Coisas do "arco da velha".
Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.
Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.
Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html
Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):
http://perso.calixo.net/~dubois1/ddsintakebig.jpg
Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.
A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.
Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.
As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.
Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.
Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"
http://www.clubvw.org.au/oldart015
Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.
https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.
Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.
Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html
Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):
http://perso.calixo.net/~dubois1/ddsintakebig.jpg
Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.
A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.
Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.
As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.
Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.
Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"
http://www.clubvw.org.au/oldart015
Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.
https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
Comment