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- bicos utilizados
- bobina simples/dupla, com ou sem módulo integrado
- distribuidor ou roda fônica
- bomba e regulador (pressão final na linha)
- sonda wide ou comum?
- qual modelo da FT
- coletor admissão (kombi, weber, corpo simples)
- tem atuador de lenta?
- uso civil (diário) ou pista/estrada?
Já tem habilidade com injeção e especificamente com a FT?
De cara já recomendo botar um filtro de combustível comum de carro carburado na mangueira de vácuo que vai para o módulo! Isso melhora a estabilidade do sinal de vácuo. Se for 2 corpos simples, liga um no outro antes de mandar a mangueira para o módulo. O filtro pode ser 1 metro antes de chegar no módulo (nunca mais mexe nele).
Injeção é bacana demais! Depois que acerta, nunca mais mexe!
Ontem cismei de mexer no ajuste da borboleta pra passar mais ar.. avacalhou o mapa todo hehe! Já tinha feito uma marca no parafuso, daí foi só voltar para o normal, botar o mapa "antigo" e boa hehe!
Blz!
Ft race pro
bobina 3 pinos(mi)
distribuidor
bicos são de astra flex(laranja)
bomba de monza e regulador(fixo modelo original kombi)
sonda narrow
corpos duplos(estilo weber)
nao tem atuador de lenta
cara o meu problema maior é com mapa de ponto ! Graus por rpm
mas se tiver a dica do mapa completo já quebra uma árvore hehehe
Blz!
Ft race pro
bobina 3 pinos(mi)
distribuidor
bicos são de astra flex(laranja)
bomba de monza e regulador(fixo modelo original kombi)
sonda narrow
corpos duplos(estilo weber)
nao tem atuador de lenta
cara o meu problema maior é com mapa de ponto ! Graus por rpm
mas se tiver a dica do mapa completo já quebra uma árvore hehehe
Opa! Vamos lá! Aprendi no Senai o seguinte:
"Para a eletrônica funcionar 100%, a mecânica tem que estar 200%.."
Esse regulador de kombi tem uma pegadinha! O bico mais fino que é a entrada e o mais grosso que é o retorno! Tem que usar uma mangueira original pra ligar este regulador. Senão a pessoa monta errado e a linha fica com 7 bar de pressão! No meu caso eu mandei fazer um niple redutor pra montar na entrada e outro redutor pra montar na linha de retorno. E ligue o vácuo dele pois faz diferença. ;)
Dê um jeito de unir vácuo dos 2 lados e levar para o módulo, e chegando nele, monte um filtro de combustível como eu falei acima. Isso é essencial para melhorar a estabilidade do vácuo (MAP).
Valores já conhecidos para seu setup:
- Dwell bobina Mi na FT/Pandoo = 3,6 ms
- Deadtime dos bicos de astra na FT/Pandoo = 1 ms
- Dwell na partida (uso assim e funciona bem):
0 rpm = 12,5 ms
200 rpm = 7,5 ms
400 rpm = 4,5 ms
600 rpm em diante = 3,6 ms
- Modo de injeção = alternada
- Ignição = bobina simples com ignição interna + distribuidor
- Sensor rotação = Hall
- Temperatura Frio / Quente = 20°C e 60 °C
- Sonda:
(OBS: a correção por sonda deve atuar somente na marcha lenta e carga parcial. Use os valores abaixo como base para acertar o mapa)
marcha lenta = 500 a 550 milivolts
carga parcial = 600 a 650 milivolts
pela carga = 750 a 850 milivolts
- Cutoff = 1600 rpm, TPS 5% pra baixo por 3 segundos, cortar combustível e ignição (para uso em rua)
- Ventoinha = ligar com 95°C e desligar com 90°C
- Aceleração rápida quente = quando pedal variar 40%, 2,15 ms
- Aceleração rápida frio = quando pedal variar 40%, 1,50 ms
- Partida frio = 2,90 ms
- Partida quente = 1,50 ms
- Correção de COMBUSTÍVEL por temperatura:
-10 °C = 45%
0 °C = 40%
10 °C = 35%
20 °C = 30%
30 °C = 25%
40 °C = 20%
50 °C = 15%
60 °C = 10%
70 °C a 90 °C = 0%
95 °C = 2%
100 °C = 4%
105 °C = 6%
110 °C = 8%
115 °C = 10%
120 °C = 12%
- Correção de PONTO IGNIÇÃO por temperatura:
10 °C = 4°
20 °C = 3,5°
30 °C = 3°
40° C = 2,5°
50 °C = 2°
60 °C = 1,5 °
70 °C = 1°
71 °C a 99 °C = 0
100 °C = - 2°
105 °C = - 4°
110 °C = - 6°
- Correção de COMBUSTÍVEL por TPS = não uso esta correção por eqto..
Agora é que o bixo pega! Ajustar a ignição! Primeiro tem que deixar a marcha lenta QUENTE (90 a 95°C) mais estável possível pois a partir daí que vem todos os outros ajustes!
Estando a lenta já regulada, vá para um lugar mais plano e deserto possível, que tenha espaço para esticar as marchas. Feche os vidros e desligue o som. A 40 km/h em quarta marcha, afunde o pé até o talo e vá segurando no freio para manter o carro na rotação desejada eqto vai aumentando o ponto até começar a bater pino. Bateu pino, atrase 1,5° naquela rotação. Comece com 1300 rpm, depois segure em 1500, depois em 1700 e depois em 1900 rpm. Mantenha a sonda em 600-700 milivolts até 1700 a 1900 rpm. De 1900 a 3000 rpm, mantenha a sonda entre 700 e 800 milivolts. Entre 3000 e 4000 rpm, mantenha a sonda entre 750-850 milivolts. Acima de 4000 rpm, sonda sempre em 850 milivolts, NUNCA podendo baixar disto (com pé atolado).
Isso tudo ae sempre com pé embaixo e controlando a rotação apenas pelo freio! Essencial que tenha outra pessoa pra ficar de olho na pista e nos instrumentos pra vc.
Ajustar a ignição é o mais tenso da injeção! Eu tenho feito assim e funciona filé! Recomendo fortemente uma sonda wide+controlador da ODG, daí seu ajuste ficar perfeito!
Ponto ignição por MAP (vácuo) = Faz uma rampa decrescente de -0,90 até 0,00 bar (depois você acerta estes valores). Isso influencia muito no consumo! Só mexa neste ajuste depois de ter acertado a curva de ignição final com o pé embaixo. Exemplo de rampa:
-0,90 bar = 10°
-0,85 bar = 9,75°
-0,80 bar = 9,5°
-0,75 bar = 9,25°
-0,70 bar = 9°
-0,65 bar = 8,75°
-0,60 bar = 8,25°
-0,55 bar = 7,75°
-0,50 bar = 7,25°
-0,45 bar = 6,75°
-0,40 bar = 6°
-0,35 bar = 5,25°
-0,30 bar = 4,5°
-0,25 bar = 3,75°
-0,20 bar = 3°
-0,15 bar = 2,25°
-0,10 bar = 1,5°
-0,05 bar = 0,75 °
0,00 bar = 0°
- Corte de giro = eu uso corte de combustível + ignição mas não sei qual seria o melhor: só fuel, só ignição ou ambos. Cortar giro é perder tempo, então, evite! Troque marcha na hora certa e boa..
- Calibragem do ponto ignição do distribuidor FT/Pandoo = 20° na lâmpada de ponto
Não se assuste com valores baixos de ponto de ignição final (curva principal). No meu 1800cc aqui deu 20 a 22° por volta de 3000 rpm, no máximo. No 1800cc do Gutocesar deu 22 a 26°...
Se mesmo com mistura rica o motor bate pino, tem que atrasar um pouco o ponto..
Ponto ignição por MAP (vácuo) = Faz uma rampa decrescente de -0,90 até 0,00 bar (depois você acerta estes valores). Isso influencia muito no consumo! Só mexa neste ajuste depois de ter acertado a curva de ignição final com o pé embaixo. Exemplo de rampa:
-0,90 bar = 10°
-0,85 bar = 9,75°
-0,80 bar = 9,5°
-0,75 bar = 9,25°
-0,70 bar = 9°
-0,65 bar = 8,75°
-0,60 bar = 8,25°
-0,55 bar = 7,75°
-0,50 bar = 7,25°
-0,45 bar = 6,75°
-0,40 bar = 6°
-0,35 bar = 5,25°
-0,30 bar = 4,5°
-0,25 bar = 3,75°
-0,20 bar = 3°
-0,15 bar = 2,25°
-0,10 bar = 1,5°
-0,05 bar = 0,75 °
0,00 bar = 0°
- Corte de giro = eu uso corte de combustível + ignição mas não sei qual seria o melhor: só fuel, só ignição ou ambos. Cortar giro é perder tempo, então, evite! Troque marcha na hora certa e boa..
- Calibragem do ponto ignição do distribuidor FT/Pandoo = 20° na lâmpada de ponto
Não se assuste com valores baixos de ponto de ignição final (curva principal). No meu 1800cc aqui deu 20 a 22° por volta de 3000 rpm, no máximo. No 1800cc do Gutocesar deu 22 a 26°...
Se mesmo com mistura rica o motor bate pino, tem que atrasar um pouco o ponto..
Filtro pequeno de moto pode sim! Válvula de retenção de vácuo, não!
Use um de carro carburado mesmo.. um pouco maior que o de moto e fica melhor! Tem uns pequenos e com bico de 5mm.. daí a mangueira do vácuo entra apertada no módulo e boa! Eu usei pedaços de tubo de freio, pedaços mangueira de silicone 5 mm (injeção) e abraçadeiras para montar o filtro no módulo, pois na época não estava achando mangueira de 4 mm novas.. Enfim!
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