Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Postado originalmente por glcallegari
    Como eu disse antes, no meu não baixou nada ainda! Ou pelo menos não percebi! Só fumaceia quando liga! Eu faço como o Vader! Só ando depois de aquecido! Só teve um episódio que vazou um pouco de óleo, mas foi PQ eu pisei muito fundo por muito tempo, aí a temp. aumentou muito e deve ter aumentado as folgas. Mas foi a única vez e poderia ter acontecido com um outro óleo também!
    Vazou por onde???

    Sempre achei que o 5W30 fosse meio fino pro fusca. Concordo que seja melhor para altas temperaturas, mas para quem anda bem na alta e por muito tempo, e em motores preparados. Para uso geral, mesmo com preparação leve, acho q um 15W40 já tá bom demais. Tanto q vc tá falando q o 5W30 fumaça quando liga, o q num acho certo. Uso o 20W50 até o momento, e devo talvez voltar pro 15W40, este num fumaça nada em momento algum. Tbm sempre aqueço um pouco o motor antes de sair e sempre ando sem forçar enquanto não atinge a temp. normal, acho isso fundamental.
    Bom, é o q eu acho.

    Abraço.
    Last edited by DanielRS; 21-08-2008, 08:56 AM.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por Master Vader
      O que achou do Auto plast?
      Eu gosto muito, mas é importante outras opiniões a respeito!
      Hi Master!

      Eu uso este aditivo no Monza 96 desde os 50 mil km (está com 225 mil e tenho ele desde os 19 mil) e no Fusca desde instalação da turbina há 4 anos e 30 mil km atrás.

      Há um ano, ao desmontar o cabeçote do Monza para trocar uma mola quebrada, as camisas pareciam um espelho de tão lisas e intactas, sem qualquer arranhão. O carro consome cerca de 500 ml de óleo a cada 5 mil km. O uso é 90% no trânsito urbano pesado.
      Recentemente fui a SP (ver o Iron Maiden, oh yeah!) e voltei com o pé pesado, mantendo 120 e 140 km/h e o carro fez média de 10km/l, com ar, sob o testemunho de um amigo boquiaberto.

      O Fusca recebeu a turbina no motor retífica 0.50. Depois de um ano rodando com 1 bar, sem radiador e manômetro de temperatura de óleo, a Biaggio T2 foi pro espaço (bobeira do preparador, pois estava com radiador na mão).
      A atual Master Power exibe folga normal e o motor bate um pouco se exijo o torque forte, mas no uso moderado não há problema técnico impeditivo ou emergencial. Agora vejo que devia rodar com o óleo por longos peródos a mais de 120º...


      Resumindo: minha avaliação é positiva, mas talvez com pouca base objetiva.
      Eu estou montando um novo motor para o Fusca e aí sim vou querer ver os casquilhos e os cilindros.


      Um grande abraço Master!
      Last edited by Maurício Queiroz; 21-08-2008, 10:42 AM.
      "May the force be with you!"

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por DanielRS
        Vazou por onde???

        Sempre achei que o 5W30 fosse meio fino pro fusca. Concordo que seja melhor para altas temperaturas, mas para quem anda bem na alta e por muito tempo, e em motores preparados. Para uso geral, mesmo com preparação leve, acho q um 15W40 já tá bom demais. Tanto q vc tá falando q o 5W30 fumaça quando liga, o q num acho certo. Uso o 20W50 até o momento, e devo talvez voltar pro 15W40, este num fumaça nada em momento algum. Tbm sempre aqueço um pouco o motor antes de sair e sempre ando sem forçar enquanto não atinge a temp. normal, acho isso fundamental.
        Bom, é o q eu acho.

