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Mas FUKETEIRO, os óleos recomendados no Fusca Itamar era os mais modernos à sua época. É claro que a VW não ia recomendar óleo SN... não existia sequer SL!!
Se você olhar a recomendação de lubrificantes para os motores de Fusca vai notar duas coisas:
1º- Até 1970, se não me engano, era recomendado SAE 30 e depois passou a ser recomendado SAE 40. Isso porque passou a ser mais comum esse óleo no mercado e principalmente porque passou a ser empregado aditivos melhoradores de I.V. nos óleos mais modernos da época, ainda mono-viscosos. Com isso um óleo SAE 30 mais aditivado poderia ter viscosidade pouco superior a de um SAE 30 comum a baixa temperatura mas manteria a queda de viscosidade menos acentuada, tornando-se portanto um SAE 40. Depois, quando começaram a ser comuns os óleos multi-viscosos no começo da década de 80, a VW começou a recomendá-los mesmo sem que os motores sofressem nenhuma mudança relevante quando ao sistema de lubrificação e muito menos quando à composição das ligas metálicas. Imagina na época se o Fusca tivesse parado de ser fabricado em 1972, digamos. Com certeza teriam proprietários que diriam "O motor do Fusca não foi projetado para usar esse óleos modernos, multi-viscosos". Mas foi isso que aconteceu? Não! Os anos passaram e os óleos recomendados pela VW passaram a ser os multi-viscosos, parando nos 15W40, 20W40 ou 20W50! E leve ainda em consideração que os óleos 5W40 ou 5W30 nem existiam na época, portanto não sabemos se seriam recomendados ou não.
2º- Com o passar dos anos a VW sempre recomendou a ultima atualização da classificação API disponível na época. Em 1970 era recomendado óleo SD, em 1981 já eram óleos SF e em 1993 era óleos SG, no mínimo. Agora vamos ao mesmo raciocínio do parágrafo acima: Imagine que o Fusca tenha parado de ser produzido em, digamos, 1983. Com certeza existiram proprietários que, ao ver que lançaram o então moderníssimo óleo SJ anos depois, teriam dito "Esses óleos com classificação API muito moderna não são bons para o motor do Fusca, pois a VW só recomendou até no máximo SF no Fusca 83". Foi isso que aconteceu na vida real? Não! Passaram os anos e a VW continuou a recomendar as classificações mais modernas da época, chegando até 1996 quando recomendava o SJ nos Fuscas Itamar. O SL só veio em 2001 quando não mais existia Fusca.
O Fusca parou mesmo de ser fabricado em 1996 e hoje em dia algumas pessoas, assim como você, dizem que "o motor de Fusca na sua última geração utilizado no Itamar e na Kombi injetada usa óleo mineral de classificação API-SF ou API-SJ até SL da pra colocar, acima disso é dinheiro jogado fora, o motor do Fusca não tem folgas projetadas para esse tipo de óleo nem materiais compatíveis", mas imagine que fosse fabricado até hoje: Não lhe ocorre que o óleo recomendado pela VW nesse motor do "Fusca 2012" seria um óleo moderno como, por exemplo, um 15W40 SL ou um 20W50 SM, sem falar ainda nas boas chances de poder usar um 10W40 SN?!
Fusquinha 1300 1970 1ª série
40 anos provocando sorrisos por onde passa!
Mas FUKETEIRO, os óleos recomendados no Fusca Itamar era os mais modernos à sua época. É claro que a VW não ia recomendar óleo SN... não existia sequer SL!!
Se você olhar a recomendação de lubrificantes para os motores de Fusca vai notar duas coisas:
1º- Até 1970, se não me engano, era recomendado SAE 30 e depois passou a ser recomendado SAE 40. Isso porque passou a ser mais comum esse óleo no mercado e principalmente porque passou a ser empregado aditivos melhoradores de I.V. nos óleos mais modernos da época, ainda mono-viscosos. Com isso um óleo SAE 30 mais aditivado poderia ter viscosidade pouco superior a de um SAE 30 comum a baixa temperatura mas manteria a queda de viscosidade menos acentuada, tornando-se portanto um SAE 40. Depois, quando começaram a ser comuns os óleos multi-viscosos no começo da década de 80, a VW começou a recomendá-los mesmo sem que os motores sofressem nenhuma mudança relevante quando ao sistema de lubrificação e muito menos quando à composição das ligas metálicas. Imagina na época se o Fusca tivesse parado de ser fabricado em 1972, digamos. Com certeza teriam proprietários que diriam "O motor do Fusca não foi projetado para usar esse óleos modernos, multi-viscosos". Mas foi isso que aconteceu? Não! Os anos passaram e os óleos recomendados pela VW passaram a ser os multi-viscosos, parando nos 15W40, 20W40 ou 20W50! E leve ainda em consideração que os óleos 5W40 ou 5W30 nem existiam na época, portanto não sabemos se seriam recomendados ou não.
