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Forte abraço !
Hahah pode deixar sim eu coloca a experiência, lembrando que meu Fucão (Tilac) não estava baixando nível e nem fumando. A unica coisa que aconteceu eçe travou motor por causas desconhecidas, tentei desmontar mas não tinha ferramentas e tempo . Vai para o mecânica sexta ou na semana que vem, dai ja troco o óleo!
Abraços
Eu já usei uma gama de óleos diferentes no BX. Atualmente estou testando o Shell Hellix HX5 15W50. Na partida a frio é muito bom, enche instantaneamente, nada de ruídos metálicos. Mas a quente ... se fico preso em engarrafamento por mais de 20 minutos, qualquer coisa abaixo de 900rpm na lenta e a luz de óleo ameaça a acender.
Apesar disso, achei que o consumo do Gol está melhor que nunca com ele e é por isso que o estou mantendo. Também é o óleo que o deixa mais solto em velocidade de cruzeiro na estrada. Parece que esse problema de baixa pressão de óleo a quente é comum nos boxer em geral, então não esquento muito, apesar de a luzinhe de óleo me incomodar quando se manifesta.
Palio Fire 2011: R$ 26.000
Kia Picanto 2011: R$ 38.000
Gol BX 1984 dando pau nos dois: não tem preço.
acho q semana q vem vou trocar o óleo do fusca e to em duvida em qual óleo usar o mobil original 20w50 o ipiranga F1 e o havoline 20w50 o mobil o tonella me recomendo ele disse q usa no fusca dele o F1 meu mecanico usa a anos no fusca dele desde q éra 1200 dpois 1300 dpois 1500 e o havoline meu vo usa no passat dele só num lembro se é 20w50 qual vcs me recomendam????
Tom, p/ o motor original, vai no Havoline 20w50... Eu uso a um tempão, e sempre aprovei... não é um óleo 'top', mas é luxo perto do que a fabrica recomenda (óleo monoviscoso 30), e tem bom preço...
É só uma opinião!
abs
Jéferson S.
Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
Baio - 1970 2ª série 1500 + w100
Tom, p/ o motor original, vai no Havoline 20w50... Eu uso a um tempão, e sempre aprovei... não é um óleo 'top', mas é luxo perto do que a fabrica recomenda (óleo monoviscoso 30), e tem bom preço...
É só uma opinião!
abs
usava o óleo lubrax mais num gostei vou mudar pro havoline então abraço!!!!
Em motores ap que tive turbo sempre usei o Mobil de moto, sempre recomendaram esse após um tempo mandaram eu colocar yamalube, tem alguma diferença oleo de moto e de carro?? (claro dentro das mesmas especificaçoes ex. 20w50).
Agora meu primeiro motor a ar e o primeiro oleo do motor foi o Promax sl 20w50 e junto coloquei um Molykote A-2, o que acham?
A retirada daquela lata entre o motor e o câmbio faz a temperatura do óleo baixar 10ºC em média, medida no sensor instalado na parte inferior do carter, mergulhado no lubrificante portanto.
Acho (só há como testar em túnel de vento) que o ar flui por baixo vindo do câmbio (originalmente ele vem de dentro do cofre).
Penso apenas que cabe um aprimoramento: instalar uma mangueira ou tubo na boca que expele o ar de dentro da capela, para evitar que o fluxo de saída do ar quente seja impedido pela maior pressão do ar que vem refrigerar.
Intuo que apesar da maior pressão aerodinâmica, ainda assim a ventoinha exerce maior força para expelir o ar de dentro da capela. Meu objetivo é apenas melhorar ainda mais a mecânica do fluido.
Nesta configuração a temperatura do óleo se sustenta a 100ºC a 130km/h constantes, com 30ºC externos, o que é uma melhora significativa.
Em condições normais, a temperatura se mantém entre 80ºC e 90ºC.
Amigos, trata-se de uma informação científica!!!
Abraços.
A retirada daquela lata entre o motor e o câmbio faz a temperatura do óleo baixar 10ºC em média, medida no sensor instalado na parte inferior do carter, mergulhado no lubrificante portanto.
Acho (só há como testar em túnel de vento) que o ar flui por baixo vindo do câmbio (originalmente ele vem de dentro do cofre).
Penso apenas que cabe um aprimoramento: instalar uma mangueira ou tubo na boca que expele o ar de dentro da capela, para evitar que o fluxo de saída do ar quente seja impedido pela maior pressão do ar que vem refrigerar.
Intuo que apesar da maior pressão aerodinâmica, ainda assim a ventoinha exerce maior força para expelir o ar de dentro da capela. Meu objetivo é apenas melhorar ainda mais a mecânica do fluido.
Nesta configuração a temperatura do óleo se sustenta a 100ºC a 130km/h constantes, com 30ºC externos, o que é uma melhora significativa.
Em condições normais, a temperatura se mantém entre 80ºC e 90ºC.
Amigos, trata-se de uma informação científica!!!
Abraços.
Andei pensando nisto em um passado recente, mas minha ideia nao era retirar totalmente a lata e sim na direçao da boca da ventoinha e tambem fabricando uma especie de "corneta" para a mesma para "direcionar" o fluxo.
