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Veneninho no fusca ~ 100cv

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  • Veneninho no fusca ~ 100cv

    Então galera, eu comprei um fusca 78 1300 recentemente e acabei descuidando do oléo já que tinha alguns vazamentos e fodi com o motor, devo ter andado uns 20~~30 km sem oléo e agora ele tá batendo e perdeu força consideravelmente, já sei que vou ter q desmontar e provavelmente retificar, etc mas aproveitando essa cagada resolvi reformar ele todo e quero dar uma preparada nele, algo em torno dos 100cv minha duvida é a seguinte compensa recuperar e preparar esse motor provavelmente convertendo ele em 1600 ou pego um 1500 a base de troca que encontrei na minha cidade por 1000R$ e preparo ele, qual seria a melhor opção em relação a custo x benefício e quanto sairia essa brincadeira no total? meu motor atual ja é com ignição elétrica

  • #2
    um detalhe que esqueci de mencionar, o objetivo do carro é ser para uso diário, é viável ou com esse aumento de potência vai ficar muito gastador e pouco confiavel?

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    • #3
      Seja bem vindo!

      Tem alguns pontos a serem analisados. Responda por favor, pois fica mais fácil pra opinar/ajudar:

      - Onde você mora? Só tem morro pesado igual em Minas Gerais?

      - A mão de obra será sua? Tem as ferramentas básicas e pelo menos um torquímetro?

      - Costuma trocar de marcha cedo e curtir o passeio ou gosta de esticar as marchas até o talo?

      - Qual o limite de valor que você gastar neste motor?


      Uma montagem de 85 a 100 hps no 1600 até que é viável porém terá que passar pra álcool e vai muita preparação em cima do motor.
      Talvez um 1600 original lhe atenda. Ou o 1500, se a grana for fator limitante. Uma retífica que precise trocar kit pistão e cabeçotes, costuma ficar em torno de 3000 a 3500 reais, sem a mão de obra pra desmontar/montar.
      Se for preparar pra aumentar a cavalaria, esse valor vai lá para os 5000 a 6000 reais, pois tem comando, carburação, ignição e escapamento. Talvez um radiador de óleo externo e algumas coisas mais. Tudo depende das suas repostas sobre as questões acima!

      Forte abraço!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por lmorais Ver Post
        um detalhe que esqueci de mencionar, o objetivo do carro é ser para uso diário, é viável ou com esse aumento de potência vai ficar muito gastador e pouco confiavel?
        Opa Imorais bem vindo ao grupo!

        Esse seu objetivo de atingir 100cv é bem plausivel e possui vários caminhos. Primeiro é a escolha se o motor vai ser aspirado ou turbo, e depois com a escolha da cilindrada que você pretende utilizar.

        Quanto ao motor o maior problema do 1300 é o mesmo do 1500, que é o cabeçote com um duto só, que acaba tendo um fluxo menor de ar que o de duas entradas de um motor 1600. O motor 1300 também tem algumas diferenças na parte de lubrificação do virabrequim, mas isso eu não sou especialista então não sei te explicar bem. Tem um video do Tonella em que ele leva um motor pra retifica e preparação que ele explica essas coisas.

        Pra te animar um pouco segue o video de uma Brasilia com uma preparação de padaria com 100 cv ;)

        Ela tem basicamente um kit 1.9 e uma injeção programavel boqueta.

        https://www.youtube.com/watch?v=K5Eqf04dFas

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        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          Seja bem vindo!

          Tem alguns pontos a serem analisados. Responda por favor, pois fica mais fácil pra opinar/ajudar:

          - Onde você mora? Só tem morro pesado igual em Minas Gerais?

          - A mão de obra será sua? Tem as ferramentas básicas e pelo menos um torquímetro?

          - Costuma trocar de marcha cedo e curtir o passeio ou gosta de esticar as marchas até o talo?

          - Qual o limite de valor que você gastar neste motor?


          Uma montagem de 85 a 100 hps no 1600 até que é viável porém terá que passar pra álcool e vai muita preparação em cima do motor.
          Talvez um 1600 original lhe atenda. Ou o 1500, se a grana for fator limitante. Uma retífica que precise trocar kit pistão e cabeçotes, costuma ficar em torno de 3000 a 3500 reais, sem a mão de obra pra desmontar/montar.
          Se for preparar pra aumentar a cavalaria, esse valor vai lá para os 5000 a 6000 reais, pois tem comando, carburação, ignição e escapamento. Talvez um radiador de óleo externo e algumas coisas mais. Tudo depende das suas repostas sobre as questões acima!