2º- Com o passar dos anos a VW sempre recomendou a ultima atualização da classificação API disponível na época. Em 1970 era recomendado óleo SD, em 1981 já eram óleos SF e em 1993 era óleos SG, no mínimo. Agora vamos ao mesmo raciocínio do parágrafo acima: Imagine que o Fusca tenha parado de ser produzido em, digamos, 1983. Com certeza existiram proprietários que, ao ver que lançaram o então moderníssimo óleo SJ anos depois, teriam dito "Esses óleos com classificação API muito moderna não são bons para o motor do Fusca, pois a VW só recomendou até no máximo SF no Fusca 83". Foi isso que aconteceu na vida real? Não! Passaram os anos e a VW continuou a recomendar as classificações mais modernas da época, chegando até 1996 quando recomendava o SJ nos Fuscas Itamar. O SL só veio em 2001 quando não mais existia Fusca.
O Fusca parou mesmo de ser fabricado em 1996 e hoje em dia algumas pessoas, assim como você, dizem que "o motor de Fusca na sua última geração utilizado no Itamar e na Kombi injetada usa óleo mineral de classificação API-SF ou API-SJ até SL da pra colocar, acima disso é dinheiro jogado fora, o motor do Fusca não tem folgas projetadas para esse tipo de óleo nem materiais compatíveis", mas imagine que fosse fabricado até hoje: Não lhe ocorre que o óleo recomendado pela VW nesse motor do "Fusca 2012" seria um óleo moderno como, por exemplo, um 15W40 SL ou um 20W50 SM, sem falar ainda nas boas chances de poder usar um 10W40 SN?!
Olá, então responde pro pessoal porque o motor a ar deixou de ser fabricado?
To gostando da "briga", se toda briga nos brindassem de conhecimento seria otimo.
A idéia é éssa....hehe, só que existem 3 tipos de pessoas, as que entendem, as que não entendem e as que não querem entender....aí tem que ficar provando tudo....hehe, grande abraço.
Uma das limitaçoes sem duvida foi a emissao de poluentes.
Ruído e consumo pela potência gerada também, a maior dificuldade é conseguir manter a temperatura de funcionamento numa faixa constante, na fase fria não trabalha com mistura pobre, custo muito alto de produção, montado manualmente como os Porsche....hehe, DNA ele tem....hehe, abraço.
Os colegas acima responderam corretamente, ruído e poluição principalmente. O modo de contornar a poluição era o catalizador, mas este precisava de funcionar com injeção eletrônica, porque a mistura tinha que ser perfeita o tempo todo para não estragar o catalizador. Fizeram isso nas Kombis injetadas por muito tempo, até que veio a necessidade mercadológica de fabricarem motores "flex.". Como o sensor de detonação não funcionava direito por causa do barulho do motor (o sensor confundia o barulho com detonação), optou-se por deixar de fabricar o motor refrigerado a ar, que era mais caro na produção do que a linha usada em Gol, Fox, Polo e Golf, já que quanto maior o volume de produção, mais baixo se torna o custo individual de cada produto acabado, no caso o motor.
Mas eu não entendi onde quer chegar com essa pergunta que aparentemente não tem nada a ver com lubrificação. Imaginei que pudesse dizer que por trabalhar com mistura rica em marcha-lenta o motor do Fusca poderia comprometer o óleo, mas isso não teria sentido já que o prazo de troca é de menos da metade do prazo da maioria dos motores modernos e ainda por cima para um óleo superar outro na classificação API ele tem que necessariamente superar em todos os quesitos as classificações anteriores, incluindo o combate à degradação do óleo pelos ácidos formados na combustão incompleta. Então eu não entendi mesmo o porque da pergunta!
Fusquinha 1300 1970 1ª série
40 anos provocando sorrisos por onde passa!
A idéia é éssa....hehe, só que existem 3 tipos de pessoas, as que entendem, as que não entendem e as que não querem entender....aí tem que ficar provando tudo....hehe, grande abraço.
