Quem por aqui usa o volante motor aliviado e qual a opnião sobre o uso do mesmo ...
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Volante motor aliviado
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Bom dia! Eu uso e é só alegria hehehe! Motor 1600, volante aliviado com peso final de 5,5 kg, um comando (276°), dupla carburação, preparo leve de cabeçote (câmaras e dutos) e escapamento silenautto 4x1 de 1.1/2". PRONTO! Uso diário com bastante fôlego e bons giros.. não tem motor melhor que este pra uso diário não! Dava pra manter 4ª marcha a 40 kmh no plano.. passa em quebra mola de 3ª mesmo e boa.. nas subidas você joga a terceira e abre o giro.. neguinho/branquinho já joga pra direita só de ouvir o barulho (lindo!!) do escapamento hehe, e sobe vazado!! :P
Sobre o volante aliviado.. não senti essa queda de rotação quando pega uma subida não.. e olha que aqui só tem morro.. onde eu moro só se sobe de 2ª embalado ou de 1ª...
Aliviar só por aliviar eu não faria. Só faria se fosse melhorar o motor como um todo.
Ah, regulava a marcha lenta com 780 rpm a frio e ficava em 850 rpm a quente. Perfeito!
Manda cortar da cremalheira (faceando com ela) até chegar a 1.5 mm dos furos ali embaixo.. simples! No volante do 1500 já vai chegar no 5,5 kg de peso final.
Recomendo demais!!! Dieta rulez! :PLast edited by Delriobr; 20-12-2016, 01:38 PM.
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Essa de cair rotação em subida porque aliviou o volante, você não vai sentir nunca. Mesmo porque isso é lenda, não existe.
Volante nenhum armazena energia suficiente para vencer os morrinhos que você tem costume de subir. Nem se fosse um de 20Kg. Quem faz o seu carro subir essas nossas ladeirinhas é o torque do motor, a energia que o motor disponibiliza, e não a que está armazenada no volante.
Agora, se você falar que a lenta ficou muito nervosa com uma rotação mais baixa, isso sim acontece quando se alivia o volante. A massa do volante é justamente para acumular energia para essa situação.
Eu quero aliviar o meu volante, quando for mexer no motor. Isso é um ponto que vai deixar o motor bem mais ágil, com respostas muito mais rápidas. O que eu não sei é o quanto aliviar, por não ter experiência alguma com esse assunto. Como marcha lenta é importante para mim, vou preferir ser conservador, e tirar de 1Kg prá menos.
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Essa de cair rotação em subida porque aliviou o volante, você não vai sentir nunca. Mesmo porque isso é lenda, não existe.
Volante nenhum armazena energia suficiente para vencer os morrinhos que você tem costume de subir. Nem se fosse um de 20Kg. Quem faz o seu carro subir essas nossas ladeirinhas é o torque do motor, a energia que o motor disponibiliza, e não a que está armazenada no volante.
Agora, se você falar que a lenta ficou muito nervosa com uma rotação mais baixa, isso sim acontece quando se alivia o volante. A massa do volante é justamente para acumular energia para essa situação.
Eu quero aliviar o meu volante, quando for mexer no motor. Isso é um ponto que vai deixar o motor bem mais ágil, com respostas muito mais rápidas. O que eu não sei é o quanto aliviar, por não ter experiência alguma com esse assunto. Como marcha lenta é importante para mim, vou preferir ser conservador, e tirar de 1Kg prá menos.
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A marcha lenta e a "debreagem" ficam mais sensíveis, mas nada monstruoso e você se acostuma rápido.
Eu pesei o volante de um 1600 de gol bx e tinha uns "7,merrequinha" kgs. Então posso concluir que eu tirei aproximadamente 1,5 kg do meu volante. O volante do 1300 é mais pesado, aí tem que ver pois tem diferença entre as embreagens de 1300 e 1500/1600 (volante, platô e embreagem).
Tem que balancear o volante + eixo + polia.. depois equalizar e balancear as bielas e os conjuntos "pistão + pino + anéis". O pistão com seus anéis e pino eu peso sempre juntos pois é o conjunto inteiro que se movimenta.
E taca le pau!Last edited by Delriobr; 20-12-2016, 08:53 PM.
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O volante do 1500/1600 tem 7,2 Kg. Do 1300 não sei, mas como a embreagem dele é de 180mm, pode ter mais massa no volante sim, mas é caso de se pesar para ter certeza.
Pelo que já estudei, e no meu caso, se eu usar o 266º tiro até 1 Kg do volante. Se usar o W100, tiro perto de 0,5 Kg. Tenho que tirar pouco, não quero sacrificar a marcha-lenta, e gosto dela mais lentinha. Meu carro é careta, e com o motor novo vai ficar um careta esperto. Já sou muito satisfeito com o 1600 alejadinho dele, que mesmo velho continua me dando satisfação.
Só que mesmo tirando pouco no volante, o resultado é significativo, ficando um motor mais esperto e com respostas mais rápidas.