          Forte abraço!
          opa, vlw
          respondendo as perguntas

          moro em cascavel no paraná, não tem tanto morro assim e os que tem não são muito pesados

          meu plano inicial era fazer eu mesmo tudo nele mas por questões de tempo e medo de fazer cagada vou procurar um preparador mesmo

          normalmente gosto de dar umas esticadas

          o que eu pretendia gastar com o motor era até uns 3000 reais por que já estou reformando toda a lataria e estrutura e vou gastar uns 4000 nisso

          eu penso em fazer um aspirado mesmo nunca fui muito fã de turbo acredito que consigo um 1600 faixa de 1000 reais por aqui ou até menos estou dando uma pesquisada na minha cidade, quando souber bem o preço posto aqui, mas então sobraria uns 2000 reais mais ou menos, da pra brincar ou é pouco?

          sobre a cilindrada estou editando o post por isso, falei com o antigo dono do carro e na real o meu motor é um 1600(talves isso seja sorte kkk) eu desconfiava um pouco por que ele andava mt bem tenho esperança de não ser ser algo grave e gastar pouco pra recuperar ele
          Last edited by lmorais; 13-03-2018, 10:36 AM.

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          • #6
            Hum.. o problema é que 3000 reais não dá pra fazer nada, no máximo uma revisão/retífica mantendo o motor original.

            É uma triste realidade.

            Um comando cópia em média 350 reais, um escape decente uns 800 reais, uma dupla solex 32 decente uns 800 reais, uma ignição boa uns 300 reais.. fora o preparo dos cabeçotes, pois terá que comprar as ferramentas (limas rotativas + mini retífica) pra mexer nele. Tudo isso com a sua mão de obra.

            Vw a ar é custoso pra preparar.

            Abração ae!

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            • #7
              Nó ! Tá com a faca e queijo prá fazer o que eu vou ainda fazer. Preparar um motorzinho esperto para uso diário, e excepcionalmente econômico. E rendendo até mais que um 1600 original e "mal" montado na fábrica. Prá ser sincero, esse motorzinho anda pertinho do 1787 que vou montar para meu Fuscão, e dá pico de potência mais alto, por conseguir chegar em maiores rotações por ter melhor alimentação que a que vou usar, mesmo com os cabeçotes de entrada simples.

              Num é complicado, num tem invenção, mas vai na contra mão do que a maioria considera preparação, pois a maioria sempre busca mais potência à custa de rotações maiores. Tá ai a receitinha, em etapas, prá num queimar o dinheiro curto de uma vez.

              O comando um baixo. O Tork é a escolha natural pela facilidade e baixo custo. De preferência o Tork VW 2AG, ou o Tork Aplic com a engrenagem trocada para a do Tork VW original. A troca da engrenagem é mais viável, pois um Tork Original VW não se acha com facilidade e pedem muito quando tem.
              Já ligava para o Zotti e comprava um virabrequim de 78,4mm da Lepe que ele ainda tem e com preço muito convidativo. Montaria o motor corretamente, com boa técnica, elevando a taxa para algo entre 7,8 e 8:1, no máximo. O volante pesado, sem alívio absolutamente nenhum, e se puder acrescentar peso na polia do motor, é muito bem vindo.

              Ai definiu por dentro. E já roda muito bem com a carburação simples e o motor dessa forma. A segunda etapa seria uma dupla 32, com venturis de 22, e preferencialmente com coletores de alumínio. Ai tá pronto, um motorzinho com baixa cilindrada (1460 a 1500), muito torque em baixa, e com capacidade de chegar lá perto dos 4.500rpm para o pico de potência. Isso é a síntese do motor es
              perto e econômico, que trabalha bem na cidade e na estrada. E durável!... Um motor para uso constante.
              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

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              • #8
                Com 3000 dilmas/temer... vai ficar só no sonho hehe!

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                • #9
                  É ! Num dá mesmo não. Só o Lepe de 78,4 eu vi um dizendo que comprou do Zotti por aproximadamente 1300 réis. Num é caro pela peça, mas já consome quase metade do orçamento.
                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

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                  • #10
                    Foda né!

                    Uma revisão/retífica filé de um 1600 gasolina ou álcool, na mão do Zotti, fica por 5000 reais, só pra ter idéia! Comando W100 ou W110, molas duplas e leve retrabalho de dutos/câmaras, sendo reaproveitadas as bielas e a carcaça. Isso é só o motor. Se for carcaça nova, o valor sobe mais 1500 reais hehe! Ainda falta escape, carburação, refrigeração e ignição hehehe!