Cara, não é ter que ficar provando tudo! Mas se você diz uma coisa que eu tenho como mostrar que está enganado, porque não vou faze-lo? O objetivo não é discutir? Bom, se não for bastaria não ter respondido nenhuma das minhas postagens nesse tópico e o tópico seria apenas um monte de opiniões soltas aqui, praticamente não levando informação a ninguém!!
Se conseguir me convencer que um óleo X é melhor que outros óleos para o Fusca e eu tiver condições financeiras de usar esse óleo X, farei isso o quanto antes pois quero o melhor para o meu amado besouro! Mas até agora não vi motivo algum para usar óleo de moto no motor do Fusca! É isso!!
Boa noite!!
Fusquinha 1300 1970 1ª série
40 anos provocando sorrisos por onde passa!
Olá, então responde pro pessoal porque o motor a ar deixou de ser fabricado?
Olá,
Acho que perdemos um pouco o foco, mas vamos lá. (não resisti )
Motores refrigerados a ar não deixaram de ser fabricados, são utilizados em aviões, motos e outros veiculos.
A concepção de veiculos com motor e tração traseira para veiculos "populares" é que foi superada pela motorização e tração dianteira (com motor transversal) introduzida inicialmente no Mini.
Olá,
Acho que perdemos um pouco o foco, mas vamos lá. (não resisti )
Motores refrigerados a ar não deixaram de ser fabricados, são utilizados em aviões, motos e outros veiculos.
A concepção de veiculos com motor e tração traseira para veiculos "populares" é que foi superada pela motorização e tração dianteira (com motor transversal) introduzida inicialmente no Mini.
Isso tem pouco ou nada a ver com o oleo....
[]s
Fernando.
nos aviêos não são usados motor VW, mas som os Rotax que tem diferenças fisicas tecnologica e tem potencia muito maior dos nossos queridos VW, e o sistema de refrigeração é prejetado para manter temperatura mesmo em gandes altitudes, a injeção direta de combustivel, tipo de combustivel, disposição dos cilindros ...
voltando ao óleo de motor ...
pode sim ser usado oleo de tecnologia sintetica do tipo APPI SM 5w30, desde que seja feito a ajustagem especifica para esse tipo de óleo.
MAs na maioria das vezes é ideal que seja usado API SL 20w50 que é mineral, que atende muito bem às especificações do fabricante, e rtesiste aos regimes de rotação e temperatura bem maior es que o nosso querido VW chega sem mesmo de ser feliz e deixar o APs só vendo as placas traseiras.
uma coisa mais
de preferencia de distribuidora de renome em lubrificação esportiva tbm
TEXACO (Havoline)
MOBIL
CHEVRON (AC DELCO)
SHELL (Hellix)
Anor Mecânico
Reparação Automotiva
Instalação de Acessórios
Personalização de Motores
Adaptação de Equipamentos
Especializado em Antigos e VW ar
Gente pelo amor de DEUS....a Física está aí pra provar:::::: mesmo que nós mandemos um LABORATÓRIO averiguar a finco todas as especificações de TODAS AS PEÇAS E COMPONENTES "VIRGENS" para montarmos 2 motores com a mesma configuração....nunca...jamais serão iguais....nem tampouco em seu funcionamento!!!!!! Que dirá em motores que já perderam em muito as sua características originais...ainda mais em se tratando em motores preparados e o que é piór......cada preparador tem sua receitinha....o que quero dizer????? Cada preparador monta de um jeito e usa 1 óleo tal.....de repente ele deu sorte deste mesmo óleo que usa servir especificamente pro tipo de motor que ele fez!! Mas para outro tipo de preprador usando as mesmas configurações e componentes...mas sempre será diferente em o modo de preparar o motor.....o mínimo que seja em se tratando de montagem e por conseguinte a preparação já é grande desafio pra Física/Mecânica.....trabalhamos com gigantescos BLINDADOS ANFÍBIOS (CLANF-CARRO LAGARTA ANFÍBIO).....fazem 0,7 a 0,8 km/l de diesel e tudo tem que ser super aferido por técnicos de fora....e cada um tem seu funcionamente diferente....mudando quantidade de óleo a cada completada e até performance do "bicho".....gente isso