No caso do fusca deve ser pior que a brasilia, pois nela existe as duas entradas laterais do motor, nao sei se no caso da brasilia isto iria ajudar ou atrapalhar o fluxo.
Prezado Museu,
creio que já vi alhures uma peça da Porsche, chamada vórtice que supostamente melhora o direcionamento do ar, que é ao que parece o que vc. quer fazer (*).
saudações
(*) alguma coisa similar que a gente faz colocando as mãos "em concha" para alcançar maior distância quando se grita.
Prezado Museu,
creio que já vi alhures uma peça da Porsche, chamada vórtice que supostamente melhora o direcionamento do ar, que é ao que parece o que vc. quer fazer (*).
saudações
(*) alguma coisa similar que a gente faz colocando as mãos "em concha" para alcançar maior distância quando se grita.
Sim isto, parece que na alemanha alguns motores ar sairam com ela... como pode na alemanha que um pais "tropical" a VW fez isto e aqui no brasilsilsil que realmente precisaria nao foi feito...
Existe um movimento dentro da indústria a ir "nonzinc", e é baseada no fato de que o zinco é um metal pesado. Instalações de tratamento de água consideram o zinco um problema. Agora, no entanto, não há nada na lei contra o uso de ZnDTP. Ele simplesmente tem muitas vantagens também. Seguindo um bom senso de utilização, manutenção e práticas de eliminação, as questões do ambiente não devem ser maiores do que com qualquer outro líquido industrial.
Em primeiro lugar, aditivos à base de zinco têm uma longa história de uso bem sucedido. Além disso, ZnDTP é um aditivo multifuncional. Com ZnDTP, apenas um aditivo é necessário para adicionar propriedades antioxidantes e anti-desgaste. Sem ZnDTP, alcançando dessas mesmas propriedades necessárias exige dois aditivos distintos: um antioxidante e um aditivo antidesgaste separado. Além disso, estes dois aditivos deve ser adicionado em níveis mais elevados do que o aditivo à base de zinco. Tudo isto acrescenta um custo significativo."
Retirei esse texto do site "Machirery Lubrication" para acabar (ou botar mais lenha ainda) com a conversa sobre o uso dos aditivos a base de zinco.
Entre outras coisas, desse texto e de outros publicados no mesmo site, diz que os aditivos a base de zinco são ótimos para combater o desgaste e a oxidação e diz também que se não fosse as normas ambientais, seria usado hoje tanto quanto era antigamente. Mas diz que nos óleos de hoje não tem tantos aditivos a base de zinco e usam outros aditivos que realizam a mesma função, porém a um custo mais elevado. Diz também que esse aditivo está sendo eliminado de todos os óleos, não só nos mais modernos e melhor classificados. Tanto um óleo 20W40 SE quanto um 5W40 SM foram "capados" dos aditivos a base de zinco, mas ambos cumprem o que se espera de tais classificações igualmente se tivessem o tal aditivo de zinco. O custo disso tudo é exatamente o que se paga na compra: Um preço mais elevado nos lubrificantes atuais (produzidos recentemente, independentemente da classificação de desempenho) porque tiveram que adicionar outros aditivos mais caros no lugar do aditivo a base de zinco!
Outra coisa interessante é que os óleos de SL para cima (SL, SM e SN) contém muito menos zddp que os antigos. Isso porque o fósforo (e não o zinco) prejudica o catalizador. Mas isso só significa piora em motores antigos com comando de válvulas no cabeçote e que operam com elevadas cargas de mola sobre o seu eixo (nenhum dos artigos que li falou algo sobre algum prejuízo em outros componentes do motor). Nesse caso, dizem os especialistas do site, pode-se usar um óleo de classificação pior, como SJ, ou então, melhor, usar um SL, SM ou SN que atenda aos requisitos para utilização em motores Diesel. Não é para colocar óleo específico para motor Diesel, porque esse óleo não suporta o ataque químico da gasolina, mas sim usar óleo que serve para gasolina e Diesel. Nesses óleos, na embalagem, vem escrito algo como:
SAE 15W40 API SL/CF, ACEA A3-02.
O que "diz'' que o óleo pode ser usado em motores Diesel no exemplo acima é o "CF" e o que diz que pode ser usado em motores a gasolina é o "SL". Nesses óleos o nível de zddp não foi reduzido drasticamente, por isso não prejudicam os comandos de válvulas dos motores antigos. No caso do Fusca eu não sei se faz diferença porque, como disse antes, não encontrei nada falando que esse aditivo é importante para comando de válvulas no cabeçote... mas não quer dizer que não exista essa informação.
Esse óleo do exemplo que eu dei, por acaso, é o óleo que eu uso no meu Fusca, da Lubrax. Foi uma sorte, porque usava esse óleo antes de ter essas informações... mas que bom que 'sem querer' escolhi um bom óleo!
Como podem ver, o zddp é só um dos aditivos a base de zinco que são/eram empregados nos óleos automotivos. Todos eles tiveram que ser cortados dos óleos pela questão ambiental, mas o zddp especificamente teve de ser substituido porque além do meio ambiente em si, prejudicava o catalizador.
Bom, é isso! Espero ter ajudado e principalmente informado!
Abraço!!
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