A embreagem fica mais sensível mesmo. Com menor inércia do conjunto, ela patina menos. Mas se você sai de uma chapa de pressão de unha, e vai para um chapéu chinês, se sente a embreagem muito mais sensível que isso.
Mas isso tudo tenho que aprender mais, e se aparecer mais gente nesse tópico do Luby, vai me ajudar também.
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Prá variar estou do avesso. Não uso, e aprovo. Isso é física aplicada, e conhecendo esses detalhes não tem como não aprovar.
O problema é o quanto tirar para cada resultado que se pretende. Pode-se tirar aos poucos, e ir testando. Pode estar certo que foi isso que a fábrica fez, mas eles estão lá prá isso. A gente ficar com empirismo, ou tirar além do que deveria e não ter o resultado que se queira é duro. Tanto no tempo, amolação, e dinheiro.
O Marcelo Vader colocou isso em um tópico, e inclusive provou matematicamente a questão física. Mas uma coisa é certa: A massa do volante do motor suaviza o funcionamento, tanto na lenta quanto na mudança de marchas. Retirando massa dele teremos um motor mais ágil, com respostas mais rápidas, mas vai perdendo em suavidade à medida que tiramos no volante. A questão maior é o quanto tirar para ter o resultado que é o objetivo do seu projeto.
Já o ponto que dizem que o motor perde em subidas com o volante leve é um contra senso. Coisa de quem não pensou para falar, ou não teve o conhecimento para isso. E o papo vai alastrando, virando lenda automobilística. E lendas das que não correspondem à verdade.
Uma coisa é certa. Vou aliviar o volante do motor do meu carro. Vou ser conservador, é o que o meu projeto pede. Mas tiro, nem que seja meio quilinho.
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Sendo conservador, pode tirar de 0,8 kg a 1,0 kg. (o gasto de tempo e money pra tirar apenas meio quilo não vale a pena)
Sendo um pouco mais esportivo, fica bom tirando 1,5 kg.
Sendo mais "sovietc driver", tira logo 2 a 2,5 kg. Já vi relatos aqui das antigas, quando eu nem pensava em mexer com motor, de neguinho rodando com w120 (294 graaaaaaus!!!) e volante aliviado 2 kg e não tinha reclamação!!! Tinha vídeo no youtube...
Foda que quando for fazer, provavelmente vai ser com revisão de motor e aumento de cilindrada né? Não vai sentir a diferença do "antes e depois".. mas mesmo assim, vale a pena hehe!
Abração e viva os "volantinhos"!!!
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Quando eu falo que é um motor perfeito pra uso diário e misto.....
(1600cc + comando 276 + escape 4x1 + dupla 32 ou injeção + alívio de volante)
https://www.youtube.com/watch?v=HFPpNb-BPaU
EDIT: só pra mostrar o RONCO do 4x1 silenautto que eu tanto falo.. neguinho já abre pra direita na hora heheheheh! Olha a puxada nos 4:40 min.
https://www.youtube.com/watch?v=WS2fIWygz-I
Só alegria!!! :P
Last edited by Delriobr; 22-12-2016, 09:11 PM.
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É ! Não vou tirar volante para aliviar. Vou fazer tudo, quando for fazer a retífica do motor. Não vou saber a diferença só de mexer no volante. Mas meu susto vai ser maior com o volante mais leve, nem que seja pouco, isso vai.
Mas pode ser que numa troca de embreagem, ou troca do retentor do volante, eu alivio o volante e vejo no que dá. Se isso acontecer vai me dar subsídios para saber o que faço com cilindrada maior e comando diferente.
Vou considerar meu conservadorismo entre 0,5 e 0,8 Kg, retirados atrás da cremalheira, onde a velocidade tangencial é maior, e onde fará maior efeito. Isso à princípio, podendo modificar à medida que eu for aprendendo.Last edited by WalterJunior; 22-12-2016, 09:22 PM.
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Postado originalmente por Delriobr Ver PostQuando eu falo que é um motor perfeito pra uso diário e misto.....
(1600cc + comando 276 + escape 4x1 + dupla 32 ou injeção + alívio de volante)
https://www.youtube.com/watch?v=HFPpNb-BPaU
EDIT: só pra mostrar o RONCO do 4x1 silenautto que eu tanto falo.. neguinho já abre pra direita na hora heheheheh! Olha a puxada nos 4:40 min.
https://www.youtube.com/watch?v=WS2fIWygz-I
Só alegria!!! :PLast edited by WalterJunior; 22-12-2016, 09:23 PM.
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Sei lá hehe!
Pra brincar na cidade é bom demais!! Mas para pegar estrada acima de 90 kmh, complica... barulho demais! No meu acabei tirando o abafador e colocando um catalisador + abafador de puma.. ficou silencioso e agora só escuto o zunido do câmbio hehe! Mesmo que tenha matado um pouco o motor, vai ficar assim..
Abraços!
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