é experiência própia.......meu motor de tanto apanhar nas mãos de mexãnicos.....conseguí um último que o fez bem legal...mas acabou tendo que abaixar ao extremo a LUZ do motor....só por causa de um machucadinho muito pouco...quase que imperceptível aos olhos nas camisas-pois o OGRO do último mexãnico pra entrar as camisas bateu pouquinho com martelo.....corrigimos na retífica do meu amigo que trabalha com peças de Off Shore e tem laboratório...eu ía comprar novos mas ele LIMPOU mas diminuiu a LUZ com isso....e daí????? meu 1600 com bura H 30 PICS bem gordo com principal 150 escariado(modificado por mim),começou a fritar seus 195 x 70 x 14' tranquilo a cada saída envenenada minha nos sinais da vida...usava o w50 da Castrol......justinho......ele não tem nem sequer uma gota vazando por baixo....a carcaça eu preconizei bem.....retifica...aferi tudo mas não quero vazando nada.....e não vaza....na verdade agora vaza sim...mas é porque troquei o volante(o último simplesmente saiu querendo voar....uso comando 2ag)...comeu tudo...botei novo mas a anta não trocou retentor....agora depois de 1 ano está merejando algumas gotas por hora.....tá ...mas logo na primeira troca...me veio na cabeça e tasquei o w60....geral me chamou de BURRO....ferrou com teu motor.....não vai subir óleo pros tuchos...pras cabeças da válvulas...vai cozer teu eixo,derreter tuas bronzinas.....vai peasr pra carambola no inverno à primeira partida....já era teu motor.....JÁ ERA NADA.....TÁ COM QUASE 2 ANOS...muito bem obrigado....funfando a toda....já rodei 2 vezes de soltar cada roda traseira...os 2 lados...só olhar meu tópico....tem fotos do motor por baixo logo depois dos acidentes e vão ver que está sequinho.....e o motor está excelente e sem folgas e engasgos ou pesado pra virar de manhã......MORAL DA HISTÓRIA.....cada motor terá que se adaptar a seu própio óleo...e como saber qual óleo....aí prezados irmãos e amigos.....só vendo e pesquisando quem tem um motor com a configuração,peças e componentes mais parecidos com o de cada um e ir colocando e testando....se achar muito fino...vai pra mais...e se não.....pra menos.....o w 50 me satisfazia em tudo...nunca perdeu pressão....mas como o Speed ficou muito mas muito mais bravo depois da LUZ diminuída...por minha conta e risco aumentei pra w60 e troco a cada 6 meses pois não atinjo a km pra troca.....isso eu não arrisco!!!
Por isso óleo pra moto pode ser uma boa pra um certo tipo de preparação dos a ar...mas não quer dizer que vai ser pra outros......w30 pode satisfazer(por sorte ou não) a um...mas poderá ter baixa pressão em outro......w60 pode e na maioria dos casos ,fritar qualquer motor.....aumentando e muito o desgaste e tempo de vida útil diminuída em real proporção...mas pode dar certo em outros(meus caso)....e o meu não tem folga nenhuma...tudo é justo...mas bronzinas furadas...e ta aí pra qualquer um ver....rodando de "boa na lagoa"...."suave na espaçonave"...meu problema como a maioria sabe...GRAÇAS AO SENHOR JESUS CRISTO....é pintura e o bendito arranque que ninca teve a manut que merece e tá fazendo mãnha!!!!
Forte abraço a todos e parabéns pelo alto nível de informações...mas peço as cavalheiros que mantenham a regra da boa etiqueta neste forum,por favor!!!!
Sou filho de Engº e meu falecido pai nos anos 80 tinha o prazer e como obra de arte preparar 1200 para dar couro nos 67(primeiros 1300) e nos 1500 da vida.....e uma lição muito simples,humilde mas muito nobre que aprendí com ele....."vc pode montar e /ou preparar uma infinidade de motores iguaizinhos em toda a sua vida...mas cada um vai ter,desenvolver logo de primeira partida... seu própio temperamento,sua própia identidade...seu própio funcionamento!!!!" Nunca...jamais um motor se comportará como o outro...pode parecer igual...mas sempre tem um mínimo de diferença e nesta diferença pode estar o fato de se ter que migrar de óleo!!!
Forte abraço a todos!
SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!
meu Deus !!!!!!!!!!!!
bom ..
me passaram esse link p dar uma olhada e ver oq eu acho.
bem...
oq eu acho é o seguinte:
naum sou dono da verdade
inclusive na diversidade de opiniões,
ví muitas verdades em cada uma,
oq acontece é o seguinte:
o mobil 4t de frasco preto
é uma versão mais antiga como foi falado
sua classificação é mais antiga
existe um mobil 4 t mais moderno
ví outro dia mas naum deu tempo de prestar muita atenção,
doq se trata...
enfim
claro q óleoa mais modernos atendem melhor as necessidades dos motores, principalmente os de rua originais,
ex os 1,0 q sofrem pacas principalmente nas mãos das mulheres q ignoram aquele reloginho no painel com o nome de conta giros,q até o ponteiro fica vermelho!
em uma certa época eu gostava muito de usar o havoline superior 3 se naum me engano era SJ
porem naum usava aditivo junto ,
pq eu gosto do mobil 4T
quero deixar bem claro
eu naum uso só ele
uso junto um bardal power racing e molikote A-2
essa composição é mais q suficiente para o cassete ou esforço q
os motores q eu monto sofre,ainda mais pq sempre primo por
usar radiador de óleo exposto lá no parachóque recebendo ar na cara e de preferencia mais um depósito de óleo com mais 5 litros no minimo
totalizando 8 á 9 litros de ólao no total num fusca ou similar + filtro de óleo claro!
oq quero colocar é q se eu colocar um óleo mineral mais moderno,
dá certo sim claro e póde ficar até melhor q o mobil 4T q é p moto,
mas além de ser mais caro,
é desnecessário
pq?
pq passou da conta e longe
o fato de o mobil 4T ser mais antigo uo como alguns dizem
ultrapassado,
com a adição do molikote A-2 e do bardal power racing]ele adquiri um novo aspecto quimico q no final das contas muito superior a qualquer óleo mineral
no mercado
claro q como eu disse lá em cima
se vc adicionar nesses outros óleos minerais mais modernos do mercado
os mesmos aditivos
fica melhor ainda
mas como disseram lá atraz em outra resposta,
é pagar mais para ter o mesmo resultado,
já q a mistura usada mobil 4t + molikote A-2 + bardal power racing
atende de sobra a demanda
entaum eu pergunto:
pq gastar mais dinheiro com um óleo mais caro q se eu usar só ele
tmb naum vai atender a demanda ou claramente naum vaii resolver o caso,
tanto faz mineral ou sintetico de mercado?
p eu usar esse óleo mais moderno para resolver a questão,
vou ter q adicionar os mesmos aditivos q adiciono no mobil 4T,
e se naum estou enganado tem q ser mineral para aceitar esses aditivos,
entaum
se for ver as qualidades (propriedades) q o mobil 4T tem e oferece + preço q é barato
+ as qualidades (propriedades) do bardal power racing ,
+a qualidades (prorpiedades) do milikote A-2
vc vai ficar surpreso e ver q sobra p o devido fim
oq melhora muito o uso dos óleos minerais
principalmente em motores fuçados
num custo até que bom ,
são os aditivos extras q naum vem no óleo
no caso o bardal e o molikote
é uma receita de óleo eficas e barata
claro q somado sai caro
mas vale a pena pq dura muito e resolve a questaum de desgaste (durabilidade) economia e t* do motor principalmente quando é motor de performance q é exigido até 10 vezes mais doq ele foi originalmente projetado
claro q tem os óleos q a formula 1 usa porex.
mas vc acha q vc encontra esse óleo no mercado?
e se encontrasse .quanto vc acha q custaria?
por tudo isso numa analize rapida e lógica
e tmb em questaum de custo beneficio,
eficácia nos testes mecanicos no q chamo de RESULTADO,
uso essas combinação do óelo de moto mobil 4T e esses dois aditivos sempre e a 23 anos em todos os tipos de motores que faço q naum seja embreagem banhado a óleo ,pq reduz muito o atrito e a embreagem patina na hora !
a questaum q eu discuto
naum é se esse ou aquele é melhor
pq naum uso esse ou aquele só !
uso junto os aditivos
e na combinação de óleo + aditivos q uso
funcionou e continua funcionando e muito bem obrigado e com sobra,
quando vc desmonta um motor desses q eu faço
e q uso essa combinação de lubrificante,
vc percebe a diferença
dei um exemplo da fuca do fusgrind
q eu fiz
1600 T e ta rodando lá
em vitória do espirito santo
onde o clima é quente pacas
motor trazeiro e turbo com coletor tradicional
turbona dentro do cofre
e ele descabela a coitada da branquela
naum da refresco
imagina isso num lugar onde vc frita na sombra
só faz um ano q eu entreguei o carro p ele,
e é o 1* carro mexido dele,imagina?
só como o coro dela,novidade né!
e ele nunca trocou o óleo dela nesse um ano de pau
é lubrificante eficas para 15 mil km tranquilo e outra
15 mil com qualidade sem riscos
outro ex
é meu drag de arrancada
motor a vento 2300 turbo
em 2001 e 2002
ele era 1800 turbo
a distancia percorrida era 330 metros da reta dos boxes de interlagos
só 330 vc póde estar perguntando?
