Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com montagem de 1600 Turbo

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ajuda com montagem de 1600 Turbo

    Boa tarde pessoal,

    Sou novo aqui no F4E e estou buscando um auxílio para uma magia negra que deve acontecer no meu fusca.
    Tenho um fusca 74 com um retrofit para 1960's na parte estética e na parte mecânica atualmente ele está assim:

    motor 1600 com dupla carburação solex 32 de brasilia
    alternador e ignição eletrônica BOSCH
    comando W100
    cabeçotes trabalhados e rebaixados em 1,5mm
    volante do motor aliviado sem perder o balanceamento
    escapamento dimensionado 4x2x1 (speed 4x2 + zoom tube)
    filtros cônicos esportivos

    rodando na gasolina, passou no dino e deu 54cv na roda.

    querendo uma pimenta a mais, consegui uma troca com umas peças que estavam paradas aqui em casa em um kit turbo que consiste de:

    par de carburadores solex 32 niquelados para álcool
    aranha completa de escape
    turbina T2
    regulador de pressão de combustível
    hallmeter

    pelo que vi, faltam:

    sonda lambda
    bomba de combustível
    retorno de óleo da turbina

    Pretendo fazer tudo na garagem de casa, de início para tirar alguns vazamentos de óleo que me incomodam muito, e também pra turbinar por conta pra ver como é, mas não sei se tenho todas as ferramentas e nem referências para ajustes de giclês pro álcool. Procurei alguns projetos parecidos na seção "Tá pronto" e "Já comecei" mas o pessoal mostrava mais a compra de peças e o andamento do projeto do que alguns detalhes mais técnicos da preparação, alguns cuidados na hora de montar, etc... Também pretendo dar um trabalho nos cabeçotes com uma retífica de rebarbas e polimento dos dutos...

    Quem puder ajudar eu agradeço =]

  • #2
    Opa, blz?!

    Cara, adoraria ajudar.. mas turbo e carburado.. vai ser só pitaco hehe!

    Meus pitacos:

    - procure se informar se turbo carburado usa bomba elétrica mesmo. Se sim, qual regulador de pressão é usado na montagem? E um carburador trabalha em média com 0,50 bar de pressão.. com turbo, como que fica isso?

    - vai ter que rodar com álcool e vai precisar trocar as velas

    - sonda e hallmeter, ok. Trabalhe a giclagem para que quando vier pressão, a mistura fique no último led rico do hallmeter.

    - já li algumas coisas a respeito e não é recomendado usar o retorno no cárter, no nível do óleo. Mas o pessoal usa....

    - o motor tem prisioneiro fino (M8 )ou grosso (M10)?

    - jamais use pressão maior que 0,6 bar em motor a ar original. Prefira algo entre 0,3 a 0,5 bar.

    - o distribuidor tem que travar o avanço em 20°.. não sei como fica o avanço a vácuo.

    - a lista de peças é maior.. bem maior hehe!


    Minha opinião sincera é que este tipo de preparação é coisa da idade da pedra.

    Hoje o canal é injetado. Tem Fueltech até nas Casas Bahia em 12x pra você ter uma idéia. Ou pega alguma Pandoo ou Fuetech usada.. uma FT200, FT250 ou até mesmo uma RacePro que era a top das mais antigas.. tem por 500 a 800 reais no mercadolivre... e por ae vai!

    Por hora o que me veio à cabeça foi isso!

    Abraço ae!!
    Last edited by Delriobr; 11-09-2017, 11:20 PM.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
      Opa, blz?!

      Cara, adoraria ajudar.. mas turbo e carburado.. vai ser só pitaco hehe!

      Meus pitacos:

      - procure se informar se turbo carburado usa bomba elétrica mesmo. Se sim, qual regulador de pressão é usado na montagem? E um carburador trabalha em média com 0,50 bar de pressão.. com turbo, como que fica isso?

      - vai ter que rodar com álcool e vai precisar trocar as velas

      - sonda e hallmeter, ok. Trabalhe a giclagem para que quando vier pressão, a mistura fique no último led rico do hallmeter.

      - já li algumas coisas a respeito e não é recomendado usar o retorno no cárter, no nível do óleo. Mas o pessoal usa....

      - o motor tem prisioneiro fino (M8 )ou grosso (M10)?

      - jamais use pressão maior que 0,6 bar em motor a ar original. Prefira algo entre 0,3 a 0,5 bar.

      - o distribuidor tem que travar o avanço em 20°.. não sei como fica o avanço a vácuo.

      - a lista de peças é maior.. bem maior hehe!


      Minha opinião sincera é que este tipo de preparação é coisa da idade da pedra.

      Hoje o canal é injetado. Tem Fueltech até nas Casas Bahia em 12x pra você ter uma idéia. Ou pega alguma Pandoo ou Fuetech usada.. uma FT200, FT250 ou até mesmo uma RacePro que era a top das mais antigas.. tem por 500 a 800 reais no mercadolivre... e por ae vai!

      Por hora o que me veio à cabeça foi isso!

      Abraço ae!!
      Fala Delriobr...

      vamos responder por partes:
      - vou checar com um amigo que mexe com preparados o que ele recomenda, o regulador de pressão já veio, mas eu preciso olhar o range dele
      - as velas eu tinha esquecido mesmo XD
      - a sonda eu tava pensando em pegar dos motores fire em ferro velho mesmo
      - retorno de óleo eu vi uma galera usando no lugar da bomba de combustível original (tem a peça pronta pra substituir, custa uns 30 a 40 reais)
      - motor já é com prisioneiro fino
      - já pensava em rodar com pouca pressão mesmo... sem abusar muito da sorte
      - o avanço eu também não faço ideia como fica como o vácuo, rsrs

      Eu espero romper a barreira dos 100cv, então vamos ver se vem... mas sem gastar muito XD


      Eu juro que queria montar injetado... pra falar a verdade eu queria um motor de subaru (rsrs) mas o que tem pra janta é isso... tenho um chevette turbo carburado e sei a dor de cabeça que é isso... mas a grana tá curta no momento e queria montar ele gastando bem pouco...

      Teria mais pitacos pra dar? sou todo à ouvidos rsrs

      Comment


      • #4
        Pô.. achei que fosse iniciante na vida dos caracóis mágicos hehe! Há quanto tempo anda de chevette turbo? Já pegou pronto? Mete a pistola nele e mantenha um aceleração/rotação fixa.. veja se o ponto é fixo em qualquer rotação!! Normalmente é 20° mesmo!

        Seu coletor é daqueles com a turbina no cofre né! Aí dá pra fazer retorno no local da bomba de gasolina mesmo!! Chique! :P

        Tá fácil pra você montar o caracol ae!

        Vem 100 pocotós fácil com esta montagem!!

        Gostaria de ver o bixo andando!

        Abração!!!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          Pô.. achei que fosse iniciante na vida dos caracóis mágicos hehe! Há quanto tempo anda de chevette turbo? Já pegou pronto? Mete a pistola nele e mantenha um aceleração/rotação fixa.. veja se o ponto é fixo em qualquer rotação!! Normalmente é 20° mesmo!

          Seu coletor é daqueles com a turbina no cofre né! Aí dá pra fazer retorno no local da bomba de gasolina mesmo!! Chique! :P

          Tá fácil pra você montar o caracol ae!

          Vem 100 pocotós fácil com esta montagem!!

          Gostaria de ver o bixo andando!

          Abração!!!
          kkkkk... pois é... já tenho um pouco de experiência com esses caracóis do demonho... kkkk
          Tenho o chevas a mais ou menos 1 ano e meio, já peguei ele montado então não tenho noção da montagem, só da convivência e da dor de cabeça rsrs...
          o fusca eu queria montar tudo em casa mesmo, fazer bem low budget... eu depois vou postar um video do fusca e do chevette no dino... aí eu compartilho o link...

          Comment


          • #6
            Chevetinho turbo.. na garoa leve ou após uma chuva.. drift pra cá... drift pra lá.... sonho de consumo!!! :P

            Tá fácil ae!

            Ah, lembre-se que aircooled é fraco pra aguentar pressões maiores que 0,6 sem retrabalhos internos e etc. Assuma 0,4 ou no máximo 0,5 bar, visando durabilidade, igual nos carros turbo originais.

            Abraço ae!

            Turbo é vida!

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Delriobr Ver Post
              Chevetinho turbo.. na garoa leve ou após uma chuva.. drift pra cá... drift pra lá.... sonho de consumo!!! :P

              Tá fácil ae!

              Ah, lembre-se que aircooled é fraco pra aguentar pressões maiores que 0,6 sem retrabalhos internos e etc. Assuma 0,4 ou no máximo 0,5 bar, visando durabilidade, igual nos carros turbo originais.

              Abraço ae!

              Turbo é vida!
              Tô vendendo o chevas e o fusca pra pagar o casamento, mas enquanto eu não vendo, vou mexendo e curtindo, o duro é que não chove tem muito tempo rsrs... e as estradas de terra aqui na região são muito retas, sem curvas, aí não tem graça... kkkk

              https://www.gt40.com.br/ads/9a18968a...e-1b6ba98cda56
              fusca

              https://www.gt40.com.br/ads/6bb77f39...3-79eeba39ee99
              chevette

              Comment


              • #8
                Boa sorte na venda!!!!

                Quando eu vi a alavanca de freio hidráulico eu já pensei.. "esse chevette faz uns drifts de vez em quando..o dono manja das paradas..", depois de ver as fotos e certificar isso, foi que eu vi a descrição do anúncio hehe!

                Boa sorte no casório!

                Abraço!

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                  Boa sorte na venda!!!!

                  Quando eu vi a alavanca de freio hidráulico eu já pensei.. "esse chevette faz uns drifts de vez em quando..o dono manja das paradas..", depois de ver as fotos e certificar isso, foi que eu vi a descrição do anúncio hehe!

                  Boa sorte no casório!

                  Abraço!
                  kkkk... valeu... teria uma ajuda pra montagem do radiador de óleo pra turbina?

                  Comment


                  • #10
                    Não faço idéia hehe!!

                    Radiador para o motor é tranquilo. Já para a turbina, infelizmente eu nunca ouvi falar!

                    Eu sei é que hoje em dia tem turbina refrigerada a água usando o sistema original do carro. Já para o óleo eu não sei como é!

                    Abraço ae!!

                    Comment


                    • #11
                      Radiador da turbina é intercooler certo ?

                      Usa bomba elétrica sim.
                      Se montar o kit turbo convencional com a turbina em cima faz o retorno do óleo no local da bomba de combustivel original (que vai sair)
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP
                      --------------------------------------------------------

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por felipedmori Ver Post
                        Radiador da turbina é intercooler certo ?

                        Usa bomba elétrica sim.
                        Se montar o kit turbo convencional com a turbina em cima faz o retorno do óleo no local da bomba de combustivel original (que vai sair)
                        acho que me expressei mal... XD...
                        O que eu queria saber é como eu monto um radiador de óleo com a turbina? Sai da bomba, vai para o filtro, depois pro radiador, segue pra turbina e depois volta pro motor ou tem um fluxo diferente?

                        Comment


                        • #13
                          É o seu carro?!

                          https://www.flatout.com.br/project-c...1974-retrofit/

                          Bom saber que um 1600 com w100 e dupla carburação rende uns 70 cv's no motor!

                          Abração e feliz ano novo hehe!

                          Comment


                          • #14
                            É o seu carro?!

                            https://www.flatout.com.br/project-c...1974-retrofit/

                            Bom saber que um 1600 com w100 e dupla carburação rende uns 70 cv's no motor!

                            Abração e feliz ano novo hehe!

                            Comment


                            • #15
                              É o seu carro?!

                              https://www.flatout.com.br/project-c...1974-retrofit/

                              Bom saber que um 1600 com w100 e dupla carburação rende uns 70 cv's no motor!

                              Abração e feliz ano novo hehe!

                              Comment

                              Working...
                              X