        Abraço.
        Não é bem assim! Solta muiiiito pouca fumaça quando liga depois de uma semana parado! Todo carro parado por algum tempo fumaceia na hora de ligar! E não adianta me dizer que não! VC pode até não concordar, mas é uma constatação empírica! As vezes é tão pouco que VC nem percebe! Pois na maioria das vezes é VC quem liga! Então não dá para ver! Quando eu ando direto com ele, mesmo na primeira ligada do dia, não se percebe fumaça, mesmo quando outra pessoa o liga. As vezes sai um peidinho de fumaça! Não se impressione com "fumaceia quando liga"! Apenas quis dizer que sai um peidinho de fumaça! Quando eu fico mais de uma semana parado, aí sim sai um pouco mais! Mas normal! Nenhuma fogueira de são joão não! Mas o importante, quando liga, não é a fumaça, pois podem ser outras coisas além de óleo queimando junto (água, aditivos, etc)! O Importante é que não baixa óleo! Isso é o que importa! Se não baixa óleo, é PQ funciona bem! Não concorda?
        Vazou pela eixo da polia do vira! Mas volto a ressalvar! Eu quase arrebentei o motor para isso acontecer! Portanto não é culpa do óleo não!
        Outra coisa! Esse óleo é bom para baixas temp. e não para altas segundo as especificações.
        Também tem o fato das condições do motor! É bem como o Vader disse! Se há folgas, vai haver consumo de óleo! Portanto para quem quiser usufruir ou testar esse óleo tem que tirar as folgas! É lógico que num motor que está precisando trocar anéis por exemplo se usar esse óleo mais fino, ele vai virar um fumacê de mosquitos da dengue Hahahahaha!

        Uma coisa que estou percebendo é que as pessoas não estão entendendo o significado do IV! Leiam os posts do Master Vader novamente! O Importante é IV alto! O 20W50 não tem IV alto! Leiam de novo esse tópico para entender melhor o conceito de IV! É claro como água! Pois se viscosidade alta fosse bom, usaríamos graxa ao invés de óleo!
        Feito! Um abraço!
        São João do Polêsine - RS
        4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Postado originalmente por glcallegari
          Não é bem assim! Solta muiiiito pouca fumaça quando liga depois de uma semana parado! Todo carro parado por algum tempo fumaceia na hora de ligar! E não adianta me dizer que não! VC pode até não concordar, mas é uma constatação empírica! As vezes é tão pouco que VC nem percebe! Pois na maioria das vezes é VC quem liga! Então não dá para ver! Quando eu ando direto com ele, mesmo na primeira ligada do dia, não se percebe fumaça, mesmo quando outra pessoa o liga. As vezes sai um peidinho de fumaça! Não se impressione com "fumaceia quando liga"! Apenas quis dizer que sai um peidinho de fumaça! Quando eu fico mais de uma semana parado, aí sim sai um pouco mais! Mas normal! Nenhuma fogueira de são joão não! Mas o importante, quando liga, não é a fumaça, pois podem ser outras coisas além de óleo queimando junto (água, aditivos, etc)! O Importante é que não baixa óleo! Isso é o que importa! Se não baixa óleo, é PQ funciona bem! Não concorda?
          Vazou pela eixo da polia do vira! Mas volto a ressalvar! Eu quase arrebentei o motor para isso acontecer! Portanto não é culpa do óleo não!
          Outra coisa! Esse óleo é bom para baixas temp. e não para altas segundo as especificações.
          Também tem o fato das condições do motor! É bem como o Vader disse! Se há folgas, vai haver consumo de óleo! Portanto para quem quiser usufruir ou testar esse óleo tem que tirar as folgas! É lógico que num motor que está precisando trocar anéis por exemplo se usar esse óleo mais fino, ele vai virar um fumacê de mosquitos da dengue Hahahahaha!

          Uma coisa que estou percebendo é que as pessoas não estão entendendo o significado do IV! Leiam os posts do Master Vader novamente! O Importante é IV alto! O 20W50 não tem IV alto! Leiam de novo esse tópico para entender melhor o conceito de IV! É claro como água! Pois se viscosidade alta fosse bom, usaríamos graxa ao invés de óleo!
          Feito! Um abraço!
          Concordo sim que sai fumaça quando se fica parado muito tempo, até msm de um dia para outro, só q muito pouco msm, até tbm porque o motor deitado tem dendencia maior a isso. Já reparei o meu sendo ligado com uns 2 ou 3 dias parado, não vi sair NADA. Talvez se ficasse muito tempo parado e/ou ligasse acelerando +forte (muito errado isso) até saisse um pouco.

          Sei SIM perfeitamente o q é o IV, ele é uma relação entre a variação da viscosidade com a variação da temperatura, menores variações de viscosidade = maior IV. Tenho descritivos técnicos de vários lubrificantes e já postei e comentei vários aki no forum, já fiz várias análises do IV e outras caracteristicas deles junto com o Vader. Um óleo de maior IV não vai necessáriamente ter maior viscosidade em alta ou baixa temperatura do q outro com menor IV, isso depende muito tbm da viscosidade cinemática.

          Vou inverter o q vc escreveu: se somente alto IV fosse bom, TODOS usariam o 0W30.

          Não se deve jamais escolher um lubrificante somente pelo IV.

          Outra coisa, o Vader ressaltou muito sobre o 5W30 para altas temperaturas sim, justificando q por ele ter alto IV, este então perderia menas viscosidade nas temperaturas mais altas atingidas pelo motor a ar.

          Abraço.
          Last edited by DanielRS; 21-08-2008, 04:52 PM.
          ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Postado originalmente por DanielRS
            Concordo sim que sai fumaça quando se fica parado muito tempo, até msm de um dia para outro, só q muito pouco msm, até tbm porque o motor deitado tem dendencia maior a isso. Já reparei o meu sendo ligado com uns 2 ou 3 dias parado, não vi sair NADA. Talvez se ficasse muito tempo parado e/ou ligasse acelerando +forte (muito errado isso) até saisse um pouco.

            Sei SIM perfeitamente o q é o IV, ele é uma relação entre a variação da viscosidade com a variação da temperatura, menores variações de viscosidade = maior IV. Tenho descritivos técnicos de vários lubrificantes e já postei e comentei vários aki no forum, já fiz várias análises do IV e outras caracteristicas deles junto com o Vader. Um óleo de maior IV não vai necessáriamente ter maior viscosidade em alta ou baixa temperatura do q outro com menor IV, isso depende muito tbm da viscosidade cinemática.

            Vou inverter o q vc escreveu: se somente alto IV fosse bom, TODOS usariam o 0W30.

            Não se deve jamais escolher um lubrificante somente pelo IV.

            Outra coisa, o Vader ressaltou muito sobre o 5W30 para altas temperaturas sim, justificando q por ele ter alto IV, este então perderia menas viscosidade nas temperaturas mais altas atingidas pelo motor a ar.

            Abraço.
            Desculpe Daniel! O comentário sobre o IV não foi para VC! Foi apenas um comentário geral que a maioria não percebe o que significa o IV! Eu sei que você entende do assunto muito mais do que eu inclusive! Só estou discutindo para tentar entender como funciona!
            Então! Concordamos que cada caso é um caso! E que sempre sai fumaça (mesmo que agente não perceba) e que é bem pouquinho! Pronto!
            De que temperatura estamos falando? O Vader falou em alta temp. do motor! Eu falei que ele é um óleo para temp. ambiente baixa! Não vamos confundir! Ele é bom para quando o motor está quente!
            O fato é que ele é fino quando tem que ser e não fica tão fino conforme o motor vai aumentando a sua temp. Por isso quanto mais alto o IV melhor. Mas não significa que o 0W30 tenha IV maior! Ou tem? Pergunto, pois eu não sei! Mas se tiver, ele deve ter uma aplicação específica! Eu sei que o 5W30 é para temperaturas (temp. ambiente) negativas até 35° ou 40°C se não me engano! Posso estar enganado! Eu não tenho esses dados! Com certeza o 0W30 é para temp. ambientes mais baixas ainda! Tipo sibéria ou pólo norte! Hehehe! Não é isso? Me corrija se estiver enganado!
            Se a temp. ambiente é mais alta tipo norte nordeste que é sempre acima de 30°C tem que se usar números mais altos não é? Se não for isso então eu não sei mais nada! Hehehehe!
            Feito! Desculpe se causei algum mal estar! Não foi intenção!
            Last edited by glcallegari; 21-08-2008, 11:25 PM.
            São João do Polêsine - RS
            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Óleo... Qual usar?
              Sempre polêmico!
              hehehe!!!

