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Comando paraba kombi safari

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  • Comando paraba kombi safari

    Boa noite a todos! Recentemente comprei uma kombi safari 1985, e agora vou fazera retifica do motor. Ela é super pesada, 1800kg, gostaria de saber se um comando P2 (266) ou um W100 trariam um ganho interessante de potência sem comprometer o torque em baixas rotações. Não quero velocidade e sim uma força legal sem aumento muito significativo no consumo.

    Ela está indo amanhã pra retifica, e tenho ainda uns 4 dias pra decidir o que comprar.

  • #2
    Bem vindo!!!

    Por que não o comando TORK que foi feito para a kombi?!

    Terá ótimo torque e consumo!

    Vai no básico e seja feliz!!

    Abração!

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    • #3
      Muito obrigado! Foi o que acabei decidindo fazer.

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      • #4
        Sem querer a resposta foi postada duas vezes. editando pra remover.

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        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          Bem vindo!!!

          Por que não o comando TORK que foi feito para a kombi?!

          Terá ótimo torque e consumo!

          Vai no básico e seja feliz!!

          Abração!
          Gosto docê porque além de gente boa, é coerente. Tem uma turma que gosta de motor com potência alta, e prá isso ele tem que girar mais que um original. E pensam só nisso, o resto num serve, o original é bosta, outro tipo de característica não vale nada. Se fossem igual à você, não seriam tão limitados como são, e veriam que para cada aplicação, cada característica de motor, tem uma indicação.

          É isso ai, bollux78, o Delrio está mais que certo. E vou um pouco mais adiante: O comando Tork VW, o original, sumiu e subiu. Se achar é caro demais, e só vai compensar o gasto a mais na compra se fizer questão de usar ele. Uma alternativa é o comando Tork da Aplic Resolit. São comandos semelhantes, não sabemos se são iguais, pois ninguém levantou os dois até hoje para tirar a prova. Mas o fato é que são semelhantes, muito próximos, e divergem mais somente na engrenagem que usam. O Tork VW é adiantado em aproximadamente 6º, e é a engrenagem dele quem faz isso. Nisso vai ter uma característica de torque em rotação mais baixa ainda que o Tork Aplic, o que é indicado para a Kombi, principalmente a sua que é mais pesada. O que pode fazer, se não quiser pagar o olho da cara num Tork VW, é comprar o Tork Aplic, conseguir um comando Tork VW sucatado que tenha a engrenagem boa, e fazer a troca das engrenagens. Só para referência, a engrenagem do Tork VW tem a marca de sincronia tipada uma letra "N". O Tork Aplic, bem como os outros todos comandos originais VW, tem a marca tipada com um "O" ou um "." . Resumindo: Coloque uma engrenagem que ajuste na engrenagem do virabrequim, e que tenha um "N" na sincronia. Vai ter um motor com mais força em baixa, e sua Kombi vai trabalhar mais feliz (apesar de 1800Kg não serem pouca coisa ).

          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
          www.waltergjunior.com

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          • #6
            não querendo disvirtuar o topico, alguem saberia explicar qual a influencia no numero da engrenagem do comando, exemplo -6,-5,-4,-3,-2,1-,+1,+2,+3,+4,+5,+6,,,,

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            • #7
              Os comandos da Aplic tem a engrenagem do +3 ao -3, passando pelo 0, claro. Os comandos originais VW, se lembro direitinho, eram disponíveis do +7 ao -7, também passando pelo zero. Mas normalmente o ajuste fica entre o +2 e -2.

              Esses números são para poder "casar" a folga das engrenagens do comando e do virabrequim. Ali não tem jeito de ajuste, e qualquer diferença tem que ser tirada no diâmetro da engrenagem. E esse número representa exatamente o quanto uma engrenagem é maior ou menor que a qual seria padrão, a "0" (zero) e é informado em décimos de mm.

              O porque disso é pelas pretensões do Fusca, um carro barato, e por isso fabricado com tolerâncias grandes (além da menor precisão das máquinas operatrizes que o fabricavam). Então, se dentro da tolerância, que era larga, ao menos para esse ponto estava resolvido o recurso para se ajustar as engrenagens:Variar o diâmetro primitivo da engrenagem do comando.

              Isso também altera o enquadramento do comando, e não é pouco. Pode variar até 4º, 5º no enquadramento, tanto para adiantar quanto para atrasar. E isso produz motores completamente diferentes. Prá mim, é essa a maior razão de termos os motores lerdos e os aleijados. Todos gêmeos, nascidos um atrás do outro na mesma fábrica.


              Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
              Idelgiro-Fuscão 1500-1971
              www.waltergjunior.com

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              • #8
                Walter Junior, obrigado pela explicação,uso um +5, e o motor desenvolve bem mas em baixa embaralha muito, já usei o w100, original, e o tork que está atualmente, os 3 embaralham da mesma forma, será que colocando o 0 pode melhorar?

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                • #9
                  Não é assim que funciona. A grosso modo, o +5 só interfere no ajuste do engrenamento das engrenagens do comando e do virabrequim.

                  Seu motor "pediu" uma engrenagem +5, outra não irá servir nele. Uma menor vai dar folga excessiva, uma maior vai ficar pesado.. Essa engrenagem +5 será fixa, e só alterará no caso de troca da engrenagem do virabrequim, que também tem tolerância larga. Ou então no caso de uma retífica no bloco, que pode ocorrer dos centros não serem mantidos, e isso também está previsto se ficar dentro das tolerâncias.

                  O que pode ocorrer é que nessa condição do conjunto inteiro de medidas e tolerâncias, seu motor faça o comando atrasar, que vai exatamente melhorar ele na alta, em detrimento da baixa. Mas eu disse p-o-d-e, não tem condição de afirmar isso categoricamente sem conferir, medindo o enquadramento do comando.

                  Mas também pode ser algum gato na alimentação e ignição, pois já usou mais de um comando, e a característica se manteve. Só não quer dizer que tem obrigação de ficar diferente o enquadramento ao se trocar o comando, pode acontecer dele sair para um lado exatamente igual nos comandos que foram usados. Novamente só é possível afirmar se fosse medido o enquadramento do comando.


                  Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                  Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                  www.waltergjunior.com

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                  • #10
                    acho que o problema é no motor, pois tenho outro reserva e já fiz varios testes, carburação, conjunto de ignção completa, velas, cabos tampa, rotor, distribuidor, bobina, e até moduto da ignição, usei o conjunto do outro e fica embaralhando em baixa rotação, e no outro roda suave, a unica diferença é que agora coloquei um w110 e mesmo assim é bem redondo, chegando fácil a 6000 rpm

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                    • #11
                      Alterou o peso do volante para menos, aliviou ?
                      Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                      Idelgiro-Fuscão 1500-1971
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                      • #12
                        Walter Junior, obrigado pelo FB, solucionei o problema, sabado, fui limpar as vela, e lá se foi uma rosca, abri o motor, recuperei a rosca, e aproveitando, retifiquei as valvulas, ao montar novamente, ele ficou liso, até troquei os gicles da alta de 190 para 180, está ótimo
                        Last edited by flatsuda; 10-07-2018, 10:33 AM.

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                        • #13
                          Coisa boa. Realmente de longe só resta especular. Prá achar o que é mesmo é só pessoalmente. E olhe lá, tem coisas que batem demais...
                          Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
                          Idelgiro-Fuscão 1500-1971
                          www.waltergjunior.com

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