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Mapa fueltech

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  • Mapa fueltech

    Fala galera,
    preciso de dicas de mapa para um motor 1.8 de w120 à gasolina! Alguém pode ajudar ?
    sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

  • #2
    Opa! Blz?! Sumido.. hehe!

    Diz ae por favor:

    - bicos utilizados
    - bobina simples/dupla, com ou sem módulo integrado
    - distribuidor ou roda fônica
    - bomba e regulador (pressão final na linha)
    - sonda wide ou comum?
    - qual modelo da FT
    - coletor admissão (kombi, weber, corpo simples)
    - tem atuador de lenta?
    - uso civil (diário) ou pista/estrada?

    Já tem habilidade com injeção e especificamente com a FT?

    De cara já recomendo botar um filtro de combustível comum de carro carburado na mangueira de vácuo que vai para o módulo! Isso melhora a estabilidade do sinal de vácuo. Se for 2 corpos simples, liga um no outro antes de mandar a mangueira para o módulo. O filtro pode ser 1 metro antes de chegar no módulo (nunca mais mexe nele).

    Injeção é bacana demais! Depois que acerta, nunca mais mexe!
    Ontem cismei de mexer no ajuste da borboleta pra passar mais ar.. avacalhou o mapa todo hehe! Já tinha feito uma marca no parafuso, daí foi só voltar para o normal, botar o mapa "antigo" e boa hehe!

    Abraço!

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    • #3
      Blz!
      Ft race pro
      bobina 3 pinos(mi)
      distribuidor
      bicos são de astra flex(laranja)
      bomba de monza e regulador(fixo modelo original kombi)
      sonda narrow
      corpos duplos(estilo weber)
      nao tem atuador de lenta

      cara o meu problema maior é com mapa de ponto ! Graus por rpm
      mas se tiver a dica do mapa completo já quebra uma árvore hehehe
      sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

      Comment


      • #4
        Não saco nada de setup da FT
        sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por lucianoracing Ver Post
          Blz!
          Ft race pro
          bobina 3 pinos(mi)
          distribuidor
          bicos são de astra flex(laranja)
          bomba de monza e regulador(fixo modelo original kombi)
          sonda narrow
          corpos duplos(estilo weber)
          nao tem atuador de lenta

          cara o meu problema maior é com mapa de ponto ! Graus por rpm
          mas se tiver a dica do mapa completo já quebra uma árvore hehehe
          Opa! Vamos lá! Aprendi no Senai o seguinte:

          "Para a eletrônica funcionar 100%, a mecânica tem que estar 200%.."

          Esse regulador de kombi tem uma pegadinha! O bico mais fino que é a entrada e o mais grosso que é o retorno! Tem que usar uma mangueira original pra ligar este regulador. Senão a pessoa monta errado e a linha fica com 7 bar de pressão! No meu caso eu mandei fazer um niple redutor pra montar na entrada e outro redutor pra montar na linha de retorno. E ligue o vácuo dele pois faz diferença. ;)

          Dê um jeito de unir vácuo dos 2 lados e levar para o módulo, e chegando nele, monte um filtro de combustível como eu falei acima. Isso é essencial para melhorar a estabilidade do vácuo (MAP).

          Valores já conhecidos para seu setup:

          - Dwell bobina Mi na FT/Pandoo = 3,6 ms

          - Deadtime dos bicos de astra na FT/Pandoo = 1 ms

          - Dwell na partida (uso assim e funciona bem):

          0 rpm = 12,5 ms
          200 rpm = 7,5 ms
          400 rpm = 4,5 ms
          600 rpm em diante = 3,6 ms

          - Modo de injeção = alternada

          - Ignição = bobina simples com ignição interna + distribuidor

          - Sensor rotação = Hall

          - Temperatura Frio / Quente = 20°C e 60 °C

          - Sonda:
          (OBS: a correção por sonda deve atuar somente na marcha lenta e carga parcial. Use os valores abaixo como base para acertar o mapa)

          marcha lenta = 500 a 550 milivolts
          carga parcial = 600 a 650 milivolts
          pela carga = 750 a 850 milivolts