              Pior do que discutir qual o melhor óleo, só a discussão sobre motor a AR ou AP?
              hehehhehe!!!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                Postado originalmente por glcallegari
                Desculpe Daniel! O comentário sobre o IV não foi para VC! Foi apenas um comentário geral que a maioria não percebe o que significa o IV! Eu sei que você entende do assunto muito mais do que eu inclusive! Só estou discutindo para tentar entender como funciona!
                Então! Concordamos que cada caso é um caso! E que sempre sai fumaça (mesmo que agente não perceba) e que é bem pouquinho! Pronto!
                De que temperatura estamos falando? O Vader falou em alta temp. do motor! Eu falei que ele é um óleo para temp. ambiente baixa! Não vamos confundir! Ele é bom para quando o motor está quente!
                O fato é que ele é fino quando tem que ser e não fica tão fino conforme o motor vai aumentando a sua temp. Por isso quanto mais alto o IV melhor. Mas não significa que o 0W30 tenha IV maior! Ou tem? Pergunto, pois eu não sei! Mas se tiver, ele deve ter uma aplicação específica! Eu sei que o 5W30 é para temperaturas (temp. ambiente) negativas até 35° ou 40°C se não me engano! Posso estar enganado! Eu não tenho esses dados! Com certeza o 0W30 é para temp. ambientes mais baixas ainda! Tipo sibéria ou pólo norte! Hehehe! Não é isso? Me corrija se estiver enganado!
                Se a temp. ambiente é mais alta tipo norte nordeste que é sempre acima de 30°C tem que se usar números mais altos não é? Se não for isso então eu não sei mais nada! Hehehehe!
                Feito! Desculpe se causei algum mal estar! Não foi intenção!
                OK sem problemas, entendi mal então. Tbm não sou expert nisso, eu sempre discuto tentando aprender +.
                Eu disse que o 0W30 teria maior IV pq normalmente os óleos de viscosidades mais baixas como este são para aplicações mais especificas e para maior de desempenho, um exemplo de um 0W30 q conheço é o Castrol SLX (importado), q já vi custando por volta de 60 reais o litro!!! Deve ter um ótimo IV né?

                Quanto à classificação, o nº q acompanha o W indica a viscosidade para frio, e após o W para quente. Classificações menores, tipo o 0W30 ou 5W30 não dizem somente q são para lugares + frios, mas também para determinados tipos de motores e temperaturas q atingem. O Vader as vezes recomenda o havoline energy 5W30 sem mencionar sobre tempetura ambiente, ele recomenda pq um motor a ar preparado trabalha com o óleo a temperaturas mais altas, sendo o energy melhor para isso pelo seu maior IV, mas para concluir isso ele fez alguns graficos com dados obtidos de descritivos técnicos de alguns óleos, para fins de comparação. As curvas apontavam um tendencia da viscosidade do 5W30 igualar ou passar da de outros óleos de maior classficação, quanto são submetidos a temperaturas maiores, na casa dos 120º, q é uma temperatura q se atinje nos motores a ar preparados, por isso ele recomenda ele.

                É um assunto q dá um pouco de polêmica e é complicado dizer qual o melhor óleo para um determinado motor, vc msm vê a quantidade de caracteristicas q se tem num óleo e num motor, ou seja, num dá para escolher um óleo só olhando pela classificação SAE dele. E depende muito tbm da temperatura de onde se trafega com o carro e do regime q se anda com ele. E é claro tbm q conclusão final só se tira depois de testes.

                Agora vc imagina aqueles frentistas!! Ou até mecânicos. Será q estudam isso para recomendar um produto adequado para o cliente? Vão no puro "achometro" hehe
                Last edited by DanielRS; 22-08-2008, 12:20 PM.
                ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  Comentário altamente técnico!!!

                  Quem se lembra daquele comercial da Havoline em que o jovem herda do pai um lindo Fusca amarelo junto com um frasco do óleo 5W30?

                  Eu achei estranho o tipo do óleo, mas o comercial fez total ligação com o simpático, e é bom destacar, antigo Fusca!

                  Agora diante dos comentários neste forum, faz mais sentido pra mim.

                  Fora isso, eu só posso colaborar com a seguinte informação altamente técnica:

                  "Não rode com seu Fusca sem óleo ou com o nível baixo!"
                  Last edited by Maurício Queiroz; 22-08-2008, 12:37 PM.
                  "May the force be with you!"

