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Eu queimei a minha saída de marcha lenta TESTANDO o atuador original de kombi (já é avisado que não pode hehe).. daí funcionou alguns minuros e queimou hehe!
Usa a válvula do spacefox que eles recomendam. Eu usei a original da kombi mas tive que regular a passagem de ar (igual agulha de marcha lenta de carburador). O da spacefox também tem regulagem, mas já vem "no grau" certo pra montar!
Não sabia desse esquema!! Depois que você falou eu fui atrás e vi que tem bastante gente usando, inclusive a própria pandoo tem video explicando como acertar essa válvula.
Hoje eu já aproveitei e comprei as conexões de ar que estavam faltando. e já comprei as conexões tanto pra válvula do canister quanto pro map! ;)
O modulo já foi enviado pela Pandoo. Ta chegando o/
Algo que ainda está em aberto é a ignição! Eu queria roda fônica +bobina dupla, mão não achei em nenhum lugar uma roda fônica pra vender!! Alguem com tem uma luz?
Não sabia desse esquema!! Depois que você falou eu fui atrás e vi que tem bastante gente usando, inclusive a própria pandoo tem video explicando como acertar essa válvula.
Hoje eu já aproveitei e comprei as conexões de ar que estavam faltando. e já comprei as conexões tanto pra válvula do canister quanto pro map! ;)
O modulo já foi enviado pela Pandoo. Ta chegando o/
Algo que ainda está em aberto é a ignição! Eu queria roda fônica +bobina dupla, mão não achei em nenhum lugar uma roda fônica pra vender!! Alguem com tem uma luz?
Roda fônica pra fusca tinha aos montes no mercadolivre. Agora só vejo 2 anúncios (estou sempre olhando):
Caro demais pro meu bolso.. por isso fico vigiando até voltarem aqueles kits mais antigos, sei lá.
Pode usar também um kit da igniflex que permite adaptar em qualquer polia (preferência a original). Quando cotei em novembro passado, estava por volta de 360 reais + frete!
Eles vendem somente a polia + suporte + tampão do furo distribuidor.. mais em conta heim!!!
OOOOUUUUU, pode usar bobina de gol mi/kombi e um distribuidor aranha ou hall de fusca mesmo, devidamente travado o centrífugo e anulado o vácuo. Estou á procura de um distribuidor aranha pra montar. A Pandoo mostrou em vídeo como fica o sinal de rotação do aranha... filé igual da roda fônica!!! Pior que fica melhor que com distribuidor hall hehe!
Cara.. andei pensando hoje.. se for uma simples conversão de carburado para injetado, dá pra fazer um "macete" que vai poupar bastante tempo no acerto do carro!
Com o carro ainda carburado:
- arrume uma pistola de ponto
- desconecte o vácuo do distribuidor e tampe as mangueiras dos coletores e dos carburadores
- sem o vácuo ligado, acelere de 250 em 250 rpm, a partir das 1000 rpm até as 3500 rpm
- anote o valor do avanço para cada passo de rpm
- agora reconecte as mangueiras e vácuo repita o procedimento
- agora monte a injeção, configure direitinho e jogue os valores de avanço no novo mapa
- agora basta "lapidar" o mapa de ignição e combustível
Com os valores de avanço de ignição com e sem vácuo, você consegue jogar no mapa e fica mais fácil acertar o combustível! Já dá pra sair e viajar com o carro, se quiser hehe! Na prática estará "copiando" valores de avanço do distribuidor e jogando na ECU pra ela controlar! Acerta o fuel de acordo com a lambda e já era! Basta lapidar depois..!!!
Com o pé no talo o vácuo é "baixo", não se assuste com o avanço entre 22 e 26°. Os tais 32, 35, 38° é com vácuo forte (pé leve).
Explicar escrevendo é mais difícil que explicar ao vivo.. qualquer coisa fala ae hehe!
No anuncio a igniflex diz que só vende o kit completo, por estratosféricos R$1700!!!
Usar o distribuidor travado é o meu plano B que está mais parecendo A :p
Alias, a bobina de Gol Mi é a de 2 ou 3 pinos? Se for a de 2 pinos é a que eu tenho hoje o/
Esse seu macete eu já tinha pensado a muito tempo hehehe
Inclusive ele tem um problema! Com o motor vazio você nao vai conseguir mapear os valores para alto vácuo e baixa rotacao, fora que você tem que estar monitorando o MAP para poder saber para qual pressao corresponde cada avanco...
A nao ser que...
E se você fazer o seu proprio vacuo no distribuidor?? Utilizando uma seringa por exemplo, enquanto mede o map. Em teoria se poderia mapear todos os pontos assim..... é algo a se testar...
Como alternativa eu tenho o mapa de valores para avanco no distribuidor original do puma que era apenas centrifugo, o que já seria um bom comeco
No anuncio a igniflex diz que só vende o kit completo, por estratosféricos R$1700!!!
