.
            Na API SN existe ainda mais um teste (Average cam plus lifter wear) que limita o desgaste a 60 microns.

            Conclui que todos estes testes foram introduzidos no intuito de tratar a questão do desgaste dos comandos de válvula por conta da diminuição do ZDDPs na formulação.

            Os óleos API-C* (para motores diesel) não fazem teste de percentual de fósforo, então realmente podemos supor que a aditivação por ZDDPs possa ser maior.
            Nas APIs inferiores a API-CJ4, que é a mais nova, a questão do desgaste comando não era tratada.
            Esta especificação é para motores diesel que vão utilizar catalizador e há uma limitação não restritiva ao fosforo em 0.12% (menos restritiva que nos óleos API SJ e SL).
            Na API CJ4 ela aparece com os seguintes limites:
            Cam Wear, max 55 a 61 microns.


            Assim, para efeitos mais gerais, o uso de óleo para motores diesel pode ser interessante se não fizermos nenhuma outra aditivação, pois a "falta" de preocupação com os níveis de desgaste dos comandos de válvula deve indicar que ela não era um problema.

            Se for para aditivar o óleo com mais ZDDPs e/ou equivalentes não consigo ver diferenças na utilização (sobre este aspecto), já que a maioria das API gasolina e diesel podem ser intercambiáveis.


            []s
            Fernando.
            D O U G L A S
            Brasilia 1974 - "Marrom"

            São Miguel do Oeste - SC
            ++++++++++++++++++++
            FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

            ++++++++++++++++++++

            RUMO AOS 1000 POSTS,
            MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

            Comment


            • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

              Postado originalmente por fcm Ver Post
              Ainda a saga de testar o 5w40 SN...

              Hoje 170 na estrada e longos trechos "bem acima" de 130 km/h. Circuito total de 20 km mais ou menos.
              Temperatura no final do trajeto (máxima aferida pela FT) 93 oC. Pressão do óleo em lenta 0,7 kg.

              [ATTACH=CONFIG]28844[/ATTACH]

              []s
              Fernando.
              Amigo, vc ta usando o 5w40? pois vou trocar o oleo de meu fusca e tenho sobrando muito desse oleo, gostaria de saber se teve problemas? oque eu tenho aqui é o magnatec da castrol original vw
              Fusca 85 1600 Alcool Original

              Comment


              • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                Postado originalmente por julio.g5 Ver Post
                Amigo, vc ta usando o 5w40? pois vou trocar o oleo de meu fusca e tenho sobrando muito desse oleo, gostaria de saber se teve problemas? oque eu tenho aqui é o magnatec da castrol original vw
                Então meu fusca parou para uma manutenção depois da peripécia acima dos 169 km/h.
                Verificamos que havia um pouco de limalha no óleo, e ao escalonar as válvulas TODAS as válvulas de escape estão presas.
                Estou revendo a minha posição e talvez adotar um óleo mais "conservador" ...

                []s
                Fernando.
                Fusca - 1968
                1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                Comment


                • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                  Olá,

                  Apareceu no FFB e achei interessante e trouxe para cá:
                  https://www.youtube.com/watch?v=ejExtOcV5aI

                  []s
                  Fusca - 1968
                  1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                  123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                  Comment


                  • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                    tenho um milinove turbo, ja com uns 9mil km. Utilizar adição de militec hoje, ja com essa kilometragem, ajudaria ? atrapalharia? alguma contra-indicação ou sugestão de uso?
                    Abraço a todos.
                    Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                    www.floripaboxer.blogspot.com

                    Comment


                    • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                      E ai Nando, blz?
                      Cara... quanto a atrapalhar eu te digo que não atrapalha não... na verdade é até bom dar uma amaciada antes de usar o militec, mas claro que um motor turbo com 9000km já deve estar mais que bem amaciado...
                      Use sim e se possível utilize com Bardahl power racing junto que vai te dar mais qualidade ainda a mistura.

                      +

                      OU


                      estes dois até que eu saiba, tem o mesmo composto ativo... claro que cada fabricante coloca seu aditivos extras, mas o principal o famoso...
                      "Bissulfeto de molibdênio"
                      Postado originalmente por nando do fusca Ver Post
                      tenho um milinove turbo, ja com uns 9mil km. Utilizar adição de militec hoje, ja com essa kilometragem, ajudaria ? atrapalharia? alguma contra-indicação ou sugestão de uso?
                      Abraço a todos.
                      Last edited by Brasa74; 29-12-2014, 06:56 PM.
                      D O U G L A S
                      Brasilia 1974 - "Marrom"

                      São Miguel do Oeste - SC
                      ++++++++++++++++++++
                      FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                      ++++++++++++++++++++

                      RUMO AOS 1000 POSTS,
                      MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                      Comment


                      • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                        Valeu Brasa. Estive lendo esse tópico antes pra chegar a uma conclusão e admito que acabei ficando um tanto confuso, com tanta informação. Alias, o mestre Vader dispensa o uso de aditivos em sua opnião particular, mas, conhecidos meus que usam, afirmam que a diferença é muita, e já que não atrapalha...vou usar também. Mas se entendi bem, eu devo usar o molecote a-2 (parece que existe o A-1 tbem), ou devo usar militec (é o mesmo componente?)...o bardhal é um plus pra apimentar a mistura? Abraço.
                        Porsches & VW air cooled, that's what I like!
                        www.floripaboxer.blogspot.com

                        Comment


                        • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                          já utilizei bardahl, autoplast , militec e molikote, todos são bons, atualmente estou utilizando o molikote,, use com um óleo de boa qualidade

                          Comment


                          • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                            Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
                            Use sim e se possível utilize com Bardahl power racing junto que vai te dar mais qualidade ainda a mistura.
                            não sou profundo conhecedor, mas essa mistura deve ser boa, porque o bardhal age no óleo e o militec necessita do óleo para agir nas peças... bom no meu pretendo usar somente o militec, uso na minha moto e sinto diferença, mas na moto para não afetar a embreagem utilizo meio frasco a cada duas trocas...
                            Fernando / German Look 74
                            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                            Comment


                            • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                              100ml ? quantos litros de óleo sua moto usa?
                              na minha uso 30ml de molikote a2....ML 1982

                              Comment


                              • Re: OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

                                a minha é uma strada ela pega 1,2 lts...
                                Fernando / German Look 74
                                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                                Comment

                                Working...
                                X