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Realmente! É polêmico PQ cada um teve a sua experiência! Acho que temos que testar qual é o mais adequado para o carro de cada um. Eu testei o 5W30 Energy e deu certo! Fiquei satisfeito! De repente para outro motor não dê para usá-lo
                    Vou colocar alguns PDF que encontrei na internet para quem quizer dar uma olhada!
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by glcallegari; 22-08-2008, 02:36 PM. Razão: Inclusão de arquivos
                    São João do Polêsine - RS
                    4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Mais alguns:
                      Arquivos Anexos
                      São João do Polêsine - RS
                      4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        Muito legal postar estas tabelas e características!
                        Se compararmos os óleos 5W30 e 20W50 (ambos da BR), podemos ver que a visc. é muito mais alta no 20W50 (principalmente a frio). Se considerarmos a viscosidade média de ambos os óleos de 40 a 100º Celsius, teremos:
                        5W30 - 33,15cSt
                        20W50 - 90,55 cSt;
                        Quase o triplo!!!
                        Como a potência perdida é diretamente proporcional à viscosidade do óleo, pode-se dizer que durante a fase de aquecimento do motor, a energia gasta é 3 x maior como óleo 20W50 que com o 5W30.
                        Isto significa: Maior consumo de combustível e menor potência disponível nesta fase.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW
                        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                        My email -> vaderthemaster@gmail.com

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Master Vader:
                          1. O que vc acha de utilizar um bardal b12, com um óleo tipo 15w40? Qual seria o comportamento a frio e a quente?
                          2. Li tudo sobre os óleos e não vi ninguém citar o óleo 15w50 SL.(Shell Helix). Quais seriam as características deste óleo para o nosso fusca? Não achei boas informações na sua embalagem e nem na internet.
                          Last edited by alberto; 24-08-2008, 11:31 AM.

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Postado originalmente por Master Vader
                            Muito legal postar estas tabelas e características!
                            Se compararmos os óleos 5W30 e 20W50 (ambos da BR), podemos ver que a visc. é muito mais alta no 20W50 (principalmente a frio). Se considerarmos a viscosidade média de ambos os óleos de 40 a 100º Celsius, teremos:
                            5W30 - 33,15cSt
                            20W50 - 90,55 cSt;
                            Quase o triplo!!!
                            Como a potência perdida é diretamente proporcional à viscosidade do óleo, pode-se dizer que durante a fase de aquecimento do motor, a energia gasta é 3 x maior como óleo 20W50 que com o 5W30.
                            Isto significa: Maior consumo de combustível e menor potência disponível nesta fase.
                            Legal!
                            Aqui tem mais:
                            http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf
                            www.lubrificantes.net
                            http://escolademecanica.wordpress.co...lassificacoes/
                            http://www.castrol.com/castrol/datas...ataSheetType=2

                            E tem essa tabela para temperaturas ambientes:


                            Como pode se notar, se olharmos apenas para a classificação SAE, deveríamos usar óleos como o 10W40 para cima aqui no Brasil. Mas como já foi amplamente discutido aqui, temos que levar em consideração o IV, pois com o IV mais alto tem-se, em altas temperaturas (do motor!!!), uma perda menor de viscosidade cinemática (cuja unidade cSt não se usa mais! Agora a oficial é mm2/s)! Certo Vader?
                            Aproveitem.
                            Um abraço a todos!
                            São João do Polêsine - RS
                            4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              Eu usava 20W50 Havoline e comecei a usar o 15W40 Mobil(mineral) com 1/2 litro de B12, gostei mto do resultado, o motor ta mais livre qdo quente, e bem frio naum faz nenhum barulhinho na partida, mto bom na minha opinião, naum sei c tecnicamente fiz a coisa crta pois entendo de eletrônica e pouco de mecânica. Avisem-me c estiver falando merd..

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por alberto
                                Master Vader:
                                1. O que vc acha de utilizar um bardal b12, com um óleo tipo 15w40? Qual seria o comportamento a frio e a quente?
                                2. Li tudo sobre os óleos e não vi ninguém citar o óleo 15w50 SL.(Shell Helix). Quais seriam as características deste óleo para o nosso fusca? Não achei boas informações na sua embalagem e nem na internet.

                                Eu gostaria muito de saber isso...

                                Comment

                                Working...
                                X