Postado originalmente por Cavasin
Ver Post
As Sondas Narrowband são capazes de medir com precisão a relação ar combustível apenas em uma faixa muito estreita próxima a relação estequiométrica, ou seja, lambda 1. Servindo mais para dizer se a sua mistura está rica ou pobre sem precisão em qual é exatamente a mixtura. Essa sonda pode ser lida pela maioria das injeções modernas sem necessidade de um condicionador extra, sendo que o sinal mostrado será o valor de voltagem indicado pela sonda. Caso queira um medidor exclusivo para ela basta buscar por Hallmeter. Alem disso essa é a sonda utilizada pela maioria dos carros de produção hoje no Brasil sendo assim facilmente encontrada tanto no mercado quanto em ferros velhos.
Já a Sonda Wideband são capazes de ler com precisão um range muito grande de misturas desde muito pobres até muito ricas, sendo por isso ideais para um ajuste fino da mistura de um carro. Alem disso ela é essencial para carros turbos pois esses tendem a andar muito ricos quando estão com a turbina "cheia" sendo que se a mistura não tiver correta pode levar a falhas catastróficas. O problema é que para funcionar corretamente a sonda Wideband necessita estar em uma temperatura de trabalho muito especifica alem de um gerenciamento específico e complicado.
Para fazer o gerenciamento as injeções programáveis necessitam de um condicionador especifico geralmente comprado a parte, some-se a isso ao fato da sonda wide também ser mais cara e temos que o custo de instalar uma sonda wide sai mais que o dobro de se instalar uma sonda Narrow!!
Para se ler o numero do lambda certinho é preciso ter uma sonda Wideband. Se você tiver uma sonda Narrowband você vai conseguir ver no máximo qual a voltagem que ela está lendo, o que com a ajuda de uma tabela pode ser traduzido a um valor próximo de lambda.
A imagem mostra +- como é a resposta de cada sonda, sendo que a sonda Narrow é representada pela linha continua e a sonda Wide pela tracejada.
Caso tenha ficado alguma duvida o link abaixo tem uma explicação do funcionamento de cada uma
http://www.oficinabrasil.com.br/noti...-celula-nernst
Leave a comment: