Boa tarde pessoal. Andei pesquisando sobre instalar radiador externo e estou na dúvida quanto o sistema de montagem. A mangueira que sai da bomba vai ligada próximo a cebolinha do óleo por um furo feito na carcaça na retifica? Ou tem alguma alternativa que não precise furar a carcaça?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Instalação de radiador externo + filtro
Collapse
X
-
Blz?! Então, esta forma de montagem não é muito usual, já que tem que estar com o motor fora e desmontado...
O jeito mais garantido é instalar uma "bomba de circulação de óleo" pois nela já tem saída e entrada de óleo, sem precisar mexer no bloco! Assim que a maioria usa!
Olha a bomba (repare que ela tem entrada e saída de óleo):
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ar-schadek-_JM
Os acessórios você consegue na Sportsystem:
https://sportsystem.com.br/oscommerc...9jnpa9nfg7um80
Vai precisar:
- bomba de circulação
- flange para filtro
- suporte para a flange do filtro (opcional, pois depende de onde vai ser instalado o filtro)
- mangueiras, abraçadeiras e niples
- radiador
Sugiro montar o filtro no tubo do facão, embaixo do chiqueirinho e o radiador lá na frente, seja no parachoque ou na suspensão dianteira. Radiador do lado do câmbio não funciona. O dinheiro que gastaria com radiador+ventoinha pra montar do lado do câmbio, você gasta pra instalar o radiador (sem ventoinha) lá na dianteria que é MUITO mais eficiente.
Pra manter 110 a 120 kmh é necessário o radiador. Pra dar esticadas e voltar pra 90 kmh, já não precisa.. vai do seu uso. ;)
Já fiz viagem na BR040 entre Conselheiro Lafaiete e BH mantendo 120 a 130 kmh a noite com tempo bom (fresco).. temperatura ficava nos 92°C e caía pra 85°C quando precisava baixar pra 90 kmh.. o máximo que chegou foi a 96°C mas aí já andava cravado nos 130 kmh já próximo de BH (onde tem os radares de 110 kmh, alphavile).
Gaste certo uma única vez! Radiador na frente e boa!
Edit: jamais acelere acima de 2500 rpm enquanto o motor não chegar nos 70°C. De 70 a 85°C já pode chegar nos 3200 rpm.. dos 85 a 95°C, é pau na máquina hehehe!
Abração!Last edited by Delriobr; 25-01-2017, 09:53 PM.
-
Bem interessante essa bomba mesmo. Foi um sistema assim que imaginei para o meu, mas vim consultar porque o material disponível na internet ajuda um pouco porém ainda não esclarece 100%. Vi alguém no fórum usando os radiador de omega se não me engano. Esse radiador é só dos omegas automáticos ou os manuais saíram com ele também?
Comment
-
Bobagem.. tem radiador próprio para motor preparado sem ter que ficar adaptando radiador de outros carros. Pra suspensão dianteira ou parachoque, estão na faixa de 240 reais. Sem inventar moda, garantido! ;)
Eu usei radiador de fusca adaptado.. mas fiz por questão de custo. Quando a condição melhorar, vou mandar fazer um sob medida e tal. E pior que o radiador de fusca funcionou bem hehe! Eu namoro aquele modelo pra usar em parachoque da SPA Turbo faz tempo....
Esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sem-juros-_JM
Mas serve este também:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-aluminio-_JM
Boa sorte ae! Qualquer coisa avisa! E leia um tópico aqui sobre posição correta do radiador de óleo. Vai ajudar. ;P
Abraço!
- 1 like
Comment
-
Respondi isso ontem, no outro tópico igual esse. O Forum tá gerando tópico duplicado mesmo...
O esquema que está falando é quando se utiliza uma bomba de fluxo total. Todo o fluxo sai da bomba através da tampa, e retorna por um furo no bloco. Acho essa uma melhor opção para motores mais extremos, e utilizando carter seco.
Existe também a bomba de circulação externa, que tem dois furos na tampa, uma entrada e uma saída. Somente uma parte do óleo circula por ali, e o fluxo principal fica como no original. É uma boa opção para radiador de óleo, e até filtro.
Eu instalei um filtro de óleo no meu Fuscão. Usei um filtro by-pass. Essa adaptação está toda explicadinha na página do link da assinatura.
Comment
-
Vocês tem uma foto de como fica a proteção da polia da correia? Pelo que eu vi a bomba de circulação externa tem um comprimento maior que a original interferindo com a lata, eu gostaria de ver como vocês fizeram essa adaptação para ter uma referencia.
Comment
-
Postado originalmente por Prof.X Ver PostVocês tem uma foto de como fica a proteção da polia da correia? Pelo que eu vi a bomba de circulação externa tem um comprimento maior que a original interferindo com a lata, eu gostaria de ver como vocês fizeram essa adaptação para ter uma referencia.
Abraço!
Comment
-
Resposta do GutoCesa vinda do tópico clone:
Postado originalmente por gutocesa Ver PostOpa, um adendo: full flow não tem nada a ver com cárter seco, são sistemas diferentes. Full flow você tem que interromper a saída de óleo da bomba para o bloco, e com uma tampa da bomba específica sai o óleo, passa pelo filtro e/o mais radiador e volta para o bloco. Já cárter seco trabalha com uma bomba dupla sendo que uma faz a circulação no bloco e a outra manda para o radiador, e do radiador para um reservatório, onde se utiliza neste sistema em torno de 6 a 8 litros de óleo.
Se não quer furar o bloco, use uma bomba de circulação que tem entrada e saída na tampa da bomba e você pode usar com radiador+filtro e também só com filtro.
Tem que corrigir no outro tópico também. Esse tópico está duplo, com respostas em um e em outro. Essa minha resposta eu colei no outro, no clone, e foi colada errada, como estava. Estou colando essa mensagem lá, com a sua citação. Apaga esse, que é o que tem menor respostas.
Comment
-
Comment