Usar o distribuidor travado é o meu plano B que está mais parecendo A :p
Alias, a bobina de Gol Mi é a de 2 ou 3 pinos? Se for a de 2 pinos é a que eu tenho hoje o/
Esse seu macete eu já tinha pensado a muito tempo hehehe
Inclusive ele tem um problema! Com o motor vazio você nao vai conseguir mapear os valores para alto vácuo e baixa rotacao, fora que você tem que estar monitorando o MAP para poder saber para qual pressao corresponde cada avanco...
A nao ser que...
E se você fazer o seu proprio vacuo no distribuidor?? Utilizando uma seringa por exemplo, enquanto mede o map. Em teoria se poderia mapear todos os pontos assim..... é algo a se testar...
Como alternativa eu tenho o mapa de valores para avanco no distribuidor original do puma que era apenas centrifugo, o que já seria um bom comeco
Uai mano! Eu mandei email direto pelo site deles (igniflex).. tenta por lá!!!
Depois lembrei do vácuo hehe.. com ele ligado, já dá o avanço final, tipo 35°. Sem vácuo é por volta de 22 a 26° Fica por ae hehee! Eu tinha 2 fotos gringas (tabelas) mostrando as curvas de alguns distribuidores vw a ar, com e sem vácuo.. bate certinho ou muito próximo!! Vai na fé!!
A bobina é de 3 fios pois tem driver interno. ;)
O melhor custo x beneficio é distribuidor travado mesmo.. e melhor ainda se for o modelo aranha! :P
Abraço!!
PS: achei as fotos:
(essa que vai até quase 35° já é com vácuo e as outras tabelas são separados os avanços mecânicos/vácuo)
(segue tabela de lambdas x rotação x vácuo.. retirada e refeita by mim, baseada na tabela orgiinal da megasquirttttttt. Guarda com carinho!!)
Outra dica pra Pandoo: quando for configurar o motor, coloque comando original, bicos IGUAIS ou MAIORES que 60 lbs e taxa ACIMA de 11.
Não se assuste pois já cai quase na curva ideal de ignição, inclusive do vácuo! :P
Pela lógica e prática, quanto mais taxa, menos avanço. Quanto menos taxa, mais avanço. Vai bater filé.. vai corrigir o mínimo!!! Mesmo que esteja rodando com 7,5:1, aircooled é foda nessa questão de avanço..
Vou mandar um e mail pra igniflex e ver que preço eles fazem pra mim.
O meu anda com taxa original, acredito que seja 7,2. Motor a ar nao aceita muito avanco por causa do cabeçote que trabalha sempre quente...
Um dia eu ainda coloco um sensor de temperatura do cabeçote...
Valeu pela ajuda Delrio!
Agora falta só os correios entregaram o modulo pra poder montar!
Vou mandar um e mail pra igniflex e ver que preço eles fazem pra mim.
O meu anda com taxa original, acredito que seja 7,2. Motor a ar nao aceita muito avanco por causa do cabeçote que trabalha sempre quente...
Um dia eu ainda coloco um sensor de temperatura do cabeçote...
Valeu pela ajuda Delrio!
Agora falta só os correios entregaram o modulo pra poder montar!
Uma correção (já alterei a mensagem acima): bota os bicos de 120 lbs mesmo e taxa acima de 11. O primeiro mapa criado sempre vai começar gordíssimo por questão de segurança, mas chega a ser exagerado ehhe! Bota como se tivesse usando bico grande pois o Ti fica menor e dá menos cheiro de gasollina (sai crua pelo escape na primeira partida hehe). Já simulei e fica mais perto do ideal.
Este Rafaelo Damiani é engenheiro e criou um módulo específico pra monza.. 300 vezes melhor que os originais EFI e tal. Ele me ajudou muito quando comecei a acertar meu carro. Mesmo ele usando megasquirt, dá pra ter idéia de como deve ser feito o acerto.
Dicas passadas por ele e resumidas por mim hehe:
- põe o carro no cavelete; tire as rodas motrizes; ligue o carro e espere esquentar; regule a marcha lenta da melhor forma possível (avanço, ar e combustível)
- engrene a 3ª ou 4ª (a 4ª é melhor no nosso caso); acelere um pouco e pise no freio para gerar carga no motor (ele vai fazer força pra vencer o freio)
- pise fundo de forma que o vácuo caia pra -0,01 bar e mantenha uma rotação, tipo 1500 rpm, controlando apenas no freio
- aumente ou diminua o avanço até bater pino (e volte um pouquinho); aumente ou diminua a injeção de acordo com as lambdas da tabela que passei (igual a que ele usa no vídeo). Macete: deixe a correção da sonda ligada e depois você olha no log os valores de Ti certinho e joga no mapa. Fácil! :P
Deixe a correção da sonda assim: TPS abaixo de 100%, pressão abaixo de 0,00 bar, rotação abaixo de 6000 rpm, correção +100% e -100%.
A batida de pino que eu escuto é parecida com o som de chiado de rádio quando você usa cabo de vela comum e ele interfere no rádio..