          - Cutoff = 1600 rpm, TPS 5% pra baixo por 3 segundos, cortar combustível e ignição (para uso em rua)

          - Ventoinha = ligar com 95°C e desligar com 90°C

          - Aceleração rápida quente = quando pedal variar 40%, 2,15 ms

          - Aceleração rápida frio = quando pedal variar 40%, 1,50 ms

          - Partida frio = 2,90 ms

          - Partida quente = 1,50 ms

          - Correção de COMBUSTÍVEL por temperatura:

          -10 °C = 45%
          0 °C = 40%
          10 °C = 35%
          20 °C = 30%
          30 °C = 25%
          40 °C = 20%
          50 °C = 15%
          60 °C = 10%

          70 °C a 90 °C = 0%

          95 °C = 2%
          100 °C = 4%
          105 °C = 6%
          110 °C = 8%
          115 °C = 10%
          120 °C = 12%

          - Correção de PONTO IGNIÇÃO por temperatura:

          10 °C = 4°
          20 °C = 3,5°
          30 °C = 3°
          40° C = 2,5°
          50 °C = 2°
          60 °C = 1,5 °
          70 °C = 1°

          71 °C a 99 °C = 0

          100 °C = - 2°
          105 °C = - 4°
          110 °C = - 6°

          - Correção de COMBUSTÍVEL por TPS = não uso esta correção por eqto..


          Agora é que o bixo pega! Ajustar a ignição! Primeiro tem que deixar a marcha lenta QUENTE (90 a 95°C) mais estável possível pois a partir daí que vem todos os outros ajustes!
          Estando a lenta já regulada, vá para um lugar mais plano e deserto possível, que tenha espaço para esticar as marchas. Feche os vidros e desligue o som. A 40 km/h em quarta marcha, afunde o pé até o talo e vá segurando no freio para manter o carro na rotação desejada eqto vai aumentando o ponto até começar a bater pino. Bateu pino, atrase 1,5° naquela rotação. Comece com 1300 rpm, depois segure em 1500, depois em 1700 e depois em 1900 rpm. Mantenha a sonda em 600-700 milivolts até 1700 a 1900 rpm. De 1900 a 3000 rpm, mantenha a sonda entre 700 e 800 milivolts. Entre 3000 e 4000 rpm, mantenha a sonda entre 750-850 milivolts. Acima de 4000 rpm, sonda sempre em 850 milivolts, NUNCA podendo baixar disto (com pé atolado).
          Isso tudo ae sempre com pé embaixo e controlando a rotação apenas pelo freio! Essencial que tenha outra pessoa pra ficar de olho na pista e nos instrumentos pra vc.

          Ajustar a ignição é o mais tenso da injeção! Eu tenho feito assim e funciona filé! Recomendo fortemente uma sonda wide+controlador da ODG, daí seu ajuste ficar perfeito!

          Abraço e qualquer dúvida, volte ae!!

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          • #6
            Continua..

            Limite de ponto de ignição = 38°

            Ponto ignição por MAP (vácuo) = Faz uma rampa decrescente de -0,90 até 0,00 bar (depois você acerta estes valores). Isso influencia muito no consumo! Só mexa neste ajuste depois de ter acertado a curva de ignição final com o pé embaixo. Exemplo de rampa:

            -0,90 bar = 10°
            -0,85 bar = 9,75°
            -0,80 bar = 9,5°
            -0,75 bar = 9,25°
            -0,70 bar = 9°
            -0,65 bar = 8,75°
            -0,60 bar = 8,25°
            -0,55 bar = 7,75°
            -0,50 bar = 7,25°
            -0,45 bar = 6,75°
            -0,40 bar = 6°
            -0,35 bar = 5,25°
            -0,30 bar = 4,5°
            -0,25 bar = 3,75°
            -0,20 bar = 3°
            -0,15 bar = 2,25°
            -0,10 bar = 1,5°
            -0,05 bar = 0,75 °
            0,00 bar = 0°

            - Corte de giro = eu uso corte de combustível + ignição mas não sei qual seria o melhor: só fuel, só ignição ou ambos. Cortar giro é perder tempo, então, evite! Troque marcha na hora certa e boa..

            - Calibragem do ponto ignição do distribuidor FT/Pandoo = 20° na lâmpada de ponto


            Não se assuste com valores baixos de ponto de ignição final (curva principal). No meu 1800cc aqui deu 20 a 22° por volta de 3000 rpm, no máximo. No 1800cc do Gutocesar deu 22 a 26°...
            Se mesmo com mistura rica o motor bate pino, tem que atrasar um pouco o ponto..

            Abraço!

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            • #7
              Continua..

              Limite de ponto de ignição = 38°

              Ponto ignição por MAP (vácuo) = Faz uma rampa decrescente de -0,90 até 0,00 bar (depois você acerta estes valores). Isso influencia muito no consumo! Só mexa neste ajuste depois de ter acertado a curva de ignição final com o pé embaixo. Exemplo de rampa:

              -0,90 bar = 10°
              -0,85 bar = 9,75°
              -0,80 bar = 9,5°
              -0,75 bar = 9,25°
              -0,70 bar = 9°
              -0,65 bar = 8,75°
              -0,60 bar = 8,25°
              -0,55 bar = 7,75°
              -0,50 bar = 7,25°
              -0,45 bar = 6,75°
              -0,40 bar = 6°
              -0,35 bar = 5,25°
              -0,30 bar = 4,5°
              -0,25 bar = 3,75°
              -0,20 bar = 3°
              -0,15 bar = 2,25°
              -0,10 bar = 1,5°
              -0,05 bar = 0,75 °
              0,00 bar = 0°

              - Corte de giro = eu uso corte de combustível + ignição mas não sei qual seria o melhor: só fuel, só ignição ou ambos. Cortar giro é perder tempo, então, evite! Troque marcha na hora certa e boa..

              - Calibragem do ponto ignição do distribuidor FT/Pandoo = 20° na lâmpada de ponto


              Não se assuste com valores baixos de ponto de ignição final (curva principal). No meu 1800cc aqui deu 20 a 22° por volta de 3000 rpm, no máximo. No 1800cc do Gutocesar deu 22 a 26°...
              Se mesmo com mistura rica o motor bate pino, tem que atrasar um pouco o ponto..

              Abraço!

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              • #8
                Delribr, o filtro para estabilizar o map pode usar um filtro pequeno de moto ou uma válvula de retenção pequena onde o vácuo não retorna.

                Comment


                • #9
                  Delribr, o filtro para estabilizar o map pode usar um filtro pequeno de moto ou uma válvula de retenção pequena onde o vácuo não retorna.

                  Comment


                  • #10
                    Filtro pequeno de moto pode sim! Válvula de retenção de vácuo, não!

                    Use um de carro carburado mesmo.. um pouco maior que o de moto e fica melhor! Tem uns pequenos e com bico de 5mm.. daí a mangueira do vácuo entra apertada no módulo e boa! Eu usei pedaços de tubo de freio, pedaços mangueira de silicone 5 mm (injeção) e abraçadeiras para montar o filtro no módulo, pois na época não estava achando mangueira de 4 mm novas.. Enfim!

                    Use filtro pequeno de carro carburado!

                    Abraço!

                    Comment


                    • #11
                      Cara to perdido aqui !!!! Kkkk não consigo
                      sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

                      Comment


                      • #12
                        Não consegue o que exatamente?

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                        • #13
                          Bom dia pessoal, preciso de uma dica do mapa Fueltch FT 250 comando VZ 15

                          Comment


                          • #14
                            Releia o tópico, anotando e repassando para sua FT.

                            Depois acerta o mapa principal de ponto e fuel.

                            É difícil fazer isso à distância, por teclado....

                            Tem muitas dicas aqui ó :

                            https://www.forumfuscabrasil.com/ind...c,77840.0.html

                            Abraço!

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