Conheço bem o trecho do vídeo. Na hora que ele entra na BR381 é uma descida, boa descida. Só sobe um pouco antes da barreira, e foi na hora que apareceu o caminhão na frente.
Mas você tem que fazer é exatamente isso com o carro. Adequar ele à você, e não o contrário.
Eu vou deixar tudo original no meu motor, e os pontos críticos são o carburador e descarga. Se bem que minha descarga é das novas, paralelo, e num tem nenhum separador lá dentro. Só os tubos do 2º e 4º passam um pouco prá dentro da caixa, e acho que nem o comprimento correto dão direito. Por isso considero ela perto da descarga do Puma, quando lanço na planilha do Marcelo. O distribuidor também vai ficar o original, com avanço somente à vácuo, mas ele não é tão limitante assim.
Para compensar as limitações, faço um balanceamento, que acho necessário até para motores originais, e trabalho melhor o cabeçote, incluindo válvulas. As válvulas e sedes faço três ângulos. Não somente com o objetivo de melhorar o enchimento volumétrico do motor, apesar de conseguir isso também com esse procedimento. Mas principalmente para reduzir a perda de carga do fluxo, que resulta na perda de potência do bombeamento. Um tiquinho que ganhar nisso, sobra na ponta do virabrequim.
Vi umas fotos de um trabalho que o Chico Biela fez para o Fabrício Lamônica, do Fuscaetal, que montou um 1700 exatamente como eu quero. Quase exatamente, pois as similaridades param no motor parcial fechado. Ele "limpou" as arestas das válvulas com uma micro retífica. Isso é fácil de ser feito, e faço até aqui no terreiro mesmo. Usando uma furadeira de coluna para girar a válvula em baixa rotação, acredito que se consegue um resultado muito bom. E pode-se arredondar inclusive a aresta que aparece na parte de baixo da foto, bem como a aresta que tem na face da válvula. Essa última inclusive acho muito importante, principalmente na descarga, pois todo o fluxo que bate na face da cabeça da válvula, corre por ela para ir embora.
O que tenho que estudar e ponderar é o comando e alívio do volante. Tenho duas alternativas para comando, o W100 e o 266º. Com o 266º terei mais torque com uma rotação de torque máximo ligeiramente mais baixa que o W100. Em compensação o W100 vai me dar no mínimo entre 6 e 8cv a mais. O volante, se eu for conservador e ficar na faixa de 0,5 a 0,8Kg, já vai dar bastante diferença.
Mas você tem que fazer é exatamente isso com o carro. Adequar ele à você, e não o contrário.
Eu vou deixar tudo original no meu motor, e os pontos críticos são o carburador e descarga. Se bem que minha descarga é das novas, paralelo, e num tem nenhum separador lá dentro. Só os tubos do 2º e 4º passam um pouco prá dentro da caixa, e acho que nem o comprimento correto dão direito. Por isso considero ela perto da descarga do Puma, quando lanço na planilha do Marcelo. O distribuidor também vai ficar o original, com avanço somente à vácuo, mas ele não é tão limitante assim.
Para compensar as limitações, faço um balanceamento, que acho necessário até para motores originais, e trabalho melhor o cabeçote, incluindo válvulas. As válvulas e sedes faço três ângulos. Não somente com o objetivo de melhorar o enchimento volumétrico do motor, apesar de conseguir isso também com esse procedimento. Mas principalmente para reduzir a perda de carga do fluxo, que resulta na perda de potência do bombeamento. Um tiquinho que ganhar nisso, sobra na ponta do virabrequim.
Vi umas fotos de um trabalho que o Chico Biela fez para o Fabrício Lamônica, do Fuscaetal, que montou um 1700 exatamente como eu quero. Quase exatamente, pois as similaridades param no motor parcial fechado. Ele "limpou" as arestas das válvulas com uma micro retífica. Isso é fácil de ser feito, e faço até aqui no terreiro mesmo. Usando uma furadeira de coluna para girar a válvula em baixa rotação, acredito que se consegue um resultado muito bom. E pode-se arredondar inclusive a aresta que aparece na parte de baixo da foto, bem como a aresta que tem na face da válvula. Essa última inclusive acho muito importante, principalmente na descarga, pois todo o fluxo que bate na face da cabeça da válvula, corre por ela para ir embora.
O que tenho que estudar e ponderar é o comando e alívio do volante. Tenho duas alternativas para comando, o W100 e o 266º. Com o 266º terei mais torque com uma rotação de torque máximo ligeiramente mais baixa que o W100. Em compensação o W100 vai me dar no mínimo entre 6 e 8cv a mais. O volante, se eu for conservador e ficar na faixa de 0,5 a 0,8Kg, já vai dar bastante diferença.
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