mas 330 q durava por volta dos 10 segundos só
porem no extremo de esforço da bagaça
no caldo mesmo
sem dó !
fiz 2 anos sem nenhum desgaste de bronzina alguma,
oq deu pipa foi:
cabeçóte,
volante q lançou,
camisa q quebrou,
turbina q detonou
pq engoliu um pedaço de pano,
cambio q esfarelou,
nada disso por influencia do lubrificante usado e era o mesmo q eu uso sempre
em 2003 piorou
pq passei p 2300 Turbo
fiz uma temporada inteira
oq aconteceu é q o cambio esfarelava
e eu naum tinha os plates
naum podia passar de 1,2 kl de turbo q assoprava nos cabeçótes,
fiz a temporada inteira sentando o cassete na danada da gaióla
quando desmontei p fazer uma revisão,
nem as bronzinas precisou trocar,todas zero e sem marcas
vira passado no micrometro zerado,
ja pensou um ano de cassete no extremo,
toda essa potencia de um 2300 bravo ao extremo e turbo ?
e o 1800 de 2001 e 2002 ?
oq nós judiamos dele
pq corria na mesma categoria com o mesmo carro eu e meu irmão
cada vez q descia a categoria p puxar
era uma vez ele e em seguida enquanto a categoria ia puxando,
ele voltava pro grid e eu assumia o volante p fazer minha puxada
entaum era 2 puxada por vez,ou seja o dobro dos demais
entaum a corrida q era 3 tentativas ou 3 puxadas,
nós davamos 6 fora as do treino
multiplica isso por 10 etapas
só de puxadas sem treinos ,são 33 por ano q tem 10 etapas fora quando era 11 etapas,
2 anos 66 puxadas ao extremo do limite
sendo 2 uma atraz da outra sem folga por puxada !
isso fora os treinos e testes !
entaum
depois de tudo oq relatei
espero ter oferecido mais dados e experiencias reais
que fizemos ao longo desses 23 anos q uso essa combinação de lubrificante,
em outro tópico
conto a experiencia q fiz na estrada em viagem
com outro óleo de competição e o mobil 4T
530 km direto sem parar com um óleo monitorado pelo manometro de press de óleo ,e na volta com o mobil
ganhei 0,5 bar de pressa de óleo só na troca do óelo q eu usava q era de comp por esse da mobil de moto,
viagem nas mesmas condições de t* velocidade e distancia
bom ,
espero como disse
poder ter contribuido para essa discussão
com meu relato
acho q isso é como falar de time de futebol preferido,
politica ,religião,
é complicado
pq nem todos
pensam do mesmo jeito,
vivem a mesma vida,
fazem as mesmas coisas,
tem ou tiveram as mesmas experiencias,
entendem das mesmas coisas
e principalmente sabem as mesmas coisas e
fazem do mesmo jeito
mas tudo oq é dado técnico,
experimentos comprovados,
testes conscientes
informações veridicas
são importantes e validas
contribui pacas
abraço a todos
e lembrando oq disse lá no começo
naum sou dono da razão,
nem o sabe tudo
muito menos o bonzão
meu Deus !!!!!!!!!!!!
bom ..
me passaram esse link p dar uma olhada e ver oq eu acho.
bem...
oq eu acho é o seguinte:
naum sou dono da verdade
inclusive na diversidade de opiniões,
ví muitas verdades em cada uma,
oq acontece é o seguinte:
o mobil 4t de frasco preto
é uma versão mais antiga como foi falado
sua classificação é mais antiga
existe um mobil 4 t mais moderno
ví outro dia mas naum deu tempo de prestar muita atenção,
doq se trata...
enfim
claro q óleoa mais modernos atendem melhor as necessidades dos motores, principalmente os de rua originais,
ex os 1,0 q sofrem pacas principalmente nas mãos das mulheres q ignoram aquele reloginho no painel com o nome de conta giros,q até o ponteiro fica vermelho!
em uma certa época eu gostava muito de usar o havoline superior 3 se naum me engano era SJ
porem naum usava aditivo junto ,
pq eu gosto do mobil 4T
quero deixar bem claro
eu naum uso só ele
uso junto um bardal power racing e molikote A-2
essa composição é mais q suficiente para o cassete ou esforço q
os motores q eu monto sofre,ainda mais pq sempre primo por
usar radiador de óleo exposto lá no parachóque recebendo ar na cara e de preferencia mais um depósito de óleo com mais 5 litros no minimo
totalizando 8 á 9 litros de ólao no total num fusca ou similar + filtro de óleo claro!