                    Hoje em dia está mais ou menos o mesmo valor pra revisar/retificar AP ou AR.

                    True story!

                    Abraço!

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                    • #11
                      O meu motor eu devo gastar uns 4000 de peças. É virabrequim e comando basicamente o mais pesado, tanto literalmente quanto no dinheiro. Uns 2.000 de virabrequim, 1000 contos prá importar um comando que nem em sonho se acha por aqui. Os 1000 prá inteirar vai em pistão, juntas, serviço de retífica, saia de ventoínha deslocada para enxertar na minha que até já comprei junto com o flange do radiador. E a preço precinho, paguei 150 contos nos dois. Mas pode reservar mais uns 2000 prá eventualidades, sempre tem. Alimentação e ignição vão ser as mesmas que já estão rodando, a dificuldade toda desse motor foi exatamente por esse detalhe limitante. Então vai algo no mínimo entre 5 e 6 mil.

                      Ai vem eu e junto minha idéia de jerico de montar colo Chevy, e lá vai bielas e bronzinas caras também. Se bem que na SS tem bielas I Chevy a 920,00 réis o jogo. Com isso o colo Chevy me aumenta em 1000 a 1200 réis a brincadeira. Mas em compensação vou ter bielas novas, todas do mesmo tamanho, pois por melhor que seja a retífica, ainda costumam aleijar as pobres, nunca ficam rigorosamente do mesmo comprimento. E bielas novas bem feitas, com o peso bem próximo, se não já iguais. O principal é levar o pistão 2,1mm para dentro com o colo Chevy. Ainda vou ter que cortar pistão para ter largura extremamente original para montar o coletor como uma luva, mas corto pouco, 1,6mm. Se não cortar pistão já dá montagem também, meio truncada mas monta usando outros artifícios menos elegantes. Só que largura original e colocar a luz onde bem entender, num tem preço...

                      Ah !... No meio dos 2000 de eventualidades, pode ser que eu compre um volante novo, mais pesado que o original e já com os 8 furos. Meu volante tá novo, dá dó de tirar fora para encostar, mas guardo para a Kombi. Num vou pãodurar muito com esse motor, num é o objetivo. Num tô nadando em dinheiro, mas se contar que comprei esse motor que está rodando, e já com 161.000 Km rodados, há 30 anos inteirados em novembro do ano passado, mereço os gastos extras.
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                      www.waltergjunior.com

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                      • #12
                        Postado originalmente por lmorais Ver Post
                        Então galera, eu comprei um fusca 78 1300 recentemente e acabei descuidando do oléo já que tinha alguns vazamentos e fodi com o motor, devo ter andado uns 20~~30 km sem oléo e agora ele tá batendo e perdeu força consideravelmente, já sei que vou ter q desmontar e provavelmente retificar, etc mas aproveitando essa cagada resolvi reformar ele todo e quero dar uma preparada nele, algo em torno dos 100cv minha duvida é a seguinte compensa recuperar e preparar esse motor provavelmente convertendo ele em 1600 ou pego um 1500 a base de troca que encontrei na minha cidade por 1000R$ e preparo ele, qual seria a melhor opção em relação a custo x benefício e quanto sairia essa brincadeira no total? meu motor atual ja é com ignição elétrica
                        Boa noite companheiro!

                        Não vou falar de números em questão de valores de potência! Mas eu posso falar de uma receita bem divertida! Se vc pesquisar em tópicos de 10 anos atrás, nos idos de 2006-2009, eu escrevi sobre a minha saga, meu Fusca Azulão. Eu basicamente montei ele com peças originais , algumas retrabalhadas, algumas novas , outras compradas em desmanche, e posso falar que a ÚNICA peça de performance que eu coloquei nesse motor foi um comando de segunda linha marca SAMCAMS e um escape "capetinha" 4x2 que hoje não deve custar mais de R$200,00. Eu fiz uma tabela com tudo o que eu gastei na época com peças de motor rodas pneus e tudo. Usava esse carro no dia-a-dia, rodava 70km/dia. Atingia 170km/h de final dava 140km/h em terceira marcha! Fortinho e divertido, nada de extraordinário pelo que eu podia pagar na época. Dava pau em um monte de carro, como eu mesmo já descrevi nesse fórum. Não precisa de peças de grife ou gênios da preparação de motores pra ter um motor legal pra usar e brincar as vezes! Pesquisa bastante aqui que tem bastante material e experiências.

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