- repita este procedimento de 250 em 250 rpm, dos 1250 até os 2000 rpm, buscando lambda 0.90, acertando pelo mapa de vácuo principal de combustível e ignição. Dos 2000 até os 2700 rpm (e acima disso) você acerta pelo mapa de correção por rotação. ;)
- tudo filé com vácuo -0,01 bar até os 2700 rpm né??!! Agora refaça tudo mas mantendo o vácuo em -0,20 bar... depois -0,40 bar... depois -0,60 bar. O resto a ECU interpola os valores.
- depois de tudo regulado, acerte a injeção rápida (dá uma pisada rápida e observe a lambda, não deixe muito rica; algo em torno de 0,87 tá mais que bom!)
Dá trabalho mas é gostoso de fazer hehe! De 3000 rpm pra cima, o acerto é na pista.. mas em cidade, quase não passamos de 3000 rpm, então já dá pra rodar de boa!
As correções de combustível e avanço por temperatura de motor e de ar, só faça depois que o mapa estiver pronto (pelo menos até os 3000 rpm).
Outras:
- marcha lenta = em torno de -0,60 a -0,65 bar. Se ficar em torno de -0,40 a -0,50 bar é melhor usar marcha lenta por TPS para não atrapalhar o acerto do mapa.
- deatime = 1,0 ms para bico alta impedância e 0,65 para bicos de baixa impedância (em média geral)
- dwell = 6,5 ms em 0 rpm; 5,5 ms em 200 rpm; 4,5 em 400 rpm; 3,6 de 600 rpm em diante
- cutoff = 1600 rpm com tps em 0% por 3 segundos, combustível e ignição (aspirado de rua, uso diário)
- atuador lenta pwm = a seu critério (faz igual a pandoo recomenda)
- correção por sonda = não passar de 10% no mapa principal e sempre corrigindo para menos
- correção por sonda marcha lenta = frio 0,92 e quente 0,98
- correção por sonda faixas = -0,70 bar, lambda 1,0; -0,50 bar, lambda 0,98; -0,40 bar, lambda 0,96; -0,20 bar, lambda 0,92; -0,10 bar, lambda 0,90
- correção por sonda operação = 700 a 3400 rpm; map abaixo de -0,10 bar; TPS abaixo de 65%; temperatura 60°C; aquecimento 40 segundos
- correção por sonda = +50% e -50% em cada faixa lá...(apenas durante o acerto do mapa)
Tá meio embolado.. mas é isto hehehe!
EDIT de novo hehe:
Obrigatório uso de cabos e velas resistivos/supressivos. Pra cabeçote 8 aletas as velas são do Omega CD 3.0 (NGK BP6HRS).
Bobina Gol Mi / Kombi 3 pinos (já é com driver interno)
O distribuidor indutivo (aranha) fornece um sinal melhor de rotação, mas pode usar distribuidor hall sem problemas (vantagem que não tem interferência).
De qualquer forma, entrelace os fios dos sensores de rotação (hall ou aranha) como recomenda a Pandoo. ;)
Boa sorte!! Quero ver o vídeo da puminha andando heim!!
Que belas paisagens heim!! Estradinha de serra é coisa linda de Deus hehe! E os Andes então... aff! :P :P
Ae, o que rola de trampo lá no Chile? É só mineração igual aqui em MG? Tô querendo zarpar.. cansei desse país hehe!
O mapa é rico pra garantir que não quebre! Pode regular pra quando meter o pé no fundo, mantenha em 0,90 de lambda. Mas até os 3000 rpm somente. Daí pra frente é 0,87 mesmo.. precisa chegar até 0,82 não, é exageiro hehe! Porém, estas lambdas oferecem máximo desempenho sem quebrar! Aí vai do seu pé direito hehehehe!
Num esquece de botar o filtro de combustível carburado na linha de vácuo antes de chegar na Pandoo. Faz uma baita diferença!
(editei tudo ali em cima... fique ligado!)
Essa dica do filtro na linha de vacuo eu já tinha ouvido falar também, provavelmente por aqui mesmo ehhehe ;)
Quem não está colaborando são os correios!! Eu to a uma semana parado em casa e nada do modulo chegar
O kit de injeção chegou tão rapido que achei que não valia a pena pagar pelo sedex.. Pensa em um arrependimento
Já começa com uma fala do Amir Klink... aí é foda cara! :P
Sou doido pra viajar assim em turma mas aqui só tem clube de boyzinho.. tudo pregado, arrastando por ae.. tá por fora!
É a ansiedade, esquenta não! Eu já aprendi que não rola pagar sedex.. vai PAC mesmo e de preferência eu busco lá na agência!
Prof, a parte de alimentação (bomba + filtro + regulador + mangueiras) já está pronta? E o escape já tá montado e com a sonda? Preparou a caixinha com os relés (uns 4 ou 5)? Já comprou os espaguetes pra montar e proteger o chicote? Já passou a mangueira de vácuo? Vai adiantando uai!!
Saca isso (quando montei a minha injeção, não sabia que existia isso.. facilita e organiza MUITO!!!):
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