oq quero colocar é q se eu colocar um óleo mineral mais moderno,
dá certo sim claro e póde ficar até melhor q o mobil 4T q é p moto,
mas além de ser mais caro,
é desnecessário
pq?
pq passou da conta e longe
o fato de o mobil 4T ser mais antigo uo como alguns dizem
ultrapassado,
com a adição do molikote A-2 e do bardal power racing]ele adquiri um novo aspecto quimico q no final das contas muito superior a qualquer óleo mineral
no mercado
claro q como eu disse lá em cima
se vc adicionar nesses outros óleos minerais mais modernos do mercado
os mesmos aditivos
fica melhor ainda
mas como disseram lá atraz em outra resposta,
é pagar mais para ter o mesmo resultado,
já q a mistura usada mobil 4t + molikote A-2 + bardal power racing
atende de sobra a demanda
entaum eu pergunto:
pq gastar mais dinheiro com um óleo mais caro q se eu usar só ele
tmb naum vai atender a demanda ou claramente naum vaii resolver o caso,
tanto faz mineral ou sintetico de mercado?
p eu usar esse óleo mais moderno para resolver a questão,
vou ter q adicionar os mesmos aditivos q adiciono no mobil 4T,
e se naum estou enganado tem q ser mineral para aceitar esses aditivos,
entaum
se for ver as qualidades (propriedades) q o mobil 4T tem e oferece + preço q é barato
+ as qualidades (propriedades) do bardal power racing ,
+a qualidades (prorpiedades) do milikote A-2
vc vai ficar surpreso e ver q sobra p o devido fim
oq melhora muito o uso dos óleos minerais
principalmente em motores fuçados
num custo até que bom ,
são os aditivos extras q naum vem no óleo
no caso o bardal e o molikote
é uma receita de óleo eficas e barata
claro q somado sai caro
mas vale a pena pq dura muito e resolve a questaum de desgaste (durabilidade) economia e t* do motor principalmente quando é motor de performance q é exigido até 10 vezes mais doq ele foi originalmente projetado
claro q tem os óleos q a formula 1 usa porex.
mas vc acha q vc encontra esse óleo no mercado?
e se encontrasse .quanto vc acha q custaria?
por tudo isso numa analize rapida e lógica
e tmb em questaum de custo beneficio,
eficácia nos testes mecanicos no q chamo de RESULTADO,
uso essas combinação do óelo de moto mobil 4T e esses dois aditivos sempre e a 23 anos em todos os tipos de motores que faço q naum seja embreagem banhado a óleo ,pq reduz muito o atrito e a embreagem patina na hora !
a questaum q eu discuto
naum é se esse ou aquele é melhor
pq naum uso esse ou aquele só !
uso junto os aditivos
e na combinação de óleo + aditivos q uso
funcionou e continua funcionando e muito bem obrigado e com sobra,
quando vc desmonta um motor desses q eu faço
e q uso essa combinação de lubrificante,
vc percebe a diferença
dei um exemplo da fuca do fusgrind
q eu fiz
1600 T e ta rodando lá
em vitória do espirito santo
onde o clima é quente pacas
motor trazeiro e turbo com coletor tradicional
turbona dentro do cofre
e ele descabela a coitada da branquela
naum da refresco
imagina isso num lugar onde vc frita na sombra
só faz um ano q eu entreguei o carro p ele,
e é o 1* carro mexido dele,imagina?
só como o coro dela,novidade né!
e ele nunca trocou o óleo dela nesse um ano de pau
é lubrificante eficas para 15 mil km tranquilo e outra
15 mil com qualidade sem riscos
outro ex
é meu drag de arrancada
motor a vento 2300 turbo
em 2001 e 2002
ele era 1800 turbo
a distancia percorrida era 330 metros da reta dos boxes de interlagos
só 330 vc póde estar perguntando?
mas 330 q durava por volta dos 10 segundos só
porem no extremo de esforço da bagaça
no caldo mesmo
sem dó !
fiz 2 anos sem nenhum desgaste de bronzina alguma,
oq deu pipa foi:
cabeçóte,
volante q lançou,
camisa q quebrou,
turbina q detonou
pq engoliu um pedaço de pano,
cambio q esfarelou,
nada disso por influencia do lubrificante usado e era o mesmo q eu uso sempre
em 2003 piorou
pq passei p 2300 Turbo
fiz uma temporada inteira
oq aconteceu é q o cambio esfarelava
e eu naum tinha os plates
naum podia passar de 1,2 kl de turbo q assoprava nos cabeçótes,
fiz a temporada inteira sentando o cassete na danada da gaióla
quando desmontei p fazer uma revisão,
nem as bronzinas precisou trocar,todas zero e sem marcas
vira passado no micrometro zerado,
ja pensou um ano de cassete no extremo,
toda essa potencia de um 2300 bravo ao extremo e turbo ?
e o 1800 de 2001 e 2002 ?
oq nós judiamos dele
pq corria na mesma categoria com o mesmo carro eu e meu irmão
cada vez q descia a categoria p puxar
era uma vez ele e em seguida enquanto a categoria ia puxando,
ele voltava pro grid e eu assumia o volante p fazer minha puxada
entaum era 2 puxada por vez,ou seja o dobro dos demais
entaum a corrida q era 3 tentativas ou 3 puxadas,
nós davamos 6 fora as do treino
multiplica isso por 10 etapas
só de puxadas sem treinos ,são 33 por ano q tem 10 etapas fora quando era 11 etapas,
2 anos 66 puxadas ao extremo do limite
sendo 2 uma atraz da outra sem folga por puxada !
isso fora os treinos e testes !
entaum
depois de tudo oq relatei
espero ter oferecido mais dados e experiencias reais
que fizemos ao longo desses 23 anos q uso essa combinação de lubrificante,
em outro tópico
conto a experiencia q fiz na estrada em viagem
com outro óleo de competição e o mobil 4T
530 km direto sem parar com um óleo monitorado pelo manometro de press de óleo ,e na volta com o mobil
ganhei 0,5 bar de pressa de óleo só na troca do óelo q eu usava q era de comp por esse da mobil de moto,
viagem nas mesmas condições de t* velocidade e distancia
bom ,
espero como disse
poder ter contribuido para essa discussão
com meu relato
acho q isso é como falar de time de futebol preferido,
politica ,religião,
é complicado
pq nem todos
pensam do mesmo jeito,
vivem a mesma vida,
fazem as mesmas coisas,
tem ou tiveram as mesmas experiencias,
entendem das mesmas coisas
e principalmente sabem as mesmas coisas e
fazem do mesmo jeito
mas tudo oq é dado técnico,
experimentos comprovados,
testes conscientes
informações veridicas
são importantes e validas
contribui pacas
abraço a todos
e lembrando oq disse lá no começo
naum sou dono da razão,
nem o sabe tudo
muito menos o bonzão
sou apenas mais um entre outros tantos
No meu caso, foram 2 os óleos que coloquei e gostei muito
Um foi o Mobil 4T (que em conjunto com o militec que uso) para mim faz sentido, já que primeiro qual quer óleo que se colocar no fusca hoje em dia já é melhor que o original dele de 1981 no meu caso (então saio ganhando em qual quer caso), segundo pra mim como muita moto ainda é refrigerada a ar e moto fica em regime de rotação mais elevado (como o fusca no meu caso) para mim faz sentido e ficou muito bom (mais sempre uso militec junto).
Além de que moto pode ter cambio e embreagem junto com o motor, mais a parte de motor não é tão diferente de carro.
Outro que gostei foi o Ursa Premium TDX 15W40 (que é para diesel mais carros de rua a diesel como mercedes e carros europeus). Com o militec também ficou muito liso e abaixando menos óleo do que todos os outros 15W40 que coloquei (inclusive o mobil SM), além que senti que nas baixas rotações ele ficou melhor (diesel tem menos rotação normalmente, e esquenta mais, então também fez sentido para mim no fusca).
Já usei muitos óleos, Mobil super, mobil normal SM, bardal, castrol e no meu uso esses dois foram os que mais me deixaram satisfeitos (sempre uso militec tanto com esses dois quanto os outros que não me agradaram tanto).
Agora... isso no meu carro e no meu uso. Acho óleo como mulher, tem aqueles que a maioria prefere e acha bom, mais cada um tem o seu e a sua preferencia em casa ;)
E outra coisa é que a cada 3 trocas faço flush e coloco militec
O Molikote A2 eh interessante... transforma o oleo em uma "baba" grafitada (aparencia).
Quando coloquei estava trocando mangueiras... e deu um pequeno vazamento no chao da garagem.... que desgraça para limpar virou uma baba escorregadia impressionante
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